SEGUNDA-FEIRA, 24/11/2025

Em destaque

‘Não é um livro infantil, é um conto erótico!’, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em buritis

A indignação da deputada federal Cristiane Lopes é notória num vídeo/denúncia que ela gravou, relatando o que aconteceu com uma professora da cidade de Buritis, aqui mesmo em Rondônia.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

O vídeo, por si só, serve como um documento importante para que se compreenda o que está acontecendo, elo aparelhamento do Estado, com parte da Educação no Brasil, a partir do ensino ideológico, que já começa, infelizmente, nas séries para crianças de tenra idade. A indignação da deputada federal Cristiane Lopes é notória num vídeo/denúncia que ela gravou, relatando o que aconteceu com uma professora da cidade de Buritis, aqui mesmo em Rondônia. Depois de não aceitar colocar em sala de aula um livro com o título de “A Mamãe Vai Ter um Bebê!”, que a parlamentar comparou a um texto eríótico, a professora Juliana Cibele, 23 anos de profissão, foi afastada das suas funções, por decisão do prefeito Roni Irmãozinho, do PDT, alegando que a professora agiu por razões políticas, já que é candidata a vereadora na cidade. Em nenhum momento, na sua nota, o Prefeito comentou sobre o livro e os termos sexuais e eróticos que ele contém, embora seja direcionado pelo MEC inclusive para crianças a partir dos quatro anos de idade, segundo denúncia de Cristiane Lopes. No vídeo, a deputada lê um trecho: “todos estes abraços e beijos são muito mais gostosos. E fazem com que o homem e a mulher fiquem mais juntinhos. Então, o homem coloca seu….. entre as…. da mulher e… dentro dela. Pouco depois, um líquido branco sai”. Ao concluir estas frases, Cristiane Lopes, visivelmente irritada, comenta: “não, não estou lendo um conto erótico. Estou lendo um livro para crianças a partir dos quatro anos”! E este é apenas, certamente o mais agressivo, mas não o único texto com insinuações eróticas e sexuais.

A professora Juliana, indignada com o tipo de leitura, relata Cristiane, enviou trecho do livro para os pais das crianças, para que eles tomassem conhecimento, mas deixou claro que os pequeninos não teriam acesso a esse absurdo. Houve um alivio geral entre mamães e papais, vendo seus filhos livres deste tipo de literatura completamente fora da normalidade para o ensino infantil, o Prefeito a afastou do cargo e mandou abrir processos funcional contra ela, alegando que a professora indignada, queria apenas tirar proveito político do evento. Lavou as mãos, o prefeito Roni, sobre o conteúdo pornográfico de um livro aprovado pelo MEC para crianças. “É um absurdo uma profissional com quase 25 anos de carreira ser afastada do seu trabalho, porque ela teve coragem de denunciar e expor este livro para os pais e em defesa das nossas crianças”, registrou a deputada. Cristiane já colocou, à disposição da professora Juliana, todo o aparato jurídico do seu gabinete na Câmara Federal, para acompanhar o caso da professora e apoiá-la em sua defesa.

