QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

‘Não é um livro infantil, é um conto erótico!’, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em buritis

A indignação da deputada federal Cristiane Lopes é notória num vídeo/denúncia que ela gravou, relatando o que aconteceu com uma professora da cidade de Buritis, aqui mesmo em Rondônia.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

O vídeo, por si só, serve como um documento importante para que se compreenda o que está acontecendo, elo aparelhamento do Estado, com parte da Educação no Brasil, a partir do ensino ideológico, que já começa, infelizmente, nas séries para crianças de tenra idade. A indignação da deputada federal Cristiane Lopes é notória num vídeo/denúncia que ela gravou, relatando o que aconteceu com uma professora da cidade de Buritis, aqui mesmo em Rondônia. Depois de não aceitar colocar em sala de aula um livro com o título de “A Mamãe Vai Ter um Bebê!”, que a parlamentar comparou a um texto eríótico, a professora Juliana Cibele, 23 anos de profissão, foi afastada das suas funções, por decisão do prefeito Roni Irmãozinho, do PDT, alegando que a professora agiu por razões políticas, já que é candidata a vereadora na cidade. Em nenhum momento, na sua nota, o Prefeito comentou sobre o livro e os termos sexuais e eróticos que ele contém, embora seja direcionado pelo MEC inclusive para crianças a partir dos quatro anos de idade, segundo denúncia de Cristiane Lopes. No vídeo, a deputada lê um trecho: “todos estes abraços e beijos são muito mais gostosos. E fazem com que o homem e a mulher fiquem mais juntinhos. Então, o homem coloca seu….. entre as…. da mulher e… dentro dela. Pouco depois, um líquido branco sai”. Ao concluir estas frases, Cristiane Lopes, visivelmente irritada, comenta: “não, não estou lendo um conto erótico. Estou lendo um livro para crianças a partir dos quatro anos”! E este é apenas, certamente o mais agressivo, mas não o único texto com insinuações eróticas e sexuais.

A professora Juliana, indignada com o tipo de leitura, relata Cristiane, enviou trecho do livro para os pais das crianças, para que eles tomassem conhecimento, mas deixou claro que os pequeninos não teriam acesso a esse absurdo. Houve um alivio geral entre mamães e papais, vendo seus filhos livres deste tipo de literatura completamente fora da normalidade para o ensino infantil, o Prefeito a afastou do cargo e mandou abrir processos funcional contra ela, alegando que a professora indignada, queria apenas tirar proveito político do evento. Lavou as mãos, o prefeito Roni, sobre o conteúdo pornográfico de um livro aprovado pelo MEC para crianças. “É um absurdo uma profissional com quase 25 anos de carreira ser afastada do seu trabalho, porque ela teve coragem de denunciar e expor este livro para os pais e em defesa das nossas crianças”, registrou a deputada. Cristiane já colocou, à disposição da professora Juliana, todo o aparato jurídico do seu gabinete na Câmara Federal, para acompanhar o caso da professora e apoiá-la em sua defesa.

WILLIAM, O HOMEM DO TEMPO, CONTINUA VIVENDO SOB A INJUSTIÇA QUE SE ABATEU SOBRE O BRASIL, NESTES TEMPOS DIFÍCEIS

Um ano, três meses, 17 dias. É este o tempo da injustiça sem fim, para o jornalista e aposentado da PM William do Tempo, que ficou conhecido em Rondônia por seus vídeos,  principalmente de eventos policiais e de problemas da comunidade, mas foi mais um preso pelo 8 de janeiro do ano passado. William, que é de Brasília, tem família em Brasília e portanto, não viajou para lá para participar dos atos de vandalismo, foi ao local para filmar, já que estava perto dos acontecimentos. Quando chegou à Esplanada dos Ministérios, pegou uma carona (pasmem!) com uma viatura do STF, após se identificar domo jornalista, através de sua carteira profissional da categoria, válida em todo o território nacional. William acompanhou toda a movimentação, mas jamais entrou em qualquer dos prédios dos Poderes e muito menos destruiu qualquer bem público. Não praticou crime algum. Preso como terrorista, ficou na cadeia por quase um ano, sem acusação formal e sem saber qual o crime que cometeu. Só foi libertado para tratamento médico, depois de longos espera, porque corria risco de morte, já que tem câncer e problemas pulmonares. Agora, está no grupo  acusado de financiar o movimento de 8 de Janeiro. Um homem pobre, doente, que recebe apenas uma pensão da PM e vive do seu trabalho como jornalista de rua. É essa a verdadeira Justiça do Brasil?

