QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

Acidentes fatais com a rede elétrica caem 8% em 2023, aponta Abradee

Associação lança campanha para prevenção de acidentes

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Acidentes fatais com a rede elétrica caem 8% em 2023, aponta Abradee
Marcello Casal JrAgência Brasil

O Brasil reduziu em quase 8% o número de acidentes fatais com a rede elétrica em 2023, se comparado ao ano anterior. No ano passado foram 250, enquanto no ano anterior chegaram a 270. Ainda assim, o setor teve um aumento de 26 casos no número total de acidentes em 2023. O ano fechou com 782 registros, que além de incidentes fatais, incluem lesões graves e leves. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (2) pelo presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira.

Conforme o levantamento da Abradee, a maior parte dos acidentes está relacionada à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, serviços realizados na rede, ligação elétrica clandestina, furto de condutor/equipamento de energia e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas.

“Mais de 50% desses acidentes se deveu a algum ato de alguém que se aproximou da rede, ou seja, a maior parte dos acidentes são provocados por alguma interação, seja por alguém que inadvertidamente tocou a rede durante uma obra, por exemplo, porque o principal elemento é a construção ou manutenção de obra civis. Seja por algum serviço prestado por uma empresa que também está atuando na mesma área como de telecomunicações ou simplesmente por atos de alguém que busca fazer contato com a rede para um furto de energia ou de condutores”, observou o presidente da Abradee.

Marcos Madureira explica que os roubos de cabos de energia são um dos riscos que podem provocar mortes. “Quando alguém vai roubar um cabo de energia elétrica, tem o risco de ao roubar o cabo tocar uma rede energizada ou correr o risco do cabo ir ao solo e acidentar alguém próximo. Tivemos este ano [2023] infelizmente 21 casos que envolveram furtos de condutores e de busca de equipamentos. Tivemos um total de 35 acidentes relacionados a este tipo de atitude e desses, 21 foram fatais. A taxa de fatalidade para essa ação é bastante elevada como o número mostra”, disse.

Os acidentes com balões também são uma preocupação, especialmente se atingem alguma instalação ou unidade de energia. “É um elemento complicado porque coloca em risco não só a rede, mas também instalações de maior porte como uma subestação de energia elétrica. A queda de um balão sobre uma instalação de energia elétrica traz um risco muito grande de tocar fogo em uma instalação maior da rede elétrica, pode provocar um curto circuito e provocar acidentes caracterizados em itens gerais. É um problema que infelizmente é crescente. A gente sabe que o balão, além da rede elétrica, traz riscos para outras situações como postos de combustíveis, tanques de abastecimento de refinarias. É também uma prática em que deve haver um esclarecimento do risco que um balão traz para a população”, destacou, acrescentando também que o ato de soltar pipas deve ser cercado de cuidados e só realizado longe de áreas de rede elétrica.

Campanhas

Madureira creditou parte da redução dos acidentes fatais ao efeito das campanhas regionais e nacional que a entidade desenvolve junto com as 39 distribuidoras associadas.

O presidente da Abradee divulgou a 18ª edição da Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica, que busca chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e de manter um comportamento seguro em relação à eletricidade. O esforço é para diminuir ainda mais o número de acidentes e, principalmente, preservar vidas.

“Um ponto importante de observar é que as pessoas não se aproximem e não busquem fazer nenhum ato que as coloque em contato com a rede elétrica. Isso é fundamental porque isso, sem dúvida nenhuma, salva vidas como a gente observou nas reduções que tivemos em 2023 em relação a 2022”, disse, defendendo ainda o empenho da sociedade para a construção de um ambiente mais seguro no uso da energia elétrica.

O slogan da campanha deste ano é Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica. “Se faz de uma forma mais lúdica em uma comparação ao cinema exatamente para chamar atenção que a protagonista é a vida, a prevenção da vida”.

Na intenção de atingir diferentes públicos, desde profissionais do setor elétrico até a população em geral, a campanha vai ser desenvolvida com materiais educativos, site exclusivo e ações nas mídias sociais e com influenciadores digitais.

Sobre o aumento de 26 casos na quantidade total de acidentes em 2023 com lesões graves e leves, o presidente comentou que mesmo com a redução de casos fatais os acidentes permanecem existindo e é mais uma situação, segundo ele, que requer esclarecimento à população.

