SEGUNDA-FEIRA, 03/11/2025

Em destaque

O risco da sujeição do Presidente do Banco Central ao presidente da República

O Banco Central decidiu, por cinco votos a quatro, reduzir os juros Selic na base de 0,25 ponto, e não 0,50 como queriam quatro daqueles membros do Copom ligados ao presidente Lula.

Por Gabriela Romão

Publicado em 

Foto: Rodrigo Oliveira/Caixa Econômica Federal

Quero trazer aos leitores uma explicação muito simples do controle da inflação. O mundo inteiro e todos os economistas de todos os países, sabem que se controla a inflação, fundamentalmente, através de política monetária, isto é, com utilização dos jur os, e através de contas públicas em controle, não geradora de déficits que,sendo bem administrada, permite o equilíbrio da multiplicada política financeira e da política monetária.

Continua após a publicidade

À evidência, a fórmula que Galbraith considerada ideal e criada por Fisher, no início do século passado, reside na equação . O nível dos preços será estável se a velocidade da circulação da moeda por sua quantidade, divididas pelo volume das transações permanecerem estáveis.

O ex-ministro Paulo Guedes (governo anterior), que Roberto Campos, o avô, considerava um dos melhores economistas brasileiros, segundo o que me disse, controlou as contas públicas com tranquilidade. Naquele período chegamos a ter um superávit nas contas públicas, de 50 e poucos bilhões de reais, ou seja, um sal do no ano de 2022 de 0,2% do PIB.

O presidente Lula gasta de uma forma absurda, incoerente, incorreta e, de acordo com A Folha de S. Paulo, aventureira (13/05/2024 – Editorial – pág. 2).  Todos os economistas, que escrevem nos jornais mais importantes de São Paulo, têm criticado essa capacidade aleatória, sem definiçõ es e sem planejamento, de gastos do presidente da República. Não sou eu quem digo.  São economistas de jornais do porte do Estado de S. Paulo e da  Folha de S. Paulo.

Não houve política orçamentária, porque, ao contrário do superávit dos 51 bilhões no último ano de Bolsonaro, tivemos um déficit no primeiro ano do governo Lula no montante de 270 e poucos bilhões de reais, não por conta dos precatórios, que foram a penas de 90 bilhões de reais. Temos, pois, no país, somente política monetária para combater a inflação.

Reconheço que o ministro Fernando Haddad tem se esforçado para controlar as finanças. Foi um erro, entretanto, eliminar o teto de gastos, que proibia que o governo gastasse se não tivesse dinheiro. Mesmo assim, ele tentou um arcabouço fiscal para conciliar a capacidade de gastar sem definição de receitas por parte do presidente Lula e a necessidade de lutar pelo equilíbrio das contas públicas.  Nisso foi até desautorizado pelo presidente da República. E, hoje, o arcabouço deságua por todos os lados.

Mas o certo é que nós não temos política fiscal.  O presidente continua gastando.  As previsões de um déficit zero para 2025 já estão praticamente esgarçadas. E só resta a política monetária que, se por um lado tem que ser mais dura pela falta de control e que as finanças públicas enfrentam, por outro lado, os problemas de, nos Estados Unidos, os juros estarem sendo mantidos na base de 5,5%, em dólares, o que vale dizer, na prática, isto representa que há uma tendência universal de ao invés de se aplicar dinheiro no Brasil, aplicar-se dinheiro lá fora. À falta de recursos, portanto, de fora e dos gastos que superam sua capacidade de arrecadação, o Brasil vai se endividando.  Por isso, temos crescido, mês após mês, no governo Lula, em endividamento público.

Essa é a razão pela qual cinco dos membros do Copom entenderam que não era o momento de se reduzirem os juros, visto que o governo só conta com a política do Banco Central para controlar a inflação, já que não há um controle de gastos. Os economistas têm, pois, grande receio de que as contas públicas continuarão a despencar.

O que preocupa – é isso que gostaria de trazer aos leitores-,é que para os cinco dirigentes do Copom que votaram pelo 0,25, com moderação na redução, em face desses elementos preocupantes, tiveram quatro votos contrários, daqueles que foram indicados pelo president e Lula. O que vale dizer: a expectativa de gasto por parte do governo que levaria uma redução menor, não foi compreendida pelos membros indicados pelo presidente da República.

Ressalto que no fim deste ano teremos um novo presidente do Banco Central.  Possivelmente, será um desses quatro que queriam uma redução maior de juros para diminuir a força da política monetária, apesar de não ter força nenhuma na política orçamentária.

