O prefeito de Candeias do Jamari, município localizado no interior de Rondônia, decretou Situação de Emergência devido à seca extrema. O decreto assinado por Lindomar Garçon (Republicanos) que dispõe de tal condição foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial dos Municípios de Rondônia (DOM) e vale por 180 dias.
Lindomar considerou que o município atravessa situação crítica de estiagem, desde o primeiro semestre de 2023 em decorrência da significativa redução das precipitações pluviométricas, registrando novas mínimas históricas nos níveis do Rio Candeias.
Ele citou que “o regime de chuvas no Município do ano passado foi inferior à média causando reflexos significativos ao presente ano de 2024” e “que as previsões meteorológicas que preveem que os baixos níveis pluviométricos se prolongaram por extenso período em virtude do fenômeno El Niño”.
Também no documento, Lindomar Garçon lembrou que “a estiagem resulta no exaurimento da água nos mananciais, culminando no desabastecimento de água às populações localizadas em áreas urbanas e rurais e, consequentemente, diminuição da disponibilidade de água para consumo humano e animal”.
O prefeito então determinou a mobilização intensiva da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, com vista a atuar junto às demais Secretarias Municipais de Candeias do Jamari na execução de atividades e ações de socorro, bem como assistência às comunidades atingidas pelos efeitos da seca.
Ficaram autorizado a celebração de instrumentos com outros órgãos e entidades públicas para a realização de campanhas na mídia, com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre os riscos da atual situação ambiental; a realização de despesas necessárias para a manutenção ou restabelecimento da capacidade de resposta do poder público para o enfrentamento da emergência.
18 CIDADES
Há uma semana, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 18 cidades de Rondônia que enfrentam um período de estiagem.
Estão na lista as cidades de Alta Floresta’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Ariquemes, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras, Cujubim, Espigão D’Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho D’Oeste, Ministro Andreazza, Nova Mamoré, Porto Velho, Primavera de Rondônia, Santa Luzia D’Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Urupá.