SEXTA-FEIRA, 13/03/2026

Em destaque

Cheias afetaram mais de 206 mil propriedades rurais, diz Emater-RS

Perdas aparecem na produção, infraestrutura e no abastecimento d'água

Por Agência Brasil - 20

Publicado em 

Cheias afetaram mais de 206 mil propriedades rurais, diz Emater-RS
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Mais de 206 mil propriedades rurais foram afetadas pela catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, informa relatório feito pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Segundo o levantamento, as perdas foram amplas, não apenas na produção, mas também na infraestrutura e no abastecimento de água potável, como ocorreu com 34.519 famílias que ficaram sem acesso à água.

O período pesquisado pela Emater foi de 30 de abril a 24 de maio, mas, segundo a instituição, alguns dados ainda são preliminares, porque ainda não é possível estimar o real impacto das fortes chuvas no estado.

O relatório foi divulgado pelas secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e de Desenvolvimento Rural no início da semana, mas os escritórios regionais da Emater, por meio do sistema Sisperdas, continua abastecendo com informações o meio rural. O fato constatado é que 9.158 localidades foram atingidas pelas chuvas, enchentes e deslizamentos – dos 497 municípios gaúchos, 78 continuavam em estado de calamidade pública, a maioria no Vale do Taquari e na região metropolitana de Porto Alegre, enquanto 340, em situação de emergência.

Foram prejudicados 48.674 produtores de feijão, milho e soja e 19.190 famílias de agricultores tiveram perdas relativas à estrutura das propriedades, como casas, galpões, armazéns, silos, estufas e aviários. Cerca de 200 empreendimentos familiares da agroindústria foram afetados.

As fortes chuvas prejudicaram a produção da soja. Foram 2,71 milhões de toneladas perdidas. A Emater estimou em março deste ano colheita equivalente a 22,24 milhões de toneladas, de uma área plantada de 6,68 milhões de hectares e produtividade de 3.329 quilos por hectare. Porém, a área afetada pelas chuvas obrigou a uma nova estimativa, agora de 19,5 milhões de toneladas e produtividade média por hectare de 2.923 quilos.

Pecuária, frutícolas e hortaliças

Conformem o relatório, a perda na pecuária foi extensa, com 3.711 criadores gaúchos afetados – o maior número de animais mortos foi de aves: 1,2 milhão. As perdas de bovinos de corte e de leite, suínos, peixes e abelhas também foram elevadas. De acordo com o documento, a A vasta extensão de pastagens prejudicadas deve ocasionar impacto direto na produção de leite e de carne nos próximos meses.

Os citros, na região dos Vales, e a banana, nas encostas da Serra do Mar, foram as culturas mais prejudicadas, com impacto em 8.381 propriedades. O período do evento climático extremo coincidiu com a fase final de frutificação de importantes variedades de citros, em especial a bergamota, que já estava em colheita. Em muitos pomares, o solo ficou alagado, não somente em razão da inundação, mas por vários dias com precipitações volumosas.

O abastecimento de hortaliças nos centros urbanas foi fortemente afetado, com destaque nas áreas localizadas na região metropolitana, na Serra e nos vales do Taquari e do Caí. Considerando o volume e a área plantada, as maiores perdas foram de batata, brócolis e aipim. As péssimas condições das estradas vicinais, que são o eixo das propriedades rurais aos centros consumidores, reduziram a oferta de diversos produtos, embora não tenha ocorrido interrupção total no fornecimento, situação que permitiu uma menor elevação dos preços na Central de Abastecimento (Ceasa) do Rio Grande do Sul.

O relatório técnico completo da Emater inclui, ainda, os impactos para os povos tradicionais, a cultura do arroz, a floricultura, o abastecimento, o cooperativismo, as produções leiteira e florestal, além de dados meteorológicos e ações para o enfrentamento da calamidade.

Municípios em calamidade

Organizados por regiões administrativas, estes são os municípios em situação de calamidade:

Organizados por regiões administrativas:

 Caxias do Sul – Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cotiporã, Gramado, Santa Tereza e São Valentim do Sul.

Erechim – Barra do Rio Azul, Ponte Preta e Severiano de Almeida.

Lajeado – Arroio do Meio, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Muçum, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Feliz, Lajeado, Imigrante, Marques de Souza, Putinga, Relvado, Roca Sales, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Taquari, Travesseiro e Vespasiano Corrêa.

Porto Alegre – Alvorada, Arambaré, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esteio, Guaíba, Igrejinha, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Rolante, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas e Triunfo.

Pelotas – Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul.

Santa Maria – Agudo, Cachoeira do Sul, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Santa Maria, São João do Polêsine e São Martinho da Serra.

