SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Crise climática: adolescentes levam ao papa demandas da juventude

As brasileiras Catarina Lorenzo e Helena Garrido estão entre elas

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Crise climática: adolescentes levam ao papa demandas da juventude
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Maria Helena Garrido, 17 anos, viveu de perto a seca histórica que atingiu o estado do Amazonas em 2023. Sem as águas do Rio Negro para navegar, ela ficou um mês sem conseguir voltar para a comunidade indígena Tumbira, onde vive. Catarina Lorenzo, 17 anos, viu grande parte do terreno onde a família tem uma casa, na Península de Maraú, na Bahia, ser coberto pelo avanço do oceano, sentiu na pele o aquecimento da água do mar e observou a mudança das cores dos corais na região.

Ambas fazem parte de uma comitiva de crianças e adolescentes que irá se reunir com o papa Francisco, no Vaticano, nesta quinta-feira (16). O grupo, integrado por representantes do Brasil, da Colômbia, dos Estados Unidos, da Guatemala e do México, entregará ao pontífice, desenhos e mensagens de crianças que responderam à pergunta: Como os líderes mundiais podem ajudar a proteger as crianças e a natureza? Eles também farão o pedido para que seja elaborada uma nova Encíclica, documento papal que serve de orientação para toda a Igreja Católica, em todo o mundo, com alvo na proteção das crianças.

“A gente está aqui para falar sobre e para mostrar o que gente passou. Eu estive presente em cada situação no período da estiagem de 2023. Eu vi e vivi tudo o que aconteceu na Amazônia, a escassez de água imensa que teve, que prejudicou muitas famílias, que praticamente matou o Amazonas”, diz Maria Helena.

A seca foi a maior em 121 anos e afetou todas as 62 cidades do Amazonas. A comunidade indígena Tumbira fica localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro. Segundo Maria Helena, não é possível acessar a comunidade de carro pois ela está em uma região de igarapés. Os moradores, dependem do rio tanto para as atividades econômicas, atividades cotidianas e para o transporte.

“Eu cheguei a pisar em um lugar que era totalmente cheio de água. O que eu vi foi uma seca que eu nunca pensei que aconteceria, mas que acontece sim, por conta das mudanças climáticas no mundo. A água praticamente sumiu. Além do calor imenso. Parecia que a gente estava assando. Dentro de casa, praticamente não tinha ar. Além de ficar sem fôlego, não podia trabalhar, não podia sustentar a casa. Foi o período que mais tive que viver sobrevivendo. Não foi nem vivendo, foi sobrevivendo em um lugar onde é meu mundo. E eu não pude fazer quase nada”, lembra a adolescente.

Ela conta que precisou fazer uma prova em Manaus e, depois, por conta da seca, não conseguiu voltar para casa. Precisou passar um mês na cidade.

Depois de passar por tudo isso, ela conclama as pessoas e, principalmente os líderes regionais, nacionais e globais a prestarem atenção nos alertas climáticos e a de fato ajudarem aqueles que estão passando por tragédias. Ela diz que muitos falavam que iriam ajudar, mas na prática isso não acontecia.

“Se a gente não tiver um mundo mais saudável e digno, a gente não vai ter nada. Porque sem chão para pisar, sem terra para plantar, sem oxigênio para respirar e sem água para beber, a gente não sobrevive mais, de qualquer forma”, diz.

Tanto para Maria Helena, quanto para Catarina, é importante que os líderes e o mundo ouçam as crianças e os adolescentes.

“Eu sei que o que está acontecendo, a catástrofe do Rio Grande do Sul e todas essas catástrofes climáticas que a gente vem vivendo há muito tempo, têm sido avisadas. Não é só a ciência avisando, são os ativistas, são os jovens que veem o problema e realmente vêm dizendo que a gente precisa começar a se conscientizar, a gente tem que parar de desmatar, a gente tem que começar realmente a ter um equilíbrio com a natureza, porque se a gente não cuidar da natureza, a natureza infelizmente vai devolver de alguma maneira, né? Eu sinto uma dor muito grande, mas eu também sinto um pouco, não sei se raiva é a palavra correta, mas eu sinto que é algo que a gente avisou que ia acontecer e que as pessoas, infelizmente, parecem que só acordam quando o problema acontece”, diz Catarina.

