QUINTA-FEIRA, 05/03/2026
Publicidade

Em destaque

Prefeitura apresenta projeto de Cadastro Territorial Multifinalitário para implementar a estratégia de modernização da gestão urbana do Plano Diretor

Objetivo do projeto é organizar as bases de dados do Município para possibilitar uma gestão territorial mais eficiente

Por Daniela Castelo Branco\SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Prefeitura apresenta projeto de Cadastro Territorial Multifinalitário para implementar a estratégia de modernização da gestão urbana do Plano Diretor
Foto: SMC

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), avança no projeto “A Cidade na palma da mão”, que se trata de um instrumento de ordenamento territorial, especificamente o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM).

O projeto do CTM ganhou força a partir do momento em que a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Sempog, foi selecionada para participar da Mentoria de Ordenamento Territorial em Cidades Amazônicas, iniciativa do Ministério das Cidades, quando o município de Porto Velho teve a sua proposta selecionada junto a outros quatro municípios amazônicos. A oficialização da participação se deu por meio da assinatura do prefeito Hildon Chaves, com a presença do ministro Jader Barbalho Filho, do Ministério das Cidades, em outubro de 2023 no 1º Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho.

A mentoria foi realizada no âmbito do Projeto da Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável – Andus, por meio de cooperação técnica entre o Ministério das Cidades (MCid) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, fazendo parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) e foi implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Após a vinda da equipe da mentoria em Janeiro deste ano, a prefeitura de Porto Velho foi convidada pela Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP) a participar do evento “Amazônia Urbana em Foco – Conexões para o Desenvolvimento Sustentável” na cidade de Brasília. O evento ocorreu em abril e na ocasião a equipe de Porto Velho também apresentou um pitch do projeto Cadastro Territorial Multifinalitário, elaborado no âmbito da mentoria. No local havia representantes de diversas instituições como o governo federal, por meio do Ministério da Cidade, a agência Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), financiadoras nacionais e internacionais, articuladoras, implementadoras e o governo municipal através dos municípios que participaram da mentoria.

CAPACITAÇÃO

Prefeitura apresenta projeto de Cadastro Territorial Multifinalitário para implementar a estratégia de modernização da gestão urbana do Plano Diretor
A ferramenta de consulta contém dados sobre a infraestrutura do município

A Sempog está inserida na Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Redus), e por meio dessa rede, começou a participar da Comunidade CTM, uma comunidade que tem pessoas do Brasil inteiro, principalmente pessoas voltadas à administração pública municipal e do meio acadêmico, onde ocorre a troca de experiências e informações sobre o tema CTM.

Ainda por meio da Redus, a Sempog está participando da Turma piloto do curso EaD: “Cadastro Territorial Multifinalitário Aplicado à Gestão Municipal” com coordenação pelo professor doutor em Engenharia de Produção Everton da Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Oportunidade única que a Prefeitura de Porto Velho tem a chance de participar, pois além de ser mais um ambiente de capacitação e troca de experiências sobre o tema. Importa ressaltar que este curso será ofertado no Portal Capacidades do Ministério das Cidades.

“O município, através da Secretaria de Planejamento, tem se capacitado para elaborar esse projeto”, ressaltou Camila Loss, engenheira civil e gerente da divisão de monitoramento e avaliação do plano diretor. O Cadastro é um sistema que vai apresentar todas as informações municipais e será uma ferramenta constantemente atualizada. Os dados do relatório apresentados no começo do mês irão compor o CTM, uma ferramenta para auxiliar a modernização urbana.

“O CTM vai facilitar a implementação do Sistema Municipal de Informações Urbanas e Territoriais que é um sistema estruturante do Plano Diretor”, explicou a subsecretária da Sempog, Raísa Tavares.

Segundo Fabiana Oliveira, diretora do Departamento de Implementação do Plano Diretor, o projeto está em fase de elaboração interna. De acordo ainda com a diretora, o objetivo maior é modernizar a gestão urbana, estratégia já estabelecida pelo Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho.

“O Departamento de Geoprocessamento está trabalhando nessa organização e capacitando as outras secretarias. Algumas das informações já consolidadas podem ser acessadas no GeoPortal“.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fuzileiros Navais incorporam esquadrão de drones e mísseis nacionais

Fuzileiros Navais incorporam esquadrão de drones e mísseis nacionais

Novas tecnologias têm uso dual para defesa e resposta a desastres; Marinha também anunciou abertura de escola para formar militares em operação de aeronaves remotamente pilotadas.
L

Rondônia amplia diálogo sobre políticas indígenas

Rondônia participa de agendas em Brasília com Funai e Ministério dos Povos Indígenas para fortalecer políticas públicas voltadas aos povos indígenas da Amazônia Legal.
L

