TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

MSF foca em populações ainda mais vulneráveis no apoio a vítimas da catástrofe

Equipes atendem pacientes de comunidades em áreas isoladas e levam medicamentos, alimentos e água.

Por Imprensa-Rio - 25

Publicado em 

MSF foca em populações ainda mais vulneráveis no apoio a vítimas da catástrofe
Foto - msf.org

“A situação é devastadora. Quando chegamos e percorremos a região de helicóptero, observamos as cidades do alto e vimos que, em alguns casos, não era possível ver nem o telhado das casas. São quilômetros e quilômetros de água”.

O relato da coordenadora médica de Médicos Sem Fronteiras, Rachel Soeiro, mostra o impacto de uma catástrofe de proporções jamais vistas no Brasil, mas que também impressiona alguém que, como ela, já atuou em diferentes contextos de desastres em outras partes do mundo. “Já trabalhei em vários países com MSF e nunca tinha visto algo assim. É desesperador ver a dimensão dessa catástrofe.”

 As chuvas extremas que assolam o Rio Grande do Sul inundaram, isolaram e forçaram a evacuação de cidades inteiras. Destruíram estradas, derrubaram pontes, entre os inúmeros danos causados à infraestrutura local. Acima de tudo, causaram perdas humanas irreparáveis. Segundo dados ainda provisórios, mais de 150 pessoas morreram e cerca de 100 estão desaparecidas.

Mais de 2 milhões de pessoas foram impactadas e mais de 600 mil estão desalojadas. Abrigos foram improvisados em diversas cidades para receber aqueles que não sabem quando ou mesmo se poderão voltar para suas casas.

Apoio de MSF durante a emergência

Equipes de MSF estão no Rio Grande do Sul apoiando as vítimas da emergência. Estamos colaborando com as autoridades de saúde para facilitar a entrega de medicamentos, água e alimentos em áreas remotas, além de realizar consultas médicas. O acesso está sendo feito de helicóptero, porque os deslocamentos se tornaram especialmente complexos devido à grande quantidade de estradas interditadas.

“Levar atendimento às pessoas que se encontram em uma situação ainda mais vulnerável é uma das principais preocupações de MSF em situações como essa”, explica Rachel. “Muitas vezes a população desses locais já enfrenta situações de vulnerabilidade no dia a dia. Com a emergência, esse cenário se intensifica, as necessidades aumentam e o acesso a essas pessoas se torna mais difícil”, afirma ela.

É o caso da comunidade Guajayvi, no município de Charqueadas, que estava há mais de dez dias isolada e sem assistência. Em colaboração com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), MSF esteve nessa e em outras comunidades para levar medicamentos, mantimentos e realizar consultas médicas.

No município de Canoas, estamos montando duas clínicas móveis, com equipes formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos e promotores de saúde, que iniciarão o atendimento médico e de saúde mental em abrigos da região nos próximos dias.

Além disso, oferecemos capacitação de maneira remota em saúde mental e apoio psicossocial para 115 profissionais de diferentes áreas nos municípios de Santa Maria e Uruguaiana, que estão prestando apoio a pessoas impactadas pela tragédia. O trabalho de saúde mental no estado vai continuar sendo um dos focos das atividades de MSF, paralelamente às atividades médicas.

“Sabemos, pela nossa experiência, que há uma enorme necessidade de saúde mental e apoio psicossocial em contextos de emergência. As necessidades deste apoio vêm da população, dos profissionais que estão na linha da frente e dos espaços de coordenação de atividades”, afirma o coordenador de saúde mental de MSF, Álvaro Palha.

MSF já havia implementado um projeto de saúde mental para apoiar as vítimas do desastre socioambiental enfrentado no ano passado no Rio Grande do Sul. Entre setembro e novembro de 2023, MSF lançou uma resposta emergencial para ajudar pessoas afetadas por um ciclone e por enchentes em cidades no vale do Taquari, região que infelizmente voltou a ser afetada pelas inundações ocorridas neste mês.

