QUINTA-FEIRA, 11/09/2025
Publicidade
SICRED

Presidente da Anatel diz que falta soberania do Estado na internet

Carlos Manuel Baigorri participou de audiência pública na Câmara

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Presidente da Anatel diz que falta soberania do Estado na internet
Lula Marques/ Agência Brasil

A internet e, em especial, as redes sociais são ainda ambientes que dificultam, ao Estado brasileiro, exercer sua soberania no combate àqueles que usam esse espaço para disseminar fake news ou para praticar crimes. O alerta foi feito pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

Baigorri explicou aos deputados algumas dificuldades percebidas pela Anatel para que o setor de telecomunicações, com suas mais de 20 mil empresas operadoras, cumpra algumas decisões judiciais. Ele apresentou, também, sugestões de mudanças na Lei Geral de Telecomunicações, no sentido de definir competências da agência, relacionadas às redes sociais. Sugeriu também a ampliação do número de integrantes do conselho consultivo da agência.

Soberania digital do Estado

Ao iniciar sua apresentação, o presidente da Anatel sugeriu aos parlamentares que refletissem sobre as limitações do poder público com relação aos ambientes digitais. “Precisamos repensar qual é a soberania digital do Estado brasileiro”, disse.

“E a Câmara dos Deputados, melhor do que ninguém, pode liderar esse debate porque, hoje, se o Estado brasileiro não consegue fazer valer suas decisões no ambiente digital, a conclusão lógica que se chega é de que não existe soberania do Estado brasileiro no ambiente digital. Acho que essa é uma reflexão que nós precisamos fazer”, disse Baigorri.

Segundo ele, há dois elementos que acabam por favorecer a criação do atual “ambiente de badernas e de faroeste digital” em que se encontram as redes. O primeiro é o que afasta a responsabilidade das plataformas sociais pelos conteúdos que nelas são divulgados.

“As plataformas das mídias sociais são substitutos das mídias tradicionais. Só que as mídias tradicionais se submetem a regras de responsabilidade editorial e são responsáveis por aquilo colocam no ar. Assim, se uma grande emissora fizer uma reportagem e alguém entender que aquilo não era correto, é possível buscar, na Justiça, a reparação. Elas [as mídias tradicionais] têm obrigações e responsabilidades”, argumentou.

Falta de responsabilidade

“Esse tipo de responsabilidade não existe no ambiente digital. Há um regime de completa falta de responsabilidade das plataformas, de tal forma que, por não ter responsabilidade nenhuma sobre o que é colocado nas mídias sociais ou em plataformas sociais, plataformas de comércio eletrônico ou qualquer coisa que seja não tâm nenhum incentivo à tomada de medidas de moderação, de controle, ou de dever de cuidado”, acrescentou.

O segundo elemento citado pelo presidente da agência, como catalisador dessa “baderna nas redes sociais” é o anonimato, algo que, segundo ele, é comumente utilizado para a prática de crimes. “Esses dois elementos são gasolina no fogo, e fazem o ambiente completamente caótico que nós temos hoje na internet.”

Baigorri explicou que, por meio das redes de telecomunicações, não é possível retirar postagens em comentários. “O que a gente consegue tirar é o site inteiro. Quem tem domínio para retirar postagens é a plataforma [de redes sociais]. Para uma retirada mais rápida, seria necessário alterar o marco legal, para [nós, da Anatel] termos poder sobre as plataformas de redes sociais no sentido de determinar, a elas, que retirem a postagem. E, caso a decisão não seja acatada, retirar essas plataformas do ar.”

Ele explica que isso também ocorre com relação às plataformas de vídeo. “Nós não retiramos o vídeo do ar, mas as plataformas.”

Integração de sistemas

Outro ponto abordado por Baigorri é a dificuldade para o cumprimento de algumas determinações da Justiça, principalmente pelas operadoras de menor porte. A integração de sistemas entre empresas e Judiciário pode, segundo ele, dar fluidez ao cumprimento de decisões judiciais, em um cenário em que a tendência é de aumento da veiculação de fake news.

“As ordens de bloqueio de site precisam ser implementadas, e isso depende muito da capacidade de cada empresa. Grandes empresas do mercado telecomunicações conseguem implementar isso de uma forma mais rápida porque têm equipes mais estruturadas e estão mais dedicadas para isso. Já as pequenas, que estão lá no interior e atendem dois ou três bairros, podem demorar muito mais para implementar. Mas estamos dialogando com o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e com as operadoras para ver como melhorar isso”, disse o presidente da agência ao defender formas de automatizar servidores para o bloqueio de conteúdos de forma centralizada. “O tempo de resposta ficaria bem mais rápido”, acrescentou.

