SÁBADO, 29/11/2025

Em destaque

Seminário ‘Porto Velho: Oportunidades & Investimentos’ é sucesso de público ao debater potencialidades da capital

Evento na Fiesp reuniu empresários, investidores e reforçou oportunidades de negócios na capital

Por SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Seminário "Porto Velho: Oportunidades & Investimentos" é sucesso de público ao debater potencialidades da capital
Foto: Felipe Ribeiro

O seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos”, realizado na manhã desta sexta-feira (17), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, foi um sucesso de público ao debater sobre as potencialidades de Porto Velho.

O seminário, realizado pelo Jornal Valor Econômico, foi transmitido ao vivo, reunindo autoridades, empresários e investidores, demonstrando as oportunidades de negócios e as vantagens competitivas que a cidade oferece.

Seminário foi sucesso de público ao demonstrar as potencialidades de Porto Velho

A programação foi dividida em Rodada de Cases Empreendedores Locais, Rodada Sustentável, Rodada de Oportunidades e Rodada de Ações Públicas. Todo o evento foi conduzido pela jornalista e apresentadora Cassia Godoy.

A série de palestras foi iniciada com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, que abordou sobre a capacidade logística e a possibilidade de negócios que Porto Velho oferece, com destaque para o grande potencial de transações comerciais com os países andinos vizinhos.

palestra de encerramento ficou a cargo do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que salientou a grande vitrine de negócios que a capital se tornou, com a modernização da legislação e investimentos que melhoraram a infraestrutura da cidade.

PALESTRAS

O diretor de Relações Institucionais e Programas Setoriais da Eletrobras, Bruno Eustáquio, falou sobre a contribuição da geração de energia do Rio Madeira, com a hidrelétrica de Santo Antônio gerando energia para 40 milhões de brasileiros.

Bruno Eustáquio falou sobre a contribuição da geração de energia do Rio Madeira

Júlio Freitas, CFO da Jirau Energia, salientou que a usina é a quarta maior geradora de energia do país e exibiu um vídeo com um resumo dos dez anos de trabalho da empresa. São mais de 40 milhões de brasileiros recebendo a energia gerada em Jirau, no Rio Madeira.

O diretor institucional da Vinci Aeroportos, Thierry Besse, pontuou que desde 2021 a empresa está presente na região Amazônica, na concessão de sete aeroportos. Ele relatou ainda que o aeroporto de Porto Velho está passando por uma obra grandiosa de expansão, até outubro ficando pronta. “Porto Velho tem um diferencial claro: a visão pró negócios de seus gestores. Isso nos dá confiança para seguir com esse projeto”.

O diretor de Novos Negócios do Grupo Simões, Maurício Kerbauy, destacou que a empresa está diversificando sua atuação, com o investimento em um terminal de grãos para escoar a produção agrícola. “Já atuamos em gás, em logística de combustível e outros setores. Porto Velho é uma de nossas casas desde a década de 1980”.

Evento aconteceu na sede da Fiesp

O sócio proprietário da empresa Cairu, Eugênio Ribeiro, maior fabricante de bicicletas e de capacetes do país, também proferiu uma palestra. “Nascemos em Rondônia, crescemos em Rondônia, e hoje produzimos 1 milhão de capacetes ao ano e 650 mil bicicletas ao ano. Atuamos na distribuição de peças de bicicletas e de motocicletas, além dos combustíveis. Rondônia cresce sempre acima da média nacional e temos todo um cenário favorável para crescer ainda mais”.

Também participou o empresário Mário Gazin, fundador da rede de lojas Gazin, com mais de 300 lojas. “Temos uma usina solar em construção, em Ji-Paraná, onde investimos R$ 5 milhões. Já fizemos uma em Vilhena. Temos 13 lojas em Porto Velho, onde faturamos mais de 600 milhões. Rondônia é um pequeno Paraná, ao meu ver, e tem muita coisa boa acontecendo lá. Temos um agro forte, com terras mais baratas e portos prontos para exportar e mais perto”.

