QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos

Peritos, Senad, CNJ e advogados aguardam acórdão do Supremo

Por Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos
lovingimages/ Pixabay

Os peritos criminais brasileiros aguardam o estabelecimento de novas orientações para o seu trabalho, quando tiverem que examinar maconha apreendida em pequena quantidade pela polícia. A demanda se dá após o Supremo Tribunal Federal (STF) definir que não é crime ter até 40 gramas de cannabis sativa ou seis plantas-fêmeas – que produzem flores ricas no composto psicoativo tetra-hidrocanabinol (THC).

“Com certeza, deverão estabelecer novos procedimentos, até mesmo para deixar bem caracterizada a situação que vai ficar provocada pela decisão”, aponta o perito criminal do estado do Mato Grosso Marcos Secco, presidente da Associação Brasileira de Criminalística, que representa peritos, médicos-legistas e odonto-legistas em todo o território nacional.

Nas sessões que julgaram um recurso extraordinário sobre a posse de pequenas quantidades de maconha, o STF determinou que se uma pessoa for flagrada usando a droga, a maconha será confiscada e o usuário levado à delegacia. O delegado não deverá determinar a prisão em flagrante ou instaurar inquérito, mas registrar o fato como infração administrativa e liberar a pessoa, após notificá-la de que deverá comparecer em juízo para ser ouvida e, eventualmente, receber sanção de caráter não-penal.

A droga apreendida deverá ser examinada por peritos em laboratório para, por exemplo, identificar a substância e mensurar o volume. Segundo Marcos Secco, faltam definições quanto à obrigação de fazer a pesagem do entorpecente em balança certificada. Além de regras pontuais, o perito imagina que será necessário preparar os laboratórios e os técnicos para nova rotina. “No caso de plantas [confiscadas pela polícia], teríamos que aumentar o serviço de botânica dentro dos institutos de criminalística”, diz o perito.

Advertências

Quem cometer a infração administrativa por porte de maconha poderá ser advertido sobre os efeitos da droga ou ter de frequentar curso a respeito. Contudo, o defensor público Bruno Shimizu, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), aponta lacuna nesse encaminhamento.

De acordo com ele, não há na Lei das Drogas (Lei nº 11.343/2006) um procedimento específico para a apuração de infração administrativa. “O STF entendeu que, enquanto não houver regulamentação desse procedimento, a imposição dessas sanções continua a se dar em um processo judicial”. Em sua decisão, o Supremo aponta que as regras definidas pela corte valem enquanto o Congresso Nacional não criar uma nova lei sobre o assunto.

O STF também determina que o governo crie programas educativos sobre os riscos do uso de drogas e forneça tratamento à saúde para dependentes. Essas iniciativas devem envolver diferentes órgãos de Estado. Na articulação de grande parte dessas políticas públicas estará a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Para a advogada Lívia Casseres, coordenadora-geral de projetos especiais sobre drogas e justiça racial da Senad, a decisão do Supremo pode diminuir o estigma sobre as pessoas que consomem drogas e possibilita alcançar essas pessoas “com políticas de verdade preventivas, de promoção da saúde e do cuidado”. Segundo ela, além dos órgãos públicos, a elaboração dessas políticas envolverá a sociedade civil por meio do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad).

“Há vários pontos da decisão [do STF] que ainda [a Senad] não tem total clareza, por conta de ainda não ter sido publicado o acórdão da decisão. Tem muitas complexidades que vão precisar ser pensadas, acho que por todos os poderes do Estado”, diz a coordenadora.

Ela assinala que algumas definições técnicas não estão estabelecidas, e “vão precisar ser discutidas, amadurecidas, primeiro a partir da compreensão do conteúdo total do acórdão, de tudo que foi decidido pelo Supremo.” O envio do acórdão deverá ocorrer somente em agosto, após o recesso judiciário. Por ora, o STF encaminhou à Senad e outros órgãos apenas a ata com o resumo dos debates e a resolução.

Até mesmo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é comandado pelo próprio presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, aguarda o acórdão da Suprema Corte para tratar de novas políticas judiciárias que deverão ser implementadas após a decisão, como a realização de mutirões carcerários para revisar a ordem de prisão de pessoas flagradas com menos de 40 gramas de maconha.

Impacto relativo

Além de lacunas quanto a procedimentos técnicos e indefinições para formulação de novas políticas públicas, há dúvidas e divergências sobre os efeitos da decisão. O advogado Cristiano Maronna, diretor do Justa, um centro de pesquisa não-governamental sobre a Justiça, teme que o impacto da decisão do STF seja muito pequeno e que a resolução “muda algo para que tudo permaneça como está.”

