SÁBADO, 28/02/2026

Em destaque

Washington Rodrigues, o Apolinho, morre no Rio aos 87 anos

Ícone do rádio esportivo nacional tratava um câncer no fígado

Por Cristina Índio do Brasil e Aécio Amado - Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Washington Rodrigues, o Apolinho, morre no Rio aos 87 anos
Instagram/Apolinho

O jornalista, comentarista e apresentador esportivo Washington Rodrigues, o Apolinho, morreu na noite dessa quarta-feira (15), aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, para tratar de um câncer no fígado.

O velório de Washington Rodrigues ocorre nesta quinta-feira (16), a partir do meio-dia, na sede social do Clube de Regatas do Flamengo – clube de coração do radialista – na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. O enterro será realizado às 16h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Carreira

Nascido no Rio de Janeiro, em 1º de setembro de 1936, Washington iniciou a sua carreira na Rádio Guanabara, atualmente Rádio Bandeirantes. A entrada nas transmissões esportivas foi meio por acaso. Convidado para dar informações sobre futebol de salão, agradou e não saiu mais.

Em 1969, trabalhava na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, quando recebeu um convite para se juntar à equipe esportiva comandada por Valdir Amaral, na Rádio Globo. Lá, ele inovou a reportagem de campo ao lado de Deni Menezes.

É na Globo que ganha o apelido de Apolinho, dado pelo narrador esportivo Celso Garcia, que se inspirou nos astronautas da Apolo 11, missão da Nasa que levou o homem à Lua. De acordo Washington, ele e Deni usavam nas costas um equipamento de transmissão parecido com a mochila carregada pelos astronautas e, por causa dessa semelhança, passaram a ser chamados de apolinhos pelos narradores, entre eles, Valdir Amaral. Mas, para Deni, o apelido não atravessou os anos como para Washington.

Depois de muitos anos, no esporte da emissora do bairro da Glória, Washington e Deni deixam a Rádio Globo e vão para Rádio Nacional, onde integram a equipe do narrador José Carlos Araújo. Na Nacional, Apolinho sai da reportagem e passa a ser comentarista. Também passa a fazer o programa No Mundo da Bola, das 17h às 19h, liderando a audiência no horário. Ao lado do comunicador Hilton Abi-Rihan, comanda um programa de variedades, chamado Nacional 80.

Em 1999, Washington Rodrigues vai para a Rádio Tupi, onde era comentarista esportivo e comunicador. Foi na Tupi o seu último trabalho: a participação na transmissão do jogo Bolívar 2 x 1 Flamengo, pela Copa Conmebol Libertadores, no dia 24 de abril último.

Geraldinos e arquibaldos

Washington também levou para as transmissões esportivas o seu bom humor e criatividade na criação de expressões populares e bordões emblemáticos. Era comum ouvi-lo se referir ao público da geral do Maracanã como “geraldinos” e da arquibancada, “arquibaldos”. Ele também popularizou a expressão: “Mais feliz do que pinto no lixo” e “briga de cachorro grande”, quando se referia a jogos em que duas potências futebolísticas se enfrentavam. Foi dele a expressão “chocolate”, para ressaltar uma vitória por goleada de um time contra outro.

Washington Rodrigues se inspirou na música El Bodeguero, do cubano Richard Egües e cantada por Nat King Cole. Um verso da canção diz: “Toma chocolate. Paga lo que debes”.

Treinador

Em 1995, a convite do então presidente Kleber Leite, Washington deixou temporariamente o rádio e assumiu a tarefa de treinar o Flamengo no ano do centenário do clube. A diretoria do clube da Gávea entendia que ele seria capaz de apaziguar o ambiente no Flamengo que, naquele momento, não era bom.

APOLINHO - Morre, aos 87 anos, o radialista Washington Rodrigues, o ‘Apolinho’.Foto: Instagram/Apolinho
Washington Rodrigues treinou o Flamengo em 1995, ano do centenário do clube. Foto: Instagram/Apolinho

Morte em dia de jogo

Apaixonado pelo Flamengo, quis o destino que, por coincidência, a morte de Apolinho tenha ocorrido no momento em que o time rubro-negro fazia uma apresentação de gala. Em partida no Maracanã, pela Libertadores, o Flamengo venceu o Bolívar por 4×0, com gols de Gerson, Ayrton Lucas, Everton Cebolinha e Pedro. A notícia do falecimento do radialista foi divulgada durante o segundo tempo da partida.