Soledade – Candelária, Fontoura Xavier, General Câmara, Ibarama, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, São José do Herval, Segredo, Sinimbu, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Infraestrutura Afetada

14.029 casas

8.164 galpões

328 armazéns

738 silos

594 estufas de fumo

2005 estufas de hortifruti

4.983 açudes para psicultura e irrigação

804 aviários

932 pocilgas

4.570 fontes de águas contaminadas

34.519 famílias sem acesso à água

2,7 milhões de toneladas perdidas de soja

15.661 produtores de soja afetados

1.4 milhão de hectares prejudicados

721,3 mil toneladas perdidas de milho (silagem)

7.693 produtores de milho afetados

32.681 hectares de milho afetados

160,7 mil toneladas perdidas de arroz

1,5 mil produtores de arroz afetados

89,9 mil hectares de arroz afetados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura amplia instalação de ecobueiros para reduzir alagamentos em Porto Velho

Prefeitura amplia instalação de ecobueiros para reduzir alagamentos em Porto Velho

Equipamentos instalados em pontos estratégicos ajudam a evitar entupimento da drenagem e contribuem para manter a cidade mais limpa.
L
MPRO prestigia homenagem do TRE-RO ao Tribunal de Justiça de Rondônia

MPRO prestigia homenagem do TRE-RO ao Tribunal de Justiça de Rondônia

Sessão solene reconheceu atuação do TJRO como parceiro institucional na promoção da cidadania e no fortalecimento da democracia no estado.
L
Procurador-Geral de Justiça destaca papel da imprensa em homenagem da Fenacom

Procurador-Geral de Justiça destaca papel da imprensa em homenagem da Fenacom

Chefe do Ministério Público de Rondônia recebeu título de “Amigo do Comunicador” durante evento realizado na Assembleia Legislativa.
L
Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 75 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 75 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.983 realizado nesta quinta-feira (12); próximo sorteio ocorre no sábado (14).
L
Justiça do Trabalho impõe regras rigorosas ao Rock in Rio após flagrante de trabalho escravo

Justiça do Trabalho impõe regras rigorosas ao Rock in Rio após flagrante de trabalho escravo

Decisão obriga organizadora a fiscalizar terceirizados e garantir condições dignas para a edição de 2026.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

SUS incorpora antibiótico para profilaxia pós-exposição contra sífilis e clamídia

SUS incorpora antibiótico para profilaxia pós-exposição contra sífilis e clamídia

Doxiciclina 100 mg passa a ser utilizada como medida preventiva no Sistema Único de Saúde; prazo para oferta na rede pública é de até 180 dias.
L
Nova lei blinda vítimas de estupro de vulnerável e proíbe relativização do crime

Nova lei blinda vítimas de estupro de vulnerável e proíbe relativização do crime

Sancionada no Dia Internacional da Mulher, a Lei nº 15.353/2026 estabelece a presunção absoluta de vulnerabilidade para menores de 14 anos, independentemente do histórico ou consentimento.
L
Anvisa alerta para riscos graves e sequelas incapacitantes pelo uso indevido de preenchedores

Anvisa alerta para riscos graves e sequelas incapacitantes pelo uso indevido de preenchedores

Agência adverte que aplicação de substâncias como PMMA e ácido hialurônico fora das especificações pode causar cegueira, embolia pulmonar e falência renal.
L
INSS alerta para golpe de aplicativo falso que promete reembolso a aposentados

INSS alerta para golpe de aplicativo falso que promete reembolso a aposentados

Programa malicioso “BeatBanker” é disseminado por sites fraudulentos para roubar senhas e dados bancários; órgão reforça que serviço oficial é feito apenas pelo “Meu INSS”.
L
STF decide que filhos adotivos nascidos no exterior são brasileiros natos

STF decide que filhos adotivos nascidos no exterior são brasileiros natos

Por unanimidade, ministros reafirmam que Constituição proíbe distinção entre filhos biológicos e adotivos; decisão garante nacionalidade originária.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Entidades de imprensa criticam operação da PF contra blogueiro no Maranhão

Entidades de imprensa criticam operação da PF contra blogueiro no Maranhão

Medida determinada pelo ministro Alexandre de Moraes é vista por associações como ameaça ao sigilo da fonte; blogueiro é investigado por monitorar rotina de Flávio Dino.
L
Moraes veta visita de assessor de Trump a Bolsonaro na Papudinha

Moraes veta visita de assessor de Trump a Bolsonaro na Papudinha

Ministro reconsiderou decisão após alerta do Itamaraty sobre risco de “ingerência indevida” em assuntos internos e irregularidades na agenda diplomática.
L
Massud Jorge Badra Neto assume a Secretaria de Educação de Rondônia