MAIS EMPRESAS

O co-presidente da Ancar Ivanhoe, Marcelo Carvalho, informou que desde 1972 que a empresa investe no setor de shoppings centers, sendo pioneiros em algumas capitais com esse tipo de empreendimento. “Porto Velho nos recebeu de braços abertos e foi um marco que aumentou a qualidade do varejo na capital. Um shopping é um equipamento da cidade e meu pai, Sérgio Carvalho, dizia que ‘tudo o que for importante para a cidade, o shopping deve estar envolvido’. Estamos sempre inovando e ampliando a nossa capacidade de atender”, enfatizou.

A diretora da SBS Empreendimentos, Phaena Spengler, disse que Porto Velho, há 28 anos quando a empresa chegou à cidade, oferecia muitas áreas e pouca verticalização. “A gente avançou, se desenvolveu junto com a cidade. São mais de 3 mil unidades de apartamentos entregues. Estamos com novos modelos de negócios e o nosso foco é atender as necessidades das pessoas, criando valores e promovendo a sustentabilidade”.

Todo o seminário foi transmitido ao vivo pela internet

O diretor presidente do Grupo Bemol, Denis Minev, explanou que atua com empresa de gás e loja de varejo. “Gostaria de argumentar que Porto Velho é o Estado mais promissor da nação. Em 1960, Rondônia tinha 100 mil habitantes. Hoje, nos aproximamos de 2 milhões de pessoas. Entre as décadas de 1970 e 1980, o Governo levou famílias, principalmente do Sul do país, para desbravar o Estado. Não conheço no Brasil, cidades com pouco tempo de existência, com tantos empreendedores como em Rondônia. Ao longo da BR-364, as cidades têm grande potencial de crescimento e é isso que estamos vendo”. Ele pontuou ainda que “temos o menor índice de pobreza, melhores índices educacionais, muitos alunos do ensino superior, principalmente nas faculdades privadas, e uma saúde privada das mais avançadas na região Norte. Rondônia é o Estado mais promissor do país”.

TURISMO

Em seguida, foi exibido um vídeo com o material “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), mostrando as belezas naturais e as potencialidades turísticas, exaltando a exuberância da natureza amazônica, a história, a cultura e as tradições de um povo que se orgulha de suas raízes e de sua formação tão diversa. Um destaque especial foi a gastronomia rica de Porto Velho.

Gerente geral do Banco da Amazônia (Basa) destacou as 15 agências em RO

MAIS DEBATES

A gerente geral do Banco da Amazônia (Basa), Joana Emília, afirmou que “em cinco anos, aplicamos mais de R$ 3 bilhões no financiamento de micro e pequenas empresas, em diversos segmentos. Rondônia possui 15 agências do Basa e vai ganhar mais duas no próximo ano”.

O CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr, ressaltou que “o que a gente sempre discute e o grande desafio nosso, creio, é resolver o desconhecimento. Temos duas hidrelétricas no mesmo município e isso não é comum, mas pouco conhecido e valorizado. Temos um desafio da comunicação e desde a década de 1970 que estamos atuando em Porto Velho”.

O presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill, apresentou a palestra “Uma Porto Velho de Oportunidades”, trazendo informações acerca das potencialidades de negócios. “Temos uma posição geográfica privilegiada, uma crescente no hub de logística, com destaque para os portos que integram o Arco Norte, energia elétrica abundante e uma capacidade produtiva que está em expansão e se somam a uma série de ações públicas e privadas”, destacou.

A primeira-dama e deputada estadual Ieda Chaves também participou do evento e em sua fala reforçou as potencialidades da capital.

Todo o seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” foi transmitido ao vivo pela internet, e pode ser assistido aqui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cartórios realizam mobilização nacional neste sábado para proteção de idosos

Cartórios realizam mobilização nacional neste sábado para proteção de idosos

Ação oferece orientação gratuita sobre autocuratela e planejamento patrimonial.
L
Energisa alerta para riscos na rede elétrica durante chuvas

Energisa alerta para riscos na rede elétrica durante chuvas

Empresa orienta população de Rondônia sobre cuidados essenciais.
L
Após jantar no restaurante da UNIR, mais de cem estudantes têm intoxicação alimentar

Após jantar no restaurante da UNIR, mais de cem estudantes têm intoxicação alimentar

Estudantes da Universidade Federal de Rondônia passam mal após jantar no Restaurante Universitário em Porto Velho; Vigilância Sanitária lacra o RU devido aos sintomas de intoxicação alimentar.
L
Medicina atinge 80 pontos em notas de corte Fuvest 2026

