DOMINGO, 25/01/2026

Em destaque

Prefeitura apresenta projeto de Cadastro Territorial Multifinalitário para implementar a estratégia de modernização da gestão urbana do Plano Diretor

Objetivo do projeto é organizar as bases de dados do Município para possibilitar uma gestão territorial mais eficiente

Por Daniela Castelo Branco\SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Prefeitura apresenta projeto de Cadastro Territorial Multifinalitário para implementar a estratégia de modernização da gestão urbana do Plano Diretor
Foto: SMC

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), avança no projeto “A Cidade na palma da mão”, que se trata de um instrumento de ordenamento territorial, especificamente o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM).

O projeto do CTM ganhou força a partir do momento em que a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Sempog, foi selecionada para participar da Mentoria de Ordenamento Territorial em Cidades Amazônicas, iniciativa do Ministério das Cidades, quando o município de Porto Velho teve a sua proposta selecionada junto a outros quatro municípios amazônicos. A oficialização da participação se deu por meio da assinatura do prefeito Hildon Chaves, com a presença do ministro Jader Barbalho Filho, do Ministério das Cidades, em outubro de 2023 no 1º Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho.

A mentoria foi realizada no âmbito do Projeto da Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável – Andus, por meio de cooperação técnica entre o Ministério das Cidades (MCid) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, fazendo parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) e foi implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Após a vinda da equipe da mentoria em Janeiro deste ano, a prefeitura de Porto Velho foi convidada pela Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP) a participar do evento “Amazônia Urbana em Foco – Conexões para o Desenvolvimento Sustentável” na cidade de Brasília. O evento ocorreu em abril e na ocasião a equipe de Porto Velho também apresentou um pitch do projeto Cadastro Territorial Multifinalitário, elaborado no âmbito da mentoria. No local havia representantes de diversas instituições como o governo federal, por meio do Ministério da Cidade, a agência Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), financiadoras nacionais e internacionais, articuladoras, implementadoras e o governo municipal através dos municípios que participaram da mentoria.

CAPACITAÇÃO

Prefeitura apresenta projeto de Cadastro Territorial Multifinalitário para implementar a estratégia de modernização da gestão urbana do Plano Diretor
A ferramenta de consulta contém dados sobre a infraestrutura do município

A Sempog está inserida na Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Redus), e por meio dessa rede, começou a participar da Comunidade CTM, uma comunidade que tem pessoas do Brasil inteiro, principalmente pessoas voltadas à administração pública municipal e do meio acadêmico, onde ocorre a troca de experiências e informações sobre o tema CTM.

Ainda por meio da Redus, a Sempog está participando da Turma piloto do curso EaD: “Cadastro Territorial Multifinalitário Aplicado à Gestão Municipal” com coordenação pelo professor doutor em Engenharia de Produção Everton da Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Oportunidade única que a Prefeitura de Porto Velho tem a chance de participar, pois além de ser mais um ambiente de capacitação e troca de experiências sobre o tema. Importa ressaltar que este curso será ofertado no Portal Capacidades do Ministério das Cidades.

“O município, através da Secretaria de Planejamento, tem se capacitado para elaborar esse projeto”, ressaltou Camila Loss, engenheira civil e gerente da divisão de monitoramento e avaliação do plano diretor. O Cadastro é um sistema que vai apresentar todas as informações municipais e será uma ferramenta constantemente atualizada. Os dados do relatório apresentados no começo do mês irão compor o CTM, uma ferramenta para auxiliar a modernização urbana.

“O CTM vai facilitar a implementação do Sistema Municipal de Informações Urbanas e Territoriais que é um sistema estruturante do Plano Diretor”, explicou a subsecretária da Sempog, Raísa Tavares.

Segundo Fabiana Oliveira, diretora do Departamento de Implementação do Plano Diretor, o projeto está em fase de elaboração interna. De acordo ainda com a diretora, o objetivo maior é modernizar a gestão urbana, estratégia já estabelecida pelo Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho.

“O Departamento de Geoprocessamento está trabalhando nessa organização e capacitando as outras secretarias. Algumas das informações já consolidadas podem ser acessadas no GeoPortal“.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Capital rondoniense completa 111 anos de instalação com obras em infraestrutura, lazer, saneamento, saúde, educação e desenvolvimento econômico
L
Porto Velho celebra 111 anos com avanços em infraestrutura e desenvolvimento

Porto Velho celebra 111 anos com avanços em infraestrutura e desenvolvimento

Capital de Rondônia completa 111 anos de instalação com investimentos do governo estadual em mobilidade, saúde, educação e qualidade de vida
L
Comitê de Mudanças Climáticas define ações para 2026

Comitê de Mudanças Climáticas define ações para 2026

Primeira reunião do comitê debateu a atualização do plano de ação e a realização do 1º Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, previsto para março.
L
Entidades de Rondônia alertam para impactos da concessão da BR-364

