SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Washington Rodrigues, o Apolinho, morre no Rio aos 87 anos

Ícone do rádio esportivo nacional tratava um câncer no fígado

Por Cristina Índio do Brasil e Aécio Amado - Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Washington Rodrigues, o Apolinho, morre no Rio aos 87 anos
Instagram/Apolinho

O jornalista, comentarista e apresentador esportivo Washington Rodrigues, o Apolinho, morreu na noite dessa quarta-feira (15), aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, para tratar de um câncer no fígado.

O velório de Washington Rodrigues ocorre nesta quinta-feira (16), a partir do meio-dia, na sede social do Clube de Regatas do Flamengo – clube de coração do radialista – na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. O enterro será realizado às 16h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Carreira

Nascido no Rio de Janeiro, em 1º de setembro de 1936, Washington iniciou a sua carreira na Rádio Guanabara, atualmente Rádio Bandeirantes. A entrada nas transmissões esportivas foi meio por acaso. Convidado para dar informações sobre futebol de salão, agradou e não saiu mais.

Em 1969, trabalhava na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, quando recebeu um convite para se juntar à equipe esportiva comandada por Valdir Amaral, na Rádio Globo. Lá, ele inovou a reportagem de campo ao lado de Deni Menezes.

É na Globo que ganha o apelido de Apolinho, dado pelo narrador esportivo Celso Garcia, que se inspirou nos astronautas da Apolo 11, missão da Nasa que levou o homem à Lua. De acordo Washington, ele e Deni usavam nas costas um equipamento de transmissão parecido com a mochila carregada pelos astronautas e, por causa dessa semelhança, passaram a ser chamados de apolinhos pelos narradores, entre eles, Valdir Amaral. Mas, para Deni, o apelido não atravessou os anos como para Washington.

Depois de muitos anos, no esporte da emissora do bairro da Glória, Washington e Deni deixam a Rádio Globo e vão para Rádio Nacional, onde integram a equipe do narrador José Carlos Araújo. Na Nacional, Apolinho sai da reportagem e passa a ser comentarista. Também passa a fazer o programa No Mundo da Bola, das 17h às 19h, liderando a audiência no horário. Ao lado do comunicador Hilton Abi-Rihan, comanda um programa de variedades, chamado Nacional 80.

Em 1999, Washington Rodrigues vai para a Rádio Tupi, onde era comentarista esportivo e comunicador. Foi na Tupi o seu último trabalho: a participação na transmissão do jogo Bolívar 2 x 1 Flamengo, pela Copa Conmebol Libertadores, no dia 24 de abril último.

Geraldinos e arquibaldos

Washington também levou para as transmissões esportivas o seu bom humor e criatividade na criação de expressões populares e bordões emblemáticos. Era comum ouvi-lo se referir ao público da geral do Maracanã como “geraldinos” e da arquibancada, “arquibaldos”. Ele também popularizou a expressão: “Mais feliz do que pinto no lixo” e “briga de cachorro grande”, quando se referia a jogos em que duas potências futebolísticas se enfrentavam. Foi dele a expressão “chocolate”, para ressaltar uma vitória por goleada de um time contra outro.

Washington Rodrigues se inspirou na música El Bodeguero, do cubano Richard Egües e cantada por Nat King Cole. Um verso da canção diz: “Toma chocolate. Paga lo que debes”.

Treinador

Em 1995, a convite do então presidente Kleber Leite, Washington deixou temporariamente o rádio e assumiu a tarefa de treinar o Flamengo no ano do centenário do clube. A diretoria do clube da Gávea entendia que ele seria capaz de apaziguar o ambiente no Flamengo que, naquele momento, não era bom.

APOLINHO - Morre, aos 87 anos, o radialista Washington Rodrigues, o ‘Apolinho’.Foto: Instagram/Apolinho
Washington Rodrigues treinou o Flamengo em 1995, ano do centenário do clube. Foto: Instagram/Apolinho

Morte em dia de jogo

Apaixonado pelo Flamengo, quis o destino que, por coincidência, a morte de Apolinho tenha ocorrido no momento em que o time rubro-negro fazia uma apresentação de gala. Em partida no Maracanã, pela Libertadores, o Flamengo venceu o Bolívar por 4×0, com gols de Gerson, Ayrton Lucas, Everton Cebolinha e Pedro. A notícia do falecimento do radialista foi divulgada durante o segundo tempo da partida.

Homenagens

Em seu perfil no X, antigo Twitter, o Flamengo lamentou a morte de Apolinho e lembrou que mesmo sendo rubro-negro, era admirado por torcedores de outros clubes.