Homenagens

Em seu perfil no X, antigo Twitter, o Flamengo lamentou a morte de Apolinho e lembrou que mesmo sendo rubro-negro, era admirado por torcedores de outros clubes.

“Perdemos um dos maiores comunicadores do esporte nacional. Washington Rodrigues, o Apolinho, nos deixou nesta quarta-feira. Em décadas de carreira, moldou a forma como vivemos o futebol. Criou expressões inesquecíveis – é impossível lembrar do Gol do Pet em 2001 sem lembrar do aviso que “acaba de chegar São Judas Tadeu” na voz de Apolinho. Washington Rodrigues foi treinador do Mais Querido no ano de nosso centenário e, ainda assim, era admirado e adorado pelas torcidas dos nossos rivais por seu carisma, sua imparcialidade e sua paixão. Ele nos deixou em uma noite em que o Flamengo venceu com “chocolate” – expressão inventada por ele para definir goleadas. Muito obrigado por tanto, Apolinho! Descanse em paz!”, postou o clube da Gávea.

O locutor esportivo José Carlos Araújo, o Garotinho, também fez homenagem ao amigo com quem dividiu a cabine de transmissão do Maracanã por vários anos carreira. “Meu querido amigo Apolinho, não existe palavra para expressar o tamanho do vazio que fica com a sua despedida. Você foi um grande parceiro na minha vida profissional, mas a nossa amizade vai além da latinha. Obrigado, Apolo. Você é eterno no rádio e no coração de todos nós”, escreveu no X.

Emocionado, seu último companheiro de jornadas esportivas, o locutor da Rádio Tupi, Luiz Penido, interrompeu a transmissão do jogo, aos 25 minutos do segundo tempo, para anunciar a morte do amigo. “No dia 15 de maio de 2024 acaba de falecer Washington Rodrigues, o Apolinho, supremo ídolo. Parte para a morada eterna depois de uma vida tão brilhante, deixando um legado, entrando na história do rádio nesses mais de 60 anos de atividade. A dor é muito profunda, é muito, muito forte”, disse chorando.

Penido acrescentou que momentos antes de morrer, Apolinho chegou a assistir ao jogo até o terceiro gol do Flamengo. “Ele morreu com o Flamengo em vantagem, com o Flamengo ganhando o jogo”, completou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inspire-se chega à 5ª edição no Porto Velho Shopping com programação gratuita voltada ao empoderamento feminino

Inspire-se chega à 5ª edição no Porto Velho Shopping com programação gratuita voltada ao empoderamento feminino

Evento reforça compromisso social com qualificação profissional, saúde, empreendedorismo e cidadania, em sintonia com o Dia Internacional da Mulher.
L
Número de mortes sobe para 65 em Minas Gerais e quatro seguem desaparecidos

Número de mortes sobe para 65 em Minas Gerais e quatro seguem desaparecidos

Tragédia na Zona da Mata concentra vítimas em Juiz de Fora e Ubá; prefeitura estima que 25% da população juiz-forana vive em áreas de risco.
L
Mito da Caverna inspira aula aberta sobre despertar humano em Porto Velho

Mito da Caverna inspira aula aberta sobre despertar humano em Porto Velho

Encontro convida à reflexão sobre consciência e sentido da vida; instituição também abre inscrições para nova turma do curso Filosofia para Viver.
L
Prefeitura de Jaru renova convênio com a Associação Abrace e garante recurso de R$ 240 mil para tratamento de dependentes químicos

Prefeitura de Jaru renova convênio com a Associação Abrace e garante recurso de R$ 240 mil para tratamento de dependentes químicos

O valor é utilizado no custeio de despesas básicas que garantem o funcionamento da casa de recuperação. Atualmente, a Abrace acolhe mais de 25 pessoas e tem capacidade para até 70 pacientes.
L
TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

Mais segurança, padronização e transparência aos gestores públicos no cumprimento de suas obrigações.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Estreias da Semana: Pânico 7 lidera programação em Porto Velho

Novos filmes chegam às telonas, enquanto promoção especial reduz ingressos até 4 de março e garante preços populares para grandes sucessos.
L
Contas de luz seguem com bandeira tarifária verde em março

