QUINTA-FEIRA, 25/12/2025

Em destaque

Coluna Opinião de primeira – Depois de doze anos de uma sucessão de injustiças, MPF retira acusação de enriquecimento ilícito de Roberto Sobrinho

Confira.

Por Sergio Pires - 30

Publicado em 

Depois de doze anos de uma sucessão de injustiças, MPF retira acusação de enriquecimento ilícito de Roberto Sobrinho
Divulgação

O ano de 2011 terminou consagrador para o então prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho. Ele concluía o sexto ano de governo, porque fora reeleito depois de uma primeira grande vitória em 2004 e se tornava um dos nomes mais fortes para concorrer ao Governo, na eleição seguinte. No início de 2012, outra excelente notícia: pesquisa do Ibope lhe dava 72 por cento de aprovação, depois de tanto tempo de administração. Sobrinho era o prefeito petista mais popular do país. Tudo mudou no ano seguinte. Em 9 de abril de 2013, faltando apenas oito meses para terminar seu mandato, uma operação espalhafatosa o retirava não só da cadeira de prefeito, como o levava como preso. Começou aí o inferno na vida de um político que tinha grande futuro e que era aplaudido pela ampla maioria da cidade que governava. Desde aquele período, Roberto Sobrinho sofreu um pacote inominável de injustiças. Foi alvo de nada menos do que 25 acusações de desvios de dinheiro público, de uma série de irregularidades, incluindo enriquecimento ilícito até chefe de quadrilha. As denúncias foram fatiadas, de forma que terminava uma e começava a outra. Durante todos estes anos, todas as 25 acusações não foram acatadas pelo Judiciário, senão na primeira instância, foram rejeitados na segunda. Uma delas, feita pelo Ministério Público Federal, denunciava Sobrinho por enriquecimento ilícito. Sua vida foi virada pelo avesso. Vários órgãos de fiscalização se envolveram para descobrir provas contra ele. Agora, 12 anos depois, o próprio MPF pediu o arquivamento do caso, porque se chegou a conclusão que Sobrinho tem patrimônio compatível com sua renda e que não desviou um só real dos cofres da Prefeitura que comandou.

Foram anos de tristeza, pânico, sustos. A vida pública de Sobrinho, em ascensão, foi jogada no lixo. Sem dó e nem piedade. Ele sempre negou qualquer ilicitude nos seus dois governos e acabou gastando o que tinha e o que não tinha com advogados. Depois de tanto tempo, enfim, o entristecido Sobrinho voltou a esboçar os grandes sorrisos que sempre o caracterizaram. Chega aos 65 anos de idade com a certeza de que foi vítima de uma sucessão enorme de injustiças. Nesta semana, ao receber a notícia do arquivamento do caso, o ex-prefeito comentou: “Recebi essa notícia hoje e fiquei muito feliz. Sempre disse dos absurdos que tinham sido cometidos contra a minha pessoa. Esta decisão do MPF confirma que jamais me locupletei do dinheiro público”. E concluiu: “depois de 12 anos, o envolvimento de não sei quantos órgãos de controle, só faltou a Interpol e o Papa, eles chegaram a conclusão de que não sou ladrão e não desviei 1 real da Prefeitura.  O MPF entrou com 25 ações contra mim na Justiça Federal e em todas, os juízes consideraram que meus atos como Prefeito estavam corretos”. O caso de Sobrinho não será o primeiro e muito menos o único no país. Quem o colocou nesta situação, continuará trabalhando e vivendo normalmente. A vítima, contudo, levará suas cicatrizes, surgidas em chicotadas diárias dadas pela injustiça, até o fim da sua vida. Uma pena que tenhamos perdido um político bom e trabalhador como o professor petista. Ele poderia ter feito muito mais por Porto Velho e Rondônia, se o tivessem deixado seguir sua carreira pública.

