SÁBADO, 29/11/2025

Em destaque

ACM Neto vê país polarizado ainda em 2026 e defende união da direita

Durante evento em SP para o mercado financeiro, presidente da Fundação Índigo fez uma análise do cenário político brasileiro

Por Raquel Brito - 20

Publicado em 

ACM Neto vê país polarizado ainda em 2026 e defende união da direita
Foto: Raul Spinassé/Agência O Globo

Antônio Carlos Magalhães Neto, presidente da Fundação Índigo e vice-presidente nacional do União Brasil, participou no final da tarde desta quarta-feira do TAG Summit, em São Paulo. Com plateia formada por profissionais do mercado financeiro e investidores, a palestra sobre o cenário político brasileiro fechou o evento.

Durante sua participação no Teatro B3, na avenida Brigadeiro Faria Lima, ACM Neto foi questionado sobre a polarização da sociedade brasileira. Segundo o ex-deputado federal e ex-prefeito de Salvador, é preciso compreender que a polarização não é um fato novo no Brasil, mas que a sua forma mudou. “Tirando a do Collor, todas as eleições presidenciais foram polarizadas. Mas não era possível enxergar tantas diferenças, pois PSDB e PT tinham caminhos distintos, mas visões não tão diferentes”, explicou.

Para 2026, ACM Neto enxerga o país ainda dividido entre um candidato de esquerda e um de direita e a importância do eleitor que flutua entre os dois lados. O político detalhou que “há espaço para a construção de um projeto de centro-direita e direita mais amplo, que abra espaço para pessoas que em 2022 votaram no presidente Lula porque rejeitavam o presidente Bolsonaro. Não há espaço para uma terceira via, mas quem decide são os 20% que estão no meio”. Neste contexto, identifica nomes fortes para a disputa à Presidência da República. “No campo da direita e centro-direita, o presidente Bolsonaro, que é o principal nome pelo que representa e pelo que tem de densidade eleitoral e política, está inelegível. Temos alguns nomes de governadores que não estão alinhados ao Governo Federal, como o Caiado, muito bem avaliado em segurança e educação, o Tarcísio, em São Paulo, o Ratinho Junior, no Paraná, e o Zema, em Minas Gerais”.

Mesmo com nomes fortes, o político defende a união de forças para a direita ser competitiva em 2026 e conseguir avançar nas pautas que serão mais relevantes para o eleitorado. Para ACM Neto, “economia não será tão importante em 2026, porque não será uma força nem uma âncora que vai levantar ou puxar o governo para baixo. Para ganhar, vai depender muito da capacidade de diálogo e entendimento da direita e da centro-direita, um discurso que saia da bolha e ter a capacidade de juntar todo mundo”.

Desafios na Bahia e no Nordeste

Para ACM Neto, as eleições de 2022 não foram decididas pelo Nordeste. Segundo ele, “a eleição se resolveu no Sudeste, pelo resultado do presidente Bolsonaro na capital de São Paulo e em Minas Gerais. No Nordeste foi semelhante à de 2018. E em 26 também não vai se resolver no Nordeste”.

Para a direita melhorar sua posição na região, ACM Neto pontua três atitudes: “primeiro, partir do princípio que cometeu erros e ter a humildade de assumi-los e corrigi-los. Em segundo compreender até onde pode chegar, pois se ainda não vai ganhar no Nordeste, pode reduzir a diferença. E terceiro ter um líder que se disponha a compreender os problemas regionais, incorpore compromissos locais e crie uma conexão que não pode ser só partidária e política, mas de presença e afeto com a região”.

Na Bahia, ACM Neto assume o posto de oposição dentro de um cenário historicamente polarizado. “A política na Bahia é polarizada com contornos diferentes do nacional. Lá o petismo ficou 16 anos como oposição e agora está há 18 anos no poder. Cabe a mim a tarefa de fazer a oposição a este sistema. Perdi em 2022 as eleições para governador levando 67% dos votos da capital e ganhando em 17 das 20 maiores cidades baianas. A realidade das pequenas cidades que vivem uma situação economia e social inferior aos centros urbanos é diferente e precisa ser vista”.