“A busca que as pessoas tomem ciência do risco e da gravidade que um acidente pode trazer é a nossa forma de poder comunicar à população. Daí todo o trabalho realizado na campanha e junto com a imprensa”, apontou, sugerindo a disseminação das informações em escolas, grupos de bairros, representações de trabalhadores, na indústria da construção civil, na agricultura.

“O que nós desejamos é que possamos ter este número [de acidentes] zero. Esse é o nosso objetivo. Para isso, é um trabalho contínuo que nós temos”, defende.

A maior parte de acidentes fatais na área de construção ou manutenção predial, de acordo com o presidente da Abradee, inclui tanto atos de pessoas que estão em uma construção mais formal e se descuidam no desenvolvimento da obra, quanto às construções informais, onde as pessoas não preservam a área onde tem rede elétrica.

Na visão do presidente, o aumento no número total de acidentes mostra que é preciso intensificar os esforços de esclarecimento dos riscos de contato com a rede elétrica. Cada vida importa e nosso objetivo é zerar o índice de acidentes”, afirma. “Com a nova campanha, queremos alcançar um número ainda maior de pessoas e garantir que a mensagem de segurança chegue a todos os cantos do país”.

Na edição deste ano, a campanha traz um ponto novo com o alerta para a ocorrência dos eventos climáticos extremos como ocorreu no Rio Grande do Sul, que ainda luta pela recuperação de moradores e dos negócios.

“[Os eventos climáticos] têm tido impactos cada vez maiores. Trazer essa visão, que nesse tipo de evento, além dos aspectos relacionados à questão de falta de energia e a perdas materiais, a questão do risco também é muito importante. Na campanha e no material que estamos divulgando têm um capítulo exclusivo sobre os cuidados que se deve ter durante e após os eventos climáticos. A gente teve isso agora no Rio Grande do Sul, quando a gente conseguiu junto com as distribuidoras locais mostrar os cuidados que deveriam tomar para evitar acidentes mais graves envolvendo energia elétrica”, explica.

Regiões

Nos registros por região dos casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, a Sudeste foi a que teve o maior número (286), sendo a maioria (114) durante atividades de construção ou manutenção predial e 23 resultando em mortes. Incidentes com cabos energizados no solo somaram 19 e acidentes relacionados à poda de árvores chegaram a 18.

“É a região com maior número de acidentes, mas também a de maior população. Com isso, proporcionalmente as regiões terminam tendo quase que um volume equiparado se a gente considerar as densidades”, afirmou.

A segunda região com mais registros foi a Nordeste (233). A maior parte também ocorreu durante atividades de construção ou manutenção predial (77 incidentes). Entre eles, 22 resultaram em mortes. Incidentes envolvendo veículos, como atropelamentos ou batidas em postes, foram responsáveis por 17 casos, com 13 mortes.

No Norte foram 111 acidentes, sendo o tipo de cabo energizado com mais ocorrências. Do total de 17 houve 9 mortes. Na Região Sul o total é um pouco menor (105) e como nas anteriores a maior parte das ocorrências foi durante atividades de construção ou manutenção predial (30), incluindo duas mortes. Serviços na rede de telefonia e TV a cabo alcançaram 17 casos, com cinco mortes.

As distribuidoras de energia do Centro-Oeste anotaram 47 acidentes. Os relacionados à construção ou manutenção predial foram 12, seguidos dos relacionados a operações agrícolas com 11 acidentes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil lança Plano Nacional de Arborização Urbana na COP30 com meta de 65% de população em ruas arborizadas

Brasil lança Plano Nacional de Arborização Urbana na COP30 com meta de 65% de população em ruas arborizadas

Com o objetivo de aumentar a cobertura verde nas cidades brasileiras, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou o Planau, que visa plantar mais 360 mil hectares de áreas verdes e garantir que 65% da população tenha acesso a ruas com pelo menos três árvores.
L
Casa Família Rosetta lança vaquinha para reformar piscina e manter hidroterapia

Casa Família Rosetta lança vaquinha para reformar piscina e manter hidroterapia

Instituição que acolhe pessoas com deficiência neurológica em Rondônia busca R$ 300 mil para revitalizar o espaço de tratamento vital para o alívio e bem-estar dos assistidos.
L
Terceira edição do PVH em Ação leva serviços gratuitos ao distrito de Extrema e deve atender 2 mil pessoas