DEBATES DA SIC TV: 28 DE SETEMBRO NO PRIMEIRO TURNO E 19 DE OUTUBRO NO SEGUNDO TURNO, AMBOS COM DUAS HORAS E 15 MINUTOS DE DURAÇÃO

Já estão registrados no TRE. Já tem datas e horários. A SICTV e seus debates decisivos estão confirmados tanto para o primeiro turno, com a participação dos sete concorrentes à Prefeitura de Porto Velho, quanto para o segundo, quando os dois finalistas vão se confrontar ante as câmeras daquela que é hoje uma das maiores empresas de comunicação de toda a região norte. Segundo o empresário Marlon Leoni, diretor da empresa, o debate para o primeiro turno está agendado para um sábado, dia 28 de setembro, oito dias antes da votação, que será em 6 de outubro. A duração será de duas horas e 15 minutos, das 20 às 22h15. O debate entre os finalistas foi marcado para uma quinta-feira, 19 de outubro, também oito dias antes da votação, marcada para 27 de outubro. Será o mesmo horário (20 horas) e a mesma duração (duas horas e 15 minutos). É sempre bom sublinhar que os eleitos tanto em nível municipal quanto estadual, fazem questão de registrar que venceram o pleito nos debates promovidos pela SICTV. Para o primeiro turno, deverão participar todos os sete concorrentes: Mariana Carvalho, Léo Moraes, Euma Tourinho, Célio Lopes, Benedito Alves, Ricardo Frota e Samuel Costa. Como sempre, o auditório da emissora estará lotado por convidados especiais, que sempre acompanham os confrontos entre os concorrentes.

MAIS DE 420 MIL MÉDICOS ELEGERAM CONSELHEIROS QUE DEVEM RECONDUZIR HIRAN GALLO À PRESIDÊNCIA DO CFM

O médico rondoniense Hiran Gallo deve ser reconduzido à presidência do Conselho Federal de Medicina em setembro próximo, quando os conselheiros titulares e substitutos, eleitos por voto direto da categoria em todo o país, vão escolher o mandatário da entidade para um mandato de dois anos. A eleição aconteceu na terça e na quarta desta semana e teve a participação de cerca de 75 por cento de todos os profissionais da Medicina no Brasil. Dos perto de 540 mil aptos a votar, mais de 424 mil participaram do pleito, através de votação pela internet. Em Rondônia, 2.179 votos, com 85 por cento apoiando a dupla de conselheiros que faz parte dos que vão votar pela reeleição de Hiran Gallo. Os conselheiros regionais são quem elegem o Presidente do CFM, por votação individual. Como a grande maioria dos que comungam da intenção de mais um mandato ao atual Presidente foram os eleitos, deduz-se, por óbvio, que ele será reconduzido ao posto, em meados de setembro próximo. Hiran teve um primeiro mandato recheado de realizações, colocando a Medicina brasileira em destaque tanto em nível nacional quanto internacional. No mês passado, por exemplo, por iniciativa dele, o CFM reuniu médicos de mais de 60 países, para debaterem a bioética, em Brasília.

O MILAGRE DO SUPERÁVIT DA CAERD SE EXPLICA COM REAJUSTE NAS TARIFAS DE ATÉ 100 POR CENTO EM POUCOS MESES

A Caerd, na verdade, não tem apenas 40 anos, embora tenha ampliado sua atuação realmente nos anos 80. Mas ela existe, no papel, desde outubro de 1969, como uma estatal, mesmo 13 anos antes de o Estado de Rondônia ser criado. Passando por uma crise terrível, a empresa deu uma melhorada em seu faturamento nos últimos tempos, ao ponto de, pela primeira vez em muitos anos, ter uma receita maior que a despesa. Em parte, se explica esse salto de arrecadação. Em pouco tempo, houve reajuste no preço das tarifas, em alguns casos, em cerca de 100 por cento. Vários casos já foram denunciados. Este escriba também foi vítima da nova filosofia arrecadadora da Caerd. Numa casa onde haviam cinco moradores, a conta de Abril passado foi de 88 reais e 89 centavos. Nos últimos meses, a cada conta, o valor aumentava, sem qualquer explicação, até porque o consumo não cresceu. Pelo contrário, diminuiu, porque um dos membros da família foi morar no seu apartamento. Em agosto, a tarifa saltou para 172 reais. Em quatro meses, o valor pulou nada menos do que 93,5 por cento. No ano passado, a média mensal paga, no mesmo endereço, sem qualquer mudança, foi de 85 reais. Pergunta-se: baseado em que índices foram calculados os reajustes da Caerd? Pode ter sido na inflação da Argentina pré-governo de Milei. Por que no Brasil, a inflação não passou dos 4,5 por cento. Ora, aumentando sua tarifa a cada quatro meses, nestes percentuais absurdos, a Caerd fará sim o milagre de pagar seu 1 bilhão de dívidas, mas certamente vai quebrar seus clientes. É inacreditável!

