SEXTA-FEIRA, 24/10/2025

Em destaque

Ministério lança diretrizes para uso de câmera corporal para policial

Medida busca transparência das ações de segurança pública

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministério lança diretrizes para uso de câmera corporal para policial
Antônio Cruz/ Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, hoje (28), o teor de uma nova portaria ministerial com a qual a pasta estabelecerá orientações sobre o uso de câmeras corporais acopladas aos uniformes (as chamadas bodycams) pelos órgãos de segurança pública de todo o país.

A íntegra do texto que o ministro Ricardo Lewandowski assinou esta manhã será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Segundo a pasta, a iniciativa busca padronizar o uso dos equipamentos, aumentando a transparência das ações policiais.

As diretrizes deverão ser obrigatoriamente cumpridas pelos órgãos de segurança públicas federais, tais como as polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), bem como pela Força Nacional de Segurança Pública e pela Força Penal Nacional. Já nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, a implementação das normas será voluntária.

Para incentivar a adesão à iniciativa, o ministério estabeleceu que a liberação de recursos dos fundos Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional para projetos de implementação ou ampliação do uso de câmeras pelos órgãos de segurança locais estará condicionado à adequação, pelos entes federados, às novas normas.

“Os dois fundos financiam vários tipos de projetos, alguns deles muito bons, muito úteis, e que se integram na Política Nacional de Segurança Pública. Então, o que estamos condicionando é só a aplicação de verbas para [o uso das] câmeras corporais. Não podemos impedir um estado de receber verbas federais se ele apresentar um projeto [sobre outras iniciativas] que se adeque às diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública”, declarou o ministro Ricardo Lewandowksi a jornalistas, logo após assinar a nova portaria.

Acionamento

A portaria ministerial estabelece 16 situações específicas em que os equipamentos deverão ser acionados. São elas: atendimento de quaisquer ocorrências; atividades ostensivas; identificações e checagem de bens; buscas pessoais, veiculares ou domiciliares e durante ações operacionais envolvendo manifestações, controle de distúrbios civis, interdições ou reintegrações de posses.

As câmeras corporais também deverão ser ligadas durante o cumprimento de mandados judiciais; realização de perícias; atividades de fiscalização e vistoria técnica; ações de busca e salvamento; escoltas de presos; interações com custodiados; rotinas carcerárias (inclusive no atendimento a visitantes e advogados); intervenções em crises, como motins e rebeliões no sistema prisional; em situações de resistência à atuação policial ou de potencial confronto; acidentes de trânsito, bem como no patrulhamento preventivo e ostensivo e diligências com riscos de ocorrerem prisões, lesões corporais ou mortes.

A portaria prevê três modalidades de acionamento das câmeras: automático (a gravação é iniciada assim que o agente de segurança retira o equipamento da base, até o momento em que a devolve, se estende por todo o turno de trabalho); remoto (a gravação é iniciada ocasionalmente, à distância, por meio do sistema e por decisão da autoridade competente e por acionamento dos próprios integrantes dos órgãos de segurança pública, em resposta a determinadas ações, eventos, sinais específicos ou geolocalização.

Embora preveja as três formas de acionamento, a portaria destaca o acionamento automático como modo prioritário, a fim de que seja registrado o turno completo de trabalho. O documento também estabelece regras para armazenamento, guarda e compartilhamento das imagens captadas pelas câmeras. As gravações deverão ser armazenadas por no mínimo um ano e só poderão ser compartilhadas com autorização judicial ou para fins de investigação criminal ou administrativa.

“Estas são diretrizes nacionais para o uso das câmeras corporais, mas vivemos em um estado federativo, composto pela União, estados e municípios. Cada um destes entes políticos são autônomos dentro de suas competências. Então, esta portaria, não tem a intenção de conflitar com quem quer que seja, mas simplesmente estabelecer paradigmas”, declarou Lewandowski, destacando que o texto é fruto de “muitos estudos, análises, de várias discussões e de contatos com agentes policiais e representantes da sociedade civil”.

“Entendemos que em um assunto tão controvertido, que suscita tantas dúvidas, era importante estabelecermos diretrizes únicas para todo o país. Entendemos que, tecnicamente, esta é uma portaria muito sólida que, certamente, servirá de paradigmas para todas as corporações policiais [mas] nenhum texto legal é perfeito. Por mais que sejam fruto de estudos e discussões, eles apresentam imperfeições e podem ser aperfeiçoados. Certamente, a prática dirá que existem determinadas situações e aspectos [da portaria] que podem ser aperfeiçoados. E estamos prontos a aceitar qualquer sugestão”, acrescentou o ministro.

Segundo o ministério, as diretrizes levam em consideração evidências científicas que apontam que, nos países em que já foram adotadas, as câmeras corporais reduziram o emprego da força policial indevida e as reclamações quanto à conduta dos agentes de segurança de 25% a 61%.