Durante cerca de três meses, fornecemos treinamento para psicólogos locais, equipes de saúde, educação e assistência social, além de kits de higiene e outras atividades de promoção da saúde para as pessoas que tiveram de se mudar para abrigos. Infelizmente as inundações recentes voltaram a afetar o vale do Taquari e MSF já realizou algumas visitas para levar assistência a cidades da região.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novas vagas de estacionamento transformam rotina no centro de Porto Velho

Novas vagas de estacionamento transformam rotina no centro de Porto Velho

Implantação de estacionamento em 45 graus na Rua Irmã Capelli amplia acesso às lojas, organiza o trânsito e impulsiona o comércio na região da Avenida Sete de Setembro.
L
Fim de baliza para CNH: Veja os estados que aderiram à medida

Fim de baliza para CNH: Veja os estados que aderiram à medida

Mudanças no exame prático buscam simplificar o processo de habilitação no Brasil.
L
Vídeo antigo de onça volta a circular e assusta moradores em Vilhena

Vídeo antigo de onça volta a circular e assusta moradores em Vilhena

O registro de um felino na área rural está sendo associado a um suposto ataque ocorrido na semana passada; o autor da gravação confirmou que as imagens têm mais de um ano.
L
Isonomia e transparência marcam licitações em Rondônia entre 2019 e 2025

Isonomia e transparência marcam licitações em Rondônia entre 2019 e 2025

Atuação da Supel garantiu eficiência, economia de recursos públicos e fortalecimento da governança nas compras do Estado ao longo dos últimos anos.
L

Jovem News: Alyson Cuiabano defende guarda municipal e ações sociais em Porto Velho

No Jovem News, Alyson Cuiabano relembrou a trajetória nas urnas, falou de saúde, juventude e população em situação de rua, e pediu políticas públicas mais próximas da comunidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

Universidade Federal de Rondônia oferta vagas para mestrado, doutorado e especialização em diferentes áreas, com editais próprios e prazos distintos.
L
Governo prorroga prazo para pedido de ressarcimento do INSS

Governo prorroga prazo para pedido de ressarcimento do INSS

O período para solicitar a devolução de descontos indevidos foi estendido até março após instabilidades no sistema; cerca de 850 mil pessoas ainda podem ter direito ao valor.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7

O cronograma de janeiro segue nesta terça-feira com valor médio de 697,77 reais; o programa alcança mais de 18 milhões de famílias e inclui adicionais para crianças.
L
Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

A agência determinou o recolhimento dos produtos por riscos à saúde após testes reprovarem o teor de iodo no sal e identificarem plástico no pó decorativo para festas.
L

Nota de pesar: Verônica da Conceição Ferreira

Nota de falecimento de Verônica da Conceição Ferreira, porto-velhense dedicada ao serviço público, à fé cristã e à família, lembrada pelo amor ao próximo, retidão e legado de carinho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

ALE/RO aprova Transação Tributária após mobilização da AROM

ALE/RO aprova Transação Tributária após mobilização da AROM

Projeto defendido há anos pelo movimento municipalista permitirá a regularização de dívidas tributárias judicializadas e ampliará receitas dos municípios de Rondônia.
L
Dra. Taissa cobra revitalização urgente da Linha 23B em Nova Mamoré

Dra. Taissa cobra revitalização urgente da Linha 23B em Nova Mamoré

Estrada em estado crítico compromete transporte escolar, escoamento agrícola e segurança de moradores da zona rural do município.
L
Entidades acionam STF contra lei que proíbe cotas em Santa Catarina

Entidades acionam STF contra lei que proíbe cotas em Santa Catarina

A OAB e partidos políticos contestam a norma catarinense que veta a reserva de vagas por critérios raciais em instituições de ensino que recebem verbas estaduais.
L
Orçamento de 2026 de Porto Velho entra em vigor e define prioridades da gestão municipal

Orçamento de 2026 de Porto Velho entra em vigor e define prioridades da gestão municipal

Lei Orçamentária Anual autoriza início da execução de políticas públicas, programas e projetos, com participação popular na definição das prioridades.
L
Alex Redano indica instalação urgente de corrimão em ponte da RO-140, em Rio Crespo

Alex Redano indica instalação urgente de corrimão em ponte da RO-140, em Rio Crespo

O problema se agrava em períodos de chuvas intensas ou de grande fluxo de veículos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem cai de telhado e perde as calças durante fuga da polícia em RO