PL LANÇA CANDIDATOS A 32 PREFEITURAS E INDICOU O VICE (INCLUINDO A CAPITAL) EM OUTRAS ONZE CIDADES

Quem imaginava que o PL de Bolsonaro poderia não se manter fortalecido no Estado, deu com os burros n´água! O partido, presidido no Estado pelo senador Marcos Rogério e que tem entre suas principais lideranças outro senador, o vilhenense Jaime Bagattoli, vai apresentar ao eleitorado, na eleição municipal que se aproxima, nada menos do que 32 candidatos à Prefeito e outros onze a Vice. Na maioria das cidades, o PL também terá nominata completa de postulantes às Câmaras Municipais. O partido tem nomes muito viáveis em pelo menos duas das maiores cidades do Estado: Ji-Paraná e Vilhena. Na segunda maior cidade do Estado, o PL e aliados fizeram uma grande convenção, para lançar o nome do deputado estadual Afonso Cândido. Em Vilhena, o prefeito Delegado Flori, do Podemos, terá como vice Aparecido Donadon, do PL. Em Ji-Paraná, Marcos Rogério foi presença destacada. Em Vilhena, prestígio especial foi de Bagattoli. Em Porto Velho, o PL entra na coligação de 12 partidos que apoiam Mariana Carvalho, com a indicação do candidato a vice, o ainda desconhecido Valdeir Silva, o Pastor Val. Bolsonaro tem participado à distância das principais convenções, com mensagens gravadas ou ao vivo. Agora é esperar para ver o que as urnas vão dizer, em relação aos candidatos do partido.

QUEIMADAS IRRESPONSÁVEIS SÓ AUMENTAM, TORNANDO O AR IRRESPIRÁVEL E CAUSANDO GRANDE RISCO DE DIRIGIR POR NOSSAS BRS

O conhecido médico, oftalmologista e jornalista Ricardo Pianta, para cumprir compromissos profissionais, teve que sair cedo e andar pela BR 364, nesta quarta-feira. Ele e todos os motoristas que tiveram que usar a rodovia, obrigados pelo trabalho, correram riscos ainda maiores do que os já conhecidos. Eles enfrentaram uma fumaceira de tal modo que não se enxergava mesmo a poucos metros de distância. A irresponsabilidade das queimadas continua deixando Porto Velho e toda a região vivendo sob o pior ar da região norte, afetando a saúde das crianças e idosos e levando grande perigo não só para a364, mas também para a BR 319 e outras rodovias. Num curto vídeo divulgado por suas redes sociais, Pianta mostrou a situação crítica para quem dirige nesta situação caótica causada pela fumaça que toma conta de várias cidades. Rondonienses que saíram da Capital em direção ao centro do Estado, observaram que em determinados pontos, em todo o trecho, também há queimadas, mas com intensidade muito menor do que as que assolam a Capital e arredores. Mais um ano de terror! Não adiantam as campanhas, as mobilizações, os apelos desesperados. No entorno de Porto Velho, por exemplo, os mesmos de sempre continuam queimando como sempre. Impunes e se lixando para o mais de meio  milhão de moradores da maior cidade rondoniense. É uma vergonha!

