DOMINGO, 01/03/2026

Em destaque

Ministério lança diretrizes para uso de câmera corporal para policial

Medida busca transparência das ações de segurança pública

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministério lança diretrizes para uso de câmera corporal para policial
Antônio Cruz/ Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, hoje (28), o teor de uma nova portaria ministerial com a qual a pasta estabelecerá orientações sobre o uso de câmeras corporais acopladas aos uniformes (as chamadas bodycams) pelos órgãos de segurança pública de todo o país.

A íntegra do texto que o ministro Ricardo Lewandowski assinou esta manhã será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Segundo a pasta, a iniciativa busca padronizar o uso dos equipamentos, aumentando a transparência das ações policiais.

As diretrizes deverão ser obrigatoriamente cumpridas pelos órgãos de segurança públicas federais, tais como as polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), bem como pela Força Nacional de Segurança Pública e pela Força Penal Nacional. Já nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, a implementação das normas será voluntária.

Para incentivar a adesão à iniciativa, o ministério estabeleceu que a liberação de recursos dos fundos Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional para projetos de implementação ou ampliação do uso de câmeras pelos órgãos de segurança locais estará condicionado à adequação, pelos entes federados, às novas normas.

“Os dois fundos financiam vários tipos de projetos, alguns deles muito bons, muito úteis, e que se integram na Política Nacional de Segurança Pública. Então, o que estamos condicionando é só a aplicação de verbas para [o uso das] câmeras corporais. Não podemos impedir um estado de receber verbas federais se ele apresentar um projeto [sobre outras iniciativas] que se adeque às diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública”, declarou o ministro Ricardo Lewandowksi a jornalistas, logo após assinar a nova portaria.

Acionamento

A portaria ministerial estabelece 16 situações específicas em que os equipamentos deverão ser acionados. São elas: atendimento de quaisquer ocorrências; atividades ostensivas; identificações e checagem de bens; buscas pessoais, veiculares ou domiciliares e durante ações operacionais envolvendo manifestações, controle de distúrbios civis, interdições ou reintegrações de posses.

As câmeras corporais também deverão ser ligadas durante o cumprimento de mandados judiciais; realização de perícias; atividades de fiscalização e vistoria técnica; ações de busca e salvamento; escoltas de presos; interações com custodiados; rotinas carcerárias (inclusive no atendimento a visitantes e advogados); intervenções em crises, como motins e rebeliões no sistema prisional; em situações de resistência à atuação policial ou de potencial confronto; acidentes de trânsito, bem como no patrulhamento preventivo e ostensivo e diligências com riscos de ocorrerem prisões, lesões corporais ou mortes.

A portaria prevê três modalidades de acionamento das câmeras: automático (a gravação é iniciada assim que o agente de segurança retira o equipamento da base, até o momento em que a devolve, se estende por todo o turno de trabalho); remoto (a gravação é iniciada ocasionalmente, à distância, por meio do sistema e por decisão da autoridade competente e por acionamento dos próprios integrantes dos órgãos de segurança pública, em resposta a determinadas ações, eventos, sinais específicos ou geolocalização.

Embora preveja as três formas de acionamento, a portaria destaca o acionamento automático como modo prioritário, a fim de que seja registrado o turno completo de trabalho. O documento também estabelece regras para armazenamento, guarda e compartilhamento das imagens captadas pelas câmeras. As gravações deverão ser armazenadas por no mínimo um ano e só poderão ser compartilhadas com autorização judicial ou para fins de investigação criminal ou administrativa.

“Estas são diretrizes nacionais para o uso das câmeras corporais, mas vivemos em um estado federativo, composto pela União, estados e municípios. Cada um destes entes políticos são autônomos dentro de suas competências. Então, esta portaria, não tem a intenção de conflitar com quem quer que seja, mas simplesmente estabelecer paradigmas”, declarou Lewandowski, destacando que o texto é fruto de “muitos estudos, análises, de várias discussões e de contatos com agentes policiais e representantes da sociedade civil”.

“Entendemos que em um assunto tão controvertido, que suscita tantas dúvidas, era importante estabelecermos diretrizes únicas para todo o país. Entendemos que, tecnicamente, esta é uma portaria muito sólida que, certamente, servirá de paradigmas para todas as corporações policiais [mas] nenhum texto legal é perfeito. Por mais que sejam fruto de estudos e discussões, eles apresentam imperfeições e podem ser aperfeiçoados. Certamente, a prática dirá que existem determinadas situações e aspectos [da portaria] que podem ser aperfeiçoados. E estamos prontos a aceitar qualquer sugestão”, acrescentou o ministro.

