O domínio de uma onda de ar seco, configuração típica do inverno, domina praticamente o mapa brasileiro, “o que bloqueia a formação de chuvas neste período”, pontua o MetSul. Chuvas significativas são observadas apenas numa faixa no extremo norte do Amazonas, em Roraima, no Pará e no Amapá, onde o clima chuvoso persiste.
Na região que compreende os estados de Rondônia, Acre e o sul do Amazonas, o prognóstico lançado na semana passada é mantido, ou seja, de escassez total de chuva, o que aumenta o risco de problemas respiratórios e queimadas criminosas. “No Acre, diminuiu bastante a projeção de chuva em relação à semana passada; sul do Amazonas sem chuva, Rondônia e grande parte do centro-sul do Pará e Tocantins”, explica a meteorologista do Instituto de Meteorologia do Sul, Estael Sias.
Frio Polar Derruba os Termômetros em Rondônia
Em meio à massa de ar seco que toma conta de praticamente todo o país, a previsão pontua a queda dos termômetros com a chegada de uma onda de frio polar. A mudança no tempo deverá ocorrer entre o sábado e o domingo (30).
As temperaturas mais amenas ficarão nos municípios localizados no sul do estado, como em Vilhena, Cabixi e Colorado do Oeste, onde as mínimas alcançarão valores entre 14ºC e 15ºC. Na capital, os termômetros não devem passar dos 19ºC. Aqui no News Rondônia, nós te manteremos informado a respeito dessa mudança nas próximas edições.