QUINTA-FEIRA, 23/05/2024

Conheça histórias de pessoas que transformaram suas vidas a partir da integração entre produção rural e conservação ambiental

Com apoio do projeto Viveiro Cidadão, agricultor familiar de Novo Horizonte (RO) viu a nascente em sua propriedade voltar a brotar água após a recuperação da mata ciliar

Por Comunicação Ecoporé - 20

Publicado em 

Conheça histórias de pessoas que transformaram suas vidas a partir da integração entre produção rural e conservação ambiental

Solos exauridos, nascentes sem água e baixa produtividade são desafios enfrentados por diversos produtores rurais em todo o país. Diante deste cenário, seu Manoel Vieira, agricultor familiar de Novo Horizonte do Oeste, viu na restauração a possibilidade de reverter essa realidade. Unidos ao seu desejo o apoio do projeto Viveiro Cidadão, ele viu a floresta brotar de novo em sua propriedade e, junto com ela, a disponibilidade de água em abundância na nascente que havia secado.

Conheça essa e outras quatro histórias de pessoas que superaram adversidades e transformaram suas vidas e dos locais onde vivem ao promover a conservação do meio ambiente. A nova coleção “O que as pessoas fazem pelo clima”, organizada pelo Projeto Semeando Água, uma iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, está reunida em uma plataforma de dados que compartilha histórias a partir de mapas, textos, imagens e outros conteúdos multimídia.

As histórias contadas são frutos de cinco projetos da linha Florestas patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental. Os projetos realizados em diferentes biomas têm como objetivo comum a restauração de ecossistemas, regulação do clima e geração de renda de forma sustentável. São eles: Semeando Água, Florestas de Valor, Viveiro Cidadão, Raízes do Purus e No Clima da Caatinga. Os benefícios observados pelos moradores dos territórios   vão muito além de suas áreas, contribuindo para redução dos impactos das mudanças climáticas.

Na Amazônia, três destes projetos contam como ao combaterem o desmatamento trouxeram água e alimentos saudáveis para as pessoas. Em Rondônia, o retorno da floresta trouxe a água de volta a seu Manoel. A principal nascente da propriedade já não tinha mais água, recurso essencial para o desenvolvimento da pecuária, que foi por anos a principal fonte de renda da família. Em seus 38 anos morando no território, o agricultor presenciou várias mudanças, principalmente na paisagem. Viu o desmatamento avançar sobre a floresta e ter como consequência a escassez de água.

Através da parceria com o projeto Viveiro Cidadão, executado pela Ecoporé – Ação Ecológica Guaporé, seu Manoel conseguiu mudas, assistência técnica e participou de intercâmbios de troca de experiências e dias de campo com cursos para trazer a água de volta.

A restauração florestal da área onde está a nascente na propriedade vem promovendo ao longo dos anos o incremento de estoques de carbono, a redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), a formação de corredores ecológicos e a conservação da biodiversidade. Para seu Manoel “não foi trabalho, foi uma ação divina”, que ele recomenda a outros agricultores.

Acesse o Storymap e veja a transformação da paisagem na propriedade do seu Manuel.

No sul do Amazonas, os Sistemas Agroflorestais (SAFs) da Terra Indígena (TI) Caititu, do povo Apurinã, fornecem alimentos saudáveis para as aldeias e recuperam solos exauridos. O extremo norte da terra está localizado a apenas 1,5 quilômetros do centro de Lábrea, que lidera o ranking das 50 cidades brasileiras que mais desmataram nos últimos quatro anos, segundo levantamento do MapBiomas.

O povo Apurinã, através da parceria com Projeto Raízes do Purus, realizado pela Operação Amazônia Nativa (OPAN), implementou 40 unidades de SAFs  em 21 aldeias. A soma das áreas de cultivo totaliza 42,6 hectares, que estão em plena produção de frutos, feijões, tubérculos e plantas medicinais. Além de remover toneladas de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução dos impactos das mudanças climáticas, os Sistemas Agroflorestais representam uma grande riqueza para os moradores do território. Marcelino Apurinã, cacique da Aldeia Novo Paraíso, passa a sábia mensagem de que “para o indígena riqueza não é dinheiro, riqueza é ter fartura, é ter o que ele comer todos os dias”.

Já em São Félix do Xingu, no Pará, as práticas agroecológicas, que incluem os Sistemas Agroflorestais, também transformaram a vida de Dona Josefa. Quando adquiriu sua propriedade, se deparou com um terreno predominantemente composto por pastagens e pouca cobertura florestal. Práticas agrícolas não sustentáveis e a vulnerabilidade a incêndios frequentes devastaram sua plantação de cacau. O município é marcado pelo desmatamento e altas emissões de CO2.