WILLIAM, O HOMEM DO TEMPO, CONTINUA VIVENDO SOB A INJUSTIÇA QUE SE ABATEU SOBRE O BRASIL, NESTES TEMPOS DIFÍCEIS

Um ano, três meses, 17 dias. É este o tempo da injustiça sem fim, para o jornalista e aposentado da PM William do Tempo, que ficou conhecido em Rondônia por seus vídeos,  principalmente de eventos policiais e de problemas da comunidade, mas foi mais um preso pelo 8 de janeiro do ano passado. William, que é de Brasília, tem família em Brasília e portanto, não viajou para lá para participar dos atos de vandalismo, foi ao local para filmar, já que estava perto dos acontecimentos. Quando chegou à Esplanada dos Ministérios, pegou uma carona (pasmem!) com uma viatura do STF, após se identificar domo jornalista, através de sua carteira profissional da categoria, válida em todo o território nacional. William acompanhou toda a movimentação, mas jamais entrou em qualquer dos prédios dos Poderes e muito menos destruiu qualquer bem público. Não praticou crime algum. Preso como terrorista, ficou na cadeia por quase um ano, sem acusação formal e sem saber qual o crime que cometeu. Só foi libertado para tratamento médico, depois de longos espera, porque corria risco de morte, já que tem câncer e problemas pulmonares. Agora, está no grupo  acusado de financiar o movimento de 8 de Janeiro. Um homem pobre, doente, que recebe apenas uma pensão da PM e vive do seu trabalho como jornalista de rua. É essa a verdadeira Justiça do Brasil?

ARI SARAIVA SURGE COM APOIO DE CASSOL E SE TORNA NOME FORTE PARA A DISPUTA DA PREFEITURA DE JI-PARANÁ

Em Ji-Paraná, surge um candidato que pode se antepor aos planos de reeleição do prefeito Isau Fonseca. Ari Saraiva, personagem das mais respeitadas na cidade, não só por sua vida profissional e pessoal, como pela atuação política. Presidente do Diretório Municipal do PP, Saraiva se apresenta ao eleitorado da sua cidade pelo partido de Ivo Cassol, que certamente o ajudará muito na corrida pela Prefeitura. Saraiva chegou à Assembleia Legislativa em 2022, como suplente do deputado Ismael Crispin, que se afastou por seis meses do cargo para tratamento de saúde. O agora postulante à cadeira de Isau, ficou na primeira suplência na eleição de 2022, conseguindo quase oito mil votos. Conhecido na região central do estado, ele está há 30 anos no serviço público, inclusive já foi diretor do antigo Shopping Cidadão e Coordenador da Operação de Emissão de Documentos do Governo do Estado. Ari já havia ensaiado uma candidatura a Prefeito em 2020, mas acabou não participando do pleito. Naquela ocasião, Isau Fonseca venceu com 15.699 votos contra o segundo colocado, o ex-deputado estadual Cabo Johnny, que teve 11.301. Por enquanto, outros dois nomes poderosos para a disputa, o deputado estadual Laerte Gomes e o ex-prefeito Jesualdo Pires, ainda não definiram se entram ou não na corrida eleitoral em sua cidade.

PARECIS FM TEM RODADA DE ENTREVISTAS COM TODOS OS POSSÍVEIS CANDIDATOS À PREFEITURA DA CAPITAL

Depois do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz, que foi entrevistado no último dia 9 deste abril, a rádio Parecis FM, através do programa Papo de Redação (do meio-dia às 14 horas, de segunda a sexta-feira) está dando continuidade às entrevistas com os candidatos à prefeitura de Porto Velho, cujos nomes deverão ainda ser confirmados em convenções partidárias, em junho próximo. Na segunda-feira, a entrevista com o mais jovem entre todos os postulantes até aqui, Célio Lopes, que teve uma hora para apresentar seus planos, responder perguntas e dar detalhes da sua candidatura. Nesta quarta, será a vez da candidata do MDB, Euma Tourinho, ser entrevistada pelos Dinossauros Beni Andrade, Jorge Peixoto, Everton Leoni e Sérgio Pires. Léo Moraes é o nome convidado para a entrevista da sexta-feira, dia 26. Na semana que vem, estão agendados Mariana Carvalho (segunda, dia 29); Ricardo Frota (dia 1º de maio); Samuel Costa (dia 3 de maio); Sofia Andrade (dia 6 ) e Vinicius Miguel (dia 8). Destes nomes, a maioria já está definida que irá mesmo disputar a eleição em 6 de outubro, mas outros ainda dependem de decisões ou partidárias. A Rádio Parecis FM é, a muitos anos, como a emissora que faz a melhor cobertura das eleições no Estado, destacando-se a voz inconfundível de Beni Andrade, comandando o time da emissora na apuração dos votos.