MACAÚBA: ÁRABES ESTÃO PRONTOS PARA INVESTIR BILHÕES DE REAIS NO BRASIL, NESTA PLANTA QUE PODE SER A NOVA SOJA DO PAÍS

Uma nova riqueza em potencial, que começa a ser descoberta pelo mundo, também está chegando a Rondônia. E com apoio financeiro de grandes empresários árabes, que podem investir até 15 bilhões de reais para que o óleo da macaúba seja industrializado em larga escala, virando biocombustível verde e combustível sustentável para a aviação. Não é projeto, é realidade. A primeira fábrica de combustíveis a partir da macaúba começa a ser erguida na Bahia. Nosso Estado está seguindo estes passos, através Yanayco Amazon Palms, um empreendimento de olhos voltados para o futuro e que pretende colocar Rondônia em situação de liderança na produção deste novo produto, que pode significar um avanço de tal grandeza na nossa economia como a soja o é. O que tem seduzido os investidores árabes, é a ausência de impeditivos ambientais, já que a macaúba é nativa e só ocupará áreas de pastagens degradadas. Não menos importante é a perspectiva de retorno econômico, devido à excepcional produtividade de óleo vegetal extraído dos coquinhos da palmeira. O empresário Maurício Conti, que lidera o empreendimento no nosso Estado, lembra que a macaúba rende até sete vezes mais óleo por hectare do que uma planta de soja, principal commodity de exportação do Brasil. Como a soja, a macaúba também tem a virtude das mil e uma utilidades. O programa será de grande valia principalmente para os pequenos produtores, que terão sua renda multiplicada e ainda terão o benefício de investimentos ambientais, já que a macaúba ajuda a recuperar áreas degradadas. As conversações para a implantação dessa inovação que pode revolucionar a economia da nossa região estão bastante adiantadas.

CONTAS ATRASADAS DA ENERGISA PODEM SER RENEGOCIADAS NESTE SÁBADO PELA MANHÃ

A Energisa informa que a agência localizada na Avenida 7 de Setembro, 234, Centro, em Porto Velho, estará aberta no próximo sábado, 10 de agosto, das 8h às 12h, exclusivamente para a negociação de débitos. Segundo a empresa, a ação quer proporcionar aos clientes uma nova oportunidade muito especial para aqueles que não conseguem comparecer para a negociação durante os dias da semana, por seus compromissos pessoais e profissionais. Thiago Nascimento Cardoso, coordenador de Atendimento da Energisa, reforça a importância da ação: “Estamos comprometidos em oferecer um atendimento de qualidade e flexível para nossos clientes. Sabemos que muitos não têm a possibilidade de resolver suas pendências durante a semana e, por isso, decidimos abrir a agência neste sábado para facilitar a vida desses clientes. Queremos que todos tenham a oportunidade de negociar seus débitos de forma prática, segura e tranquila.” Além de facilitar a negociação de débitos, a abertura da agência no sábado também visa estreitar o relacionamento da Energisa com seus clientes, demonstrando o compromisso da empresa em buscar soluções que atendam às necessidades de todos. “Convidamos todos os clientes que precisam regularizar suas contas a aproveitarem esta oportunidade. A equipe de atendimento estará pronta para oferecer todo o suporte necessário e garantir que o processo de negociação seja realizado da melhor forma possível”, informa Thiago.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, ainda há chance da volta da democracia à Venezuela, com o reconhecimento da vitória nas urnas do candidato da oposição ou ela se enterrará definitivamente na ditadura comunista de Nícolas Maduro?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros

Decreto assinado por Lula garante cota de tela nos cinemas a partir de 2026.
L
Polícia de Minas procura detentos que fugiram com alvarás falsos

Polícia de Minas procura detentos que fugiram com alvarás falsos

Fraude digital com atuação de hacker permitiu fuga de presos em Belo Horizonte
L
Toffoli marca acareação no caso Banco Master para 30 de dezembro

Toffoli marca acareação no caso Banco Master para 30 de dezembro

Audiência com investigados faz parte da apuração de fraudes financeiras bilionárias
L
RS e SC entram em alerta para tempestades na véspera de Natal

RS e SC entram em alerta para tempestades na véspera de Natal

Alerta de tempestade do Inmet prevê chuva intensa, ventos fortes e granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
L
Curta-metragem sobre mulheres quilombolas de Rondônia chega ao YouTube

Curta-metragem sobre mulheres quilombolas de Rondônia chega ao YouTube

Documentário valoriza a cultura e o protagonismo feminino na Comunidade de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Josiete Ferreira Herminio

Familiares e amigos se despedem com emoção de Josiete Ferreira Herminio, professora dedicada e referência de amor, alegria e generosidade, cuja vida foi marcada pela educação, fé e cuidado com quem amava.
L
Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Reajuste de 6,8% garante ganho real e deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia, aponta Dieese
L
Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil intercepta dinheiro que seria usado para financiar a facção criminosa em operação conjunta no Amazonas.
L

Um Natal cheio de alegria e esperança no coração dos rondonienses

O Natal nos lembra que cada gesto de bondade tem força para transformar vidas
L

Danielle Parada Dantas de Melo inspira plateia com palestra sobre liderança e gestão de pessoas em Porto Velho