A liderança da agricultora familiar floresceu com a Associação de Mulheres Produtoras de Polpa de Frutas (AMPPF). A Associação apoiada pelo programa Florestas de Valor, iniciativa do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), tornou-se um símbolo de resistência e renovação. As mulheres da comunidade, antes dedicadas somente ao cultivo para subsistência, passaram a produzir licores, geleias e chocolate, transformando suas vidas e ganhando independência financeira. Maria se tornou uma fonte de inspiração para muitos e sua propriedade um exemplo vivo de reflorestamento e diversificação agrícola. Sua história é um testemunho do poder da ação coletiva e da importância de soluções sustentáveis para problemas ambientais complexos.

Na Mata Atlântica, a implementação de técnicas que regeneram o solo vem transformando a região do Sistema Cantareira. Quando Vivian e Luciano chegaram ao sítio localizado no município de Piracaia/SP, o riacho que desagua na represa do Jaguari quase desaparecia nos períodos de seca. O gado de outros proprietários pisoteava as mudas que tentavam crescer. Com o apoio do Projeto Semeando Água, o casal desenvolveu um Plano de Manejo Sustentável, que concilia a regeneração da floresta, com um Sistema Agroflorestal que une café, juçara e frutas nativas da Mata Atlântica.

Luciano conta que já tem observado transformações. “Além do aumento significativo da vazão da nascente principal, outros olhos d’água surgiram próximos do curso do riachinho que, mesmo na estiagem, mantém um volume visivelmente maior. A conservação da mata ciliar também vem atraindo a fauna”. O projeto Semeando Água atua em propriedades rurais de oito municípios que compõem o Sistema Cantareira, trabalhando para a conservação do solo e da água na região, através da Restauração Florestal de áreas prioritárias para a recarga hídrica e da implantação de Sistemas Produtivos Sustentáveis.

Na Caatinga, a apaixonante jornada de conservação e desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro é contada a partir da história de Seu Aureliano Rodrigues, o primeiro guarda-parque da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA). Localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), a Unidade de Conservação (UC) conta com 6.285 hectares e resguarda quatro nascentes, além de ser lar para centenas de animais e plantas, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Aureliano vivia na Serra das Almas antes mesmo do local ser uma UC, quando a área ainda era formada por nove fazendas. Seus pais trabalharam nas roças de milho, feijão e mandioca e ele passava os dias pela floresta, “caminhando, parando, prestando atenção”. Assim, se tornou um dos maiores conhecedores da biodiversidade local.

A atuação do projeto No Clima da Caatinga, executado pela Associação Caatinga, vai para além da Serra das Almas, contemplando mais de 4 mil famílias residentes nas 40 comunidades rurais que vivem no entorno.  A Associação também auxiliou na criação da Unidade de Conservação atua na gestão de mais setes UCs na região. Áreas protegidas contribuem com a redução do desmatamento, da escassez hídrica, da desertificação e são uma estratégia para a conservação da biodiversidade. Seu Aureliano já não é mais guarda-parque, mas ainda volta para a Serra das Almas a fim de guiar equipes de pesquisadores a partir do saber popular de um homem que viu as paisagens degradadas da sua infância tornarem-se a maior unidade de conservação privada do Estado do Ceará.

Veja os detalhes de todas essas histórias inspiradoras na coleção de Storymaps “O que as pessoas fazem pelo clima”. Acesse os mapas, relatos em áudio, tour virtual e outros recursos para conhecer um pouco mais de perto essas histórias. Acesse a coleção completa em: https://storymaps.arcgis.com/collections/5c9b0cd6070e46888b893e9b748093ae

Conheça os projetos

Florestas de Valor (Imaflora)

https://www.imaflora.org/o-que-fazemos/comunidades-areas-protegidas/florestas-de-valor

Viveiro Cidadão – viveirocidadao.org.br

Raízes do Purus – raizesdopurus.com.br

No Clima da Caatinga – noclimadacaatinga.org.br

Semeando Água – semeandoagua.ipe.org.br

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Transmissão ao Vivo: 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Não Perca! Acompanhe agora a apresentação de Bruno Eduardo ao vivo diretamente do maior evento de agronegócios da região Norte!
L

Rondônia tem a 4ª maior taxa de internações por Leptospirose da região Norte, aponta CLP

Os casos são relativamente baixos; geralmente estão relacionados ao acúmulo de água parada e à precariedade dos serviços de saneamento básico.
L

Marcos Rocha cria relações internacionais sólidas com outros países e gera possibilidade de mais negócios para Rondônia

As pontes comerciais e de relacionamento criadas pelo governador Marcos Rocha com outros países, convergem para a Rondônia Rural Show.
L

UNIR sugere, mas conselheiros rejeitam cancelar o ano letivo de 2024

Com “não” da maioria, proposta foi negada. Greve é mantida.
L
Prefeitura de Jaru constrói rede de drenagem na Rua Raimundo Barreto; serviço integra obras pavimentação da via

Prefeitura de Jaru constrói rede de drenagem na Rua Raimundo Barreto

O serviço integra obras pavimentação da via
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quase 40 cidades de Rondônia estão liberadas para que empresas ativem a faixa do 5G