PASTORAL DA TERRA LAMENTA MORTES DE INVASORES DE PROPRIEDADES, MAS IGNORA AS VÍTIMAS ATACADAS POR DELES

A Pastoral da Terra, da ala esquerdista da Igreja Católica, que apoia e incentiva invasões de terra, divulga que Rondônia é campeã de mortes em conflitos agrários no país, segundo dados do ano passado. Não divulga o número exato de mortos, mas afirma que todos fazem parte de um acampamento localizado em Nova Mutum, a cerca de 100 quilômetros do centro de Porto Velho. A Pastoral da Terra é aquela instituição que até hoje, passados vários anos, jamais lamentou a morte brutal de dois policiais militares e a situação de um terceiro, que foi salvo por milagre, depois de várias cirurgias. Estas mortes e este ferido gravemente, não contam. Rondônia foi a terra das invasões durante longos anos, com propriedades não só invadidas, como destruídas pelos invasores. Há um exemplo concreto em União Bandeirantes, onde um proprietário teve sua fazenda invadida várias vezes. Os meliantes atacavam e saíam quando, depois de longo tempo e de parte da propriedade ser destruída e desmatada, incluindo vários pés de mogno, uma madeira nobre que foi derrubada e vendida pelos invasores, sem que ninguém fosse punido até hoje. Quando atacavam de novo, tinha que se começar processo do zero, para tentar outra vez a reintegração de posse. Depois de anos de luta inglória, o empresário faleceu, desesperançoso no respeito à Constituição que garante a propriedade privada. Nenhuma morte de outros que não os invasores criminosos, foi lamentada pela Pastoral da Terra.

POLÍCIA PEDE AJUDA PARA ESCLARECER ASSASSINATO DE EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BURITIS

Terá alguma conotação política; algo a ver com tentativa de assalto ou qual teria sido a causa do brutal assassinato do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Buritis, o professor Marcelo Mendes Pedro, ocorrido na última sexta-feira, no sítio onde ele morava? As investigações iniciaram logo que o corpo foi descoberto, mas até agora a polícia não tem pistas que possam esclarecer o crime e chegar aos responsáveis. O crime ocorreu na Linha União, localizada a oito quilômetros da área urbana, onde a vítima foi morta a tiros, segundo as primeiras investigações. Marcelo foi vereador duas vezes. No último período de 2017 a 2020 e presidiu a Câmara de Vereadores no último ano em que esteve no mandato. Seu corpo foi encontrado com várias perfurações à bala, o que levou a análise do caso ser colocado também sob suspeita de crime de vingança. É mais um crime envolvendo lideranças políticas em Rondônia, sem que haja esclarecimentos e os envolvidos sejam responsabilizados. A Polícia Civil pede a colaboração de qualquer pessoa que tenha informações sobre o crime. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 190 ou em qualquer delegacia de polícia.

RECORDE DO IMPOSTÔMETRO NESTE ANO, DEMONSTRA GANÂNCIA DOS GOVERNOS SOBRE NOSSOS BOLSOS

Foram 1 trilhão 167 bilhões 5201 milhões 567 mil 990 reais e 59 centavos. Este era o valor registrado pelo impostômetro no Brasil, por volta das 13 horas da terça-feira, 24 de abril. O aumento na arrecadação é notório a partir destes números que só aumentam. O 1 trilhão de reais, neste ano de 2024, foi alcançado quase um mês antes do registrado no ano anterior. Não há prova maior da ganância dos governos federal (sejam quem forem e qual o ideário do comandante do país; dos governos estaduais e prefeituras, já que o problema extrapola ideologias) do que os valores que superam dia a dia, mês a mês, todo o volume de tributos que foram arrecadados no ano anterior. O Impostômetro brasileiro muda seus valores a cada segundo. Para se ter ideia, minutos depois, acompanhando pela internet, os valores já tinham chegado a 1 trilhão e 168 bilhões. Para se ter ideia, o governo federal, por exemplo, estima uma arrecadação atingirá, no final deste ano, o maior patamar em 14 anos, ou seja, desde 2010. A estimativa do governo Lula é de que a arrecadação líquida atingirá 2 trilhões e 19 bilhões neste ano, contra 1 trilhão e 900 bilhões de reais, em 2023. Ou seja, não há limites para a gana dos governos em avançar sobre nossos bolsos!