Segundo o ministério, as diretrizes levam em consideração evidências científicas que apontam que, nos países em que já foram adotadas, as câmeras corporais reduziram o emprego da força policial indevida e as reclamações quanto à conduta dos agentes de segurança de 25% a 61%.

No Brasil, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina já adotam o uso de câmeras corporais. Os estados de Minas Gerais, Rondônia e Roraima estão em fase de implementação. Além destes, as forças de segurança federais estão testando os sistemas – e, de acordo com o ministério, os resultados registrados pela Força Nacional de Segurança Pública e pela Polícia Rodoviária Federal vem se mostrando “positivos”.

Paulistas

Em São Paulo, um recente edital de licitação divulgado pelo governo estadual gerou críticas de entidades da sociedade civil por propor que, em vez da previsão inicial de gravação ininterrupta de todo o turno, o próprio policial se encarregue de ligar o equipamento no início de uma ocorrência. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, a medida visa, basicamente, a poupar as baterias dos equipamentos e reduzir custos com o armazenamento de imagens desnecessárias.

“O acionamento seguirá rígidas regras estabelecidas pela corporação a fim de garantir a gestão operacional e a eficiência do sistema. O policial que não cumprir o protocolo será responsabilizado. A câmera terá um sistema para armazenar imagens 90 segundos antes de ser acionada, para que seja possível registrar toda a ocorrência desde o início”, informou a secretaria paulista, em nota.

Questionado sobre o assunto, Lewandowski voltou a mencionar a autonomia dos entes federativos. “[O estado de] São Paulo é autônomo no que diz respeito a suas decisões em matéria de segurança pública. Claro que, de acordo com a lei que institui o Sistema Único de Segurança Pública seria desejável que todos os estados, o Distrito Federal e os municípios atendessem a essas diretrizes, pela qualidade técnica das mesmas. Evidentemente, não compete ao Ministério tomar nenhuma iniciativa contra qualquer ente federado que tenha uma outra diretriz. Cada um atua como quer, mas se as câmeras corporais forem financiadas com [recursos dos] fundos nacionais, obviamente, estes entes federados terão que se adequar às diretrizes ministeriais”, finalizou o ministro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Integração e tecnologia garantem regularização de Rondônia junto ao Fisco em 2026

Integração e tecnologia garantem regularização de Rondônia junto ao Fisco em 2026

Com atuação da Segep e Setic, governo estadual atinge 100% de adesão ao PGD-C e assegura direitos dos servidores
L
Integridade e transparência pública em Rondônia são celebradas em cerimônia no TCU

Integridade e transparência pública em Rondônia são celebradas em cerimônia no TCU

Em 2025, o Executivo estadual atingiu 97,96% de eficiência, após registrar 98,92% em 2024
L
Número de mortos por chuvas em Minas Gerais sobe para 66 com nova vítima

Número de mortos por chuvas em Minas Gerais sobe para 66 com nova vítima

Corpo de Bombeiros localiza homem em Juiz de Fora; buscas continuam por três desaparecidos, incluindo uma criança de 9 anos em meio aos escombros.
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por contenção

Itamaraty expressa “grave preocupação” com a ofensiva militar e reforça que a via diplomática é o único caminho para a paz na região.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Manoel Brito Ferreira

Motorista dedicado e apaixonado pela família, Manoel Brito Ferreira será lembrado pela generosidade, alegria contagiante e amor pelo Vasco da Gama.
L
Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Neste sábado, dia 28, às 11h, o Momento Agro recebe o advogado Gustavo Nobre de Azevedo para esclarecer dúvidas sobre Regularização Fundiária Urbana e seus impactos para moradores e produtores.
L
Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Programa Sintonia 360 recebe Raymisson Correa para falar sobre organização, segurança e cultura no Bloco Leste Folia.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 145 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.978 podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre no Espaço da Sorte com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Educação profissional registra salto histórico de 68% no Brasil em cinco anos

Piauí se consolida como referência nacional ao integrar ensino técnico em quase 70% das matrículas da rede pública estadual.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Iniciativa em parceria com a UEA busca subsidiar guia de boas práticas para hotéis e restaurantes; questionário online pode ser respondido até 30 de março.
L
Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Plano visa apoiar setores de aço, alumínio e autopeças afetados pelas sobretaxas de importação dos EUA; BNDES utilizará R$ 13 bilhões em recursos remanescentes.
L
Haddad classifica caso do Banco Master como "pancada" histórica no setor financeiro

Haddad classifica caso do Banco Master como “pancada” histórica no setor financeiro

Ministro da Fazenda descarta risco sistêmico imediato, mas confirma que fraude pode consumir até 50% dos recursos do Fundo Garantidor de Crédito.
L
Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Gilmar Mendes proíbe aceleração de pagamentos de penduricalhos no Judiciário e MP