Para ele, a decisão do Supremo mantém a pressuposição de que o caso é de tráfico, e não de uso recreativo, no testemunho do policial, ancorado em provas como o volume de droga apreendida e, eventualmente, a posse de embalagens, balanças ou registros de venda.

“O tráfico não pode ser presumido. A finalidade mercantil tem que ser provada e tem que ser uma prova corroborada externamente para além do testemunho policial e das provas ancoradas”, aponta o advogado. “O que realmente poderia mudar é qualificar a investigação criminal, chegar de fato a quem é traficante, a quem ganha dinheiro com isso, afinal, se for um negócio bilionário, não é possível que só prenda os miseráveis negros”.

O advogado Gabriel de Carvalho Sampaio, diretor de litigância e incidência da ONG Conectas Direitos, admite que “é preciso avançar muito mais”, mas diverge de Maronna e aponta que a decisão do STF tem efeito importante que parece simbólico, mas que tem muitos desdobramentos na realidade, que é o fato da Suprema Corte reconhecer as injustiças feitas pelo Judiciário e pela polícia na aplicação da lei de drogas.

“A resolução do Supremo passa a constituir uma ferramenta importante no cotidiano, ou seja, não bastará mais a apreensão com a quantidade, uma mera declaração subjetiva da polícia para que o enquadramento seja de tráfico. As pessoas usuárias têm, a partir de agora, uma declaração do Supremo Tribunal Federal de que elas não praticam o crime ao consumir a droga, no caso, a maconha”, avalia.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

GDF pede laudo médico a Moraes antes de eventual prisão de Bolsonaro

GDF pede laudo médico a Moraes antes de eventual prisão de Bolsonaro

O Governo do Distrito Federal solicitou ao STF uma avaliação das condições clínicas do ex-presidente, que sofre sequelas de uma facada, para verificar a compatibilidade com o sistema prisional de Brasília.
L
Pesquisa revela que mulheres jovens brasileiras são mais progressistas que homens

Pesquisa revela que mulheres jovens brasileiras são mais progressistas que homens

O estudo da FES Brasil indica que as jovens se posicionam mais à esquerda, priorizam problemas sociais e, de modo geral, a juventude apoia a democracia e direitos de igualdade, mas se declara majoritariamente de centro-direita.
L
União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos, aponta Censo 2022

União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos, aponta Censo 2022

O número de uniões homoafetivas saltou de 58 mil em 2010 para 480 mil em 2022, impulsionado pela formalização e maior liberdade social.
L
União consensual supera casamento formal pela primeira vez no país, aponta IBGE

União consensual supera casamento formal pela primeira vez no país, aponta IBGE

Em 2022, 38,9% das uniões eram consensuais, enquanto os casamentos civil e religioso caíram para 37,9%, revelando uma mudança no comportamento social.
L
Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos, aponta IBGE

Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos, aponta IBGE

A parcela de lares com essa configuração saltou de 14,9% em 2000 para 26,9% em 2022, devido a fatores como a baixa fecundidade e o envelhecimento populacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Para secretário mineiro, Acre trilha caminho de protagonismo no mercado do café

Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, o secretário adjunto de Agricultura de Minas Gerais, João Albanez, elogiou o avanço do Acre na produção e qualidade do café, destacando o estado como nova promessa da cafeicultura brasileira.
L

Acre exalta sua floresta e seus produtores na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte

O Acre encanta na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, com um estande que celebra o café robusta amazônico, a cultura indígena e a sustentabilidade da floresta.
L

Diretor da Semana Internacional do Café destaca Rondônia como símbolo de revolução

Rondônia ganha destaque na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, mostrando inovação, qualidade e força no cenário da cafeicultura nacional.
L

Café rondoniense ganha destaque com cobertura especial do News Rondônia na SIC

O News Rondônia marca presença na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, com cobertura especial sobre o café rondoniense, destacando produtores, tecnologia e o protagonismo da Amazônia no cenário nacional.
L
Câmara aprova licença-paternidade gradual de até 20 dias

Câmara aprova licença-paternidade gradual de até 20 dias

A proposta, que altera a CLT e cria o salário-paternidade, segue para análise do Senado; a vigência da licença de 20 dias está condicionada ao cumprimento de metas fiscais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L

POLÍTICA

Agência Reguladora notifica ECOPVH para regularizar coleta de resíduos

Agência Reguladora notifica ECOPVH para regularizar coleta de resíduos

Concessionária tem 48 horas para restabelecer integralmente o serviço de coleta em todas as regiões de Porto Velho.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha obras de drenagem no bairro Igarapé