A forma de fazer oposição é destacada pelo presidente da Fundação Índigo. “Quero contribuir para o Brasil ter uma política menos personalista. E não me filio àqueles que contestam as eleições. Temos um trabalho local e um compromisso nacional, que se ficar mais equilibrado na Bahia, pode ficar mais equilibrado nacionalmente”, detalha.

Formação de novas lideranças políticas

ACM Neto abriu a palestra falando das iniciativas à frente da Fundação Índigo, braço de formação e pensamento do União Brasil. A fundação atua na capacitação e aperfeiçoamento junto a três públicos: jovens, candidatos e quem já ocupa funções na gestão pública. “O que mais me motiva é o trabalho de formação política, esse é o nosso foco. Lancei há pouco um projeto de qualificação de candidatos, com a Dom Cabral, e o Líderes do Futuro, com o Ibmec, para jovens que não têm a vivência política que eu tive, e vamos lançar um curso de qualificação de gestores públicos. Seremos a maior escola de formação de jovens líderes do país”, reforça ACM Neto.

Embate entre os poderes

Perguntado sobre como vê o embate entre os três poderes, ACM Neto fez uma análise mais abrangente. “O poder executivo sempre teve muita força no Brasil. Com as crises políticas, um certo enfraquecimento de presidentes abriu espaço para o judiciário, que deixa de julgar para legislar e executar. Também o Congresso, que muitas vezes não trata de temas que deveriam ser de sua competência, passou a avançar em funções que eram do executivo, como as emendas impositivas. Não soubemos encontrar o meio do caminho, estava errado no passado e está errado agora”, detalha.

Ainda assim, o cenário não é negativo. “Prefiro ver o copo meio cheio. Nossas instituições são muito maduras, passamos por vários testes como impeachment de dois presidentes, prisão de ex-presidentes, questionamentos sobre líderes do legislativo, momentos em que grupos flertaram com o desejo de ir contra as eleições. O que não quer dizer que este controle constitucional não tenha que existir, principalmente pelo eleitor”, pondera.

Liberdade de expressão

Sobre as discussões que envolvem a liberdade de expressão, ACM Neto equalizou as últimas polêmicas. Para o presidente da Fundação Índigo, o atrito entre o empresário Elon Musk e o STF “foi ampliado, algo mais midiático. Tem que ter absoluto respeito às leis brasileiras, quem atua aqui tem que respeitar as leis brasileiras”. O político se posiciona contra a censura prévia e a favor da punição de quem comete crimes. “A manutenção da liberdade de expressão é a manutenção da democracia. Sou contra qualquer tipo de censura prévia. Mas a liberdade de expressão não pode ser instrumento para cometer um crime, se alguém cometer um crime que responda por ele. Não podemos passar a mão na cabeça de quem não está se manifestando, mas sim cometendo crimes”, completa.

Tragédia no Rio Grande do Sul

Questionado sobre o desastre no Rio Grande do Sul, o presidente da Fundação Índigo relembrou da experiência que teve como prefeito da capital baiana. “Salvador teve uma chuva terrível, diferente do Rio Grande do Sul, onde nosso problema era o deslizamento de encostas por causa da topografia da cidade. O maior evento de Salvador não é o carnaval… é a chuva, que vai até setembro. Montei uma equipe e tracei um plano de curto, médio e longo prazos. Curto, na assistência às pessoas. Médio, em dar à prefeitura recursos para se preparar para novas chuvas e infraestrutura para prevenir. Hoje, quando os sistemas identificam risco, o morador é avisado por Whatsapp e sirenes. E longo prazo, onde a gente começou a entrar na pauta de sustentabilidade, com um plano de 30 anos de resiliência da cidade e de enfrentamento às mudanças climáticas”, explica.