ARI SARAIVA SURGE COM APOIO DE CASSOL E SE TORNA NOME FORTE PARA A DISPUTA DA PREFEITURA DE JI-PARANÁ

Em Ji-Paraná, surge um candidato que pode se antepor aos planos de reeleição do prefeito Isau Fonseca. Ari Saraiva, personagem das mais respeitadas na cidade, não só por sua vida profissional e pessoal, como pela atuação política. Presidente do Diretório Municipal do PP, Saraiva se apresenta ao eleitorado da sua cidade pelo partido de Ivo Cassol, que certamente o ajudará muito na corrida pela Prefeitura. Saraiva chegou à Assembleia Legislativa em 2022, como suplente do deputado Ismael Crispin, que se afastou por seis meses do cargo para tratamento de saúde. O agora postulante à cadeira de Isau, ficou na primeira suplência na eleição de 2022, conseguindo quase oito mil votos. Conhecido na região central do estado, ele está há 30 anos no serviço público, inclusive já foi diretor do antigo Shopping Cidadão e Coordenador da Operação de Emissão de Documentos do Governo do Estado. Ari já havia ensaiado uma candidatura a Prefeito em 2020, mas acabou não participando do pleito. Naquela ocasião, Isau Fonseca venceu com 15.699 votos contra o segundo colocado, o ex-deputado estadual Cabo Johnny, que teve 11.301. Por enquanto, outros dois nomes poderosos para a disputa, o deputado estadual Laerte Gomes e o ex-prefeito Jesualdo Pires, ainda não definiram se entram ou não na corrida eleitoral em sua cidade.

PARECIS FM TEM RODADA DE ENTREVISTAS COM TODOS OS POSSÍVEIS CANDIDATOS À PREFEITURA DA CAPITAL

Depois do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz, que foi entrevistado no último dia 9 deste abril, a rádio Parecis FM, através do programa Papo de Redação (do meio-dia às 14 horas, de segunda a sexta-feira) está dando continuidade às entrevistas com os candidatos à prefeitura de Porto Velho, cujos nomes deverão ainda ser confirmados em convenções partidárias, em junho próximo. Na segunda-feira, a entrevista com o mais jovem entre todos os postulantes até aqui, Célio Lopes, que teve uma hora para apresentar seus planos, responder perguntas e dar detalhes da sua candidatura. Nesta quarta, será a vez da candidata do MDB, Euma Tourinho, ser entrevistada pelos Dinossauros Beni Andrade, Jorge Peixoto, Everton Leoni e Sérgio Pires. Léo Moraes é o nome convidado para a entrevista da sexta-feira, dia 26. Na semana que vem, estão agendados Mariana Carvalho (segunda, dia 29); Ricardo Frota (dia 1º de maio); Samuel Costa (dia 3 de maio); Sofia Andrade (dia 6 ) e Vinicius Miguel (dia 8). Destes nomes, a maioria já está definida que irá mesmo disputar a eleição em 6 de outubro, mas outros ainda dependem de decisões ou partidárias. A Rádio Parecis FM é, a muitos anos, como a emissora que faz a melhor cobertura das eleições no Estado, destacando-se a voz inconfundível de Beni Andrade, comandando o time da emissora na apuração dos votos.