“Perdemos um dos maiores comunicadores do esporte nacional. Washington Rodrigues, o Apolinho, nos deixou nesta quarta-feira. Em décadas de carreira, moldou a forma como vivemos o futebol. Criou expressões inesquecíveis – é impossível lembrar do Gol do Pet em 2001 sem lembrar do aviso que “acaba de chegar São Judas Tadeu” na voz de Apolinho. Washington Rodrigues foi treinador do Mais Querido no ano de nosso centenário e, ainda assim, era admirado e adorado pelas torcidas dos nossos rivais por seu carisma, sua imparcialidade e sua paixão. Ele nos deixou em uma noite em que o Flamengo venceu com “chocolate” – expressão inventada por ele para definir goleadas. Muito obrigado por tanto, Apolinho! Descanse em paz!”, postou o clube da Gávea.

O locutor esportivo José Carlos Araújo, o Garotinho, também fez homenagem ao amigo com quem dividiu a cabine de transmissão do Maracanã por vários anos carreira. “Meu querido amigo Apolinho, não existe palavra para expressar o tamanho do vazio que fica com a sua despedida. Você foi um grande parceiro na minha vida profissional, mas a nossa amizade vai além da latinha. Obrigado, Apolo. Você é eterno no rádio e no coração de todos nós”, escreveu no X.

Emocionado, seu último companheiro de jornadas esportivas, o locutor da Rádio Tupi, Luiz Penido, interrompeu a transmissão do jogo, aos 25 minutos do segundo tempo, para anunciar a morte do amigo. “No dia 15 de maio de 2024 acaba de falecer Washington Rodrigues, o Apolinho, supremo ídolo. Parte para a morada eterna depois de uma vida tão brilhante, deixando um legado, entrando na história do rádio nesses mais de 60 anos de atividade. A dor é muito profunda, é muito, muito forte”, disse chorando.

Penido acrescentou que momentos antes de morrer, Apolinho chegou a assistir ao jogo até o terceiro gol do Flamengo. “Ele morreu com o Flamengo em vantagem, com o Flamengo ganhando o jogo”, completou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RO-472: manutenção reforça tráfego em Ji-Paraná

RO-472: manutenção reforça tráfego em Ji-Paraná

Obras no perímetro urbano melhoram segurança viária, ampliam a durabilidade do pavimento e garantem mais conforto a motoristas e pedestres.
L
Motoristas de aplicativos fazem mega manifestação em Porto Velho

Motoristas de aplicativos fazem mega manifestação em Porto Velho

Protesto em frente à Urbano Norte reúne condutores que cobram reajuste no valor das corridas e melhores condições de remuneração pelas plataformas.
L

Carnaval: campanha “Não é Não” leva combate à violência contra mulher à rodoviária de Porto Velho

Ação do MPRO e parceiros orientou passageiros sobre direitos, canais de denúncia e proteção durante o período carnavalesco.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise do lixo em Porto Velho: vereador alerta e prefeitura anuncia rompimento de contrato

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise do lixo em Porto Velho: vereador alerta e prefeitura anuncia rompimento de contrato

Alguns bairros da capital correm risco de crise sanitária; Eco Porto Velho terá 30 dias para manter serviços até nova contratação.
L
justica-do-trabalho-promove-palestra-sobre-direitos-das-comunidades-quilombolas

Justiça do Trabalho promove palestra sobre direitos das comunidades quilombolas

Evento do TRT-14 reforça compromisso com inclusão, equidade e acesso à justiça para populações tradicionais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fies 2026: inscrições para financiamento estudantil terminam nesta sexta

Fies 2026: inscrições para financiamento estudantil terminam nesta sexta

Prazo acaba hoje à noite e seleção oferece mais de 112 mil vagas em cursos de graduação de instituições privadas avaliadas positivamente pelo MEC.
L
STF agenda julgamento que pode pôr fim a benefícios fora do teto salarial

STF agenda julgamento que pode pôr fim a benefícios fora do teto salarial

Corte vai analisar decisão que suspendeu verbas extras sem respaldo legal nos Três Poderes.
L
Uso de inteligência artificial impulsiona explosão de conteúdos falsos no Brasil

Uso de inteligência artificial impulsiona explosão de conteúdos falsos no Brasil

Relatório aponta avanço das deepfakes e maior foco em disputas políticas.
L
Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Pesquisa Vigitel aponta crescimento histórico na realização do exame e Ministério da Saúde celebra avanço no diagnóstico precoce no Dia da Mamografia.
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de sexta-feira (06/02): encerramentos, ajustes e conversas decisivas

Previsões para sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, indicam fechamento de pendências, diálogos importantes e mais clareza emocional
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano destina R$ 9 milhões a Monte Negro

Alex Redano destina R$ 9 milhões a Monte Negro

Emendas parlamentares fortalecem saúde, educação e infraestrutura, ampliando investimentos estratégicos no município.
L
Ieda Chaves lidera ação da Alero contra violência