Massud Jorge Badra Neto assume a Secretaria de Educação de Rondônia

Mudança no comando da Seduc foi oficializada no Diário Oficial; novo secretário substitui Albaniza Batista de Oliveira, responsável pelo lançamento do concurso da Ibade com mais de 3 mil vagas.
L
Segunda Turma do STF decide hoje se mantém prisão de Daniel Vorcaro

Segunda Turma do STF decide hoje se mantém prisão de Daniel Vorcaro

Julgamento virtual começa às 11h; empate no placar pode favorecer o dono do Banco Master e resultar em sua soltura.
L
Coluna Espaço Aberto – Quando o poder investiga o jornalista, a liberdade de imprensa entra na mira

Coluna Espaço Aberto – Quando o poder investiga o jornalista, a liberdade de imprensa entra na mira

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morador é encontrado morto em residência no bairro Marcos Freire

Morador é encontrado morto em residência no bairro Marcos Freire

Esposa encontrou Osmar Teodolino Pereira, de 60 anos, sem vida ao retornar para casa; suspeita é de que o idoso tenha sofrido um infarto fulminante.
18
Disputa por "ponto" de esmolas termina em tentativa de agressão na Praça Ângelo Spadari em RO

Disputa por “ponto” de esmolas termina em tentativa de agressão na Praça Ângelo Spadari em RO

Policiais do PATAMO precisaram utilizar spray de pimenta e algemas para conter os envolvidos; briga em Vilhena começou após um dos homens se armar com pedaço de madeira.
12
Pimenteiras do Oeste registra 160 mm de chuva em temporal histórico

Pimenteiras do Oeste registra 160 mm de chuva em temporal histórico

Volume de chuva em um único dia inundou ruas e atingiu residências na cidade ribeirinha; Secretaria de Obras atuou para evitar perdas materiais de moradores.
10
Acidente em rua sem sinalização deixa motociclista ferido na zona leste

Acidente em rua sem sinalização deixa motociclista ferido na zona leste

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando os veículos seguiam em vias distintas, quando no cruzamento ocorre a colisão, deixando o piloto da moto ferido.
14
Polícia Civil recupera bicicleta furtada de estudante na zona Leste de Porto Velho

Polícia Civil recupera bicicleta furtada de estudante na zona Leste de Porto Velho

Ação realizada no âmbito da Atividade Delegada resultou na identificação do autor e na devolução do bem; crime ocorreu em bicicletário escolar.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura antecipa pagamento e reforça valorização de voluntários da educação

Prefeitura antecipa pagamento e reforça valorização de voluntários da educação

Ressarcimentos de janeiro e fevereiro foram pagos antes do prazo previsto para colaboradores que atuam em programas da rede municipal de ensino.
L
Policlínica Ana Adelaide oferece atendimento humanizado 24 horas em Porto Velho

Policlínica Ana Adelaide oferece atendimento humanizado 24 horas em Porto Velho

Unidade de saúde atende casos de urgência e emergência com classificação de risco e integra rede de pronto atendimento da capital.
L
Prefeitura garante R$ 10 milhões para salários do transporte escolar rural

Prefeitura garante R$ 10 milhões para salários do transporte escolar rural

Repasse aos conselhos escolares assegura pagamento de motoristas e monitores que atendem estudantes da zona rural de Porto Velho em 2026.
L

Requerimento de Outorga: OTACILIO FLORENTINO RIBEIRO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Distribuidoras sugerem que Petrobras amplie importação de diesel para garantir abastecimento

Distribuidoras sugerem que Petrobras amplie importação de diesel para garantir abastecimento

Proposta foi apresentada ao governo em Brasília; medidas anunciadas visam reduzir o preço do combustível em R$ 0,64 por litro nas bombas.
L
Safra de grãos deve atingir 353,4 milhões de toneladas no Brasil

Safra de grãos deve atingir 353,4 milhões de toneladas no Brasil

Levantamento da Conab aponta crescimento de 0,3% na produção agrícola e indica possibilidade de novo recorde na safra 2025/26.
L
Dia Mundial do Rim: Especialistas alertam para o avanço silencioso de doenças renais

Dia Mundial do Rim: Especialistas alertam para o avanço silencioso de doenças renais

No primeiro ano após a OMS classificar a doença renal como prioridade global, SBN reforça a importância do diagnóstico precoce.
L

Recebimento da Licença Ambiental: AREAL SÃO LUCAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO  LO n° 158659
L
Semana do Consumidor destaca importância do crédito consciente para evitar inadimplência

Semana do Consumidor destaca importância do crédito consciente para evitar inadimplência

Especialistas apontam que planejamento financeiro e informação são fundamentais para usar o crédito de forma responsável e evitar endividamento.
L