PASTORAL DA TERRA LAMENTA MORTES DE INVASORES DE PROPRIEDADES, MAS IGNORA AS VÍTIMAS ATACADAS POR DELES

A Pastoral da Terra, da ala esquerdista da Igreja Católica, que apoia e incentiva invasões de terra, divulga que Rondônia é campeã de mortes em conflitos agrários no país, segundo dados do ano passado. Não divulga o número exato de mortos, mas afirma que todos fazem parte de um acampamento localizado em Nova Mutum, a cerca de 100 quilômetros do centro de Porto Velho. A Pastoral da Terra é aquela instituição que até hoje, passados vários anos, jamais lamentou a morte brutal de dois policiais militares e a situação de um terceiro, que foi salvo por milagre, depois de várias cirurgias. Estas mortes e este ferido gravemente, não contam. Rondônia foi a terra das invasões durante longos anos, com propriedades não só invadidas, como destruídas pelos invasores. Há um exemplo concreto em União Bandeirantes, onde um proprietário teve sua fazenda invadida várias vezes. Os meliantes atacavam e saíam quando, depois de longo tempo e de parte da propriedade ser destruída e desmatada, incluindo vários pés de mogno, uma madeira nobre que foi derrubada e vendida pelos invasores, sem que ninguém fosse punido até hoje. Quando atacavam de novo, tinha que se começar processo do zero, para tentar outra vez a reintegração de posse. Depois de anos de luta inglória, o empresário faleceu, desesperançoso no respeito à Constituição que garante a propriedade privada. Nenhuma morte de outros que não os invasores criminosos, foi lamentada pela Pastoral da Terra.

POLÍCIA PEDE AJUDA PARA ESCLARECER ASSASSINATO DE EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BURITIS

Terá alguma conotação política; algo a ver com tentativa de assalto ou qual teria sido a causa do brutal assassinato do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Buritis, o professor Marcelo Mendes Pedro, ocorrido na última sexta-feira, no sítio onde ele morava? As investigações iniciaram logo que o corpo foi descoberto, mas até agora a polícia não tem pistas que possam esclarecer o crime e chegar aos responsáveis. O crime ocorreu na Linha União, localizada a oito quilômetros da área urbana, onde a vítima foi morta a tiros, segundo as primeiras investigações. Marcelo foi vereador duas vezes. No último período de 2017 a 2020 e presidiu a Câmara de Vereadores no último ano em que esteve no mandato. Seu corpo foi encontrado com várias perfurações à bala, o que levou a análise do caso ser colocado também sob suspeita de crime de vingança. É mais um crime envolvendo lideranças políticas em Rondônia, sem que haja esclarecimentos e os envolvidos sejam responsabilizados. A Polícia Civil pede a colaboração de qualquer pessoa que tenha informações sobre o crime. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 190 ou em qualquer delegacia de polícia.

RECORDE DO IMPOSTÔMETRO NESTE ANO, DEMONSTRA GANÂNCIA DOS GOVERNOS SOBRE NOSSOS BOLSOS

Foram 1 trilhão 167 bilhões 5201 milhões 567 mil 990 reais e 59 centavos. Este era o valor registrado pelo impostômetro no Brasil, por volta das 13 horas da terça-feira, 24 de abril. O aumento na arrecadação é notório a partir destes números que só aumentam. O 1 trilhão de reais, neste ano de 2024, foi alcançado quase um mês antes do registrado no ano anterior. Não há prova maior da ganância dos governos federal (sejam quem forem e qual o ideário do comandante do país; dos governos estaduais e prefeituras, já que o problema extrapola ideologias) do que os valores que superam dia a dia, mês a mês, todo o volume de tributos que foram arrecadados no ano anterior. O Impostômetro brasileiro muda seus valores a cada segundo. Para se ter ideia, minutos depois, acompanhando pela internet, os valores já tinham chegado a 1 trilhão e 168 bilhões. Para se ter ideia, o governo federal, por exemplo, estima uma arrecadação atingirá, no final deste ano, o maior patamar em 14 anos, ou seja, desde 2010. A estimativa do governo Lula é de que a arrecadação líquida atingirá 2 trilhões e 19 bilhões neste ano, contra 1 trilhão e 900 bilhões de reais, em 2023. Ou seja, não há limites para a gana dos governos em avançar sobre nossos bolsos!

