O satélite Góes-16, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registra neste momento o flagrante de nuvens numerosas e densas dançando sobre o estado de Rondônia. Essas nuvens se deslocam da Bolívia em direção ao estado rondoniense. Elas são responsáveis pelas chuvas volumosas que começaram desde o início da tarde desta terça-feira, (14) na capital Porto Velho (RO).
Com o passar das horas, as nuvens vão aumentar provocando um bloqueio atmosférico, principalmente nas regiões Oeste e Sul. Alerta para “chuvas intensas” nos municípios que fazem divisa com a Bolívia, pois os maiores volumes pluviométricos são previstos para essas áreas.
Existem possibilidades para alagações por conta do transbordamento de córregos e igarapés. O comunicado vale para as localidades com maior potencial de receber as chuvas mais volumosas, a maioria delas na divisa com o país andino.
A chuva, que inclusive cai na capital Porto Velho (RO) é associada a chegada de um frio de origem polar com formação entre o Uruguai e Argentina.