Abrir uma empresa em Porto Velho, Rondônia, tem se tornado um processo mais ágil graças aos esforços de desburocratização e digitalização de procedimentos. Isso refletiu numa publicação publicada há quatro dias numa plataforma do Centro de Liderança Política (CLP) sobre o ranking das cidades com menor tempo de abertura de empresas.
Foram avaliados 404° municípios. O de destaque rondoniense vai para Porto Velho, que ocupa num raio das 100+, a 60ª posição. O melhor desempenho dentro do estado, bem como entre as capitais da região norte.
Quando isolado por região, Porto Velho liderou o ranking entre as capitais, com o 1° lugar absoluto. Já no quesito entre todos os municípios da região, perde classificação para Altamira (PA) que têm a 15° posição, Parauapebas (PA) na 22°, Gurupi (TO) no 23° lugar, Araguaína (TO) na 38° posição, Bragança (PA) na 45°colocação e Palmas (TO) que fica na 54° posição.
Os dados foram atribuídos ao sistema REDESIM 2022 e posto no indicador do Ranking de Competitividade dos Municípios. O CLP considerou o tempo médio para abertura de empresas levando-se em consideração o tempo na etapa de viabilidade e o tempo na etapa de registro em todos os estados brasileiros.
“Para o cálculo do tempo para abertura de empresas não são incluídas na base as aberturas de empresas do tipo MEI (Microempreendedor Individual)”, informou.