SÁBADO, 14/02/2026

Em destaque

Ecoliga de Rondônia promove Seminário “Justiça e Cidadania em um Mundo de Emergências Ambientais”

O encontro debaterá sobre as mudanças climáticas extremas, suas consequências no bioma amazônico, bem como soluções e contribuições. 

Por TRT14 - 20

Publicado em 

Ecoliga de Rondônia promove Seminário "Justiça e Cidadania em um Mundo de Emergências Ambientais"

O Seminário “Justiça e Cidadania em um Mundo de Emergências Ambientais” será realizado de 19 a 21 de junho de 2024, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO). O encontro é promovido por instituições formadoras da Ecoliga de Rondônia, como o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).

O evento abordará mudanças climáticas extremas e suas consequências no bioma amazônico, bem como soluções e contribuições possíveis. O seminário inclui palestras sobre justiça ambiental e debates sobre sustentabilidade e reciclagem de resíduos.

Os temas serão conduzidos por diversos palestrantes e debatedores(as). Entre os destaques estão a juíza federal de Porto Alegre Rafaela Martins da Rosa, doutora em Direito e juíza colaboradora da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, que fará a palestra “Sistema de Justiça frente às Mudanças Climáticas”; e Gasodá Suruí, indígena do Povo Paiter Suruí e Superintendente Indígena do Estado de Rondônia, que compartilhará sua experiência e conhecimentos na mesa redonda “Natureza como sujeitos de direitos”. Esse momento será para debater sobre a atuação em rede no enfrentamento das mudanças climáticas na Amazônia.

Apresentações culturais

O seminário também contará com apresentações culturais. Haverá a participação do cantor Bado, conhecido por sua atuação no movimento musical de Porto Velho. Além disso, a multiartista Marcela Fernandes da Silva Bonfim, fotógrafa e artista visual, apresentará seu projeto “(Re)conhecendo a Amazônia Negra”, destacando a influência e a memória da população negra na região amazônica.

Durante o evento, também haverá uma exposição de Arte Indígena. Os participantes poderão entrar em contato com produtos artesanais feitos pelos povos originários da região.

Inscrições

As inscrições para o “II Seminário da Ecoliga/RO: Justiça e Cidadania em um Mundo de Emergências Ambientais” estão detalhadamente organizadas para atender tanto servidores(as) dos órgãos partícipes quanto o público em geral.

Os(as) servidores(as) do TJRO serão indicados(as) pela Diadec em conjunto com a unidade solicitante. Já os(as) servidores(as) dos demais órgãos governamentais do estado de Rondônia serão indicados(as) por seus(suas) respectivos(as) representantes, em conjunto com suas unidades.

Para o público externo, as inscrições devem ser realizadas no site da Emeron no menu inscrições, entre os dias 10 e 14 de junho de 2024.

As inscrições para participação presencial serão limitadas, com vagas destinadas a servidores(as) públicos e ao público geral, já a transmissão ao vivo estará disponível para um público ilimitado.

Sustentabilidade e ação social

O evento assume um compromisso com o “lixo zero” e busca minimizar a produção de lixo inservível e encaminhar resíduos reaproveitáveis para reciclagem, compostagem ou reutilização. O resultado da quantificação e destinação de resíduos será auditado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, com a expectativa de receber a Certificação Lixo Zero.

Estimula-se que os participantes levem copos e garrafas, evitando o uso de descartáveis. Além disso, como ação social, haverá um ponto de coleta de doações para as vítimas do desastre no Rio Grande do Sul.

Carta do Seminário 

Ao final do evento, será divulgada a “Carta do Seminário de Justiça e Cidadania em um Mundo de Emergências Ambientais”, uma construção conjunta dos(as) participantes, consolidando os pontos importantes para o enfrentamento das mudanças climáticas extremas. A Carta será encaminhada aos órgãos e instituições de interesse para ciência, validação e adequações.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parque da Cidade reabre com novas áreas de lazer

Parque da Cidade reabre com novas áreas de lazer

Espaço será reaberto às 5h deste sábado (14)
L
Feira de adoção oferece cães neste sábado

Feira de adoção oferece cães neste sábado

Evento acontece das 8h às 11h, no Parque da Cidade, com até 10 cães disponíveis para adoção responsável.
L
Amazônia, Gente e Justiça: Adriana Vieira da Costa fala sobre Lei do RECAM