Catarina é ativista climática desde criança. Ela apresentou a petição Crianças versus Crise Climática, em inglês, Children vs Climate Crisis, na Organização das Nações Unidas (ONU) aos 12 anos. Atua nacionalmente e internacionalmente pela causa.

“Eu acredito que minha geração vem sendo um pouco mais conscientizada. Porém, como a gente precisa das ações agora, a gente precisa que minha geração esteja envolvida agora para eles realmente ouvirem que o futuro que a gente quer pro nosso futuro”, enfatiza. Ela tem grandes expectativas para o encontro com o líder global e acredita que uma liderança como a do chefe da Igreja Católica tem grande poder para promover mudanças significativas.

Catarina mora em Salvador, mas cresceu na Península de Maraú. Ela tem vivido as ondas de calor que ocorrem não apenas na região, mas em diversas partes do mundo: “não conseguia estudar, não conseguia fazer minhas atividades que eu tinha que fazer no dia porque eu não tava conseguindo me concentrar e eu tive que ir pra praia, ficar no oceano pra eu não ficar morrendo de calor. Nenhum ventilador ajudava”.

Além disso, lembra que desde pequena, observou as mudanças no oceano e nos corais, que perderam a cor. “Eu lembro que quando eu era pequena, eu, naquela época, quando eu sentia essas consequências, eu ainda não entendia direito o que eram as mudanças climáticas, mas eu sabia que tinha algo errado acontecendo, porque eu sempre nadei naquele local e dessa vez, quando eu tinha ido, a água estava muito quente, mas muito quente ao ponto de eu mergulhar no fundo do oceano, tocar na areia e a água continuar muito quente e eu ter que sair da água”.

Ela recorda também como era o terreno da família, muito mais amplo, antes da água do mar avançar. “Vi vizinhos meus perdendo casas ou até mesmo restaurantes”, disse. “A gente sabe que isso é só o início e que, da maneira que a gente está indo, infelizmente, o oceano só tem tendência a aumentar e aumentar. A chegar ao ponto que talvez realmente a minha casa e a casa dos meus amigos e todas as memórias que a gente tem construído nesse local sumam”, explica.

O grupo participará também de um painel dedicado às crianças e jovens, com o líder religioso, durante o evento From Climate Crisis to Climate Resilience, em português, Da Crise Climática à Resiliência Climática, promovido pelo Vaticano. As duas brasileiras e o colombiano Francisco Vera, 14 anos, viajam a convite do Alana, grupo de impacto socioambiental, visando a promoção de um mundo melhor para as crianças. O encontro com o Papa tem também a participação da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), da UCLA Lab School e da University of Massachusetts Boston (UMass Boston).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Documentos do Departamento de Justiça revelam aportes de Jeffrey Epstein em empresas como Coinbase, Jawbone e fundos de capital de risco, mesmo após condenação.
L
ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

Agência participa de evento internacional voltado à integração regional e ao desenvolvimento sustentável.
L
Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Pavimentação da rua Minas Gerais melhora mobilidade urbana e integra pacote de obras realizado em parceria com deputado estadual.
L
Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Encontro destacou a literatura como ferramenta de transformação social e fortaleceu o intercâmbio cultural entre São Paulo e Rondônia.
L
Prefeitura alinha com DPU estratégias de atendimento à população migrante

Prefeitura alinha com DPU estratégias de atendimento à população migrante

Reunião na Defensoria Pública da União definiu ações conjuntas para fortalecer o acolhimento a migrantes, refugiados e apátridas na capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria da Glória Lopes da Cruz

Falecimento de Maria da Glória Lopes da Cruz, professora e amante da música, deixa saudade em familiares e amigos, com despedida marcada em Porto Velho, onde construiu sua história
L

