QUINTA-FEIRA, 31/07/2025

Ministério lança diretrizes para uso de câmera corporal para policial

Medida busca transparência das ações de segurança pública

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministério lança diretrizes para uso de câmera corporal para policial
Antônio Cruz/ Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, hoje (28), o teor de uma nova portaria ministerial com a qual a pasta estabelecerá orientações sobre o uso de câmeras corporais acopladas aos uniformes (as chamadas bodycams) pelos órgãos de segurança pública de todo o país.

A íntegra do texto que o ministro Ricardo Lewandowski assinou esta manhã será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Segundo a pasta, a iniciativa busca padronizar o uso dos equipamentos, aumentando a transparência das ações policiais.

As diretrizes deverão ser obrigatoriamente cumpridas pelos órgãos de segurança públicas federais, tais como as polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), bem como pela Força Nacional de Segurança Pública e pela Força Penal Nacional. Já nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, a implementação das normas será voluntária.

Para incentivar a adesão à iniciativa, o ministério estabeleceu que a liberação de recursos dos fundos Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional para projetos de implementação ou ampliação do uso de câmeras pelos órgãos de segurança locais estará condicionado à adequação, pelos entes federados, às novas normas.

“Os dois fundos financiam vários tipos de projetos, alguns deles muito bons, muito úteis, e que se integram na Política Nacional de Segurança Pública. Então, o que estamos condicionando é só a aplicação de verbas para [o uso das] câmeras corporais. Não podemos impedir um estado de receber verbas federais se ele apresentar um projeto [sobre outras iniciativas] que se adeque às diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública”, declarou o ministro Ricardo Lewandowksi a jornalistas, logo após assinar a nova portaria.

Acionamento

A portaria ministerial estabelece 16 situações específicas em que os equipamentos deverão ser acionados. São elas: atendimento de quaisquer ocorrências; atividades ostensivas; identificações e checagem de bens; buscas pessoais, veiculares ou domiciliares e durante ações operacionais envolvendo manifestações, controle de distúrbios civis, interdições ou reintegrações de posses.

As câmeras corporais também deverão ser ligadas durante o cumprimento de mandados judiciais; realização de perícias; atividades de fiscalização e vistoria técnica; ações de busca e salvamento; escoltas de presos; interações com custodiados; rotinas carcerárias (inclusive no atendimento a visitantes e advogados); intervenções em crises, como motins e rebeliões no sistema prisional; em situações de resistência à atuação policial ou de potencial confronto; acidentes de trânsito, bem como no patrulhamento preventivo e ostensivo e diligências com riscos de ocorrerem prisões, lesões corporais ou mortes.

A portaria prevê três modalidades de acionamento das câmeras: automático (a gravação é iniciada assim que o agente de segurança retira o equipamento da base, até o momento em que a devolve, se estende por todo o turno de trabalho); remoto (a gravação é iniciada ocasionalmente, à distância, por meio do sistema e por decisão da autoridade competente e por acionamento dos próprios integrantes dos órgãos de segurança pública, em resposta a determinadas ações, eventos, sinais específicos ou geolocalização.

Embora preveja as três formas de acionamento, a portaria destaca o acionamento automático como modo prioritário, a fim de que seja registrado o turno completo de trabalho. O documento também estabelece regras para armazenamento, guarda e compartilhamento das imagens captadas pelas câmeras. As gravações deverão ser armazenadas por no mínimo um ano e só poderão ser compartilhadas com autorização judicial ou para fins de investigação criminal ou administrativa.

“Estas são diretrizes nacionais para o uso das câmeras corporais, mas vivemos em um estado federativo, composto pela União, estados e municípios. Cada um destes entes políticos são autônomos dentro de suas competências. Então, esta portaria, não tem a intenção de conflitar com quem quer que seja, mas simplesmente estabelecer paradigmas”, declarou Lewandowski, destacando que o texto é fruto de “muitos estudos, análises, de várias discussões e de contatos com agentes policiais e representantes da sociedade civil”.

“Entendemos que em um assunto tão controvertido, que suscita tantas dúvidas, era importante estabelecermos diretrizes únicas para todo o país. Entendemos que, tecnicamente, esta é uma portaria muito sólida que, certamente, servirá de paradigmas para todas as corporações policiais [mas] nenhum texto legal é perfeito. Por mais que sejam fruto de estudos e discussões, eles apresentam imperfeições e podem ser aperfeiçoados. Certamente, a prática dirá que existem determinadas situações e aspectos [da portaria] que podem ser aperfeiçoados. E estamos prontos a aceitar qualquer sugestão”, acrescentou o ministro.

Segundo o ministério, as diretrizes levam em consideração evidências científicas que apontam que, nos países em que já foram adotadas, as câmeras corporais reduziram o emprego da força policial indevida e as reclamações quanto à conduta dos agentes de segurança de 25% a 61%.