Com abordagem inovadora e inspiração humana, Danielle Parada Dantas de Melo encantou o público ao falar sobre liderança e gestão de pessoas em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Procedimento para retirada de hérnia terá duração estimada de quatro horas e será realizado em Brasília
L
Cristiane Lopes encerra 2025 com avanços para Rondônia

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

Deputada federal encerra o ano com conquistas concretas, defesa das famílias rondonienses e compromisso renovado com justiça, desenvolvimento e fé.
L
Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Discurso de Natal de Lula deve apresentar balanço do governo e será exibido às 20h30 em rádio e televisão
L
Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Bolsonaro passará por procedimento médico nesta quinta.
L
Nova Brasilândia entrega 300 cestas básicas com apoio de Cássio Gois

Nova Brasilândia entrega 300 cestas básicas com apoio de Cássio Gois

Ação social garante dignidade e esperança a famílias vulneráveis.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona leste de Porto Velho

Colisão entre caminhonete e carro ocorreu na zona Leste da capital e mobilizou equipes de resgate
14
Apenado é espancado a pauladas na zona leste

Vulgo “Pacheco” acusado de matar irmã de repórter é espancado a pauladas na zona leste

Vítima foi atacada por dois homens no bairro Cascalheira.
16
Motorista provoca acidente e fere dois motociclistas

Motorista provoca acidente e fere dois motociclistas

Acidente de trânsito deixa feridos na zona leste.
12
Homem é sequestrado e torturado por facção no Cai N’água

Homem é sequestrado e torturado por facção no Cai N’água

Vítima conseguiu fugir após sofrer agressões na região central.
18
Operação conjunta apreende nove motos em ação contra o “Grau” em Cacoal

Operação conjunta apreende nove motos em ação contra o “Grau” em Cacoal

Mandados judiciais miraram direção perigosa e risco à segurança viária.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ranking da CBF mantém Flamengo na liderança e coloca Corinthians em segundo

Ranking da CBF mantém Flamengo na liderança e coloca Corinthians em segundo

Timão supera Palmeiras, Vasco entra no top-10 e Bahia avança no cenário nacional
L
Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Sergio Danese critica cerco militar norte-americano e defende diálogo para evitar conflito no continente
L
Nota de pesar: Lourival Guimarães Veloso

Nota de pesar: Lourival Guimarães Veloso

A cerimônia de despedida será realizada no dia 24/12, a partir das 19h00, na Sala de Homenagem 02 da Funerária Dom Bosco, localizada na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão, Porto Velho/RO.
L
Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de janeiro

Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de janeiro

Categoria vota proposta salarial e decide sobre paralisação nacional em assembleias
L
Festas de fim de ano devem unir gerações e valorizar idosos

Festas de fim de ano devem unir gerações e valorizar idosos

Convívio familiar no Natal reforça pertencimento, memória afetiva e inclusão dos mais velhos nas celebrações
L
Tornado causa danos em escola e casas no Rio Grande do Sul

Tornado causa danos em escola e casas no Rio Grande do Sul

Tornado em Farroupilha destelhou imóveis, mas não deixou feridos nem desabrigados
L

Natal no Parque da Cidade terá sorteio de moto e teatro nesta quinta-feira (25)

Programação natalina da Prefeitura de Porto Velho inclui apresentação do grupo Nova Canaã e sorteio de uma Honda Biz 125 no dia de Natal
L

Parque da Cidade terá horários especiais durante os dias de Natal e Ano novo

Ajustes no funcionamento acompanham a programação natalina e de fim de ano promovida pela Prefeitura
L

Emdur apresenta balanço de ações com foco na manutenção de Porto Velho em 2025

Empresa de Desenvolvimento Urbano registrou quase 15 mil atendimentos em iluminação pública e revitalizou dezenas de praças na capital e distritos
L
Prefeitura lança Atividade Delegada com foco no reforço da segurança em espaços públicos de Porto Velho

Prefeitura lança Atividade Delegada com foco no reforço da segurança em espaços públicos de Porto Velho

Porto Velho é a primeira cidade de Rondônia a implementar a Atividade Delegada para ampliar policiamento em espaços públicos com recursos municipais
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.