QUARTA-FEIRA, 12/11/2025

Em destaque

Conferência pede recursos para direitos de pessoas com deficiência

Ministro quer diálogo com governadores para implementar políticas

Por Welton Máximo - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Conferência pede recursos para direitos de pessoas com deficiência
Foto Antônio Cruz/Agência Brasil

“Não existe política de direitos humanos sem orçamento. O resto é fantasia. Fantasia perversa, que faz as pessoas acreditarem em coisas que nunca vão se realizar. Peço a todos e todas que tenham em mente que a luta pelos direitos humanos é uma luta no campo da economia política, no campo financeiro-orçamentário.”

Com essas palavras, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, abriu a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que começou neste domingo (14) e vai até quarta-feira (17).

Além de pedir mais recursos para os direitos humanos, Silvio Almeida garantiu que o governo federal está aberto ao diálogo com todos os governadores para implementar o plano Novo Viver sem Limite, lançado em 2023. Com R$ 6,5 bilhões em investimentos de diversos ministérios em 95 ações em todo o país, o Novo Viver sem Limites tem, até agora, a adesão de cinco estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Piauí. Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Alagoas e Pará estão em processo de adesão.

“O Novo Viver sem Limite depende dessa repactuação depois do que nos devastou nos últimos anos. Nós vamos conversar com todos os governadores e governadoras que queiram fazer da política de direitos humanos e de pessoas com deficiência uma realidade. Não quero saber de que partido é. Se é governador, nós vamos conversar. Não haverá nenhum óbice do governo federal para a implementação das políticas públicas”, declarou o ministro.

Fundo especial

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, o deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG) se disse comprometido com a criação do Fundo Nacional para as Pessoas com Deficiência. “Nossa prioridade máxima na Câmara dos Deputados é garantir o Fundo Nacional para as Pessoas com Deficiência. Isso é fundamental. Temos fundos para a Criança, os Idosos. Temos que garantir um fundo para garantir que as políticas para as pessoas com deficiência saiam do papel”, destacou.

O parlamentar lembrou que a comissão aprovou um fundo de 0,5% dos prêmios de loteria para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “A gente está tentando aprovar no Plenário da Câmara para que isso vire lei”, ressaltou.

Ele citou como desafios conjuntos do governo federal e da Câmara dos Deputados o mapeamento das pessoas com deficiência, com a unificação nacional dos cadastros, o aumento do limite de renda per capita por família para receber Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a regulamentação da avaliação biopsicossocial do Novo Viver Sem Limites.

Com 1,2 mil participantes de todo o país, a 5ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência marca a volta desse tipo de evento depois de oito anos. O encontro é resultado de 453 conferências municipais, 51 conferências ou fóruns regionais, uma conferência livre de acessibilidade cultural e 27 conferências realizadas em todas as unidades federativas.

Maria da Penha

A ativista Maria da Penha, que batizou a lei de combate à violência contra a mulher após ficar paraplégica por um ataque do então marido, participou do evento de abertura por meio de um vídeo. Ela recordou que os desafios para assegurar os direitos das pessoas com deficiência são antigos.

“No início da minha paraplegia, participei aqui em Fortaleza da militância da causa das pessoas com deficiência. Dentre outras conquistas, como a dos transportes públicos acessíveis, conseguimos, no fim da década de 80, que os lesados medulares recebessem os insumos para a realização do cateterismo vesical e garantissem a não perda da função renal”, lembrou.

Maria da Penha destacou a falta de acessibilidade em meio às viagens pelo país após a sanção da lei, em 2006. “Com o advento da Lei Maria da Penha, comecei a viajar por todo o Brasil. Quando necessário, eu mencionava as falhas sobre acessibilidade encontradas naquela cidade. Em uma das minhas primeiras viagens, ao chegar depois da meia-noite no hotel, não consegui entrar no apartamento porque a porta de entrada era estreita demais. Aguardei um longo tempo até encontrarem um outro hotel disponível”, relembrou.

Luta de décadas

Vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Décio Gomes Santiago destacou que a luta para garantir os direitos da categoria vem de décadas. “A geração de ouro [das pessoas com deficiência] não tinha ponto de negociação. Essa geração, na Constituição de 1988, conseguimos colocar um artigo para as pessoas com deficiência sem nenhum deputado federal, junto com toda a sociedade civil”, frisou.

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Anna Paula Feminella, recordou que os próprios participantes da conferência enfrentaram desafios para virem a Brasília.

“Saímos dos nossos territórios, das nossas famílias, das nossas instituições. Saímos de barco, saímos para uma situação de incerteza. Isso exigiu de muitos de nós muito esforço, muita audácia também. Muitos de vocês vieram de barco, de balsa, de ônibus, de bicicleta, de avião e, nessas viagens, encontraram muitas pessoas que ficaram surpresas em nos ver a caminho de Brasília”, destacou.