RONDONIENSES PRESENTES NO ENCONTRO DO RIO, QUANDO BOLSONARO LEVOU MULTIDÃO PARA AS RUAS EM COPACABANA

Um grupo de rondonienses se destacou no Rio de Janeiro, acompanhando a enorme manifestação de protesto realizada na praia de Copacabana, no domingo de manhã. Mesmo a mídia comprometida com a inverdade ter afirmado que o público não superou 40 mil pessoas, basta ver as imagens da orla superlotada por vários quarteirões, para se confirmar que havia, provavelmente, até dez vezes mais gente. De Rondônia, o senador Marcos Rogério e o deputado federal Fernando Máximo gravaram vídeos e fizeram dezenas de imagens da sua participação no evento. Entre várias outras personalidades, também se destacou o empresário e agropecuarista de Ji-Paraná, Bruno Scheid. Nas fotos de Marcos Rogério, Máximo e Scheid, o fundo mostrava uma multidão aglomerada, com bandeiras verde e amarelas e saudando o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua fala, Bolsonaro criticou o atual presidente, Lula, e os ministros do governo, citou Elon Musk como “mito” e um “homem que preserva a liberdade”, e voltou a defender a anistia para os presos pelos atos de 8 de janeiro, repetindo o que já havia feito num ato semelhante, também unindo um público estimado em quase 1 milhão de pessoas, realizado em fevereiro na avenida Paulista, em São Paulo, no fim de fevereiro.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, o projeto que turbina os salários de membros do Judiciário e do Ministério Público, além de outras carreiras, deve ser aprovado ou rejeitado no Congresso Nacional? 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alexandre de Moraes autoriza visita de Michelle a Jair Bolsonaro na PF

Visita pode ser feita entre 15h e 17h
L

Defesa de Bolsonaro diz que tornozeleira humilha e nega plano de fuga

Ex-presidente foi levado neste sábado para cela na Polícia Federal
L

Coluna do Carlos Caldeira: Bolsonaro preso… pelo próprio Bolsonaro

Imagem em destaque do ex-presidente Jair Bolsonaro, registrada em composição 16×9 para uso jornalístico e institucional.
L

G20: Lula defende governança soberana em minerais críticos e IA

Presidente também pautou trabalho decente e grandes plataformas
L

Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça

Números sorteados foram 12, 30, 40, 46, 54 e 60
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Kicks 2026 confirma a nova fase da Nissan em desempenho e conectividade

Nova geração chega com motor turbo, câmbio DCT e mais recursos de assistência à condução
L

Bolsonaro tentou abrir tornozeleira com ferro de solda, mostra relatório divulgado pelo STF

Vídeo anexado pela Seap confirma avaria no equipamento, e Moraes dá 24 horas para defesa explicar violação
L

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

O ministro do STF considerou o pedido prejudicado após ter decretado a prisão preventiva do ex-presidente neste sábado. A defesa alegava que as doenças permanentes de Bolsonaro exigem “acompanhamento médico intenso”.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada no dia 22, número que marcou sua trajetória política

Coincidência da data reacende debate sobre condenações, investigações e acusações de perseguição feitas por seus apoiadores
L

Deputada Cristiane Lopes lança Projeto Terra Fértil na manhã de sábado para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa em parceria com o IFRO utiliza emenda parlamentar destinada pela deputada para ampliar o apoio a produtores, associações e comunidades rurais de Rondônia.
L

Vereador Pedro Geovar destaca apoio ao agro ao participar do lançamento do Projeto Terra Fértil