Novas competências

Baigorri defendeu também alterações na Lei Geral de Telecomunicações, em especial em artigos que definem espaço de competências da Anatel. A ideia é a de ampliar alcances que atualmente estão limitados às empresas de telecomunicações, estendendo-os de forma clara às plataformas de redes sociais.

Outra mudança sugerida por ele envolve a ampliação das representatividades no conselho consultivo da agência. “Nosso conselho conta hoje com representantes da Câmara dos Deputados; de usuários, empresas, sociedade civil; do Poder Executivo. Ele precisa ser ampliado para trazer Judiciário, Ministério Público, OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], jornalistas. Dessa forma, trazendo mais agentes e vozes, ele será empoderado”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Psicanalista rondoniense se destaca em ações de saúde mental

Psicanalista rondoniense se destaca em ações de saúde mental

A psicanalista e assistente social Eulália Sombra, de Rondônia, utiliza a escuta e o conhecimento para transformar vidas no Brasil e em outros países.
L
Mergulho na imaginação: alunos visitam biblioteca municipal

Mergulho na imaginação: alunos visitam biblioteca municipal

A Biblioteca Municipal de Porto Velho recebeu, nesta quinta-feira (11), estudantes da Escola Bohemundo Álvares Afonso para uma visita que uniu educação e encanto.
L
Rifa beneficente busca apoio para tratamento de Antonella Maria

Rifa beneficente busca apoio para tratamento de Antonella Maria

A família de Antonella Maria organiza uma rifa para arrecadar fundos e ajudar nos custos médicos e de tratamento da criança.
L
Reflexão sobre a condição humana: Ruínas que florescem

Reflexão sobre a condição humana: Ruínas que florescem

A escritora Clotilde Rocha explora o paradoxo da existência, em que a fragilidade e a grandeza coexistem. O texto fala sobre a capacidade de amar e se reinventar mesmo diante da brevidade da vida.
L

UNIR abre seleção para mestrado em Ensino de Ciências da Natureza em Rolim de Moura

São 8 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2026; inscrições gratuitas vão até 30 de setembro
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista com o secretário Iremar Torres

Giro News | Entrevista com o secretário Iremar Torres

Giro News entrevista o secretário municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte, Iremar Torres Lima.
L
Moraes critica visão sobre atos de 8 de janeiro

Moraes critica visão sobre atos de 8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes reforçou em voto que o 8 de janeiro não foi um evento espontâneo, classificando-o como uma tentativa de golpe e rebatendo o voto divergente de Luiz Fux.
L
STF forma maioria para condenar Jair Bolsonaro

STF forma maioria para condenar Jair Bolsonaro

Ministra Cármen Lúcia acompanha o relator Alexandre de Moraes e forma a maioria de 3 a 1 pela condenação do ex-presidente em julgamento por tentativa de golpe.
L
Julgamento de Bolsonaro no STF é retomado

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro no STF é retomado

Supremo Tribunal Federal retoma análise do caso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por trama golpista, com voto de Cármen Lúcia e expectativa de maioria.
L

Coluna Social Marisa Linhares | Troféu Cacau de Ouro, bodas e viagens

Ely Valença, empresas e personalidades de Cacoal ganham destaque rumo ao Troféu Cacau de Ouro 2025, entre bodas de prata, casamento, temporada na Espanha e podcasts especiais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Deputada Lebrinha entrega quatro tratores para fortalecer agricultura familiar em São Francisco do Guaporé

A deputada estadual Lebrinha entregou quatro tratores agrícolas ao município de São Francisco do Guaporé durante a EXPOVALE 2025
L

Deputada Lebrinha destina R$ 2 milhões para pavimentação em Vale do Anari

O investimento visa melhorar a infraestrutura, a mobilidade e a qualidade de vida da população
L
Campanha Setembro Amarelo agora é lei

Campanha Setembro Amarelo agora é lei

Legislação sancionada pelo presidente Lula torna o Setembro Amarelo uma política pública nacional e estabelece dias de prevenção do suicídio e da automutilação.
L
Alex Redano solicita manutenção urgente da RO-458 entre Alto Paraíso e Triunfo

