TERÇA-FEIRA, 23/12/2025
Publicidade

Em destaque

Ministério lança diretrizes para uso de câmera corporal para policial

Medida busca transparência das ações de segurança pública

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministério lança diretrizes para uso de câmera corporal para policial
Antônio Cruz/ Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, hoje (28), o teor de uma nova portaria ministerial com a qual a pasta estabelecerá orientações sobre o uso de câmeras corporais acopladas aos uniformes (as chamadas bodycams) pelos órgãos de segurança pública de todo o país.

A íntegra do texto que o ministro Ricardo Lewandowski assinou esta manhã será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Segundo a pasta, a iniciativa busca padronizar o uso dos equipamentos, aumentando a transparência das ações policiais.

As diretrizes deverão ser obrigatoriamente cumpridas pelos órgãos de segurança públicas federais, tais como as polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), bem como pela Força Nacional de Segurança Pública e pela Força Penal Nacional. Já nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, a implementação das normas será voluntária.

Para incentivar a adesão à iniciativa, o ministério estabeleceu que a liberação de recursos dos fundos Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional para projetos de implementação ou ampliação do uso de câmeras pelos órgãos de segurança locais estará condicionado à adequação, pelos entes federados, às novas normas.

“Os dois fundos financiam vários tipos de projetos, alguns deles muito bons, muito úteis, e que se integram na Política Nacional de Segurança Pública. Então, o que estamos condicionando é só a aplicação de verbas para [o uso das] câmeras corporais. Não podemos impedir um estado de receber verbas federais se ele apresentar um projeto [sobre outras iniciativas] que se adeque às diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública”, declarou o ministro Ricardo Lewandowksi a jornalistas, logo após assinar a nova portaria.

Acionamento

A portaria ministerial estabelece 16 situações específicas em que os equipamentos deverão ser acionados. São elas: atendimento de quaisquer ocorrências; atividades ostensivas; identificações e checagem de bens; buscas pessoais, veiculares ou domiciliares e durante ações operacionais envolvendo manifestações, controle de distúrbios civis, interdições ou reintegrações de posses.

As câmeras corporais também deverão ser ligadas durante o cumprimento de mandados judiciais; realização de perícias; atividades de fiscalização e vistoria técnica; ações de busca e salvamento; escoltas de presos; interações com custodiados; rotinas carcerárias (inclusive no atendimento a visitantes e advogados); intervenções em crises, como motins e rebeliões no sistema prisional; em situações de resistência à atuação policial ou de potencial confronto; acidentes de trânsito, bem como no patrulhamento preventivo e ostensivo e diligências com riscos de ocorrerem prisões, lesões corporais ou mortes.

A portaria prevê três modalidades de acionamento das câmeras: automático (a gravação é iniciada assim que o agente de segurança retira o equipamento da base, até o momento em que a devolve, se estende por todo o turno de trabalho); remoto (a gravação é iniciada ocasionalmente, à distância, por meio do sistema e por decisão da autoridade competente e por acionamento dos próprios integrantes dos órgãos de segurança pública, em resposta a determinadas ações, eventos, sinais específicos ou geolocalização.

Embora preveja as três formas de acionamento, a portaria destaca o acionamento automático como modo prioritário, a fim de que seja registrado o turno completo de trabalho. O documento também estabelece regras para armazenamento, guarda e compartilhamento das imagens captadas pelas câmeras. As gravações deverão ser armazenadas por no mínimo um ano e só poderão ser compartilhadas com autorização judicial ou para fins de investigação criminal ou administrativa.

“Estas são diretrizes nacionais para o uso das câmeras corporais, mas vivemos em um estado federativo, composto pela União, estados e municípios. Cada um destes entes políticos são autônomos dentro de suas competências. Então, esta portaria, não tem a intenção de conflitar com quem quer que seja, mas simplesmente estabelecer paradigmas”, declarou Lewandowski, destacando que o texto é fruto de “muitos estudos, análises, de várias discussões e de contatos com agentes policiais e representantes da sociedade civil”.