Nota Oficial: Concurso da SEDUC RO tem inscrições somente no site do IBADE

Organização alerta candidatos sobre riscos de acessar links externos e reforça que apenas o endereço oficial do IBADE garante segurança, validade da inscrição e dados corretos.
L

Legacy School inicia atividades em Porto Velho com proposta educacional intercultural

Escola chega à capital de Rondônia com metodologia inovadora, formação integral e atendimento da creche ao ensino médio
L

Agenda News Folia 2026: Pernambuco e Jairo Guedes revelam detalhes do Concentra Mas Não Sai

A proposta é unir conforto, organização e muita animação, garantindo que o folião aproveite a festa do começo ao fim.
L

Giro News: Priscila Franco, do CCAA, fala sobre desafios e crescimento em 2026

Priscila vai explicar como o CCAA lida com esses desafios no dia a dia, quais estratégias têm sido adotadas e de que forma a metodologia da escola impacta diretamente os resultados dos alunos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Deputada visitou a ASCATANM, ouviu demandas dos catadores e destacou a importância da categoria para a sustentabilidade do município.
L
Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Deputado do PL-RO defende apuração integral de denúncias sobre fraudes e pede convocação de todos os citados pela CPMI.
L
PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer favorável à contratação de trabalhadores como pessoa jurídica e sugeriu que fraudes sejam analisadas fora da esfera trabalhista.
L
Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

O encontro estava previsto para a próxima quinta-feira e foi desmarcado oficialmente por questões de agenda, em meio à falta de consenso entre os ministros.
L
Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Deputada recebe prefeitos e vereadores na Assembleia de Rondônia para discutir saúde, infraestrutura e educação em municípios do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Ação integrada entre Rondônia e Acre apura esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos e resultou em prisões e apreensões.
10
Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d'Oeste

Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d’Oeste

Agentes da Delegacia de Candeias do Jamari apreenderam entorpecentes e prenderam suspeitos em flagrante após monitoramento de inteligência na região.
10
Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Prefeitura ampliar presença policial durante o Carnaval, com atuação conjunta entre município e Polícia Militar.
L
Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Conhecido como Calcinha, o homem foi detido por moradores da zona sul de Porto Velho até a chegada da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira.
12
PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

Agentes federais estiveram na residência do gestor em Rio Branco para investigar supostas irregularidades em registros de piloto em uma escola de aviação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LIMA SANTOS & ALMEIDA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 038/SEMMA/2025
L
VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

Família percorreu 14 mil quilômetros em 56 dias, atravessando nove países e elogiando o desempenho do Chevrolet Equinox.
L

Edital de Convocação AGO: FEDERAÇÃO DE FUTSAL DE RONDÔNIA

Local – Avenida do Imigrantes nº 4544 – bairro Industrial – Porto Velho/RO
L
Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Relatório aponta que unidades estaduais e terras indígenas sofrem maior pressão interna de devastação, enquanto áreas federais registram alta ameaça no entorno.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. A. COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00052.002/2026-SUL
L
CCAA Porto Velho firma parceria educacional com a creche Peixinho Feliz

CCAA Porto Velho firma parceria educacional com a creche Peixinho Feliz

Acordo leva aulas de inglês para crianças de 3 a 6 anos com uma metodologia do CCAA.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): C O FOGACA DOS SANTOS

Renovação da Licença Ambiental de Operação.
L
Netflix: cancelar se preço subir após compra

Netflix: cancelar se preço subir após compra

Netflix diz a senadores dos EUA que usuários poderão cancelar assinatura se fusão com Warner gerar reajustes, enquanto negócio segue sob análise regulatória.
L
Novos ônibus modernizam transporte coletivo e melhoram rotina em Porto Velho

Novos ônibus modernizam transporte coletivo e melhoram rotina em Porto Velho

Prefeitura entrega frota moderna e climatizada, com tecnologia e acessibilidade, ampliando conforto e qualidade no transporte coletivo.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.