Ministro do STF veda reprogramações financeiras para antecipar benefícios; órgãos têm 48 horas para comprovar cumprimento da suspensão de verbas acima do teto.
L
Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Lula visita Minas Gerais para apoiar vítimas das chuvas na Zona da Mata

Presidente sobrevoa regiões de Juiz de Fora e Ubá neste sábado e se reúne com prefeitos para coordenar a liberação de recursos emergenciais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ataque a tiros deixa dois baleados no Teixeirão

Ataque a tiros deixa dois baleados no Teixeirão

Vítimas foram levadas à UPA Leste e depois ao João Paulo II.
14
Bando é flagrado com drogas em boca de fumo na zona leste

Bando é flagrado com drogas em boca de fumo na zona leste

Ação do 5º Batalhão da PM na Rua Itatiaia, bairro Mariana, zona leste de Porto Velho, resultou na apreensão de drogas, dinheiro e quatro detidos.
12
Polícia Civil desarticula pontos de tráfico em São Miguel do Guaporé

Polícia Civil desarticula pontos de tráfico em São Miguel do Guaporé

Operação integrada com agentes de quatro cidades rondonienses resulta na prisão de dois suspeitos e apreensão de entorpecentes em locais distintos.
10
Polícia Civil cumpre prisões e reage a furtos de motos em Jaru

Polícia Civil cumpre prisões e reage a furtos de motos em Jaru

Mandados preventivos foram executados em Jaru e Ariquemes após investigação sobre série de crimes no município.
16
Dupla é presa, liberada e volta a furtar; PRF detém suspeitos em Jaru

Dupla é presa, liberada e volta a furtar; PRF detém suspeitos em Jaru

Após primeiro flagrante na zona rural de São Miguel do Guaporé, dois homens voltaram a cometer crime e foram presos novamente durante fiscalização da PRF.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mutirão em Porto Velho insere Implanon em mais de 400 mulheres

Mutirão em Porto Velho insere Implanon em mais de 400 mulheres

Público do programa pode acessar o serviço pela rede básica de saúde municipal
L
Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS

Imunização é destinada a grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e aplicada conforme avaliação de risco epidemiológico em Rondônia.
L
Potências mundiais divergem sobre ofensiva militar contra o Irã

Potências mundiais divergem sobre ofensiva militar contra o Irã

Enquanto Rússia e Espanha condenam o ataque unilateral, Japão e Austrália priorizam a segurança de seus cidadãos e o apoio à contenção nuclear do regime.
L
Companhias aéreas suspendem voos para o Oriente Médio após ataques no Irã

Companhias aéreas suspendem voos para o Oriente Médio após ataques no Irã

Espaço aéreo sobre sete países é fechado e quase 40% das rotas para Israel são canceladas; órgão regulador da Europa recomenda que empresas evitem a região de conflito.
L
Homem é preso por furtar celular de enfermeira em UBS de Vilhena

Homem é preso por furtar celular de enfermeira em UBS de Vilhena

Suspeito de 32 anos confessou o crime após ser identificado por rastreamento do aparelho e imagens de câmeras de segurança.
14
Ex-morador de Alta Floresta é executado dentro de carro em Cuiabá

Ex-morador de Alta Floresta é executado dentro de carro em Cuiabá

Empresário de 29 anos foi encontrado com as mãos amarradas e sinais de tiros e facadas na região do bairro Osmar Cabral.
18
Doenças raras: tecnologia e acolhimento aceleram diagnósticos no Brasil

Doenças raras: tecnologia e acolhimento aceleram diagnósticos no Brasil

Mobilização no último dia de fevereiro destaca avanços no sequenciamento genético e a criação de centros de referência para 13 milhões de brasileiros.
L
Polícia identifica 11 suspeitos e recupera 2 toneladas de carne em MT

Polícia identifica 11 suspeitos e recupera 2 toneladas de carne em MT

Carga foi saqueada após tombamento de caminhão na MT-235; todos os investigados confessaram participação e responderão por furto.
14
Novas diretrizes do SUS ampliam assistência para pacientes com fibromialgia

Novas diretrizes do SUS ampliam assistência para pacientes com fibromialgia

Governo Federal implementa tratamento multidisciplinar com foco em atividade física e suporte psicológico; lei sancionada em 2025 já reconhece a síndrome como deficiência.
L
Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Ataques dos EUA e de Israel espalham pânico e provocam fuga em massa no Irã

Civis relatam explosões em Teerã e Tabriz enquanto governo orienta evacuação; Operação Fúria Épica visa instalações estratégicas e nucleares do país.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.