DOMINGO, 19/10/2025

Em destaque

Acidentes fatais com a rede elétrica caem 8% em 2023, aponta Abradee

Associação lança campanha para prevenção de acidentes

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Acidentes fatais com a rede elétrica caem 8% em 2023, aponta Abradee
Marcello Casal JrAgência Brasil

O Brasil reduziu em quase 8% o número de acidentes fatais com a rede elétrica em 2023, se comparado ao ano anterior. No ano passado foram 250, enquanto no ano anterior chegaram a 270. Ainda assim, o setor teve um aumento de 26 casos no número total de acidentes em 2023. O ano fechou com 782 registros, que além de incidentes fatais, incluem lesões graves e leves. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (2) pelo presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira.

Conforme o levantamento da Abradee, a maior parte dos acidentes está relacionada à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, serviços realizados na rede, ligação elétrica clandestina, furto de condutor/equipamento de energia e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas.

“Mais de 50% desses acidentes se deveu a algum ato de alguém que se aproximou da rede, ou seja, a maior parte dos acidentes são provocados por alguma interação, seja por alguém que inadvertidamente tocou a rede durante uma obra, por exemplo, porque o principal elemento é a construção ou manutenção de obra civis. Seja por algum serviço prestado por uma empresa que também está atuando na mesma área como de telecomunicações ou simplesmente por atos de alguém que busca fazer contato com a rede para um furto de energia ou de condutores”, observou o presidente da Abradee.

Marcos Madureira explica que os roubos de cabos de energia são um dos riscos que podem provocar mortes. “Quando alguém vai roubar um cabo de energia elétrica, tem o risco de ao roubar o cabo tocar uma rede energizada ou correr o risco do cabo ir ao solo e acidentar alguém próximo. Tivemos este ano [2023] infelizmente 21 casos que envolveram furtos de condutores e de busca de equipamentos. Tivemos um total de 35 acidentes relacionados a este tipo de atitude e desses, 21 foram fatais. A taxa de fatalidade para essa ação é bastante elevada como o número mostra”, disse.

Os acidentes com balões também são uma preocupação, especialmente se atingem alguma instalação ou unidade de energia. “É um elemento complicado porque coloca em risco não só a rede, mas também instalações de maior porte como uma subestação de energia elétrica. A queda de um balão sobre uma instalação de energia elétrica traz um risco muito grande de tocar fogo em uma instalação maior da rede elétrica, pode provocar um curto circuito e provocar acidentes caracterizados em itens gerais. É um problema que infelizmente é crescente. A gente sabe que o balão, além da rede elétrica, traz riscos para outras situações como postos de combustíveis, tanques de abastecimento de refinarias. É também uma prática em que deve haver um esclarecimento do risco que um balão traz para a população”, destacou, acrescentando também que o ato de soltar pipas deve ser cercado de cuidados e só realizado longe de áreas de rede elétrica.

Campanhas

Madureira creditou parte da redução dos acidentes fatais ao efeito das campanhas regionais e nacional que a entidade desenvolve junto com as 39 distribuidoras associadas.

O presidente da Abradee divulgou a 18ª edição da Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica, que busca chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e de manter um comportamento seguro em relação à eletricidade. O esforço é para diminuir ainda mais o número de acidentes e, principalmente, preservar vidas.

“Um ponto importante de observar é que as pessoas não se aproximem e não busquem fazer nenhum ato que as coloque em contato com a rede elétrica. Isso é fundamental porque isso, sem dúvida nenhuma, salva vidas como a gente observou nas reduções que tivemos em 2023 em relação a 2022”, disse, defendendo ainda o empenho da sociedade para a construção de um ambiente mais seguro no uso da energia elétrica.

O slogan da campanha deste ano é Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica. “Se faz de uma forma mais lúdica em uma comparação ao cinema exatamente para chamar atenção que a protagonista é a vida, a prevenção da vida”.

Na intenção de atingir diferentes públicos, desde profissionais do setor elétrico até a população em geral, a campanha vai ser desenvolvida com materiais educativos, site exclusivo e ações nas mídias sociais e com influenciadores digitais.

Sobre o aumento de 26 casos na quantidade total de acidentes em 2023 com lesões graves e leves, o presidente comentou que mesmo com a redução de casos fatais os acidentes permanecem existindo e é mais uma situação, segundo ele, que requer esclarecimento à população.

“A busca que as pessoas tomem ciência do risco e da gravidade que um acidente pode trazer é a nossa forma de poder comunicar à população. Daí todo o trabalho realizado na campanha e junto com a imprensa”, apontou, sugerindo a disseminação das informações em escolas, grupos de bairros, representações de trabalhadores, na indústria da construção civil, na agricultura.

“O que nós desejamos é que possamos ter este número [de acidentes] zero. Esse é o nosso objetivo. Para isso, é um trabalho contínuo que nós temos”, defende.