Ieda Chaves lidera ação da Alero contra violência

Reunião da Procuradoria da Mulher define metas para 2026 e lança cartilha de conscientização para o Carnaval em Rondônia.
L
Alero debate integração econômica com países vizinhos

Alero debate integração econômica com países vizinhos

Encontro reúne autoridades de quatro países para discutir rotas logísticas, parcerias estratégicas e desenvolvimento regional.
L
Coluna Espaço Aberto – Fraude Eleitoral não é estratégia política, é crime contra a Democracia

Coluna Espaço Aberto – Fraude Eleitoral não é estratégia política, é crime contra a Democracia

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L

Pedido da vereadora Sofia Andrade garante início das obras no Ramal do Jacu da Vala

Prefeitura de Porto Velho inicia patrolamento e encascalhamento em estrada essencial para transporte escolar e produção rural.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro e motocicleta deixa mulher ferida em Rolim de Moura

Acidente entre carro e motocicleta deixa mulher ferida em Rolim de Moura

Colisão entre um Toyota Corolla e uma motoneta Biz ocorreu no cruzamento das avenidas Norte Sul e Recife, e vítima precisou de atendimento médico na UPA.
14
Anta ferida é resgatada pela polícia ambiental em área rural de Rondônia

Anta ferida é resgatada pela polícia ambiental em área rural de Rondônia

Animal foi encontrado com ferimentos no pescoço e no abdômen em uma propriedade de Vale do Anari e recebe cuidados veterinários antes de reabilitação.
L
Polícia Militar prende foragido há dois anos durante ação na zona rural de Vilhena

Polícia Militar prende foragido há dois anos durante ação na zona rural de Vilhena

Homem rompeu tornozeleira eletrônica, tentou fugir para área de mata ao ver viatura e tinha mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Buritis.
12
Gatos são envenenados e morrem no bairro Jardim Eldorado em Vilhena

Gatos são envenenados e morrem no bairro Jardim Eldorado em Vilhena

Moradora denuncia possível uso de estricnina após dois animais apresentarem convulsões e morrerem antes de receber atendimento veterinário.
10
Ex-morador de Vilhena é morto em Mato Grosso e corpo é ocultado duas vezes

Ex-morador de Vilhena é morto em Mato Grosso e corpo é ocultado duas vezes

Trabalhador foi assassinado a facadas em Tangará da Serra, onde atuava em uma obra, e teve o corpo enterrado em dois locais diferentes para dificultar as investigações policiais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab divulga produtos com desconto no Pronaf em fevereiro

Conab divulga produtos com desconto no Pronaf em fevereiro

Lista oficial do PGPAF aponta percentuais de redução nas parcelas para agricultores familiares, válida de 10 de fevereiro a 9 de março.
L
Fios e carregadores ampliam acidentes elétricos com pets em ambientes residenciais

Fios e carregadores ampliam acidentes elétricos com pets em ambientes residenciais

Organização dos cabos e supervisão reduzem risco de queimaduras internas e complicações cardíacas
L
Volta às aulas: rede municipal de Jaru inicia ano letivo

Volta às aulas: rede municipal de Jaru inicia ano letivo

Mais de 5,5 mil estudantes retornam às salas na segunda-feira (09), com escolas preparadas e transporte organizado para 2026.
L
Jaru amplia vacinação contra gripe para toda população

Jaru amplia vacinação contra gripe para toda população

Imunização contra Influenza está liberada para moradores a partir de 6 meses e disponível em todas as unidades de saúde do município.
L
Concurso Seduc: governo alerta contra golpes

Concurso Seduc: governo alerta contra golpes

Orientações oficiais ensinam como identificar o site correto de inscrição e evitar fraudes financeiras no processo seletivo da Educação em Rondônia.
L
PS UNIR 2026: resultado final é divulgado

PS UNIR 2026: resultado final é divulgado

Universidade Federal de Rondônia publica classificação geral e abre prazo obrigatório para manifestação de interesse dos candidatos entre 6 e 8 de fevereiro.
L
Porto Velho Shopping lança cartela de prêmios

Porto Velho Shopping lança cartela de prêmios

Programa aMais traz novos desafios com descontos em gastronomia, beleza e lazer, além de ação especial de Carnaval com benefícios exclusivos para os clientes.
L

Edital de Convocação – AGO: ASSOCIAÇÃO CIPRIANOS TEAM

Av. 7 de Setembro nº 7198 – sala 1 – bairro Cuniã – Porto Velho/RO
L
Planejamento automotivo entra em nova fase com adoção acelerada de inteligência artificial

Planejamento automotivo entra em nova fase com adoção acelerada de inteligência artificial

Incerteza na demanda e pressão sobre custos ampliam dependência de tecnologias preditivas
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.