“Entendemos que em um assunto tão controvertido, que suscita tantas dúvidas, era importante estabelecermos diretrizes únicas para todo o país. Entendemos que, tecnicamente, esta é uma portaria muito sólida que, certamente, servirá de paradigmas para todas as corporações policiais [mas] nenhum texto legal é perfeito. Por mais que sejam fruto de estudos e discussões, eles apresentam imperfeições e podem ser aperfeiçoados. Certamente, a prática dirá que existem determinadas situações e aspectos [da portaria] que podem ser aperfeiçoados. E estamos prontos a aceitar qualquer sugestão”, acrescentou o ministro.

Segundo o ministério, as diretrizes levam em consideração evidências científicas que apontam que, nos países em que já foram adotadas, as câmeras corporais reduziram o emprego da força policial indevida e as reclamações quanto à conduta dos agentes de segurança de 25% a 61%.

No Brasil, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina já adotam o uso de câmeras corporais. Os estados de Minas Gerais, Rondônia e Roraima estão em fase de implementação. Além destes, as forças de segurança federais estão testando os sistemas – e, de acordo com o ministério, os resultados registrados pela Força Nacional de Segurança Pública e pela Polícia Rodoviária Federal vem se mostrando “positivos”.

Paulistas

Em São Paulo, um recente edital de licitação divulgado pelo governo estadual gerou críticas de entidades da sociedade civil por propor que, em vez da previsão inicial de gravação ininterrupta de todo o turno, o próprio policial se encarregue de ligar o equipamento no início de uma ocorrência. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, a medida visa, basicamente, a poupar as baterias dos equipamentos e reduzir custos com o armazenamento de imagens desnecessárias.

“O acionamento seguirá rígidas regras estabelecidas pela corporação a fim de garantir a gestão operacional e a eficiência do sistema. O policial que não cumprir o protocolo será responsabilizado. A câmera terá um sistema para armazenar imagens 90 segundos antes de ser acionada, para que seja possível registrar toda a ocorrência desde o início”, informou a secretaria paulista, em nota.

Questionado sobre o assunto, Lewandowski voltou a mencionar a autonomia dos entes federativos. “[O estado de] São Paulo é autônomo no que diz respeito a suas decisões em matéria de segurança pública. Claro que, de acordo com a lei que institui o Sistema Único de Segurança Pública seria desejável que todos os estados, o Distrito Federal e os municípios atendessem a essas diretrizes, pela qualidade técnica das mesmas. Evidentemente, não compete ao Ministério tomar nenhuma iniciativa contra qualquer ente federado que tenha uma outra diretriz. Cada um atua como quer, mas se as câmeras corporais forem financiadas com [recursos dos] fundos nacionais, obviamente, estes entes federados terão que se adequar às diretrizes ministeriais”, finalizou o ministro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto do TJ garante novos equipamentos à assistência social

Projeto do TJ garante novos equipamentos à assistência social

Parceria institucional fortalece a assistência social municipal.
L

Trabalho, renda e proteção social impulsionam queda histórica da pobreza no Brasil

Reconstrução das políticas sociais, mercado de trabalho aquecido e justiça tributária explicam redução recorde da pobreza, da desigualdade e da fome no país.
L
Entrega de 592 moradias marca fim de ano em Porto Velho

Entrega de 592 moradias marca fim de ano em Porto Velho

Minha Casa, Minha Vida garante casas após mais de uma década de espera.
L
Ministério da Justiça envia pedido de extradição de Ramagem ao Itamaraty

Ministério da Justiça envia pedido de extradição de Ramagem ao Itamaraty

Governo federal inicia trâmite diplomático para trazer ex-diretor da Abin, condenado na trama golpista e foragido nos Estados Unidos.
L

Postes de concreto reforçam segurança e infraestrutura urbana

Estruturas sustentam energia, iluminação e conectividade; ConcreAço da Amazônia investe em inovação e durabilidade em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Polícia Militar apresenta balanço positivo de produtividade em 2025

Polícia Militar de Rondônia apresenta balanço positivo e redução de crimes em 2025

Corporação destaca queda histórica em roubos e homicídios na capital e no interior após investimentos em inteligência e tecnologia.
L
Lula assina indulto de Natal e exclui condenados por atos golpistas

Lula assina indulto de Natal e exclui condenados por atos golpistas

Decreto presidencial mantém proibição de perdão de pena para crimes contra o Estado Democrático de Direito e delitos hediondos.
L
Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno

Ex-ministro deverá utilizar tornozeleira eletrônica e fica proibido de acessar redes sociais ou utilizar telefone celular após laudo médico.
L
INSS altera horários de atendimento durante o Natal e o Ano Novo