ACM Neto reforçou a postura que o gestor público precisa ter em momentos críticos como este. Para ele, “existe um momento agora que os políticos devem deixar a disputa de lado. O primeiro momento é de acolhimento e reparação, mas o segundo momento é de concertação, e as coisas vão demorar para voltar, por mais recursos que tenha. É preciso que seja feito de uma forma correta e definitiva. O Paulo Pimenta como líder do grupo criado para isso não pode ser um problema com o governador. Tem que ser uma política de sociedade, não de governo. Juntos, sem divergências políticas, deixando tudo de lado por parte de todas as autoridades. E não há espaço para oportunistas, na política ou fora dela, pessoas que querem aparecer, tirar proveito da tragédia”.

Por fim, ACM Neto ressaltou a atitude solidária que nos une como povo brasileiro. “Fico emocionado, é uma tragédia sem precedentes na história do Brasil. Existe algo neste momento de tanta tristeza e dor que é a rede de solidariedade em torno do Rio Grande do Sul. Se tem uma coisa que joga uma luz no fim do túnel e revela o que somos como nação é isso. Somos pessoas sensíveis, temos nosso coração tocado com o sofrimento do próximo”, finaliza.

Fundação Índigo

A Fundação Índigo é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com foco em inovação e governança. Braço de formação e pensamento do União Brasil, tem como objetivo o preparo de novos líderes políticos, gestores públicos e cidadãos com visão liberal, democrática e crítica de mundo. A entidade promove cursos, palestras, encontros, debates e pesquisas para conectar pessoas e formar redes de conhecimento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

Compradores de imóveis estão sofrendo execução fiscal indevida por débitos das construtoras – uso indevido do Tema 290/STJ

O que mais impressiona nesses casos é o fato de todas essas execuções estarem amparadas no Tema Repetitivo 290/STJ porque esse recurso repetitivo – REsp 1.141.990 tem por objeto uma motocicleta, ou seja, um bem móvel transmitido por vários contratos particulares sem registro no DETRAN e não um imóvel
L

Trechos da BR-364 terão Pare e Siga para obras de revitalização

Cronograma segue até 6 de dezembro
L
Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota recebe “Suíte Amazônida”

Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota recebe “Suíte Amazônida”

Concerto une Soprano, Violão e Quarteto de cordas.
L
Prefeitura de Jaru realiza terraplanagem na Rua Minas Gerais no setor 05; via também receberá asfalto novo

Prefeitura de Jaru realiza terraplanagem na Rua Minas Gerais no setor 05; via também receberá asfalto novo

As obras estão sendo executadas pela Prefeitura de Jaru, através da parceria com o deputado estadual Edevaldo Neves, que destinou os recursos para a aquisição dos insumos asfálticos, atendendo uma indicação do vereador Celiandro Marrom.
L
Chuvas irregulares impactam ritmo da semeadura dos cultivos de verão, aponta Boletim da Conab

Boletim da Conab aponta para chuvas irregulares e mal distribuídas em novembro

Ainda assim, umidade no solo e temperaturas máximas não tão elevadas favoreceram o avanço do plantio e o desenvolvimento das lavouras na maioria das regiões produtoras
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia terá 75,7 mil isentos do Imposto de Renda

Rondônia terá 75,7 mil isentos do Imposto de Renda

Lei sancionada amplia isenção para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
L
Minalinda marca presença na Feira Agrotec 2025

Minalinda marca presença na Feira Agrotec 2025

A empresa de água mineral marcou presença com estande na feira, reforçando o alinhamento com a sustentabilidade e qualidade de vida. Minalinda Agrotec 2025 valoriza inovações do campo.
L
Secretário Rodrigo Ribeiro convida população para a Agrotec

Secretário Rodrigo Ribeiro convida população para a Agrotec

Evento celebra crescimento do agro no estado e tem foco em cadeias produtivas de café e mel. Secretário Rodrigo Ribeiro Agrotec reforça modernização sustentável.
L
Vereador Dr. Santana convida população para Feira Agrotec

Vereador Dr. Santana convida população para Feira Agrotec

Evento começou na quinta-feira na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com 200 expositores. O Vereador Santana Feira Agrotec reforça a valorização da agroindústria e da família.
L
Cristiane Lopes prestigia a Feira Agrotec em Porto Velho