No Brasil, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina já adotam o uso de câmeras corporais. Os estados de Minas Gerais, Rondônia e Roraima estão em fase de implementação. Além destes, as forças de segurança federais estão testando os sistemas – e, de acordo com o ministério, os resultados registrados pela Força Nacional de Segurança Pública e pela Polícia Rodoviária Federal vem se mostrando “positivos”.

Paulistas

Em São Paulo, um recente edital de licitação divulgado pelo governo estadual gerou críticas de entidades da sociedade civil por propor que, em vez da previsão inicial de gravação ininterrupta de todo o turno, o próprio policial se encarregue de ligar o equipamento no início de uma ocorrência. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, a medida visa, basicamente, a poupar as baterias dos equipamentos e reduzir custos com o armazenamento de imagens desnecessárias.

“O acionamento seguirá rígidas regras estabelecidas pela corporação a fim de garantir a gestão operacional e a eficiência do sistema. O policial que não cumprir o protocolo será responsabilizado. A câmera terá um sistema para armazenar imagens 90 segundos antes de ser acionada, para que seja possível registrar toda a ocorrência desde o início”, informou a secretaria paulista, em nota.

Questionado sobre o assunto, Lewandowski voltou a mencionar a autonomia dos entes federativos. “[O estado de] São Paulo é autônomo no que diz respeito a suas decisões em matéria de segurança pública. Claro que, de acordo com a lei que institui o Sistema Único de Segurança Pública seria desejável que todos os estados, o Distrito Federal e os municípios atendessem a essas diretrizes, pela qualidade técnica das mesmas. Evidentemente, não compete ao Ministério tomar nenhuma iniciativa contra qualquer ente federado que tenha uma outra diretriz. Cada um atua como quer, mas se as câmeras corporais forem financiadas com [recursos dos] fundos nacionais, obviamente, estes entes federados terão que se adequar às diretrizes ministeriais”, finalizou o ministro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A importância da comunicação na administração pública

Comunicação estratégica e transparente é chave para orientar a população, fortalecer a gestão pública e impulsionar o crescimento sustentável das cidades.
L

Paciente aguarda há mais de 18 horas transferência para hospital especializado após atendimento na Policlínica Ana Adelaide em Porto Velho

Família alerta que, sem antibióticos recomendados, quadro infeccioso pode piorar; paciente sem baço aguarda vaga para o Hospital João Paulo II ou Cemetron
L

Nome forte da comunicação, Paulo Afonso deixa SECOM da Prefeitura de Porto Velho comlegado de inovação e diálogo institucional

A decisão partiu do próprio Paulo Afonso, que focará na gestão de seus negócios.
L

Youtuber com mais de 2 milhões de inscritos visita Porto Velho e explora culinária rondoniense

Famoso por seu canal de gastronomia, Gabriel Bruno visita a capital rondoniense e se aventura por pratos e locais icônicos da cidade.
L
Vilhena: Homem preso em flagrante por furto de energia elétrica

Vilhena: Homem preso em flagrante por furto de energia elétrica

Ação da Energisa em Rondônia flagra desvio de energia em residência de Vilhena, ressaltando os perigos e impactos do furto de energia na qualidade do fornecimento e nas tarifas dos consumidores.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Teatro Vai à Escola abre agenda em Porto Velho com espetáculos para alunos e educadores

Projeto da Cia de Artes Evolução leva apresentações teatrais para escolas públicas e particulares, estimulando aprendizado, criatividade e cultura em Porto Velho.
L

Falece em Porto Velho, aos 63 anos, o empresário Chiquinho

Pioneiro na construção civil de Rondônia, Joaquim Ferreira dos Santos, o Chiquinho, faleceu após enfrentar problemas cardíacos, deixando legado e saudades.
L

Porto Velho recebe 1º Impostômetro da Região Norte em evento histórico da ACEP

Ferramenta de transparência fiscal será lançada nesta quinta-feira, 31 de julho, promovendo cidadania, responsabilidade política e liberdade econômica
L
Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Suco de laranja, combustíveis, minérios e aeronaves estão entre os itens isentos da tarifa de 50% imposta pelos EUA.
L

Fonte de Vida | Entrevista Marcos Beloti Leal e Michele Vieira Rodrigues

O programa Fonte de Vida desta quarta-feira, 30 de julho, às 16h, recebe Marcos Beloti Leal, físico e tecnólogo de informação, e Michele Vieira Rodrigues, assistente social. Uma conversa especial sobre ciência, tecnologia e atuação social.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa Sousa entrega calçados ortopédicos e destaca parceria com Hospital Santa Marcelina