Alex Redano solicita manutenção urgente da RO-458 entre Alto Paraíso e Triunfo

Deputado estadual alerta para riscos à segurança e ao escoamento da produção em período de chuvas intensas.
L
Ieda Chaves projeta futuro da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia

Ieda Chaves projeta futuro da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia

Deputada estadual destaca expectativas para fortalecer apoio, justiça e igualdade às mulheres com atuação da PEM.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é morta com mãos amarradas e pescoço cortado por falsos entregadores em Minas Gerais

A vítima foi encontrada com as mãos amarradas e um corte profundo no pescoço
18

Libanês mata mulher, dois enteados e atira na sogra em chacina em Joinville

Um homem de 48 anos, identificado como Ramzi M. H., cometeu suicídio após matar a companheira, de 40, e os dois enteados, de 11 e 15 anos, em Joinville (SC)
18
VÍDEO: Mulher intubada após acidente morre em Porto Velho

VÍDEO: Mulher intubada após acidente morre em Porto Velho

A motociclista sofreu um grave acidente na Avenida Caúla, em Porto Velho, e não resistiu aos ferimentos após ser levada ao Hospital João Paulo II.
18

Vídeo: após recusar ficar com garoto, menina é espancada por colegas e morre em Pernambuco

A Polícia Civil e o Ministério Público investigam o caso, que levanta questões sobre a responsabilidade de crianças e adolescentes diante de atos violentos
18
VÍDEO: Homem e criança sofrem grave acidente de moto na zona leste de Porto Velho

VÍDEO: Homem e criança sofrem grave acidente de moto na zona leste de Porto Velho

O acidente de moto deixou homem e criança feridos nesta quinta-feira (11) no cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com Rua Abnatal Bentes de Lima.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Safra de grãos 2024/2025 é a maior da história, estima Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que a safra de grãos 2024/25 atingiu 350,2 milhões de toneladas, um novo recorde
L

A nação brasileira invadindo a Premier League: confira os jogadores confirmados para 25/26

Com a seleção brasileira se reestruturando após a chegada da nova comissão técnica, vários nomes da liga inglesa ligam o sinal de alerta nos bastidores
L
Entenda sua conta de energia: Energisa detalha cálculo da fatura mensal

Entenda sua conta de energia: Energisa detalha cálculo da fatura mensal

Distribuidora explica que impostos e repasses a geradoras e transmissoras representam a maior parte do valor pago pelos consumidores
L
Prefeitura de Jaru promove formação internacional em gerenciamento de crises para Educação Especial

Prefeitura de Jaru promove formação internacional em gerenciamento de crises para Educação Especial

Curso PCM 22 capacita 24 servidores da rede municipal para prevenção e manejo de crises na Educação Especial
L
Uso de Inteligência Artificial cresce entre pequenos negócios em Rondônia

Uso de Inteligência Artificial cresce entre pequenos negócios em Rondônia

Pesquisa do Sebrae revela que empreendedores rondonienses superam a média nacional em digitalização, capacitações online e adoção de IA
L

A volta da marcenaria artesanal na decoração contemporânea

A marcenaria artesanal ressurge como tendência na decoração contemporânea, unindo estética, cultura e sustentabilidade em peças únicas que contam histórias.
L

Andressa Suita nega polêmica com Gusttavo Lima e Thiago Brava e promete processar jornalista

Andressa Suita se manifestou por meio de seus advogados e negou as informações de um colunista que a acusou de ter brigado com o marido, Gusttavo Lima, por causa de mensagens comprometedoras trocadas entre ele e Thiago Brava
L
Pesquisa aponta que IA reduz estresse de jovens

Pesquisa aponta que IA reduz estresse de jovens

Estudo da Emy Education revela que 9 em cada 10 jovens usam inteligência artificial para estudos e consideram que a ferramenta diminui o estresse acadêmico.
L
Setembro Laranja: Encontro de Saúde promove segurança do paciente em hospitais de Rondônia

Setembro Laranja: Encontro de Saúde promove segurança do paciente em hospitais de Rondônia

Evento coordenado pela Agevisa-RO reforça prevenção de infecções e homenageia equipes de saúde que se destacaram em 2024
L
Roseli Faria, economista e ativista, morre em Brasília

Roseli Faria, economista e ativista, morre em Brasília

Roseli Faria, referência em políticas públicas e militante do PSOL, morreu aos 54 anos. Ela foi pioneira na luta pela implementação da política de cotas raciais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.