Com o aumento da compra e da venda de veículos elétricos no Brasil, cresceu também a criação de pontos de recargas desses tipos de automóveis e de motocicletas. Atualmente, o nosso país possui 4.631 postos ou estações de recarga de veículos elétricos (VEs). Esse número acompanha a adesão de carros eletrificados em todo o território nacional, segundo dados divulgados na semana passada.
Da região Norte, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Rondônia possui 11 estações de recarga de veículos elétricos. O número é o terceiro maior da nossa região. Em primeiro lugar vem o Amazonas, com 18. O Pará, com 13 pontos, fica em segundo lugar. Tocantins tem seis estações. Acre e Amapá empatam com um, respectivamente. Roraima não possui pontos.

A ABVE estima que o país alcance 10.000 pontos de recarga de veículos elétricos em 2 anos. “Cada vez mais montadoras de elétricos ampliam sua participação de mercado no país, embora já possuam seus clientes foco, o modelo ainda não é um atrativo pelo preço elevado dos veículos. O estado de São Paulo possui a maior quantidade, são 1.437 eletropostos distribuídos, ou 31% do total nacional”, informou a plataforma Brasil em Mapas.
No Brasil, no primeiro trimestre de 2024, as vendas de carros 100% elétricos subiram nada menos que 39% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a ABVE. “Veículos elétricos e híbridos foram os mais vendidos do Brasil no 1º trimestre, registrando 36.000 emplacamentos nos primeiros três meses do ano, um crescimento de 127% ante 2023 com 14.786 unidades”, concluiu a plataforma BRMP.