Terceira edição do PVH em Ação leva serviços gratuitos ao distrito de Extrema e deve atender 2 mil pessoas

A Prefeitura de Porto Velho realiza neste sábado (15) a terceira edição do PVH em Ação, no distrito de Extrema, com atendimentos gratuitos e ações de cidadania para a população.
L

Alerta de chuva forte e intensa em Rondônia devido a um sistema de tempestades severas e organizadas

A região de Ponta do Abunã, em Porto Velho, enfrenta o alerta mais severo.
L
Novo Horizonte d’Oeste recebe mais uma edição do Rondônia Cidadã com serviços gratuitos à população

Novo Horizonte d’Oeste recebe mais uma edição do Rondônia Cidadã com serviços gratuitos à população

Programa estadual chega ao distrito de Migrantinópolis neste fim de semana, oferecendo atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e emprego.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Comunidade News: Vice-Governador Sérgio Gonçalves fala sobre mandado e futuro político

Prepare-se para uma edição esclarecedora, que trará informações relevantes sobre os rumos do estado e a visão de um dos principais nomes da gestão atual.
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
Porto Velho busca investimentos e parcerias internacionais durante a COP30, a maior conferência climática do mundo

Porto Velho busca investimentos e parcerias internacionais durante a COP30, a maior conferência climática do mundo

Prefeito Léo Moraes participa da COP30 em Belém (PA) para apresentar projetos ambientais e prospectar parcerias globais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da capital rondoniense.
L

Agenda News: Looks Flowers para brilhar nas confraternizações de fim de ano

A nova coleção da Flowers aposta em vestidos tropicais e elegantes para quem quer celebrar com estilo.
L
Creme de Avelã da Alimentos Triângulo ganha nova embalagem e chega a Rondônia com a MS Distribuidora

Creme de Avelã da Alimentos Triângulo ganha nova embalagem e chega a Rondônia com a MS Distribuidora

O produto, conhecido pelo sabor que “derrete na boca”, foi relançado em um novo pote, mantendo a qualidade da marca mineira que atua há 40 anos no mercado.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L

POLÍTICA

Boi Malhadinho busca tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 com o tema “Somos Amazônidas” e transmissão da TV Alero

Boi Malhadinho busca tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 com o tema “Somos Amazônidas” e transmissão da TV Alero

Representando a cor azul, o grupo folclórico entra no bumbódromo de Guajará-Mirim em busca do 11º título e promete emocionar o público com um espetáculo que celebra a força e a diversidade da Amazônia.
L
Dra. Taíssa reafirma compromisso com a valorização da Educação e vota a favor de concurso público na Seduc

Dra. Taíssa reafirma compromisso com a valorização da Educação e vota a favor de concurso público na Seduc

Deputada apoia projeto que autoriza crédito de R$ 3 milhões para realização de concurso na rede estadual e reforça sua atuação pela valorização dos profissionais da educação em Rondônia.
L
Ieda Chaves recomenda apoio do Estado para ampliar cirurgias eletivas em Espigão do Oeste

Ieda Chaves recomenda apoio do Estado para ampliar cirurgias eletivas em Espigão do Oeste

Proposta busca fortalecer a rede municipal de saúde e descentralizar atendimentos cirúrgicos.
L
Samuel Costa defende educação como principal caminho para reduzir criminalidade em Rondônia

Samuel Costa defende educação como principal caminho para reduzir criminalidade em Rondônia

Pré-candidato ao governo reforça que escolas em tempo integral e programas sociais são essenciais para combater a evasão escolar e prevenir o crime.
L
Deputada Cristiane Lopes convoca audiência para investigar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Deputada Cristiane Lopes convoca audiência para investigar abusos na desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Audiência aprovada na Comissão de Agricultura busca garantir legalidade, transparência e respeito à dignidade das famílias atingidas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Gerente da empresa Metal Norte e outros colaboradores flagraram Bruno Santos Nogueira serrando o cabo de bateria de um veículo; suspeito tentou fugir e portava duas facas.
12
Foragido por roubo é preso por policiais militares do 1° BPM em Porto Velho