A deputada Dra. Taíssa Sousa realizou entrega domiciliar de calçados ortopédicos por meio da Ação Mobilidade, em parceria com o Hospital Santa Marcelina.
L

Cláudia de Jesus entrega R$ 300 mil em medicamentos para Mirante da Serra após pedido de Ezequiel Goedert

A deputada Cláudia de Jesus destinou R$ 300 mil em medicamentos para Mirante da Serra, fortalecendo o SUS e ampliando o acesso à saúde básica.
L

Dra. Taíssa Sousa comemora início do asfaltamento da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Emenda de R$ 2 milhões da deputada Dra. Taíssa Sousa garante início da pavimentação da RO-420, com apoio do governador Marcos Rocha.
L

PEDIDO ATENDIDO: Pedro Geovar garante revitalização da quadra 4 de Janeiro no Flodoaldo Pontes Pinto

A solicitação de Pedro Geovar assegura limpeza, iluminação e novos equipamentos para a quadra de esportes do bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
L

ZONA SUL: Pedido de providência de Pedro Geovar garante manutenção da Rua Percy Holder em Porto Velho

A solicitação do vereador Pedro Geovar resultou em serviços da Semob para melhorar a mobilidade e a segurança no bairro Cidade do Lobo.
L
Publicidade

POLÍCIA

10º BPM evita execução de duas pessoas, prende suspeitos e apreende drogas e objetos furtados em Rolim de Moura

10º BPM evita execução de duas pessoas, prende suspeitos e apreende drogas e objetos furtados em Rolim de Moura

A mobilização começou após uma guarnição ser acionada para verificar um homem em atitude suspeita.
12
Adolescente é apreendido com drogas, dinheiro e pé de maconha na zona Sul de Porto Velho

Adolescente é apreendido com drogas, dinheiro e pé de maconha na zona Sul de Porto Velho

Menor foi flagrado pelo BPTAR com 60 porções de maconha, simulacro de pistola e material para embalar entorpecentes em casa no bairro Cidade Nova.
10
Confeiteiro morre afogado durante pescaria no Rio das Garças em Porto Velho

Confeiteiro morre afogado durante pescaria no Rio das Garças em Porto Velho

Tentou atravessar o Rio das Garças para ajudar uma mulher, mas desapareceu na água e foi encontrado sem vida.
18
Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Ação rápida da polícia resultou na interceptação e rendição dos suspeitos no bairro do Satélite.
14
Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Hoje o mesmo suspeito seria o autor de duas facadas que atingiram Roberto, que está monitorado pelo tentativa de homicídio, e foi socorrido ao Hospital.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho amplia atendimentos e investe R$ 37 milhões para modernizar a saúde na gestão Léo Moraes

A gestão Léo Moraes amplia atendimentos, reativa exames, inaugura unidades e moderniza serviços para garantir saúde pública de qualidade em Porto Velho.
L

Prefeitura de Porto Velho entrega Praça dos Taxistas revitalizada no bairro Flodoaldo Pontes Pinto

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Emdur, restaurou a Praça dos Taxistas, garantindo mais iluminação, limpeza e conforto para os moradores.
L

Governo de RO amplia Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho

A reforma da Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro amplia acesso, melhora estrutura e qualifica o atendimento especializado em Rondônia.
L
Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País

Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País

Com rede ampliada e novos produtos, fabricante projeta crescimento contínuo até o fim do ano.
L
Boletim Logístico da Conab revela queda nos preços de frete em diversas regiões

Operação de compra de milho em grãos pela Conab visa abastecer estoques públicos

A medida prevê a compra de 50 mil toneladas do cereal que será utilizado para recompor os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB)
L
Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Iniciativa em Porto Velho visa à detecção precoce da doença, oferecendo tomografias gratuitas para grupos de risco de 5 a 28 de agosto.
L
Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Legislação de 2012 permite aos Estados Unidos punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos e corruptos no exterior.
L
500 novos Peritos Médicos Federais vão acelerar análise de benefícios do INSS no Brasil

500 novos Peritos Médicos Federais vão acelerar análise de benefícios do INSS no Brasil

Nomeações priorizam as regiões Norte e Nordeste, as que têm maior tempo de espera, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional em até 46%.
L
Deputada Ieda Chaves cobra implementação de cadastro estadual de Pedófilos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de cadastro estadual de Pedófilos em Rondônia

Parlamentar busca informações sobre o funcionamento efetivo da ferramenta de combate a crimes sexuais infantojuvenis, em meio a dados alarmantes de violência.
L
Rondônia terá 20 novos peritos médicos federais para desafogar fila do INSS

Rondônia terá 20 novos peritos médicos federais para desafogar fila do INSS

A chegada dos profissionais aumentará em 111% a capacidade de atendimento, beneficiando oito municípios do estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.