QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

Prefeitura apresenta projeto de Cadastro Territorial Multifinalitário para implementar a estratégia de modernização da gestão urbana do Plano Diretor

Objetivo do projeto é organizar as bases de dados do Município para possibilitar uma gestão territorial mais eficiente

Por Daniela Castelo Branco\SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Prefeitura apresenta projeto de Cadastro Territorial Multifinalitário para implementar a estratégia de modernização da gestão urbana do Plano Diretor
Foto: SMC

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), avança no projeto “A Cidade na palma da mão”, que se trata de um instrumento de ordenamento territorial, especificamente o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM).

O projeto do CTM ganhou força a partir do momento em que a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Sempog, foi selecionada para participar da Mentoria de Ordenamento Territorial em Cidades Amazônicas, iniciativa do Ministério das Cidades, quando o município de Porto Velho teve a sua proposta selecionada junto a outros quatro municípios amazônicos. A oficialização da participação se deu por meio da assinatura do prefeito Hildon Chaves, com a presença do ministro Jader Barbalho Filho, do Ministério das Cidades, em outubro de 2023 no 1º Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho.

A mentoria foi realizada no âmbito do Projeto da Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável – Andus, por meio de cooperação técnica entre o Ministério das Cidades (MCid) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, fazendo parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) e foi implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Após a vinda da equipe da mentoria em Janeiro deste ano, a prefeitura de Porto Velho foi convidada pela Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP) a participar do evento “Amazônia Urbana em Foco – Conexões para o Desenvolvimento Sustentável” na cidade de Brasília. O evento ocorreu em abril e na ocasião a equipe de Porto Velho também apresentou um pitch do projeto Cadastro Territorial Multifinalitário, elaborado no âmbito da mentoria. No local havia representantes de diversas instituições como o governo federal, por meio do Ministério da Cidade, a agência Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), financiadoras nacionais e internacionais, articuladoras, implementadoras e o governo municipal através dos municípios que participaram da mentoria.

CAPACITAÇÃO

Prefeitura apresenta projeto de Cadastro Territorial Multifinalitário para implementar a estratégia de modernização da gestão urbana do Plano Diretor
A ferramenta de consulta contém dados sobre a infraestrutura do município

A Sempog está inserida na Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Redus), e por meio dessa rede, começou a participar da Comunidade CTM, uma comunidade que tem pessoas do Brasil inteiro, principalmente pessoas voltadas à administração pública municipal e do meio acadêmico, onde ocorre a troca de experiências e informações sobre o tema CTM.

Ainda por meio da Redus, a Sempog está participando da Turma piloto do curso EaD: “Cadastro Territorial Multifinalitário Aplicado à Gestão Municipal” com coordenação pelo professor doutor em Engenharia de Produção Everton da Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Oportunidade única que a Prefeitura de Porto Velho tem a chance de participar, pois além de ser mais um ambiente de capacitação e troca de experiências sobre o tema. Importa ressaltar que este curso será ofertado no Portal Capacidades do Ministério das Cidades.

“O município, através da Secretaria de Planejamento, tem se capacitado para elaborar esse projeto”, ressaltou Camila Loss, engenheira civil e gerente da divisão de monitoramento e avaliação do plano diretor. O Cadastro é um sistema que vai apresentar todas as informações municipais e será uma ferramenta constantemente atualizada. Os dados do relatório apresentados no começo do mês irão compor o CTM, uma ferramenta para auxiliar a modernização urbana.

“O CTM vai facilitar a implementação do Sistema Municipal de Informações Urbanas e Territoriais que é um sistema estruturante do Plano Diretor”, explicou a subsecretária da Sempog, Raísa Tavares.

Segundo Fabiana Oliveira, diretora do Departamento de Implementação do Plano Diretor, o projeto está em fase de elaboração interna. De acordo ainda com a diretora, o objetivo maior é modernizar a gestão urbana, estratégia já estabelecida pelo Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho.

“O Departamento de Geoprocessamento está trabalhando nessa organização e capacitando as outras secretarias. Algumas das informações já consolidadas podem ser acessadas no GeoPortal“.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Petrobras e Finep destinam R$ 30 milhões para inovação em biorrefino

Petrobras e Finep destinam R$ 30 milhões para inovação em biorrefino

Chamada pública busca parcerias com startups e instituições de ciência para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis; iniciativa foca em tecnologias de baixo carbono e no fortalecimento da transição energética no Brasil.
L
MP cobra medidas sobre voos e passagens em RO

MP cobra medidas sobre voos e passagens em RO

Nova pesquisa aponta tarifas elevadas, atrasos e cancelamentos em Porto Velho; audiência judicial cobra explicações de companhias aéreas e da Anac.
L
Projeto Governar fortalece inclusão e igualdade de direitos na PGE-RO

Projeto Governar fortalece inclusão e igualdade de direitos na PGE-RO

A proposta é atuar de forma preventiva, promovendo capacitação contínua e fortalecendo um ambiente de trabalho mais seguro e colaborativo.
L
Empreendedorismo feminino no Baixo Madeira capacita mulheres ribeirinhas

Empreendedorismo feminino no Baixo Madeira capacita mulheres ribeirinhas

Iniciativa fortalece autonomia e geração de renda de mulheres ribeirinhas
L
Operação Cidade Limpa transforma bairros e eleva qualidade de vida em Porto Velho

Operação Cidade Limpa transforma bairros e eleva qualidade de vida em Porto Velho