No Brasil, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina já adotam o uso de câmeras corporais. Os estados de Minas Gerais, Rondônia e Roraima estão em fase de implementação. Além destes, as forças de segurança federais estão testando os sistemas – e, de acordo com o ministério, os resultados registrados pela Força Nacional de Segurança Pública e pela Polícia Rodoviária Federal vem se mostrando “positivos”.

Paulistas

Em São Paulo, um recente edital de licitação divulgado pelo governo estadual gerou críticas de entidades da sociedade civil por propor que, em vez da previsão inicial de gravação ininterrupta de todo o turno, o próprio policial se encarregue de ligar o equipamento no início de uma ocorrência. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, a medida visa, basicamente, a poupar as baterias dos equipamentos e reduzir custos com o armazenamento de imagens desnecessárias.

“O acionamento seguirá rígidas regras estabelecidas pela corporação a fim de garantir a gestão operacional e a eficiência do sistema. O policial que não cumprir o protocolo será responsabilizado. A câmera terá um sistema para armazenar imagens 90 segundos antes de ser acionada, para que seja possível registrar toda a ocorrência desde o início”, informou a secretaria paulista, em nota.

Questionado sobre o assunto, Lewandowski voltou a mencionar a autonomia dos entes federativos. “[O estado de] São Paulo é autônomo no que diz respeito a suas decisões em matéria de segurança pública. Claro que, de acordo com a lei que institui o Sistema Único de Segurança Pública seria desejável que todos os estados, o Distrito Federal e os municípios atendessem a essas diretrizes, pela qualidade técnica das mesmas. Evidentemente, não compete ao Ministério tomar nenhuma iniciativa contra qualquer ente federado que tenha uma outra diretriz. Cada um atua como quer, mas se as câmeras corporais forem financiadas com [recursos dos] fundos nacionais, obviamente, estes entes federados terão que se adequar às diretrizes ministeriais”, finalizou o ministro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ed Sheeran confirma retorno ao Brasil em 2026

Pressão dos fãs nas redes sociais teria ajudado a garantir a nova turnê ‘Loop Tour’ no país.
L

Manoel Veríssimo lança “Legendário: O Homem que Subiu a Montanha” na Livraria Leitura Porto Velho

A obra do autor rondoniense Manoel Veríssimo Ferreira Neto chega às prateleiras da Livraria Leitura no Porto Velho Shopping, destacando uma história inspiradora de superação e conquista.
L
Prefeitura de Porto Velho antecipa pagamento de salários para sábado

Prefeitura de Porto Velho antecipa pagamento de salários para sábado

Medida celebra o Dia do Servidor Público e reforça valorização do funcionalismo municipal.
L

Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana no Brasil

O ponto alto da passagem será neste sábado, 25 de outubro, e o fenômeno só se repetirá daqui a 1,3 mil anos.
L
Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na segunda-feira

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na segunda-feira

Medida em homenagem ao Dia do Servidor Público mantém serviços essenciais funcionando e expediente volta na quarta-feira.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF forma maioria para manter nomeação de parentes em cargos políticos

STF forma maioria para manter nomeação de parentes em cargos políticos

Placar de 6 a 1 valida o entendimento de que a restrição de nepotismo não se aplica a cargos de natureza estritamente política.
L

Agenda News: Diga adeus aos pneuzinhos com massagem modeladora da Depile-se

A massagem modeladora combate gordura localizada, melhora o contorno corporal e deixa você se sentindo incrível!
L
Caixa criará fundo imobiliário com imóveis dos Correios

Caixa criará fundo imobiliário com imóveis dos Correios

O fundo visa gerar novas receitas para a estatal e complementará o empréstimo de R$ 20 bilhões.
L
Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros

Medida cautelar foi tomada após denúncia de falsificação e inclusão de ingrediente sem eficácia comprovada em outros produtos.
L
Polícia Federal deflagra operação contra fraude em diplomas na UNIR

Polícia Federal deflagra operação contra fraude em diplomas na UNIR

Ex-servidora usava documentos falsificados, incluindo títulos de graduação, mestrado e doutorado, para ascender na carreira docente da universidade.
12
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Forneiro de Padaria, Salário R$ 1.518,00

Panificadora Goiana abre vaga para forneiro em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Motorista Entregador, Salário R$ 1.598,00

Ello Eventos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Líder Operacional, Salário R$ 3.000,00

D&A Transportes contrata Líder Operacional em Porto Velho
L

POLÍTICA

Eyder Brasil entrega voto de louvor a jornalistas de Rondônia

Eyder Brasil entrega voto de louvor a jornalistas de Rondônia

Primeira etapa da homenagem será realizada na segunda-feira, contemplando cerca de 400 profissionais da imprensa.
L
Recursos do petróleo bancarão transição energética, diz Lula

Recursos do petróleo bancarão transição energética, diz Lula

Presidente afirmou na Indonésia que lucro com combustíveis fósseis ajudará a Petrobras a se tornar uma empresa de energia.
L
Ex-procurador do INSS usa HC para ficar em silêncio na CPMI