Próximas ações

Além da implementação do Novo Viver sem Limite, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania listou ações a serem adotadas pelo governo federal. Em breve, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará decreto que regulamentará a instituição do cordão de girassóis para a identificação de pessoas com deficiências ocultas. Outro decreto criará o Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para facilitar a emissão da carteira nacional de identificação desse segmento da sociedade.

O ministério também prometeu ampliar a cooperação com organismos multilaterais para garantir os direitos das pessoas com deficiência. A pasta também abrirá uma consulta pública sobre o 4º Relatório Nacional sobre o Cumprimento da Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas com Deficiência.

Por fim, uma portaria conjunta dos Ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos estabelecerá os procedimentos para melhorar a acessibilidade em prédios públicos.

Cuidados

O evento está sendo realizado com todos os cuidados para garantir o entendimento pelas pessoas com deficiência auditiva e visual. Após a exibição do vídeo do Hino Nacional na abertura, um grupo de intérpretes executou a versão do Hino na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com um pedido para que o público não ficasse de pé em respeito aos cadeirantes.

Os demais números musicais, a execução de Asa Branca pelo sanfoneiro Luzico do Acordeon e duas canções do rapper brasiliense Felipe Costa, que tem parte da perna direita amputada, também foram interpretadas em Libras. Antes da exibição do vídeo de Maria da Penha, uma voz relatou a audiodescrição do cenário. Todos os discursos têm intérpretes em língua de sinais.

Programação

Na segunda-feira (15), palestras abordarão os cinco eixos temáticos da conferência. As discussões pretendem fortalecer a construção de políticas públicas inclusivas e assegurar os direitos das pessoas com deficiência no Brasil.

Os cinco eixos temáticos são os seguintes:

• Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;

• Garantia de acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;

• Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;

• Cidadania e Acessibilidade;

• Os desafios para a comunicação universal.

A terça-feira (16) será dedicada ao aprofundamento dos debates sobre os eixos temáticos pelos grupos de trabalho. A plenária final será realizada no último dia, na quarta-feira, seguida pela apresentação da Carta de Brasília. O encerramento da conferência está previsto para as 17h.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Maior Natal da história de Porto Velho será realizado com menor custo que anos anteriores

Maior Natal da história de Porto Velho será realizado com menor custo que anos anteriores

Prefeitura de Porto Velho anuncia o Natal 2025 com ampliação da decoração para todos os distritos e redução de custos, reforçando a gestão eficiente e inclusiva.
L

Agenda News: Depile-se oferece drenagem linfática com toque terapêutico

Além da estética, a técnica promove relaxamento, melhora o sono e ajuda no rendimento físico e mental.
L
Pedreiro viraliza em vídeo ao improvisar ventilador em andaime no meio da rua em RO

Pedreiro viraliza em vídeo ao improvisar ventilador em andaime no meio da rua em RO

Um trabalhador na construção civil chamou a atenção em Ji-Paraná ao usar um ventilador em cima do andaime para amenizar o forte calor, e o vídeo da cena já alcançou mais de 100 mil visualizações nas redes sociais.
L
Cobra é flagrada dentro de ar-condicionado de rádio em RO

Cobra é flagrada dentro de ar-condicionado de rádio em RO

Uma cobra-cipó não venenosa foi encontrada por funcionários de uma rádio em Ji-Paraná. O biólogo explicou que o animal provavelmente estava em busca de alimento, e não se “refrescando”.
L
Asfalto chega à rua Ivan Marrocos e transforma realidade de moradores do Castanheira

Asfalto chega à rua Ivan Marrocos e transforma realidade de moradores do Castanheira

Foram aplicadas 413 toneladas de massa asfáltica na via, encerrando anos de espera por infraestrutura no bairro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Robótica Educacional transforma horta escolar em Rio Pardo e inspira economia de água com inovação sustentável

Projeto “Rega Inteligente”, desenvolvido na Escola Fernando de Souza Gomes, une ciência, tecnologia e sustentabilidade para otimizar o uso da água e incentivar o pensamento computacional entre estudantes da zona rural de Rondônia.
L
Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

O ministro Alexandre de Moraes esclareceu na terça-feira (11), durante o julgamento dos réus do golpe, que há incompatibilidade entre o uso do uniforme e o direito constitucional do investigado ao silêncio.
L

Momento Empresarial: Cassuli Advogados e as Soluções Jurídicas do Agronegócio

O público poderá compreender como a assessoria jurídica pode ser uma aliada fundamental para reduzir riscos e promover o desenvolvimento econômico da região amazônica.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L
Horóscopo de quarta-feira, 12/11/2025: previsões para cada signo