Medicina atinge 80 pontos em notas de corte Fuvest 2026

A Fundação para o Vestibular divulgou nesta sexta-feira os pontos necessários para a segunda fase do exame. O curso de Medicina mantém a maior entre as notas de corte Fuvest 2026.
L
Horóscopo de Sábado, 29/11/2025 traz insights que favorecem escolhas

Horóscopo de Sábado, 29/11/2025 traz insights que favorecem escolhas

O horóscopo de sábado, 29 de novembro de 2025, apresenta orientações sobre amor, trabalho, energia e relações pessoais, destacando tendências importantes para cada um dos signos.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Edição Especial Ao Vivo da Agrotec 2025

Direto da Agrotec 2025, o programa Momento Agro deste sábado, dia 29, às 11h, traz uma edição especial.
L
União política é defendida para fortalecer bacia leiteira de RO

União política é defendida para fortalecer bacia leiteira de RO

Governador em exercício pede alinhamento para proteger produtores.
L
“Mel do cacau” atrai público e vira destaque da Agrotec 2025

“Mel do cacau” atrai público e vira destaque da Agrotec 2025

Produtor de Jaru apresenta bebida natural feita do néctar da fruta.
L
MPT reforça direitos trabalhistas na cafeicultura durante a Agrotec 2025

MPT reforça direitos trabalhistas na cafeicultura durante a Agrotec 2025

Procuradora destaca cartilha que orienta produtores no corredor Acre–Rondônia.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Publicidade

POLÍTICA

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Mapas do caminho para o fim do desmatamento e da dependência de combustíveis fósseis ainda serão construídos, afirma a ministra Marina Silva, com o Brasil mantendo a liderança do processo multilateral até 2026.
L
Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Homem acusado de tentar roubo na Avenida Maringá, em Ji-Paraná, é brutalmente espancado pela vítima, sofrendo lesões graves; agressor se apresenta à UNISP.
14
Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Dois faccionados, identificados como Antônio E. e Elizeu A., morrem em confronto com a Força Tática em Paranatinga, MT, após reagirem à abordagem policial.
18
Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpre 153 ordens judiciais contra organização que usava empresa de logística para tráfico interestadual; mandado é cumprido em Porto Velho, Rondônia.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

Belkior da Silva Lopes, de 37 anos, é morto a tiros em Comodoro, MT, por ocupantes de um carro vermelho; polícia investiga autoria e motivação do crime.
18
Foragido por estupro de vulnerável é preso em Vilhena

Foragido por estupro de vulnerável é preso em Vilhena

Polícia Civil prende em Vilhena homem procurado há mais de quatro anos no Paraná por estupro de vulnerável, após investigação de crime semelhante envolvendo um sobrinho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Cristiane Battiston será a primeira mulher a presidir o colegiado internacional do PHI.
L
Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Estudo da Nexus mostra que temas políticos e sociais sobre menstruação geram quase o dobro de interações.
L
Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Pesquisa aponta persistência da desigualdade racial no mercado de trabalho.
L
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 27 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 27 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h30; concurso é de final cinco.
L
Palmeiras e Flamengo decidem primeiro tetra brasileiro da Libertadores

Palmeiras e Flamengo decidem primeiro tetra brasileiro da Libertadores

Clássico nacional define quem será o maior campeão do país no torneio.
L
Santos vence, Neymar marca e equipe deixa o Z4 no Brasileirão

Santos vence, Neymar marca e equipe deixa o Z4 no Brasileirão

Peixe faz 3 a 0 no Sport e ganha fôlego na reta final do campeonato.
L
Governo libera R$ 501,4 milhões para o Ministério das Cidades

Governo libera R$ 501,4 milhões para o Ministério das Cidades

Recursos incluem reforço de R$ 149,3 milhões em emendas parlamentares.
L
BC restringe contas-bolsão e reforça regras do BaaS

BC restringe contas-bolsão e reforça regras do BaaS

Banco Central exige titularidade individual e mais transparência.
L
Bolsa bate recorde e fecha novembro com forte alta

Bolsa bate recorde e fecha novembro com forte alta

Ibovespa tem melhor desempenho em 15 meses e dólar recua no mês.
L
Receita defende lei dura contra devedor contumaz

Receita defende lei dura contra devedor contumaz

Secretário diz que proposta melhora ambiente concorrencial.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.