Cristiane Lopes prestigia a Feira Agrotec em Porto Velho

Parlamentar prestigiou o evento em Porto Velho que reúne máquinas e agricultura familiar na Estrada de Ferro. A presença de Cristiane Lopes Feira Agrotec reforça o foco no setor primário.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

O ministro Alexandre de Moraes proferiu voto condenando ex-integrantes da cúpula da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro. A condenação dos PMs do DF inclui o pagamento de indenização de R$ 30 milhões.
L
Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

A Marcha Nacional dos Deputados Estaduais destacou debates sobre federalismo e reforçou a participação de Rondônia nas discussões sobre a PEC 38/2025.
L
Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Nova lei autoriza uso de veículos abandonados no Detran por policiais e transforma problema histórico em reforço operacional
L
Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Projeto está em sua quinta edição e leva cidadania, saúde e inclusão à zona Leste da capital
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com luminárias públicas instaladas em imóvel privado

Homem é preso com luminárias públicas instaladas em imóvel privado

Operação Fio Desencapado flagra luminárias municipais usadas irregularmente em residência.
14
Operação prende seis por furto de energia em Porto Velho

Operação prende seis por furto de energia em Porto Velho

Ação integrada da Fio Desencapado reforça combate a furtos de fios na capital.
14

Pai e madrasta matam filha de 3 anos, concretam corpo e convivem com ele por dois meses em Guarulhos

O crime foi descoberto nessa quinta-feira (27/11) após a mãe da criança confrontar o ex-companheiro.
18
Homem é preso ao tentar entrar com drogas presas ao corpo

Homem é preso ao tentar entrar com drogas presas ao corpo

Polícia Penal flagrou entorpecentes durante revista por raio-X nesta sexta-feira.
16
PF deflagra Operação Persona Ficta III contra fraudes bancárias em Porto Velho

PF deflagra Operação Persona Ficta III contra fraudes bancárias em Porto Velho

Mandado de busca e apreensão foi cumprido na capital rondoniense para aprofundar investigação sobre esquema criminoso envolvendo empréstimos consignados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGE: FONTE AGUA MINERAL PARAISO S.A.

Linha C 95, TB 40, Lote 02, Gleba 41 – Zona Rural – Alto Paraiso/RO
L

ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAODINARIA PARA CONSTITUICAO DA CONGREGACAO EVANGELICA LUTERANA BOM PASTOR

Com sede na rua Airton Sena S/N, centro da cidade Distrito de União Bandeirantes.
L
Inep convoca Lista de Espera Fies 2025 para vagas remanescentes

Inep convoca Lista de Espera Fies 2025 para vagas remanescentes

Candidatos não selecionados no segundo semestre devem conferir o Portal Acesso Único até esta sexta-feira. A Lista de Espera Fies 2025 garante financiamento a estudantes de baixa renda.
L
Capitão da Marinha perde patente no STM após condenação por peculato

Capitão da Marinha perde patente no STM após condenação por peculato

Decisão do Superior Tribunal Militar atende pedido do MPM e condena oficial por crime de furto de combustível. A patente militar STM será cassada, resultando na expulsão da força naval.
L
Biz 125 EX 2025 com Excelente Economia na Zé Veículos

Biz 125 EX 2025 com Excelente Economia na Zé Veículos

Praticidade, agilidade e conforto para todas as rotinas do dia.
L
Léo Moraes destaca importância da Feira Agrotec em Porto Velho

Léo Moraes destaca importância da Feira Agrotec em Porto Velho

Obras e projetos da gestão municipal apoiam a primeira edição do evento de Agroindústria e Agricultura Familiar. Moraes reforça a importância da Léo Moraes Feira Agrotec.
L

Bora Ali: Gilvan Pereira e os novos rumos do turismo em Rondônia

para uma entrevista especial sobre os principais projetos que estão transformando o turismo no estado e ampliando a visibilidade de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L
Gol Ecomotion 2013 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Gol Ecomotion 2013 com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Economia, conforto e excelente custo-benefício para o dia a dia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.