Ex-procurador do INSS usa HC para ficar em silêncio na CPMI

Virgílio Oliveira Filho, funcionário da AGU, não respondeu ao relator sobre evolução patrimonial; ele nega ser indiciado no esquema de R$ 6,3 bilhões.
L
STF começa julgar omissão do Congresso em criar imposto sobre grandes fortunas

STF começa julgar omissão do Congresso em criar imposto sobre grandes fortunas

Ação protocolada pelo PSOL em 2019 cobra que a União cumpra a Constituição e aprove lei complementar para instituir a tributação.
L
Câmara pede ao Ibama fiscalização de crimes ambientais da CSN

Câmara pede ao Ibama fiscalização de crimes ambientais da CSN

Comissão vê omissão do Instituto Estadual do Meio Ambiente e quer atuação federal devido à contaminação de rio e riscos à saúde em Volta Redonda.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Adolescente tenta fugir da PM em bicicleta motorizada artesanal

Adolescente tenta fugir da PM em bicicleta motorizada artesanal

Jovem pilotava veículo perigoso em alta velocidade e foi apreendido após perseguição.
12
Mulher de Theobroma perde R$ 2.840 em golpe do falso Pix

Mulher de Theobroma perde R$ 2.840 em golpe do falso Pix

Vítima transferiu o valor para um golpista que usou a foto da filha no perfil para pedir dinheiro.
10
Homem mata ex-esposa e companheiro dela e foge com o filho em Rondônia

Homem mata ex-esposa e companheiro dela e foge com o filho em Rondônia

Oziel é o principal suspeito do duplo homicídio no bairro Presidencial, motivado por uma disputa pela guarda do filho.
18
Polícia encontra carro e arma usados no assassinato de casal

Polícia encontra carro e arma usados no assassinato de casal

Veículo Toyota Corolla e revólver calibre .38, possivelmente utilizado no crime, foram localizados nesta sexta-feira (24); Oziel Francisco segue foragido.
14
PM recupera caminhonete roubada e apreende dois menores em RO

PM recupera caminhonete roubada e apreende dois menores em RO

Ação rápida da Radiopatrulha do 10º BPM resultou na recuperação do veículo e na detenção dos infratores, que tentaram fugir após avistarem a viatura.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho terá novo espaço de convivência social na Jorge Teixeira

Porto Velho terá novo espaço de convivência social na Jorge Teixeira

Prefeitura conclui obras de drenagem e prepara o “Boulevard das Águas” com pista de caminhada.
L
FIERO e SENAI-RO fortalecem cooperação tecnológica em missão à China

FIERO e SENAI-RO fortalecem cooperação tecnológica em missão à China

Presidente Marcelo Thomé visita centros de biotecnologia e se reúne com cônsul-geral do Brasil em Xangai.
L
PM impede possível feminicídio e prende agressor

PM impede possível feminicídio e prende agressor

Polícia arrombou a porta de uma residência após denúncia e encontrou a vítima sendo mantida sob ameaça com um facão no pescoço.
16
Fiat Argo Drive 2024 Econômico e Confortável na Zé Veículos

Fiat Argo Drive 2024 Econômico e Confortável na Zé Veículos

Praticidade e estilo para o seu dia a dia.
L
Jovem de Rolim de Moura morre após grave acidente de trânsito

Jovem de Rolim de Moura morre após grave acidente de trânsito

Lucas Carvalho, de 27 anos, teve morte cerebral confirmada em Cacoal após colidir a motocicleta que conduzia na traseira de uma carreta em Rolim de Moura.
18
Incêndio atinge residência no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Incêndio atinge residência no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Casa de madeira foi consumida rapidamente pelo fogo na Avenida Salvador; Corpo de Bombeiros foi acionado e não há registro de vítimas.
10
Suposto policial é vítima de golpe do barco e ameaça motoboy com arma

Suposto policial é vítima de golpe do barco e ameaça motoboy com arma

Homem transferiu R$ 6.500 por embarcação anunciada no Facebook e, ao ser enganado, apontou a arma para o motoboy que entregava o item, levando-o como “garantia”.
14
Foragido que matou vilhenense em garimpo é preso em operação conjunta

Foragido que matou vilhenense em garimpo é preso em operação conjunta

Rodrigo Abreu de Souza, faccionado de alta periculosidade, foi detido em Colniza (MT) após troca de informações entre as Polícias Civis de Mato Grosso e Rondônia.
12
Homem é preso após arrombar casa da ex e fazer ameaças

Homem é preso após arrombar casa da ex e fazer ameaças

Inconformado com o fim do relacionamento, acusado de 27 anos invadiu a residência da vítima, que acionou a Polícia Militar por violência doméstica.
14
PM é acionada após homem urinar com pênis exposto em muro de residência

PM é acionada após homem urinar com pênis exposto em muro de residência

Caso foi registrado como importunação ofensiva ao pudor; o responsável pela obra alegou que não é obrigado a fornecer instalações sanitárias.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.