O Estado de Rondônia foi contemplado nesta leva com 39 municípios.
L

Na RRS Internacional, Marcos Rocha anuncia a antecipação do salário dos funcionários públicos de Rondônia

O dinheiro já vai entrar nas contas dos servidores na próxima sexta-feira (24)
L
Rio Grande do Sul precisará de R$ 1 bilhão para recuperar turismo

Rio Grande do Sul precisará de R$ 1 bilhão para recuperar turismo

Governador volta a pedir benefício para empresas afetadas pelas cheias
L

#InFoco | Entrevista Giovanny A. Oliveira e Felipe Rosell, estudantes de direito

Marcelo Régis conduzirá a conversa, explorando a trajetória acadêmica e as atividades na Atlética.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Sine Municipal de Porto Velho tem novas vagas disponíveis

55 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Publicidade

POLÍTICA

CORONEL CHRISOSTOMO: Deputado se reúne com Jair Bolsonaro para discutir posição do PL nas eleições municipais de RO.

Deputado se reúne com Jair Bolsonaro para discutir posição do PL nas eleições municipais de RO

Estratégia é ter candidaturas próprias a prefeito e apoio a nominatas de vereadores.
L

Deputado Alan Queiroz participa da entrega de equipamentos hospitalares no Hospital Santa Marcelina

Emenda parlamentar destinada foi de quase R$ 500 mil para aquisição dos novos aparelhos.
L

Dra Taíssa destaca que Rondônia Rural Show Internacional mostra evolução do agronegócio no estado

Feira traz o tema: “Agricultura da Amazônia”, que representa o progresso na produção de alimentos em Rondônia.
L
Ieda Chaves participa da Rondônia Rural Show e destaca investimento no setor turístico

Ieda Chaves participa da Rondônia Rural Show e destaca investimento no setor turístico

Feira voltada potencializa setores do agronegócio e promove negócios no estado.
L
Dra. Taíssa fomenta agronegócio em Rondônia com mais R$ 2 milhões em emendas parlamentares

Dra. Taíssa fomenta agronegócio em Rondônia com mais R$ 2 milhões em emendas parlamentares

Guajará-Mirim, Nova Mamoré, distrito de Nova Dimensão, Nova Califórnia e União Bandeirantes foram beneficiados em 2023.
L
Publicidade

POLÍCIA

Urgente: PM salva homem que era torturado e prende suspeito no Morar Melhor

Urgente: PM salva homem que era torturado e prende suspeito no Morar Melhor

Em seguida, foi socorrido para o Hospital João Paulo II.
12
Estava de boa: Integrante do “Novo Cangaço” é preso comprando peixe na zona leste

Estava de boa: Integrante do ‘Novo Cangaço’ é preso comprando peixe na zona leste

O foragido estava com dois mandados de prisão.
10

Professora é agredida por autista, registra BO e família é intimada

A aluna tem 12 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível de suporte 3, não oralizada (não fala).
10

Carro bate de frente com bicicleta e deixa criança ferida no centro de Porto Velho

O fato aconteceu no cruzamento das ruas Benjamin Constant com Rafael Vaz e Silva, no bairro São Cristóvão, em Porto Velho.
10
CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

Operação Ciclo da Morte mobilizou 14 policiais e foi comandada por dois delegados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CASA DA ROCADEIRA E SERVICOS MULTIMARCAS LTDA

Licença Ambiental Simplificada SUL 247°
L

Recebimento da Licença Ambiental: ELIAS DIESEL TRUCK LTDA

Licença Ambiental de Operação SUL 105
L

Requerimento da Licença Ambiental: LUIZ MORAES DE SOUSA

Licença Ambiental Simplificada
L

Requerimento da Licença Ambiental: F1 CONSTRUCOES E NAUTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇAO
L
Ventosa ajuda a coletar sangue de quem tem medo de agulha

Ventosa ajuda a coletar sangue de quem tem medo de agulha

Os pesquisadores criaram o dispositivo inspirados no comportamento de sanguessugas.
L
Homem que varria tapete vermelho de Cannes estreia como cineasta no festival

Homem que varria tapete vermelho de Cannes estreia como cineasta no festival

Desde então, David foi crescendo até decidir registrar oficialmente o primeiro documentário.
L
Receita Federal lança sistema para proteger CPF contra golpes; veja como usar

Receita Federal lança sistema para proteger CPF contra golpes; veja como usar

Um dos golpes aplicados por criminosos no Brasil é a inserção do CPF de vítimas em sociedades e empresas.
L
Projeto aprovado na Câmara criminaliza luta por terra, critica MST

Projeto aprovado na Câmara criminaliza luta por terra, critica MST

Proposta ainda precisa passar pelo Senado
L
Governo começa a reestruturar saúde digital no Rio Grande do Sul

Governo começa a reestruturar saúde digital no Rio Grande do Sul

Núcleo do estado terá 1.500 equipamentos substituídos
L