INSS altera horários de atendimento durante o Natal e o Ano Novo

Agências da Previdência Social terão expediente reduzido nas vésperas e permanecerão fechadas nos feriados nacionais.
L
Gilmar Mendes defende debate interno sobre código de conduta no STF

Gilmar Mendes defende debate interno sobre código de conduta no STF

Ministro decano afirma não ser contrário a novas regras, mas critica questionamentos sobre participação em eventos privados.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo com foco em inclusão social

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo com foco em inclusão social

Novo ministro destaca que o turismo deve ser acessível para a maioria da população e agradece liderança do presidente da Câmara, Hugo Motta.
L
Toffoli prorroga permanência do Rio no regime de recuperação fiscal

Toffoli prorroga permanência do Rio no regime de recuperação fiscal

Ministro do STF mantém liminar que impede aplicação de multas pela União e define critérios para pagamento de dívidas em 2026.
L
Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Após cassação de mandato, ex-deputado volta a responder por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro e audiência de instrução é marcada para 2026.
L
Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Pobreza no Brasil recua com políticas sociais e mercado aquecido.
L
Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Nova legislação transfere servidores para a área de apoio especializado, redefine cargos e estabelece regras para o porte de arma no Judiciário.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Grave atropelamento deixa mãe e filho feridos na zona leste de Porto Velho

Grave atropelamento deixa mãe e filho feridos na zona leste de Porto Velho

Mãe e criança são atingidas por motocicleta no bairro Socialista enquanto tentavam atravessar a rua Mané Garrincha.
16
Equipe médica salva bebê após parto inesperado em banheiro de policlínica

Equipe médica salva bebê após parto inesperado em banheiro de policlínica

Recém-nascido sofre parada cardiorrespiratória após cair em vaso sanitário, mas é reanimado por profissionais da saúde no centro da capital.
10
Homem é preso armado durante cortejo fúnebre em Ji-Paraná

Homem é preso armado durante cortejo fúnebre em Ji-Paraná

Suspeito portava revólver calibre .38 em cemitério.
14
Polícia atende ocorrência de violência doméstica no São Cristóvão

Polícia atende ocorrência de violência doméstica no São Cristóvão

Vítima relatou ameaças e intimidação após consumo de álcool.
14
Policiais do 5º Batalhão prendem dupla armada na zona leste

Policiais do 5º Batalhão prendem dupla armada na zona leste

Abordagem comandada pelo sargento Frantz resulta na apreensão de revólver calibre 38 e evita crimes no bairro Socialista.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): AUTO POSTO J J LTDA

Renovação Licença Ambiental de Operação.
L
Venezuela adverte Trinidad e Tobago sobre possível ataque com apoio dos EUA

Venezuela adverte Trinidad e Tobago sobre possível ataque com apoio dos EUA

Ministro venezuelano do Interior afirma que país responderá a qualquer uso de território vizinho para ofensiva, em meio a tensões na Caricom.
L
Governo dos Estados Unidos triplica incentivo para deportação voluntária

Governo dos Estados Unidos triplica incentivo para deportação voluntária

Medida oferece 3 mil dólares para imigrantes irregulares que decidirem deixar o país até o fim de 2025 visando acelerar o processo de retorno.
L
Vingadores Doomsday revela trailer com retorno de Steve Rogers

Vingadores Doomsday revela trailer com retorno de Steve Rogers

Marvel aposta em tom épico e confirma elenco histórico para 2026.
L
Instabilidade no Nubank provoca queixas de clientes nesta terça-feira (23)

Instabilidade no Nubank provoca queixas de clientes nesta terça-feira (23)

Falhas em transações afetam Pix, pagamentos e resgates.
L
Exposição destaca arte de crianças da Educação Especial na Semed

Exposição destaca arte de crianças da Educação Especial na Semed

Projeto pedagógico usa a arte como instrumento de inclusão.
L
Energisa doa mudas nativas para ações ambientais da Sedam

Energisa doa mudas nativas para ações ambientais da Sedam

Preservação ambiental é reforçada com espécies amazônicas.
L
Conab alerta para aumento de golpes neste fim de ano

Conab alerta para aumento de golpes neste fim de ano

Instituição identifica fraudes ligadas a concurso e falsas doações.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.