Parlamentar esteve presente no evento realizado pelo IFRO em parceria com a deputada Cristiane Lopes e reforçou a importância do investimento para a agricultura familiar de Porto Velho.
L
Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Advogado analisa fundamentos jurídicos da prisão preventiva de Bolsonaro e reforça necessidade de transparência nas medidas cautelares
L
Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Atos opostos marcam a entrada da Superintendência da PF em Brasília, onde o ex-presidente está preso preventivamente. A deputada Bia Kicis compareceu ao local e a prisão foi classificada como “perseguição política”.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

PM prende Roberto Vulgo JOGO DA MORTE do CV em Porto Velho por mandado de prisão ativo da VEPEMA

A prisão ocorreu devido à existência de um mandado judicial ativo expedido pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA).
14

Motociclista que tentava “dar grau” atropela criança em calçada de Aparecida de Goiânia e é preso

Um motociclista de 25 anos foi preso por tentativa de homicídio após perder o controle da moto, enquanto realizava a manobra conhecida como “grau”, e atingir uma criança de 10 anos na calçada, em Aparecida de Goiânia.
16

URGENTE: Motoboy quebra o braço em colisão entre motos na zona sul de Porto Velho

Um motoboy sofreu uma fratura no braço após uma colisão na noite deste sábado (22) no bairro Nova Floresta, no cruzamento das Ruas Sucupira com Três e Meio.
16

URGENTE: Homem é atacado a tiros e arrastado para matagal em Porto Velho

A vítima sofreu uma tentativa de homicídio no residencial Orgulho do Madeira, após ser arrastada por membros de uma facção na noite de sábado (22).
16
Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

O assaltante roubou R$ 600 do caixa, além de celulares e a moto de uma funcionária.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lanús supera Atlético-MG nos pênaltis e é bicampeão da Sul-Americana

Clube argentino quebra jejum de 12 anos sem título continental
L

Em algum lugar da Amazônia – A sobrevivência

Um mergulho poético na rotina sagrada de Arawá Apurinã, revelando tradições, ritos, sabores e a força espiritual de um povo que preserva sua ancestralidade às margens do rio Purús.
L

Em algum lugar na Amazônia – Cinzas

Um retrato visceral da dor humana, da xenofobia e da destruição que assola Gaza, onde a violência geopolítica silencia vidas, apaga memórias e expõe o fracasso moral das nações.
L

Bolsonaro passa por audiência de custódia neste domingo

A audiência será por videoconferência, na Superintendência da PF
L

As flores de Gaza

Um retrato contundente da violência xenofóbica que sustenta relações de poder desiguais e destrói, com crueldade, a dignidade de povos marginalizados pelo domínio hegemônico global.
L

Em algum lugar da Amazônia – A mulher beiradeira

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L

AO VIVO, abertura do Natal Porto Velho Luz encanta moradores e marca início da programação especial na capital

Prefeitura, Emdur, Semtel e Funcultural dão início às atividades oficiais do “Natal Porto Velho Luz, uma Cidade Encantada”, transformando a cidade em um grande cenário iluminado e festivo
L

INPE e CPTEC emitem alerta de fortes chuvas para Rondônia

A instabilidade climática, parte de um sistema meteorológico que abrange grande parte da Região Norte, persistirá durante o sábado e o domingo.
L
Natal Porto Velho Luz: abertura terá transmissão ao vivo neste sábado

Natal Porto Velho Luz: abertura terá transmissão ao vivo neste sábado

Abertura do Natal Porto Velho Luz será transmitida pelas redes oficiais da Prefeitura, ampliando o acesso ao evento e garantindo que a população acompanhe a programação completa.
L
ABAV Rondônia: Prefeitura participa da posse da nova diretoria em Porto Velho

ABAV Rondônia: Prefeitura participa da posse da nova diretoria em Porto Velho

Gestão municipal reforça ações da Semtel e destaca potencial turístico da capital durante cerimônia da ABAV Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.