A maior parte de acidentes fatais na área de construção ou manutenção predial, de acordo com o presidente da Abradee, inclui tanto atos de pessoas que estão em uma construção mais formal e se descuidam no desenvolvimento da obra, quanto às construções informais, onde as pessoas não preservam a área onde tem rede elétrica.

Na visão do presidente, o aumento no número total de acidentes mostra que é preciso intensificar os esforços de esclarecimento dos riscos de contato com a rede elétrica. Cada vida importa e nosso objetivo é zerar o índice de acidentes”, afirma. “Com a nova campanha, queremos alcançar um número ainda maior de pessoas e garantir que a mensagem de segurança chegue a todos os cantos do país”.

Na edição deste ano, a campanha traz um ponto novo com o alerta para a ocorrência dos eventos climáticos extremos como ocorreu no Rio Grande do Sul, que ainda luta pela recuperação de moradores e dos negócios.

“[Os eventos climáticos] têm tido impactos cada vez maiores. Trazer essa visão, que nesse tipo de evento, além dos aspectos relacionados à questão de falta de energia e a perdas materiais, a questão do risco também é muito importante. Na campanha e no material que estamos divulgando têm um capítulo exclusivo sobre os cuidados que se deve ter durante e após os eventos climáticos. A gente teve isso agora no Rio Grande do Sul, quando a gente conseguiu junto com as distribuidoras locais mostrar os cuidados que deveriam tomar para evitar acidentes mais graves envolvendo energia elétrica”, explica.

Regiões

Nos registros por região dos casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, a Sudeste foi a que teve o maior número (286), sendo a maioria (114) durante atividades de construção ou manutenção predial e 23 resultando em mortes. Incidentes com cabos energizados no solo somaram 19 e acidentes relacionados à poda de árvores chegaram a 18.

“É a região com maior número de acidentes, mas também a de maior população. Com isso, proporcionalmente as regiões terminam tendo quase que um volume equiparado se a gente considerar as densidades”, afirmou.

A segunda região com mais registros foi a Nordeste (233). A maior parte também ocorreu durante atividades de construção ou manutenção predial (77 incidentes). Entre eles, 22 resultaram em mortes. Incidentes envolvendo veículos, como atropelamentos ou batidas em postes, foram responsáveis por 17 casos, com 13 mortes.

No Norte foram 111 acidentes, sendo o tipo de cabo energizado com mais ocorrências. Do total de 17 houve 9 mortes. Na Região Sul o total é um pouco menor (105) e como nas anteriores a maior parte das ocorrências foi durante atividades de construção ou manutenção predial (30), incluindo duas mortes. Serviços na rede de telefonia e TV a cabo alcançaram 17 casos, com cinco mortes.

As distribuidoras de energia do Centro-Oeste anotaram 47 acidentes. Os relacionados à construção ou manutenção predial foram 12, seguidos dos relacionados a operações agrícolas com 11 acidentes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alexandre de Moraes defende ensino sobre gênero nas escolas e STF derruba lei de Garanhuns

STF derruba lei de Garanhuns que barrava temas de gênero nas escolas, e Moraes defende que educação não pode excluir a existência de pessoas trans, travestis e a diversidade da sociedade.
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (23/1) para seu signo

Horóscopo de domingo dia 19: menos drama, mais leveza e uma pitada de sinceridade

Previsões descontraídas para cada signo, com conselhos realistas, toque de humor e aquela dose de verdade que todo mundo precisa, mas nem sempre quer ouvir.
L

TCE expõe falhas graves em hospitais de Porto Velho e cobra soluções imediatas

Mesmo com reformas e entrega de insumos, o Hospital João Paulo II ainda enfrenta superlotação, falta de profissionais, equipamentos quebrados e escassez de medicamentos.
L
ASEPAF promove Festa do Dia das Crianças na Feira da Décima Avenida com Carreta Furacão

ASEPAF promove Festa do Dia das Crianças na Feira da Décima Avenida com Carreta Furacão

O evento gratuito acontece no dia 20 de outubro, a partir das 19h, e promete uma noite de alegria, música e diversão para toda a família.
L

Prefeitura realiza limpeza e remove entulho na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição

No sábado, (18), a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) removeu o entulho acumulado em quintais da rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição, zona Sul.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vintage Culture: Estrutura de camarote sofre danos e deixa feridos em Porto Velho

Parte do camarote cedeu durante show no estacionamento do Porto Velho Shopping, deixando pessoas feridas; chuva intensa horas antes pode ter contribuído para o incidente.
10

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Momento Agro: Rastreabilidade bovina com Julio Cesar Rocha Peres

Durante a entrevista, Julio Cesar irá explicar como funciona o sistema de rastreamento.
L