Entidades de Rondônia alertam para impactos da concessão da BR-364

O Crea-RO e representantes do setor produtivo enviaram uma carta à bancada federal manifestando preocupação com os reflexos econômicos do modelo de pedágio na rodovia federal.
L
Dunlop reforça presença no agronegócio com soluções de alta resistência

Dunlop reforça presença no agronegócio com soluções de alta resistência

Pneus SP926 e SP571 apresentam ganhos de rendimento e ampliam vida útil da carcaça.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Ana Clara Uchôa e sua cadela Ísis visitam a capital rondoniense a bordo de um Celta como parte da nova temporada da jornada que pretende cruzar o continente até o Peru.
L
Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

VÍDEO: Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

Milena Santana surpreendeu o público e alcançou mais de 200 mil visualizações após interpretar um sucesso de Bruno Mars durante uma apresentação improvisada no litoral carioca.
L

Supermercado MB se consolida como opção prática e econômica no bairro Castanheira

Localizado na Rua Pau Ferro, o estabelecimento oferece variedade de produtos, ofertas diárias e atendimento voltado à comodidade dos clientes
L

Sintonia 360: Abnner Assunção revela trajetória entre o Direito, o empreendedorismo e a dança

O bate-papo também aborda o impacto da exposição em um reality show, os aprendizados deixados pela experiência e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Membro de facção do Acre é preso em condomínio na zona leste

Membro de facção do Acre é preso em condomínio na zona leste

Policiais militares capturaram neste sábado um foragido da Justiça acriana conhecido como Trem do Comando durante uma abordagem realizada no residencial Orgulho do Madeira.
12
Funcionário da Upa Leste é preso por denúncia de importunação

Funcionário da Upa Leste é preso por denúncia de importunação

Um motorista de ambulância de 45 anos foi detido pela Polícia Militar na manhã deste sábado após ser acusado por uma colega de trabalho de praticar ato libidinoso no alojamento da unidade.
10
Policiais militares prendem homem após assalto a adolescentes

Policiais militares prendem homem após assalto a adolescentes

O suspeito foi localizado no bairro São João Batista com uma bicicleta roubada e um simulacro de arma de fogo após abordar um casal de jovens na zona sul de Porto Velho na sexta-feira.
16
Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Três pessoas foram presas nesta sexta-feira (23); investigação aponta ligação com facção criminosa e crimes de tortura ordenados por influenciadora digital.
18
Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Mandado foi cumprido na sexta-feira (23); condenado cumprirá pena em regime fechado por crimes de favorecimento e exploração sexual de vulnerável.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Passeio ciclístico reuniu mais de 100 participantes e percorreu pontos históricos da capital rondoniense neste sábado (24), abrindo a programação de aniversário da cidade.
L
Aston Martin apresenta o Valhalla ao mercado brasileiro

Aston Martin apresenta o Valhalla ao mercado brasileiro

Modelo híbrido de produção limitada inicia entregas globais e chega ao Brasil.
L
Ganhador é anunciado em sorteio do News Rondônia e Garnizé

Ganhador é anunciado em sorteio do News Rondônia e Garnizé

Álvaro Lima de Souza foi o selecionado desta semana na parceria que premia seguidores do portal todos os sábados com peças que valorizam a identidade e a cultura regional.
L
Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Colisão ocorreu no trecho urbano da rodovia, próximo à saída para Cuiabá; vítima retornava do trabalho em um posto de combustíveis.
18
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Aracaju com a rua Jamari e mobilizou Bombeiros e Polícia Militar.
12
Incêndio atinge estrutura de madeira no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Incêndio atinge estrutura de madeira no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Fogo destruiu completamente edificação desativada nos fundos de residência; não houve feridos.
12
Quarta colisão do dia é registrada em Rolim de Moura na Avenida Vitória

Quarta colisão do dia é registrada em Rolim de Moura na Avenida Vitória

Motociclista ficou ferido após colisão frontal e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros; motorista do carro permaneceu no local.
12
Suspeito de matar sargento da PM em emboscada é preso em Costa Marques

Suspeito de matar sargento da PM em emboscada é preso em Costa Marques

Crime ocorreu em 2017, em Porto Velho; execução teria sido encomendada por líder criminoso ligado a disputas por terras e exploração ilegal de madeira.
14
Colisão entre carro e caminhonete mobiliza socorro em Rolim de Moura

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza socorro em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Corumbiara com a Avenida Rio Branco; uma criança foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves.
12
Terceiro acidente do dia envolve carro e moto no Centro de Rolim de Moura

Terceiro acidente do dia envolve carro e moto no Centro de Rolim de Moura

Colisão lateral ocorreu durante conversão à esquerda; uma mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.