Encontro pedagógico fortalece educação de trânsito em RO

A iniciativa integra as ações da Escola Pública de Trânsito e tem como foco o planejamento das campanhas educativas que serão desenvolvidas ao longo de 2026.
L

Workshop de Convênios reforça transparência e eficiência em Rondônia

Workshop de Convênios reúne mais de 200 participantes em Porto Velho para qualificar gestores e fortalecer a execução dos recursos estaduais.
L
Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Magistrado confirmou legalidade das prisões preventivas; dono do Banco Master e o cunhado foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória de Guarulhos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Zé Felipe, da Zé Veículos, fala sobre venda digital e crescimento acelerado

A combinação entre tecnologia, atendimento humanizado e compromisso com a transparência tem sido o alicerce dessa trajetória.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L

IN FOCO PODCAST: Chef Lindberg Júnior compartilha sua trajetória da UNIR à gastronomia internacional

No programa, ele vai falar sobre coragem para mudar de rota, desafios da gastronomia, mercado local, experiências internacionais e o que significa empreender na área em Rondônia. Prepare-se para uma conversa inspiradora sobre escolhas, propósito e sabor.
L
Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Ministério do Meio Ambiente anuncia mobilização de 4,6 mil brigadistas e infraestrutura tecnológica para monitoramento em tempo real; foco é a prevenção antecipada.
L
Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Inmet e CPTEC apontam chuvas de níveis 2 e 3, com risco de alagamentos e transbordamentos, especialmente no norte, oeste e sudoeste do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa viabiliza programação especial em homenagem ao Dia da Mulher na Alero

Evento voltado ao cuidado, autoestima e valorização feminina terá atividades gratuitas para servidoras e público em geral.
L
Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Encontro na Assembleia Legislativa debate cadastro reserva e reforça pedido de convocação de candidatos aprovados no concurso da Defensoria Pública.
L
Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Principais hubs globais como Dubai seguem paralisados pelo quinto dia consecutivo; companhias aéreas alteram rotas e enfrentam custos crescentes com combustível e logística.
L
André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

Ministro do STF atendeu pedido da Polícia Federal; dono do Banco Master foi preso na terceira fase da Operação Compliance Zero por suspeita de fraudes e ameaças.
L
Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Presidente questionou investimento global de US$ 2,7 trilhões em armas e defendeu redirecionamento de recursos para segurança alimentar durante conferência da FAO.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

A ação ocorreu com o apoio da Polícia Federal, de diversas unidades da Polícia Militar do estado, do GEFRON-MT, do Grupo Especial de Investigação – G.E.I., da Agência de Inteligência do CRP I e do Exército Brasileiro, apreendeu 391,4 kg de drogas e uma arma de fogo em Porto Velho.
10
Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Dupla foi filmada durante assalto no bairro Nova Floresta; Classic usado no crime foi localizado capotado na Estrada dos Japoneses com apoio do helicóptero da PM.
12
Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Ação conjunta cumpriu oito mandados de busca e apreensão após ameaças contra policiais penais; duas pessoas foram presas com munições de fuzil.
10
Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Dupla abandonou Classic capotado na zona Sul de Porto Velho; PM encontrou chaves de carro roubado no bairro Nova Floresta.
16

Mulher grávida é presa após marido apenado atirar em homem durante assalto na zona leste

O fato ocorreu na Rua Santa Cruz, bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MARCELO CRUZ DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO  Nº 016.00029.005/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: ASSOCIAÇÃO CONDOMÍNIO JEQUITIBÁ

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 016.00112.006/2024-SUL
L
Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Pesquisa aponta que jornada invisível de cuidados consome cerca de mil horas anuais a mais para mulheres do que para homens; especialistas defendem mudança cultural e políticas de compensação.
L

Léo Moraes anuncia ponto de apoio para entregadores de delivery em Porto Velho

Entregadores de delivery terão estrutura completa entre o Porto Velho Shopping e o Parque da Cidade, por meio de parceria da Prefeitura com o iFood para garantir melhores condições de trabalho.
L
Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Encontro reuniu Executivo, Legislativo e representantes da classe artística para debater políticas públicas, reativação de espaços culturais e criação do Fundo Municipal de Cultura.
L

Resultado da Lotofácil 3626 acumula e vai a R$ 10 milhões

Concurso 3626 da Lotofácil, sorteado nesta terça (3) no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador do prêmio principal; próximo sorteio paga R$ 10 milhões.
L
O Brasil está repleto de políticos espertalhões

O Brasil está repleto de políticos espertalhões

Artigo critica privilégios, cargos vitalícios e defende reformas como voto facultativo, recall e candidaturas independentes para fortalecer a democracia.
L
Entidades de imprensa repudiam planos de Daniel Vorcaro contra jornalistas

Entidades de imprensa repudiam planos de Daniel Vorcaro contra jornalistas

Associações classificam métodos como “práticas mafiosas” e pedem rigor após revelação de plano para agredir o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.