Um Decreto de Lei aprovado na Bolívia concedeu o envio de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul. O estado brasileiro atualmente tem alguns municípios impactados pelas enchentes. Mas a ajuda não foi bem-vista pelos bolivianos. Após a publicação da medida, uma enxurrada de críticas passou a proliferar nas redes sociais por bolivianos. “O próprio povo boliviano necessita de ajuda humanitária, enquanto isso, o governo está preocupado em fazer mídia no Brasil”, questiona a moradora Costa Bravo.
Em outro post da informação publicado no site EL Deber, uma boliviana fortalece o argumento: “Nós necessitamos ajuda! Ajudem ao seu país primeiro”.
Outra boliviana usa “fake news” para dizer que o Rio Grande do Sul já não precisa mais de ajuda, que os países que ajudaram estariam retornando. Ela declara que a Bolívia usa a medida para fazer show. “Os ministros planejam desviar a verba que supostamente é para ajudar o Brasil”, acusa.

O pedido “supremo” aprovado nesta quarta-feira, 15, pelo governo do presidente Luis Arce, concede ajuda para o Rio Grande do Sul no Brasil. Ao aprovar o Decreto, o governo andino, por meio do ministro da Defesa Edmundo Novillo, explica que a ajuda é uma retribuição “pelas vezes que o Brasil se solidarizou com a Bolívia quando o país atravessou outras situações de desastre”.