Isso causa perplexidade, e não sem razão estamos vendo a popularidade do presidente Lula cair.  A preocupação de analistas brasileiros e do exterior é de que corremos o risco de não ter condições de melhorar nosso desenvolvimento, mas mais do que isso, infelizmente devemos piorar.

Se vier um presidente que resolva não dar a independência que o Banco Central deveria ter em relação ao Poder Executivo para garantir uma política monetária, na falta de política orçamentária,  e se tivermos um presidente do Banco Central submetido ao presidente da Rep&ú ; ;blica, não adotando o comportamento dos bancos centrais de todo o mundo – como ocorre, por exemplo, com o presidente do Banco Central do Sistema da Reserva Federal americana que age para controlar a inflação ,  corremos o risco de não termos nem política financeira, nem política monetária quando o Banco Central perder Roberto Campos Neto. Poderá transformar-se, pois,apenas em um agregado do Poder Executivo, seguindo o que pretende o presidente da República.  E corremos o risco de não ter, para combater a inflação, nem política orçamentária e financeira de contas públicas, nem política monetária.

É essa grande preocupação que fiquei após ver que por apenas 5 a 4 pode o Banco Central reduzir em 0,25% e não 0,50%, como queriam os indicados do presidente Lula, em uma sinalização de que a política monetária para o presidente da República e para os seus indicados poderá não ser um instrumento de redução inflacionária.

O jurista e o advogado, Por Ives Gandra da Silva Martins

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio -SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

No Acre, cafés de Rondônia são apresentados a compradores internacionais

Produtores rondonienses participam do Exporta Mais Brasil em Rio Branco, apresentando o robusta amazônico a compradores internacionais e fortalecendo o café como símbolo de qualidade e sustentabilidade.
L

Decreto de Léo autoriza comissão para revisar plano de cargos da saúde da capital

O prefeito Leo Moraes cria comissão para revisar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde, buscando valorizar servidores e modernizar a estrutura da rede municipal.
L
Rondônia participa do 1º Mutirão Nacional de Diagnóstico da Habitabilidade em presídios

Rondônia participa do 1º Mutirão Nacional de Diagnóstico da Habitabilidade em presídios

Estado realiza inspeções em unidades prisionais para avaliar infraestrutura, salubridade e condições de custódia.
L

Michael Storchi assume o ‘Tá na Hora Rondônia’ e reforça compromisso com informação de qualidade no final do dia

O jornalista Michael Storchi assume o comando do programa Tá na Hora Rondônia, na TV Norte SBT, com a missão de informar com responsabilidade, análise e bom humor.
L

“Traição”: fúria de pecuaristas americanos com plano de Trump de importar mais carne argentina

O presidente Donald Trump anunciou um plano para aumentar as importações de carne bovina argentina (podendo quadruplicar a cota de 20 mil para 80 mil toneladas) para reduzir preços, gerando revolta em pecuaristas americanos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Estudante de Jaru apresenta estudos sobre verminoses em bezerros leiteiros durante Congresso Internacional

O estudante Cauan Moura, do IFRO de Jaru, apresentou pesquisas sobre saúde de rebanhos leiteiros no VI Congresso Internacional de Pecuária Leiteira da Amazônia Ocidental, destacando o papel da ciência na pecuária regional.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Morre Lô Borges, ícone da MPB e fundador do Clube da Esquina

Morre Lô Borges, ícone da MPB e fundador do Clube da Esquina

Cantor e compositor mineiro faleceu aos 73 anos após intoxicação por medicamentos em Belo Horizonte.
L
Prefeitura de Porto Velho destaca saúde integral do homem no Novembro Azul 2025

Prefeitura de Porto Velho destaca saúde integral do homem no Novembro Azul 2025

Campanha deste ano amplia foco para além do câncer de próstata, abordando saúde física, mental e emocional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

Vaga de emprego para Analista de Operações em Porto Velho, Salário R$ 7.000,00

A Nova364 está contratando Analista de Operações para atuar no acompanhamento de orçamentos, medições, relatórios e gestão de desempenho operacional.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Pavimentação em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A Nova364 está contratando Engenheiro de Pavimentação com experiência em obras rodoviárias, domínio técnico em dimensionamento e restauração de pavimentos.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Orçamento em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A empresa Nova364 está contratando Engenheiro de Orçamento com experiência em obras rodoviárias e domínio em Excel e AutoCAD avançado.
L

POLÍTICA

Cristiane Lopes defende produtores rurais em audiência sobre embargos do Ibama

Cristiane Lopes defende produtores rurais em audiência sobre embargos do Ibama

Deputada cobra transparência, diálogo e segurança jurídica para famílias afetadas por restrições ambientais.
L
Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para residência multiprofissional em Espigão do Oeste

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para residência multiprofissional em Espigão do Oeste