Amazônia, Gente e Justiça: Adriana Vieira da Costa fala sobre Lei do RECAM

Programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Adriana Vieira da Costa para comentar a Lei nº 6.329/2026, que cria o RECAM em Rondônia.
L
Trânsito: Jaru terá novo fluxo nas avenidas Brasil e Marechal Rondon

Trânsito: Jaru terá novo fluxo nas avenidas Brasil e Marechal Rondon

Prefeitura anuncia sistema binário para reorganizar circulação, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança viária.
L
Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Ação foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, na BR-364.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O que assistir no Cine Araújo Porto Velho neste fim de semana

A programação do Cine Araújo reúne animação, aventura, suspense e títulos para todas as idades no fim de semana, com sessões durante a tarde e noite.
L
Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Programa Bora Ali entrevista Camila Schiavinato Canova sobre políticas públicas, Expo Turismo e inclusão por meio do Turismo Social no estado.
L
Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Relator do caso no STF rejeitou recursos de ex-comandantes por omissão no 8 de janeiro; ministros têm até o dia 24 de fevereiro para concluir o julgamento virtual.
L
Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Câmara argentina aprova novo Código Penal Juvenil e baixa responsabilidade penal para 14 anos; tema volta ao centro do debate sobre segurança pública no Brasil.
L

Nota de pesar: Zélia Melo de Oliveira dos Santos

Nascida em Manicoré e radicada em Porto Velho, Zélia Melo de Oliveira dos Santos deixa um legado de fé, amor à família e acolhimento que seguirá vivo na memória de todos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Delegado Camargo cobra explicações sobre transporte inter-hospitalar em RO

Deputado questiona Governo de Rondônia e SESAU sobre possíveis irregularidades trabalhistas e tributárias no Pregão nº 90197/2024.
L
Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Ministro defende que perdão legal não alcança delitos como ocultação de cadáver e sequestro que se estenderam além de 1979; julgamento foi suspenso por pedido de vista.
L
André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

Ministro do STF lidera inquérito sobre fraudes bancárias após saída de Dias Toffoli; magistrado busca atualização sobre dados colhidos em aparelhos apreendidos.
L
Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Proposta aprovada em comissão da Câmara dos Deputados do Brasil cria regras para destinação de máquinas apreendidas e busca segurança jurídica a trabalhadores do setor.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Emenda parlamentar assegura recursos para construção de quadra no Centro Educativo Dom Bosco, em Ji-Paraná.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende arma e droga em Itapuã do Oeste

PM apreende arma e droga em Itapuã do Oeste

Pistola calibre .380, munições e cerca de 330 gramas de cocaína foram localizadas após denúncia de ameaça
10
Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Homem foi detido após cortar o cabelo da companheira durante discussão no bairro Areia Branca.
10
Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Suspeitos foram localizados horas após crime no bairro Castanheiras
14
Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Thales publicou mensagem em rede social citando crise conjugal antes de atirar contra os filhos e cometer suicídio; documento foi apagado logo depois.
18
Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário Thales atirou contra os próprios filhos antes de tirar a vida; criança de 8 anos segue internada em estado gravíssimo em Goiás.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde reforça atendimento nos blocos de Carnaval

Saúde reforça atendimento nos blocos de Carnaval

Semusa disponibiliza Van de Acolhimento, Tenda da Saúde e equipes do Samu nos circuitos de blocos em Porto Velho.
L
Saúde divulga funcionamento no Carnaval

Saúde divulga funcionamento no Carnaval

UPAs e prontos atendimentos funcionam 24h; Corujão da Saúde atende casos leves até a meia-noite entre 13 e 19 de fevereiro.
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para monitor educacional

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para monitor educacional

Inscrições online ficam abertas de 16 a 20 de fevereiro; vagas são para contratação imediata e cadastro reserva na zona urbana e rural
L
Primeiras imagens de “Bom Futuro”: drama amazônico resgata memória e resistência feminina

Primeiras imagens de “Bom Futuro”: drama amazônico resgata memória e resistência feminina

Longa filmado em Rondônia mistura ficção histórica, thriller social e realismo mágico para revisitar o ciclo do garimpo sob o olhar de quatro mulheres.
L

Requerimento de Outorga: NUCLEO DE MEDICINA INTEGRATIVA DRA FERNANDA NATHALIA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

SESAU anula homologação e determina apuração sobre contratação de ambulâncias após parecer da PGE e questionamento do MPC.
L
Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra

Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra

Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra
L
Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Feriado prolongado exige revisão completa antes de enfrentar rodovias movimentadas
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.