Ação da Prefeitura mobiliza 21 frentes de trabalho para intensificar a limpeza urbana, desobstrução de canais e manutenção de vias públicas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Senado aprova projeto que criminaliza a misoginia com pena de até 5 anos

Proposta aprovada por unanimidade insere o ódio contra mulheres na Lei do Racismo; texto define o crime como conduta que exterioriza aversão ao gênero feminino e segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Governo regulamenta ensino da Lei Maria da Penha na educação básica

Portaria assinada pelos ministérios da Educação e das Mulheres prevê inclusão de conteúdos sobre prevenção à violência contra a mulher nos currículos escolares; medida visa formar novas gerações baseadas no respeito e na equidade de gênero.
L
Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Internet lenta: impacto só aparece quando cai

Conexão se tornou essencial para trabalho, estudos e serviços, e falhas revelam a dependência da internet na rotina moderna.
L
CNH Social: RO entrega novas permissões

CNH Social: RO entrega novas permissões

Beneficiárias de Ariquemes e Ji-Paraná recebem habilitação gratuita e ampliam oportunidades de trabalho e mobilidade no estado.
L
IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024 revela que agressões estão mais persistentes e intensas; aparência física e raça são os principais alvos, atingindo 43,3% das estudantes do sexo feminino.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Rosária Helena conduz abertura histórica do Pacto Legislativo em Rondônia

Evento da UCAVER reúne principais lideranças políticas em Porto Velho e consolida nova fase de integração, capacitação e fortalecimento das câmaras municipais no estado.
L
STF inicia votação sobre suspensão de "penduricalhos" nos Três Poderes

STF inicia votação sobre suspensão de “penduricalhos” nos Três Poderes

Corte analisa decisões dos ministros Flávio Dino e Gilmar Mendes que interromperam pagamentos acima do teto constitucional de R$ 46,3 mil; estimativa indica que gastos com benefícios somam R$ 17 bilhões no Judiciário e Ministério Público.
L
Pacto Legislativo de Rondônia promove qualificação para centenas de vereadores

Pacto Legislativo de Rondônia promove qualificação para centenas de vereadores

Evento promovido pela Ucaver reúne vereadores e servidores para qualificação.
L
Cláudia de Jesus destaca o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia

Cláudia de Jesus destaca o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia

Ações de orientação e mobilização marcam a importância do 25 de março.
L
Edevaldo Neves cobra limpeza urgente na RO-387

Edevaldo Neves cobra limpeza urgente na RO-387

Deputado solicita ao DER roçagem imediata para melhorar visibilidade e evitar acidentes no trecho de Espigão do Oeste.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Equipe do sargento Ribeiro prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Ação do 5º Batalhão na manhã desta quarta-feira (25) desarticula ponto de venda de entorpecentes no bairro Socialista; policiais localizaram porções de drogas prontas para comercialização e uma pequena plantação de maconha no local.
14
Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Justiça condena 14 por organização criminosa em RO

Sentença da 1ª Vara Criminal, após denúncia do MPRO, reconhece atuação de facção em Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra entre 2019 e 2023.
16
Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Colisão entre motocicletas deixa dois feridos graves em cruzamento

Acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (24) na Rua Marechal mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar; vítimas foram socorridas em estado delicado após forte impacto lateral entre os veículos.
12
Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Forças de segurança capturam detento após fuga de hospital em RO

Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar localizou o foragido no Setor 7 poucas horas após o crime; suspeito recebeu ajuda de terceiros e trocou de roupa para tentar despistar as guarnições.
10
Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Motociclista morre em hospital de Vilhena após colisão com carreta

Igor Diego Fossatti, de 37 anos, estava internado em estado crítico desde a semana passada; perícia investiga se o veículo de carga envolvido no acidente estava estacionado de forma irregular em frente à rodoviária.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab divulga novo boletim com preços de frutas e hortaliças nesta quinta

Conab divulga novo boletim com preços de frutas e hortaliças nesta quinta

3º Prohort 2026 apresenta variação de preços nas Ceasas e será transmitido ao vivo pelo YouTube, com dados atualizados do mercado atacadista.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CENTRO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE PORTO VELHO LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00029.003/2026-SUL
L

Recebimento de Dispensa de Licença: U B CAMPOS

Dispensa de Licença Ambiental.
L
Furto de fios elétricos em escola suspende aulas e prejudica alunos

Furto de fios elétricos em escola suspende aulas e prejudica alunos

Semed alerta para os danos na Escola Cosme e Damião após o furto que comprometeu seis salas
L
Projeto Mãos que Protegem reforça educação ambiental em escolas

Projeto Mãos que Protegem reforça educação ambiental em escolas

Sema promove conscientização sobre recursos hídricos com atividades lúdicas para centenas de estudantes da capital
L
Festival do Chocolate impulsiona cacau em Porto Velho

Festival do Chocolate impulsiona cacau em Porto Velho

Evento reúne produtores e chocolatiers, fortalece cadeia produtiva e marca etapa final do Projeto Cacau Sustentável em Rondônia.
L
Alfabetização em Rondônia conquista Selo Prata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Alfabetização em Rondônia conquista Selo Prata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Estado consolida sucesso no Regime de Colaboração e alcança marcas históricas na alfabetização.
L
Conscientização sobre tuberculose mobiliza ação em Porto Velho

Conscientização sobre tuberculose mobiliza ação em Porto Velho

Pit stop leva orientação à população em pontos estratégicos da cidade
L