Contas de luz seguem com bandeira tarifária verde em março

Pelo terceiro mês consecutivo, consumidores não terão cobrança adicional nas faturas; reservatórios em alta favorecem cenário.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Nesta sexta-feira, dia 27, às 17h, o Povoado Nerd entrevista Cledson Júnior Souza Pimentel para falar sobre sua trajetória na dança, passagens pela TV, publicidade e os novos rumos da carreira.
L
Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Camex restabelece alíquota de 16% para eletrônicos e zera impostos de 105 itens sem similar nacional após pressão política no Congresso.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa pede reforma de quadra em escola de Jacinópolis

Dra. Taíssa pede reforma de quadra em escola de Jacinópolis

Indicação solicita ao governo e à Seduc recuperação da quadra da Escola Pedro Mendes Cardoso, em Nova Mamoré.
L
Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 140 mil para hospital de Urupá

Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 140 mil para hospital de Urupá

Emenda parlamentar será usada na compra de veículo para o Hospital Jorge de Sá.
L
Acordo Mercosul-União Europeia deve entrar em vigor em maio

Acordo Mercosul-União Europeia deve entrar em vigor em maio

Vice-presidente Geraldo Alckmin prevê aprovação no Senado nas próximas semanas; governo prepara decreto de salvaguardas para proteger indústria nacional.
L

Deputado Pedro Fernandes destina R$ 230 mil para medicamentos em Cacaulândia

Recurso de R$ 230 mil anunciado pelo deputado Pedro Fernandes vai reforçar estoque da farmácia municipal e garantir abastecimento regular em Cacaulândia.
L
André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

Daniel Vorcaro deverá comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na próxima terça-feira; ministro proibiu uso de jatinho particular.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denarc apreende 45 kg de drogas e prende dois em PVH

Denarc apreende 45 kg de drogas e prende dois em PVH

Ações nos bairros Jardim Eldorado e Nacional resultaram na apreensão de skunk, cocaína, dinheiro e veículos.
10
Motoboy quebra perna em grave acidente na zona leste

Motoboy quebra perna em grave acidente na zona leste

Colisão entre carro e moto ocorreu no cruzamento da José Amador dos Reis com Eng. Paulo Pinheiro
14
Adolescente desmaia após acidente no Centro de Porto Velho

Adolescente desmaia após acidente no Centro de Porto Velho

Jovem ficou desacordado depois de colisão entre carro e bicicleta na Rua Elias Gorayeb, próximo à Calama.
12
Fusca é destruído por incêndio em garagem

Fusca é destruído por incêndio em garagem

O fogo começou de forma repentina na parte traseira do veículo, onde fica o motor.
10
PF e IBAMA deflagram Operação contra garimpo ilegal no Rio Madeira

PF e IBAMA deflagram Operação contra garimpo ilegal no Rio Madeira

Ação conjunta resultou na inutilização de 47 embarcações e motores empregados na extração ilegal de ouro.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: INSTITUTO BOREAL RD LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00024.003/2026-SUL
L
Inscrições para IV Mostra Indígena iniciam dia 2 em RO

Inscrições para IV Mostra Indígena iniciam dia 2 em RO

Estudantes indígenas podem se inscrever até 20 de março para a Mostra Maloca 2026, que acontece de 14 a 17 de abril, em Porto Velho.
L
Governo de RO vistoria viveiros de mudas em municípios

Governo de RO vistoria viveiros de mudas em municípios

Inspeções ocorreram entre 23 e 27 de fevereiro e avaliam qualidade das mudas e estrutura dos viveiros do projeto ambiental em Rondônia.
L
Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Reunião no Censipam aponta possibilidade de chuvas intensas e elevação do Rio Madeira
L

STF suspende desintrusão na TI Uru-Eu-Wau-Wau e gera alívio a famílias, diz Bagattoli

Decisão do STF suspende retirada de famílias em áreas de Monte Negro, Jaru e Alvorada do Oeste; senador Jaime Bagattoli afirma que medida evita expulsões imediatas.
L
Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública na Câmara confirmou resultado primário positivo e cumprimento das metas fiscais do município.
L
Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Ação realizada na quinta (26) substituiu manilhas de 60 cm por tubulações de 1 metro em pontos críticos para melhorar o escoamento da água
L
Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Cerca de 12 famílias receberam suporte direto nas primeiras horas do dia.
L
BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

Anúncio foi feito em São Paulo por Aloizio Mercadante e Geraldo Alckmin; total destinado à política industrial chegará a R$ 370 bilhões até o fim de 2026.
L
MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

Nesta sexta-feira recebem estudantes nascidos em março e abril; valores premiam aprovação no ano letivo e participação no exame nacional.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.