A cidade de Cruzeiro do Sul, localizada no interior do Acre, notificou um surto de “Doença de Chagas Aguda (DCA)”, nesta semana. De acordo com o Governo acreano, foram computados nove casos da doença no município que é o segundo maior, em número de população, do estado.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), “o caso em questão envolve pessoas de um mesmo núcleo familiar e amigos próximos, residentes em um bairro do município”. A pasta completa que “todos já estão sendo acompanhados por equipes médicas e recebendo o suporte necessário”.
“Além disso, a Sesacre vem aplicando medidas para controle e prevenção da doença. Equipes da vigilância sanitária já estão no local realizando busca ativa, ações de vigilância sanitária e inspeção, em todas as etapas da cadeia de produção de alimentos suscetíveis à contaminação, intensificando o monitoramento na região afetada, para identificar novos casos e possíveis focos de transmissão, com coleta de amostras para investigação epidemiológica”, informou a nota divulgada nesta semana.
A SESACRE informou que já realizou articulação com o Ministério da Saúde, para reforço do estoque do medicamento no estado. “Lembramos a toda a comunidade que a doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a transmissão pode ocorrer de diversas formas, incluindo contato direto com fezes do barbeiro infectado, geralmente durante a picada, também por meio de consumo de alimentos e bebidas contaminados com fezes do barbeiro infectado, bem como por transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho durante a gravidez”, informou.
SAIBA MAIS
A doença de Chagas aguda é a fase inicial da infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido principalmente pelo contato com fezes de insetos triatomíneos (conhecidos como barbeiros). A fase aguda pode durar semanas a meses e, em muitos casos, pode ser assintomática.
O tratamento da doença de Chagas aguda envolve o uso de medicamentos antiparasitários, como o benzonidazol ou o nifurtimox. Estes medicamentos são mais eficazes na fase aguda e podem reduzir a carga parasitária, prevenindo complicações futuras.
A fase aguda da doença de Chagas é uma condição médica séria que requer diagnóstico e tratamento precoces para prevenir complicações a longo prazo.