TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

OAB faz caminhada em defesa da preservação de achados arqueológicos

Ação defende também permanência negra no Bixiga, em São Paulo

Por Elaine Patrícia Cruz - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

OAB faz caminhada em defesa da preservação de achados arqueológicos
Paulo Pinto/Agencia Brasil

A Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com o movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai, realizou neste sábado (18) uma caminhada em defesa da preservação dos achados arqueológicos encontrados durante a escavação da futura linha 6-laranja do metrô, na região do Bixiga, no centro da capital paulista. A nova estação será chamada de 14 Bis.

A Caminhada Educativa Chão dos Nossos Ancestrais também quer chamar a atenção para a história negra e antirracista do território do Bixiga, tradicional bairro de São Paulo, muito associado aos imigrantes italianos mas que teve como primeiro núcleo populacional o Quilombo Saracura. O temor da comunidade organizada no bairro é que a chegada do metrô possa tornar inviável a continuidade da população negra no bairro por razões econômicas ou especulação imobiliária.

A caminhada foi feita após a OAB-SP ter anunciado apoio à preservação dos achados arqueológicos nas obras da estação 14 Bis. “Nossa comissão trabalha sob quatro eixos: o direito à memória, o direito à verdade, o direito à Justiça e também à reparação. E a gente entende que ressignificar os espaços e os territórios negros ocupados pela nossa população e mostrar as contribuições da população negra desde os tempos escravizados até hoje é uma forma de romper com o apagamento que a história oficial traz em suas narrativas. O Quilombo Saracura é um desses espaços simbólicos”, disse Rosana Rufino, presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra do Brasil da OAB em São Paulo, em entrevista à Agência Brasil.

Durante o início da construção da estação 14 Bis, onde antes era a sede da escola de samba Vai-Vai [e que precisou deixar o local em 2021 por causa das obras], foram encontrados vestígios de um sítio arqueológico referentes ao Quilombo Saracura, comunidade formada por pessoas que foram escravizadas. Foi essa comunidade que fundou, em 1930, a Vai-Vai, com origem em um cordão carnavalesco que saía pelas ruas do bairro.

Com a descoberta desses achados arqueológicos, a comunidade local passou a reivindicar que a futura estação incorpore estruturas construtivas desenterradas nas escavações, que estão sendo associadas por pesquisadores a processos mais antigos de canalização do Rio Saracura, que hoje corre sob a Avenida 9 de Julho, no Bixiga. A canalização do rio e abertura das grandes avenidas na região estiveram diretamente associadas ao processo de remoção da população negra para as periferias da cidade.

Segundo o movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai, pelo menos mais 19 cidades do mundo incorporaram os sítios arqueológicos às estações de metrô como atrações turísticas e museológicas.

A caminhada

A caminhada percorreu 22 pontos vinculados à presença africana no Bixiga e se encerrará com uma roda de samba comandada pela Família Tamarineira, formada por grupo de sambistas e integrantes da Escola Vai-Vai.

Durante a atividade foram também coletadas assinaturas para um abaixo-assinado com as demandas da comunidade, que já recolheu mais de 8 mil assinaturas. A versão eletrônica da petição está disponível na internet.

“Estamos colhendo assinaturas porque foi achada muita coisa de alvenaria nesse sítio arqueológico. E queremos que isso fique anexado à estação do Metrô. Queremos que seja preservado dentro de um memorial no bairro ou dentro da estação. Queremos a permanência negra nesse bairro. Também estamos lutando pela permanência da escola de samba Vai-Vai no Bixiga”, disse Solange Sant’Ana, do Movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai.

Segundo ela, o movimento não é contra a construção de uma estação do metrô no bairro. “Não somos contra o metrô. Somos contra o apagamento histórico. Queremos que a nossa memória seja preservada e que a escola de samba volte para o Bixiga. Também queremos que o bairro não perca sua permanência negra. O metrô vai gerar muita especulação imobiliária, que vai acabar excluindo o negro de baixa renda do bairro”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae promove imersão estratégica na ANUGA Select Brazil 2026, com foco em inovação, tendências e geração de negócios para empresários rondonienses
L

Tambaqui de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Governo de Rondônia participa da Seafood Expo North America em Boston, com apoio da Acripar, Sebrae e indústrias, ampliando exportações do pescado amazônico
L
Governo de RO capacita servidores em Ji-Paraná sobre Transferegov e projetos sociais

Governo de RO capacita servidores em Ji-Paraná sobre Transferegov e projetos sociais

A formação é voltada para servidores estaduais e municipais, visando fortalecer a gestão de recursos transferidos pela União.
L
Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Interessados podem se inscrever até 14 de abril pelo sistema de Cadastro Habitacional.
L
Dia Mundial da Síndrome de Down: Reeducandos confeccionam camisas para mães atípicas

Dia Mundial da Síndrome de Down: Reeducandos confeccionam camisas para mães atípicas

Projeto da Sejus entregou 30 peças produzidas na Penitenciária Pandinha para o Grupo Tesouros 21 participar de caminhada em Porto Velho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Dr. Matheus Puppe debate a falta de efetividade da LGPD no Brasil

O mundo tecnológico passou a conviver com temas como inteligência artificial, blockchain, tokenização, automação de decisões e novas formas de circulação de informações, enquanto a legislação brasileira ainda tenta responder a desafios mais básicos de implementação.
L

Comunidade News: Olival Cardoso fala sobre os desafios e as demandas do bairro Castanheiras