RONDONIENSES PRESENTES NO ENCONTRO DO RIO, QUANDO BOLSONARO LEVOU MULTIDÃO PARA AS RUAS EM COPACABANA

Um grupo de rondonienses se destacou no Rio de Janeiro, acompanhando a enorme manifestação de protesto realizada na praia de Copacabana, no domingo de manhã. Mesmo a mídia comprometida com a inverdade ter afirmado que o público não superou 40 mil pessoas, basta ver as imagens da orla superlotada por vários quarteirões, para se confirmar que havia, provavelmente, até dez vezes mais gente. De Rondônia, o senador Marcos Rogério e o deputado federal Fernando Máximo gravaram vídeos e fizeram dezenas de imagens da sua participação no evento. Entre várias outras personalidades, também se destacou o empresário e agropecuarista de Ji-Paraná, Bruno Scheid. Nas fotos de Marcos Rogério, Máximo e Scheid, o fundo mostrava uma multidão aglomerada, com bandeiras verde e amarelas e saudando o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua fala, Bolsonaro criticou o atual presidente, Lula, e os ministros do governo, citou Elon Musk como “mito” e um “homem que preserva a liberdade”, e voltou a defender a anistia para os presos pelos atos de 8 de janeiro, repetindo o que já havia feito num ato semelhante, também unindo um público estimado em quase 1 milhão de pessoas, realizado em fevereiro na avenida Paulista, em São Paulo, no fim de fevereiro.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, o projeto que turbina os salários de membros do Judiciário e do Ministério Público, além de outras carreiras, deve ser aprovado ou rejeitado no Congresso Nacional? 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil registra recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025

Brasil registra recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025

Justiça do Trabalho lança campanha nacional para alertar que o crime persiste em setores urbanos e rurais, somando mais de 4,5 mil casos apenas no último ano.
L
Supel afirma que fraudes investigadas são de gestões anteriores

Supel afirma que fraudes investigadas são de gestões anteriores

Em nota oficial sobre a Operação Máscara de Janos, a Superintendência Estadual de Compras e Licitações esclarece que os processos apurados não ocorreram na atual administração.
L

Ieda Chaves obtém aprovação de lei que reconhece tutores voluntários e protege animais

Nova legislação garante segurança jurídica a cuidadores rondonienses e estabelece multas severas para quem praticar vandalismo contra abrigos comunitários.
L
Agenda News Folia 2026: a emoção de Carlinhos Camurça ao contar sua história no Carnaval

Agenda News Folia 2026: a emoção de Carlinhos Camurça ao contar sua história no Carnaval

Entrevistado pela filha Renata Camurça, Carlinhos relembra o Carnaval da Praça e fala da retomada dos trios elétricos com foco em legado e futuro.
L
Saiba quais sanções podem ser aplicadas aos jovens que mataram cão Orelha

Justiça por Orelha: o que se sabe sobre a morte do cão em SC

Polícia Civil indicia familiares de adolescentes por coação de testemunhas enquanto comunidade da Praia Brava se mobiliza para cobrar punição.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6x1

Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6×1

Ministra Gleisi Hoffmann afirma que a mudança na escala de trabalho é prioridade e o texto pode ser unificado para garantir a aprovação ainda no primeiro semestre.
L
Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Governo oficializa unidades em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro como centros de formação profissional, visando ampliar a oferta de especialistas no país.
L
Lei garante isenção do IPTU para famílias em situação de vulnerabilidade

Lei garante isenção do IPTU para famílias em situação de vulnerabilidade

Moradores com renda per capita de até R$ 50 podem solicitar o benefício; regra de isenção do IPTU é ampliada para famílias com pessoas com deficiência
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Recurso destinado ao custeio de hospital e UBS já está disponível nas contas da prefeitura; investimento na saúde de Nova Mamoré garante manutenção de serviços 24h
L
Banco de Sangue de Guajará-Mirim atinge 90% de conclusão e deve ser inaugurado em fevereiro