Horóscopo de quarta-feira, 12/11/2025: previsões para cada signo

A quarta-feira, 12 de novembro de 2025, chega com movimentos astrais que favorecem diálogos, organização e decisões importantes.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

POLÍTICA

Alero aprova crédito de R$ 1,47 milhão para a regularização fundiária em Rondônia

Alero aprova crédito de R$ 1,47 milhão para a regularização fundiária em Rondônia

Projeto realoca recursos para fortalecer ações de legalização de propriedades urbanas e rurais no estado.
L
Lula sanciona lei que garante repasses para alimentação e transporte escolar na Rede Federal

Lula sanciona lei que garante repasses para alimentação e transporte escolar na Rede Federal

A Lei nº 15.255/2025 amplia o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para instituições federais de ensino.
L
Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Fiscalização da Seinfra é intensificada e multa pode chegar a R$ 750 mil por falhas na coleta de lixo.
L
Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

O relator Guilherme Derrite negou que seu texto enfraqueça a atuação da Polícia Federal ou equipare facções a terrorismo, e prometeu a votação do novo “marco legal do combate ao crime organizado” nesta quarta-feira (12) em Brasília.
L
Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

O ministro das Cidades, Jader Filho, apoiou a criação de um Conselho Climático nas Nações Unidas para garantir que líderes subnacionais, como prefeitos e governadores, tenham voz e contribuam nas negociações globais de implementação de ações climáticas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso morre e esposa é baleada durante confronto da PM com a LCP em Porto Velho

Criminoso morre e esposa é baleada durante confronto da PM com a LCP em Porto Velho

Segundo a Polícia, o bando é envolvido em diversos crimes, entre esbulho possessório, porte ilegal de armas, homicídio entre outros.
18
PF deflagra Operação Nêmesis para apurar obstrução em investigações de desvio de verba da covid-19

PF deflagra Operação Nêmesis para apurar obstrução em investigações de desvio de verba da covid-19

Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Palmas e Santa Tereza do Tocantins. A ação visa interromper a destruição e ocultação de provas da Operação Fames-19.
10
Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Um homem de 67 anos foi encontrado com um ferimento grave na cabeça após efetuar um disparo em uma propriedade na Linha 94. A vítima foi socorrida pelo SAMU em estado crítico.
16
Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Alexandre Moreira de Miranda foi flagrado pelas câmeras de segurança e contido por seguranças após tentar deixar um atacadista com produtos escondidos em uma mochila.
10
Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Um homem procurado pelo crime de estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itapema (SC) durante uma fiscalização de rotina.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Decreto moderniza vale-alimentação e vale-refeição e amplia liberdade de escolha dos trabalhadores

Decreto moderniza vale-alimentação e vale-refeição e amplia liberdade de escolha dos trabalhadores

Medida publicada no DOU estabelece limites de taxas, fortalece pequenos comerciantes e garante mais transparência e segurança jurídica ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
L
Iveco apresenta veículos, soluções financeiras e serviços conectados na Fetranslog 2025

Iveco apresenta veículos, soluções financeiras e serviços conectados na Fetranslog 2025

Feira reúne transportadores e frotistas em Chapecó e destaca estratégias da montadora para o setor.
L
XI Mostra Cultural dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar destaca talentos da rede municipal

XI Mostra Cultural dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar destaca talentos da rede municipal

Evento celebra o potencial artístico dos estudantes com apresentações de música, dança, teatro e artes visuais.
L
Conexão Tech.RO encerra programação com debates sobre inovação e cidadania digital nesta quarta-feira, 12

Conexão Tech.RO encerra programação com debates sobre inovação e cidadania digital nesta quarta-feira, 12

Evento promovido pelo Governo de Rondônia reúne especialistas e estudantes em Porto Velho para discutir o futuro da tecnologia e da gestão pública.
L
Inscrições para cursos profissionalizantes remotos encerram nesta quinta-feira, 13

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos encerram nesta quinta-feira, 13

Oportunidade abrange os 52 municípios de Rondônia e oferece capacitação gratuita em diversas áreas profissionais.
L
Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4 no Brasil

Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4 no Brasil

Superesportiva italiana chega ao País com avanços técnicos e eletrônicos derivados da MotoGP.
L
Entregador de delivery bêbado atropela senhora na Avenida JK

Entregador de delivery bêbado atropela senhora na Avenida JK

Uma senhora foi atingida por um motociclista que fazia entregas em Ji-Paraná. A vítima sofreu traumatismo craniano e foi transferida, intubada, para a UTI de Porto Velho.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.