A proposta do Comunidade News é justamente aproximar a população dos temas que impactam o dia a dia de cada região, valorizando lideranças comunitárias e ampliando o debate sobre problemas reais, mas também sobre caminhos possíveis para melhorar a vida de quem mora na capital.
L
Polícia Legislativa investiga vazamento de dados de banqueiro na CPMI do INSS

Polícia Legislativa investiga vazamento de dados de banqueiro na CPMI do INSS

O senador Carlos Viana anunciou a apuração sobre o acesso indevido a informações sigilosas de Daniel Vorcaro, enquanto articula a prorrogação dos trabalhos da comissão.
L

Nota de pesar: Ruden Russelakiz de Oliveira

Ruden Russelakiz de Oliveira será lembrado em Porto Velho pelo carinho com a família e amigos, com velório na Funerária Dom Bosco e sepultamento no Jardim da Saudade.
L
Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por motivos de saúde

Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por motivos de saúde

O novo pedido foi protocolado junto ao STF quatro dias após a internação do ex-presidente em uma Unidade de Terapia Intensiva para tratar uma broncopneumonia bacteriana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Publicidade

POLÍTICA

Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Em decisão unânime, o colegiado considerou os parlamentares culpados por cobrarem propina em troca da liberação de emendas para o Maranhão.
L
RESENHA POLITICA – Bastidores da política em Rondônia expõem disputas, denúncias e articulações

Resenha Politica: Pesquisa revela volatilidade do eleitorado em Rondônia e consolida disputa dentro da direita

Levantamento indica que 56% dos eleitores já decidiram o voto, mas 43% ainda podem mudar, mantendo a eleição estadual em Rondônia aberta e competitiva
L

Cristiane Lopes destaca avanço da PEC 47 e reforça luta por justiça aos servidores dos ex-territórios

Deputada federal de Rondônia atua pela transposição de servidores dos ex-territórios e defende reconhecimento e segurança jurídica para a categoria
L
Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

O ministro relator do STF considerou que há provas robustas de corrupção passiva contra parlamentares maranhenses e um suplente de Sergipe.
L
Moraes ordena que governo do Rio envie vídeos da Operação Contenção à PF

Moraes ordena que governo do Rio envie vídeos da Operação Contenção à PF

A decisão visa garantir o acesso dos peritos a quase mil gravações da ação policial ocorrida no ano passado, que resultou na morte de 121 pessoas e quatro policiais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é assaltada por dupla ao sair para trabalhar na Zona Leste de Porto Velho

Mulher é assaltada por dupla ao sair para trabalhar na Zona Leste de Porto Velho

Câmeras de segurança registraram a ação agressiva dos criminosos, que fugiram levando pertences da vítima no bairro Esperança da Comunidade.
14
Polícia Civil deflagra operação para cumprir medidas socioeducativas em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação para cumprir medidas socioeducativas em Rondônia

A ação batizada de Ordo Iudicialis I focou na localização de adolescentes com ordens judiciais em aberto, visando garantir a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
10
Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

Idoso cadeirante é encontrado morto em residencial na zona leste

O corpo de José Lopes Carneiro, de 70 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência no condomínio Pró Moradia Leste 1.
18
Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

Homem que incendiou casa com ex e crianças é preso em Porto Velho

O suspeito, que estava foragido desde a semana passada após destruir a residência da família no centro, foi localizado por policiais no bairro Cuniã.
12
PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação nacional cumpre mandados de busca e apreensão para identificar criminosos envolvidos no armazenamento, no compartilhamento e na produção de material de abuso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Vila Iata: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EMEF Santa Júlia: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
BNDES propõe nova fase do Plano Brasil Soberano para apoiar exportadoras

BNDES propõe nova fase do Plano Brasil Soberano para apoiar exportadoras

O presidente da instituição, Aloizio Mercadante, afirma que há R$ 6 bilhões em caixa para socorrer setores atingidos por tarifas americanas e instabilidades geopolíticas.
L
Estudo confirma segurança da vacina contra herpes-zóster em pacientes reumáticos

Estudo confirma segurança da vacina contra herpes-zóster em pacientes reumáticos

Pesquisa inédita publicada na revista The Lancet Rheumatology acompanhou quase 1.200 pessoas e demonstrou que imunizante não agrava doenças como lúpus e artrite reumatoide.
L
Semana da Água em Porto Velho promove ações de educação ambiental e sustentabilidade

Semana da Água em Porto Velho promove ações de educação ambiental e sustentabilidade

Governo e Sedam iniciam atividades com foco na gestão sustentável e conscientização da população na capital.
L
Páscoa 2026: Prefeitura abre edital para comerciantes

Páscoa 2026: Prefeitura abre edital para comerciantes

Evento no Parque da Cidade oferece 40 vagas para vendedores ambulantes com inscrições presenciais entre os dias 17 e 19 de março.
L
Petro acusa Equador de bombardeio em solo colombiano; Noboa nega

Petro acusa Equador de bombardeio em solo colombiano; Noboa nega

A crise diplomática entre os países vizinhos escalou após o presidente da Colômbia sugerir que artefatos militares foram lançados a partir do território equatoriano.
L
Chefe do antiterrorismo dos EUA renuncia e nega ameaça do Irã

Chefe do antiterrorismo dos EUA renuncia e nega ameaça do Irã

Joseph Kent deixou o cargo em protesto contra o conflito no Oriente Médio, afirmando que a guerra foi motivada por pressões externas e não por riscos reais à segurança nacional.
L