Banco de Sangue de Guajará-Mirim atinge 90% de conclusão e deve ser inaugurado em fevereiro

Reforma transforma unidade em posto de coleta avançado com investimento de R$ 200 mil; novo Banco de Sangue ampliará autonomia na fronteira
L
Governo brasileiro propõe união regional para fortalecer economia

Governo brasileiro propõe união regional para fortalecer economia

Durante fórum no Panamá, o presidente Lula defendeu a criação de um bloco autônomo na América Latina para garantir competitividade e combater a fome global.
L
Alckmin expressa preocupação com sobretaxa chinesa sobre carne bovina

Alckmin expressa preocupação com sobretaxa chinesa sobre carne bovina

Em conversa com o vice-presidente da China, o presidente interino Geraldo Alckmin discutiu as novas barreiras comerciais que impõem taxas de 55% sobre o excedente de exportação.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Homem em uma motocicleta disparou diversas vezes contra o residencial; ninguém foi atingido.
10
PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

Ação conjunta entre Polícia Federal, Ibama e Funai resultou na inutilização de uma draga que operava clandestinamente em terra indígena na fronteira com a Bolívia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura realiza mais de 900 entrevistas em 2025 para ampliar transparência

Prefeitura realiza mais de 900 entrevistas em 2025 para ampliar transparência

Gestão do prefeito Léo Moraes registra crescimento na demanda por comunicação direta
L
Projeto amplia coleta de garrafas PET para produção de vassouras por reeducandos em Porto Velho

Projeto amplia coleta de garrafas PET para produção de vassouras por reeducandos em Porto Velho

Iniciativa sustentável transforma resíduos em ferramentas de limpeza; coleta de garrafas PET fortalece a ressocialização e a preservação ambiental no estado
L
Governo de Rondônia investe R$ 6,1 milhões em sinalização viária para aumentar segurança nos municípios

Governo de Rondônia investe R$ 6,1 milhões em sinalização viária para aumentar segurança nos municípios

Detran-RO formaliza convênios com Itapuã do Oeste, Santa Luzia d’Oeste e Nova Mamoré; investimento em sinalização viária foca na redução de acidentes
L
Semana do Gestor Escolar 2026 qualifica lideranças da rede estadual em Porto Velho

Semana do Gestor Escolar 2026 qualifica lideranças da rede estadual em Porto Velho

Evento promovido pela Seduc foca em liderança servidora e transparência
L
Curso de Kokedamas em Pimenta Bueno promove ressocialização e autonomia financeira

Curso de Kokedamas em Pimenta Bueno promove ressocialização e autonomia financeira

Detentas da Casa de Detenção participam de capacitação em arte japonesa
L
Sesau intensifica ações de conscientização sobre a hanseníase durante o Janeiro Roxo

Sesau intensifica ações de conscientização sobre a hanseníase durante o Janeiro Roxo

Médicos Dahier Atallah e Sonia Caixeta esclarecem mitos e reforçam a importância do diagnóstico precoce
L
Projeto Pintando a Liberdade entrega uniformes esportivos ao Sport Club Genus

Projeto Pintando a Liberdade entrega uniformes esportivos ao Sport Club Genus

Produção feita por reeducandos beneficia atletas locais
L
Planejamento governamental em Rondônia atinge novo patamar de eficiência e governança

Planejamento governamental em Rondônia atinge novo patamar de eficiência e governança

Sepog conclui ciclo estratégico com modernização de processos e foco em resultados
L
Resultados do Saero e Saeb confirmam avanços na educação pública de Rondônia

Resultados do Saero e Saeb confirmam avanços na educação pública de Rondônia

Governo do Estado registra aumento na participação dos estudantes em avaliações
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.