Vereador Márcio Pacele acompanha obras de drenagem no bairro Igarapé

Serviço executado pela Seinfra atende pedido do parlamentar e resolve antiga demanda dos moradores da região.
L
TSE aprova por unanimidade a criação do partido Missão

TSE aprova por unanimidade a criação do partido Missão

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que reconheceu o cumprimento de todos os requisitos legais, o Brasil passa a ter 30 legendas aptas para as eleições de 2026.
L
Câmara aprova texto-base que regula plataformas de streamings e cobra tributo

Câmara aprova texto-base que regula plataformas de streamings e cobra tributo

O Projeto de Lei 8.889/17 prevê que serviços de vídeo sob demanda e compartilhamento paguem a Condecine, com alíquotas de 0,1% a 4% da receita bruta.
L
Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder

Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder

Relatora Maria Isabel Galotti condenou o governador do Rio de Janeiro e pediu a inelegibilidade por 8 anos e a realização de novas eleições no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende idosa por tráfico de drogas em Seringueiras

Polícia Civil prende idosa por tráfico de drogas em Seringueiras

A prisão ocorreu após investigações que indicaram que o estabelecimento comercial da suspeita estava sendo usado para a venda de entorpecentes.
10
Polícia Civil prende casal e apreende drogas, armas e veículos em São Miguel do Guaporé

Polícia Civil prende casal e apreende drogas, armas e veículos em São Miguel do Guaporé

A Operação, que contou com apoio de delegacias vizinhas, visa intensificar o combate ao tráfico de entorpecentes e a organizações criminosas na região.
14
Motoboy vítima de grave acidente morre no Hospital em Porto Velho

Motoboy vítima de grave acidente morre no Hospital em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motoboy seguia na Rua Daniela sentido Pinheiro Machado, quando o carro modelo Montana que trafegava no sentido oposto fez a conversão na Rua Fábia, causando a colisão de frente.
18
PF prende funcionário do Banco do Brasil por invasão de sistema eletrônico

PF prende funcionário do Banco do Brasil por invasão de sistema eletrônico

O indivíduo, detido em flagrante no Rio de Janeiro, utilizava um software malicioso para coletar dados de clientes e gerentes, que seriam repassados a golpistas.
12
Operação Carbono Oculto 86 fecha 49 postos de combustíveis por lavagem de dinheiro do PCC

Operação Carbono Oculto 86 fecha 49 postos de combustíveis por lavagem de dinheiro do PCC

A Polícia Civil investiga a infiltração do Primeiro Comando da Capital no setor, que utilizava empresas de fachada e fintechs para lavar capitais ilícitos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

UNIR realiza 140ª Sessão Extraordinária do Consad nesta sexta-feira

UNIR realiza 140ª Sessão Extraordinária do Consad nesta sexta-feira

Reunião ocorre dia 7 de novembro, às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da universidade no YouTube.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante ambulância para Pimenteiras

Emenda de Cláudia de Jesus garante ambulância para Pimenteiras

Recurso de R$ 300 mil fortalece o atendimento de urgência e amplia a estrutura de saúde no município.
L
III Concurso de Júri Simulado do MPRO começa nesta sexta-feira em Porto Velho

III Concurso de Júri Simulado do MPRO começa nesta sexta-feira em Porto Velho

Evento reúne estudantes de Direito em simulações de júri e homenageia o procurador Ivo Scherer.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CAPITAL COMERCIO DE OLEO DIESEL LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

E Se Eles Lutassem? Mulher-Maravilha vs. Capitã Marvel: O poder divino de Diana supera a energia cósmica de Carol Danvers

No ápice de seus poderes, a luta entre Mulher-Maravilha e Capitã Marvel é decidida pela magia.
L
XI Mostra Cultural reúne alunos dos CMACEs em Porto Velho

XI Mostra Cultural reúne alunos dos CMACEs em Porto Velho

Espetáculo gratuito acontece de 11 a 13 de novembro no Teatro Palácio das Artes, com apresentações de dança, música e coral.
L
Realidade dos garimpos da Amazônia inspira livro Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros

Realidade dos garimpos da Amazônia inspira livro Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros

Mais de 300 exemplares da obra de Joesér Alvarez já foram distribuídos em eventos e bibliotecas públicas de Rondônia.
L
Prefeitura apoia campanha Tampinhas e Lacres de Amor em Porto Velho

Prefeitura apoia campanha Tampinhas e Lacres de Amor em Porto Velho

Ação solidária transforma materiais recicláveis em recursos para ajudar pessoas com câncer e promove sustentabilidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.