Recursos federais fortalecem saúde e ampliam atendimento em diversas áreas do município.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante R$ 100 mil para notebooks em Vale do Paraíso

Emenda de Cláudia de Jesus garante R$ 100 mil para notebooks em Vale do Paraíso

Recursos destinados pela parlamentar serão usados na modernização dos serviços de saúde.
L
Pedro Fernandes alerta para riscos de insegurança jurídica no campo em Rondônia

Pedro Fernandes alerta para riscos de insegurança jurídica no campo em Rondônia

Deputado denuncia conflitos fundiários em Alvorada do Oeste e situações semelhantes em Campo Novo e Monte Negro.
L
Lula diz que COP30 levará novo olhar mundial para a Amazônia

Lula diz que COP30 levará novo olhar mundial para a Amazônia

Em visita a ribeirinhos no Pará, presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca a COP30 como oportunidade para que o mundo valorize a floresta com sustentação econômica e social.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende 34 kg de cocaína em Porto Velho

PRF em Rondônia apreende 34 kg de cocaína em Porto Velho

Um homem de 44 anos foi preso.
10
Suspeito foragido com tornozeleira rompida é preso em Candeias do Jamari

Suspeito foragido com tornozeleira rompida é preso em Candeias do Jamari

A Polícia Militar prendeu Adauto B., conhecido como Socó, que possuía diversas passagens e estava com a tornozeleira eletrônica rompida desde setembro.
12
Alarme impede novo furto em escola e ladrão é preso

Alarme impede novo furto em escola e ladrão é preso

Dois dias após roubar TV, criminoso volta à Escola Luiz Eduardo Rover com comparsas, mas sistema de monitoramento aciona a PM, que prende um dos invasores.
10
Trio do PCC é preso com pistola e coletes balísticos após ameaçarem policial no Morar Melhor

Trio do PCC é preso com pistola e coletes balísticos após ameaçarem policial no Morar Melhor

De acordo com informações apuradas pelo site, o trio teria feito ameaças de morte a um policial no condomínio popular, e com a chegada da PM os suspeitos foram detidos.
10
Motociclista bate em traseira de outro veículo e fica ferido na 7 de Setembro

Motociclista bate em traseira de outro veículo e fica ferido na 7 de Setembro

Testemunhas contaram que o rapaz seguia em direção a Avenida Rio Madeira, quando outra moto que estava em frente dele freou bruscamente, e ocorreu a colisão traseira.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): ALMEIDA & LONGONI LTDA

Licença Previa (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação  (LO)
L
UNIR promove III Conecta em Porto Velho com pesquisa, inovação e sustentabilidade

UNIR promove III Conecta em Porto Velho com pesquisa, inovação e sustentabilidade

Evento gratuito reúne pesquisadores, estudantes e startups para compartilhar descobertas e soluções inovadoras na Amazônia.
L
10º Acelero Enem encerra ciclo em Guajará-Mirim com casa cheia e dicas para a prova

10º Acelero Enem encerra ciclo em Guajará-Mirim com casa cheia e dicas para a prova

Aulão da Elero reuniu estudantes em intensivo de revisão, com sorteios, materiais de apoio e orientações estratégicas para o Enem 2025.
L
Prefeitura convida população a diálogo sobre planejamento urbano e mudanças climáticas

Prefeitura convida população a diálogo sobre planejamento urbano e mudanças climáticas

Evento preparatório antecede a 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo.
L

Recebimento de Declaração de Conclusão de Obra: MAUI CONSTRUCÕES E INCORPORACÕES IMOBILIARIAS LTDA

Deixe seu comentário Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade
L
Prefeitura de Jaru divulga cronograma do Novembro Azul

Prefeitura de Jaru divulga cronograma do Novembro Azul

Campanha promove conscientização sobre saúde do homem com testes, consultas e atividades educativas.
L
TRT-14 promove palestra on-line sobre diversidade com Rita Von Hunty

TRT-14 promove palestra on-line sobre diversidade com Rita Von Hunty

Evento destaca epistemologias do Sul Global e reforça políticas de igualdade de gênero, raça e direitos humanos.
L
Renault e Geely ampliam cooperação para veículos eletrificados no mercado brasileiro

Renault e Geely ampliam cooperação para veículos eletrificados no mercado brasileiro

Produção conjunta e distribuição ampliada marcam nova fase da fabricante francesa com participação da chinesa
L
McDonald’s lança réplica do RB21 em parceria com Red Bull Racing

McDonald’s lança réplica do RB21 em parceria com Red Bull Racing

Miniatura colecionável do carro de Verstappen chega aos restaurantes em novembro com venda limitada.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.