Dono de flutuante é agredido com facão e tem R$4 mil roubado em Porto Velho

O empresário contou que estava dormindo quando foi atender três indivíduos que chegaram pedindo por gasolina, em seguida, foi rendido pelos bandidos que usavam facão e anunciaram o roubo.
10
Filha de 28 anos é presa após agredir a própria mãe de 52 anos no bairro Nova Floresta

Filha de 28 anos é presa após agredir a própria mãe de 52 anos no bairro Nova Floresta

Polícia Militar foi acionada por vizinhos que ouviram gritos e presenciaram a confusão na residência.
12
Homem de 50 anos é preso após furtar perfume Malbec e ser flagrado com produtos de origem duvidosa na Marechal Deodoro

Homem de 50 anos é preso após furtar perfume Malbec e ser flagrado com produtos de origem duvidosa na Marechal Deodoro

O suspeito foi detido por seguranças de uma loja no Centro de Porto Velho após tentar sair sem pagar por um perfume.
10
Operação Godos mobiliza 400 policiais em ação conjunta do MP e PM de Rondônia

Operação Godos mobiliza 400 policiais em ação conjunta do MP e PM de Rondônia

Forças de segurança cumpriram mais de 120 mandados na zona rural de Porto Velho e em outras localidades do estado
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Duelo na Fronteira 2025: conheça as regras e os 21 itens avaliados nas apresentações dos bois-bumbás

Duelo na Fronteira 2025: conheça as regras e os 21 itens avaliados nas apresentações dos bois-bumbás

Festival em Guajará-Mirim celebra a cultura popular amazônica com disputas entre os bois Malhadinho e Flor do Campo
L
MPRO apoia o lançamento da “Caderneta de Saúde da Pessoa Trans” em Porto Velho

MPRO apoia o lançamento da “Caderneta de Saúde da Pessoa Trans” em Porto Velho

Iniciativa pioneira no país reúne informações sobre direitos e saúde física e mental de pessoas trans.
L
Governo de Rondônia lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

Governo de Rondônia lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

Iniciativa apresentada em Belém estabelece 11 pilares estratégicos para impulsionar o desenvolvimento sustentável, a inovação e a preservação ambiental no estado.
L
Palestra quebra tabus e alerta homens sobre a importância do cuidado com a saúde em Porto Velho

Palestra quebra tabus e alerta homens sobre a importância do cuidado com a saúde em Porto Velho

Em ação do Novembro Azul, Prefeitura promove debate sobre prevenção ao câncer de próstata e incentivo ao autocuidado masculino, reforçando a importância do diagnóstico precoce.
L
Cidade já tirou das ruas 88 mil toneladas de resíduos, o peso de 88 mil carros

Cidade já tirou das ruas 88 mil toneladas de resíduos, o peso de 88 mil carros

Operação Cidade Limpa, iniciada pela gestão do prefeito Léo Moraes, já recolheu mais de 88 mil toneladas de resíduos, transformando a paisagem urbana e melhorando a qualidade de vida na capital.
L
Prefeitura de Porto Velho regulamenta readaptação funcional e restrição de atividades para servidores municipais

Prefeitura de Porto Velho regulamenta readaptação funcional e restrição de atividades para servidores municipais

Decreto nº 21.398 estabelece critérios técnicos e administrativos para readaptação de servidores com limitações físicas ou psíquicas, promovendo dignidade e eficiência na administração pública.
L
Feira Agrotec reúne órgãos públicos e parceiros em ações de cidadania e fortalecimento do campo em Porto Velho

Feira Agrotec reúne órgãos públicos e parceiros em ações de cidadania e fortalecimento do campo em Porto Velho

Promovida pela Semagric, a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar acontece de 27 a 30 de novembro no Complexo Madeira-Mamoré, com foco em inovação, sustentabilidade e cidadania rural.
L
COP30: CAIXA integra campanha “Fome Não Tira Férias”

COP30: CAIXA integra campanha “Fome Não Tira Férias”

Iniciativa garante alimentação a crianças em vulnerabilidade durante o recesso escolar, com distribuição de cartões pré-pagos para compra de alimentos
L

Requerimento do Licenciamento Simplificado e Outorga: Ediene Barros Lima

Licenciamento Simplificado e Termo de Outorga
L
Sonic retorna ao Brasil em 2026 como SUV cupê

Sonic retorna ao Brasil em 2026 como SUV cupê

Modelo será produzido em Gravataí e marca estreia da Chevrolet no segmento de SUVs cupês
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.