Homem cai de telhado e perde as calças durante fuga da polícia em RO

O suspeito tentou escapar pulando muros e telhados após ser abordado com ferramentas de origem duvidosa; ele foi capturado sem as vestes inferiores e levado à Unisp.
12
Homem se apresenta como matador de aluguel em comércio rural em RO

Homem se apresenta como matador de aluguel em comércio rural em RO

O suspeito ofereceu serviços de pistolagem, deixou número de telefone para contato e ameaçou o proprietário com uma espingarda após ser expulso do local.
10
Morte de amazonense em Vilhena ocorreu após soco em briga de conveniência

Morte de amazonense em Vilhena ocorreu após soco em briga de conveniência

O operador de máquinas Jorge Pereira de Morais faleceu no último sábado após quase dois meses internado no Hospital Regional; imagens de segurança registraram o confronto.
18
Colisão entre motocicletas deixa duas mulheres feridas na zona leste

Colisão entre motocicletas deixa duas mulheres feridas na zona leste

O acidente aconteceu no bairro Lagoinha após uma conversão irregular em um cruzamento; as vítimas foram socorridas por equipes de resgate e levadas para atendimento médico.
14
Confronto na zona leste termina com dois mortos e um ferido

Confronto na zona leste termina com dois mortos e um ferido

O tiroteio ocorreu no bairro Mariana após um ataque armado que resultou em revide; os envolvidos morreram em locais distintos e a Delegacia de Homicídios investiga o caso.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndios na Austrália provocam evacuações e suspendem Grand Slam

Incêndios na Austrália provocam evacuações e suspendem Grand Slam

As altas temperaturas e os fortes ventos em Vitória forçaram centenas de pessoas a deixarem suas casas; em Melbourne, jogos de tênis foram cancelados devido ao calor extremo.
L
França aprova projeto que veta redes sociais para menores de 15 anos

França aprova projeto que veta redes sociais para menores de 15 anos

A proposta avançou na Assembleia Nacional com amplo apoio e visa combater o bullying e proteger a saúde mental; o governo francês quer implementar a restrição até setembro.
L
Governo sueco planeja prisão para menores a partir dos 13 anos

Governo sueco planeja prisão para menores a partir dos 13 anos

O projeto de lei foca em crimes graves como homicídios e atentados para conter o recrutamento de crianças por gangues; autoridades locais criticam a medida.
L
Saúde mental é tema de palestra para servidores da Semdec em Porto Velho

Saúde mental é tema de palestra para servidores da Semdec em Porto Velho

Atividade integra a Campanha Janeiro Branco e promove conscientização sobre cuidado emocional e bem-estar no trabalho.
L
Ataques russos interrompem negociações de paz entre Ucrânia e Rússia

Ataques russos interrompem negociações de paz entre Ucrânia e Rússia

O bombardeio massivo contra Kiev e Kharkiv comprometeu o diálogo mediado pelos Estados Unidos em Abu Dhabi, deixando um milhão de ucranianos sem energia em pleno inverno.
L
Justiça federal bloqueia suspensão de status legal de imigrantes nos EUA

Justiça federal bloqueia suspensão de status legal de imigrantes nos EUA

A decisão impede que o governo de Donald Trump encerre programas de reunificação familiar, protegendo mais de 8 mil cidadãos de sete países latinos que vivem legalmente no país.
L
Calor extremo interrompe jogos e Sinner supera cãibras na Austrália

Calor extremo interrompe jogos e Sinner supera cãibras na Austrália

O Aberto da Austrália teve partidas suspensas nas quadras externas devido às altas temperaturas, enquanto Jannik Sinner e Novak Djokovic avançaram na competição em Melbourne.
L
ONU pede investigação contra EUA após nova morte em Minneapolis

ONU pede investigação contra EUA após nova morte em Minneapolis

O alto comissariado das Nações Unidas denunciou abusos sistemáticos e o uso de força desproporcional por agentes de imigração após o assassinato de um cidadão de 37 anos.
L
Justiça inicia julgamento criminal da tragédia de Brumadinho após sete anos

Justiça inicia julgamento criminal da tragédia de Brumadinho após sete anos

As audiências de instrução começam em fevereiro na Justiça Federal de Belo Horizonte para ouvir 15 réus acusados pelo rompimento da barragem que vitimou 272 pessoas.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.