Programa Gospel News: Entrevista com Pr. Davi Lamarão

Uma conversa de fé e esperança que vai inspirar você!
L
Brasil registra 46 casos de intoxicação por metanol; oito mortes confirmadas

Brasil registra 46 casos de intoxicação por metanol; oito mortes confirmadas

Ministério da Saúde atualiza dados e informa 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, com 87 ocorrências ainda em investigação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L

POLÍTICA

Lula e Trump: química azeda e Brasil manda recado firme

Após tarifas e sanções impostas pelos EUA, Lula afirma que não vai aceitar líder estrangeiro “falar grosso com o Brasil” e alfineta Donald Trump em público.
L

Ciro Gomes deve se filiar ao PSDB e disputar governo do Ceará em 2026, diz presidente da sigla

Presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, afirma que filiação será oficializada na próxima semana e que Ciro pretende retornar ao comando do estado nas eleições de 2026.
L

Lula busca aproximação com a Assembleia de Deus Madureira

Encontro com o bispo Samuel Ferreira reforça estratégia política e religiosa do governo para 2026
L
Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

A capacitação é voltada a mulheres que desejam iniciar um empreendimento ou aprimorar a gestão de negócios já existentes.
L
Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, concede cinco dias para defesa do ex-presidente Fernando Collor justificar equipamento sem bateria durante prisão domiciliar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido de alta periculosidade de Rondônia é preso na Bolívia em operação integrada

Foragido de alta periculosidade de Rondônia é preso na Bolívia em operação integrada

O mandado foi cumprido sem resistência ou intercorrências.
12
Motociclista fica ferido em colisão entre moto e carro no bairro Lagoinha

Motociclista fica ferido em colisão entre moto e carro no bairro Lagoinha

Acidente aconteceu no cruzamento da Rua Benedito Inocêncio com a Rua Vasco da Gama.
14
Força Tática do 1º BPM prende suspeito com drogas em ponto de tráfico no bairro Embratel

Força Tática do 1º BPM prende suspeito com drogas em ponto de tráfico no bairro Embratel

O homem de 27 anos foi flagrado com pedra de crack e dinheiro durante operação no Beco da Duque de Caxias, área já conhecida pelo intenso comércio de entorpecentes.
10
Colisão entre motos deixa três homens feridos no bairro Lagoinha

Colisão entre motos deixa três homens feridos no bairro Lagoinha

A batida ocorreu no cruzamento das Ruas Atlético e Corinthians, na zona Leste de Porto Velho.
14
Força Tática do 9º prende suspeito durante assalto na BR-364 em Porto Velho

Força Tática do 9º prende suspeito durante assalto na BR-364 em Porto Velho

A prisão aconteceu na passarela em frente ao Atacadão.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Nerivaldo Bento da Silva

Natural de Porto Velho, Nerivaldo será lembrado pelo carinho, simplicidade e amor à música, deixando saudades em familiares e amigos, com despedida na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Cemitério Santo Antônio
L

ESOTERISMO: Sedução, atração e mistérios da Rosa

Muito além da beleza e do perfume, a rosa é vista como símbolo de poder espiritual, usada em rituais de amor, proteção, cura e transformação por tradições místicas ao redor do mundo.
L
Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Apesar da gravidade da batida, o motorista não ficou ferido, havendo apenas danos materiais.
10

Especialista em saúde pública desafia presidente do Conselho Municipal de Bellingham em disputa eleitoral

Disputa pelo Distrito 2 em Bellingham coloca frente a frente a presidente do Conselho Municipal, Hollie Huthman, e a epidemiologista Leah Wainman, que defendem propostas ligadas à habitação, saúde pública e equidade social.
L

Johnson chama protesto “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”; organizadores rebatem

Após chamar a manifestação “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”, o presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, é alvo de críticas de democratas e organizadores, que defendem o movimento como pacífico e pró-democracia.
L
Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Investigada por suposta ligação com organização criminosa e atos de tortura, a influencer tem o caso acompanhado de perto pelo advogado, que defende a aplicação de medidas cautelares.
L
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

A entrega de 269 títulos reforça o compromisso da Prefeitura em garantir moradia digna, segurança jurídica e inclusão social para centenas de famílias.
L
Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

O homem de 26 anos foi cercado e agredido por moradores após ser flagrado dentro de uma residência no bairro Agenor de Carvalho.
10
Carro avança preferencial e atinge casal de amigos em moto na Pau Ferro

Carro avança preferencial e atinge casal de amigos em moto na Pau Ferro

O casal ficou ferido após o motorista de um Palio invadir a preferencial no cruzamento da Rua Pau Ferro com Vitória Régia, no bairro Eldorado.
12
Curso de combate veicular aprimora técnicas e segurança dos policiais penais

Curso de combate veicular aprimora técnicas e segurança dos policiais penais

Capacitação em Porto Velho reforça estratégias de defesa e atuação em situações de risco.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.