SEGUNDA-FEIRA, 05/01/2026
Publicidade

Em destaque

‘Não é um livro infantil, é um conto erótico!’, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em buritis

A indignação da deputada federal Cristiane Lopes é notória num vídeo/denúncia que ela gravou, relatando o que aconteceu com uma professora da cidade de Buritis, aqui mesmo em Rondônia.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

O vídeo, por si só, serve como um documento importante para que se compreenda o que está acontecendo, elo aparelhamento do Estado, com parte da Educação no Brasil, a partir do ensino ideológico, que já começa, infelizmente, nas séries para crianças de tenra idade. A indignação da deputada federal Cristiane Lopes é notória num vídeo/denúncia que ela gravou, relatando o que aconteceu com uma professora da cidade de Buritis, aqui mesmo em Rondônia. Depois de não aceitar colocar em sala de aula um livro com o título de “A Mamãe Vai Ter um Bebê!”, que a parlamentar comparou a um texto eríótico, a professora Juliana Cibele, 23 anos de profissão, foi afastada das suas funções, por decisão do prefeito Roni Irmãozinho, do PDT, alegando que a professora agiu por razões políticas, já que é candidata a vereadora na cidade. Em nenhum momento, na sua nota, o Prefeito comentou sobre o livro e os termos sexuais e eróticos que ele contém, embora seja direcionado pelo MEC inclusive para crianças a partir dos quatro anos de idade, segundo denúncia de Cristiane Lopes. No vídeo, a deputada lê um trecho: “todos estes abraços e beijos são muito mais gostosos. E fazem com que o homem e a mulher fiquem mais juntinhos. Então, o homem coloca seu….. entre as…. da mulher e… dentro dela. Pouco depois, um líquido branco sai”. Ao concluir estas frases, Cristiane Lopes, visivelmente irritada, comenta: “não, não estou lendo um conto erótico. Estou lendo um livro para crianças a partir dos quatro anos”! E este é apenas, certamente o mais agressivo, mas não o único texto com insinuações eróticas e sexuais.

A professora Juliana, indignada com o tipo de leitura, relata Cristiane, enviou trecho do livro para os pais das crianças, para que eles tomassem conhecimento, mas deixou claro que os pequeninos não teriam acesso a esse absurdo. Houve um alivio geral entre mamães e papais, vendo seus filhos livres deste tipo de literatura completamente fora da normalidade para o ensino infantil, o Prefeito a afastou do cargo e mandou abrir processos funcional contra ela, alegando que a professora indignada, queria apenas tirar proveito político do evento. Lavou as mãos, o prefeito Roni, sobre o conteúdo pornográfico de um livro aprovado pelo MEC para crianças. “É um absurdo uma profissional com quase 25 anos de carreira ser afastada do seu trabalho, porque ela teve coragem de denunciar e expor este livro para os pais e em defesa das nossas crianças”, registrou a deputada. Cristiane já colocou, à disposição da professora Juliana, todo o aparato jurídico do seu gabinete na Câmara Federal, para acompanhar o caso da professora e apoiá-la em sua defesa.

WILLIAM, O HOMEM DO TEMPO, CONTINUA VIVENDO SOB A INJUSTIÇA QUE SE ABATEU SOBRE O BRASIL, NESTES TEMPOS DIFÍCEIS

Um ano, três meses, 17 dias. É este o tempo da injustiça sem fim, para o jornalista e aposentado da PM William do Tempo, que ficou conhecido em Rondônia por seus vídeos,  principalmente de eventos policiais e de problemas da comunidade, mas foi mais um preso pelo 8 de janeiro do ano passado. William, que é de Brasília, tem família em Brasília e portanto, não viajou para lá para participar dos atos de vandalismo, foi ao local para filmar, já que estava perto dos acontecimentos. Quando chegou à Esplanada dos Ministérios, pegou uma carona (pasmem!) com uma viatura do STF, após se identificar domo jornalista, através de sua carteira profissional da categoria, válida em todo o território nacional. William acompanhou toda a movimentação, mas jamais entrou em qualquer dos prédios dos Poderes e muito menos destruiu qualquer bem público. Não praticou crime algum. Preso como terrorista, ficou na cadeia por quase um ano, sem acusação formal e sem saber qual o crime que cometeu. Só foi libertado para tratamento médico, depois de longos espera, porque corria risco de morte, já que tem câncer e problemas pulmonares. Agora, está no grupo  acusado de financiar o movimento de 8 de Janeiro. Um homem pobre, doente, que recebe apenas uma pensão da PM e vive do seu trabalho como jornalista de rua. É essa a verdadeira Justiça do Brasil?

ARI SARAIVA SURGE COM APOIO DE CASSOL E SE TORNA NOME FORTE PARA A DISPUTA DA PREFEITURA DE JI-PARANÁ

Em Ji-Paraná, surge um candidato que pode se antepor aos planos de reeleição do prefeito Isau Fonseca. Ari Saraiva, personagem das mais respeitadas na cidade, não só por sua vida profissional e pessoal, como pela atuação política. Presidente do Diretório Municipal do PP, Saraiva se apresenta ao eleitorado da sua cidade pelo partido de Ivo Cassol, que certamente o ajudará muito na corrida pela Prefeitura. Saraiva chegou à Assembleia Legislativa em 2022, como suplente do deputado Ismael Crispin, que se afastou por seis meses do cargo para tratamento de saúde. O agora postulante à cadeira de Isau, ficou na primeira suplência na eleição de 2022, conseguindo quase oito mil votos. Conhecido na região central do estado, ele está há 30 anos no serviço público, inclusive já foi diretor do antigo Shopping Cidadão e Coordenador da Operação de Emissão de Documentos do Governo do Estado. Ari já havia ensaiado uma candidatura a Prefeito em 2020, mas acabou não participando do pleito. Naquela ocasião, Isau Fonseca venceu com 15.699 votos contra o segundo colocado, o ex-deputado estadual Cabo Johnny, que teve 11.301. Por enquanto, outros dois nomes poderosos para a disputa, o deputado estadual Laerte Gomes e o ex-prefeito Jesualdo Pires, ainda não definiram se entram ou não na corrida eleitoral em sua cidade.

PARECIS FM TEM RODADA DE ENTREVISTAS COM TODOS OS POSSÍVEIS CANDIDATOS À PREFEITURA DA CAPITAL

Depois do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz, que foi entrevistado no último dia 9 deste abril, a rádio Parecis FM, através do programa Papo de Redação (do meio-dia às 14 horas, de segunda a sexta-feira) está dando continuidade às entrevistas com os candidatos à prefeitura de Porto Velho, cujos nomes deverão ainda ser confirmados em convenções partidárias, em junho próximo. Na segunda-feira, a entrevista com o mais jovem entre todos os postulantes até aqui, Célio Lopes, que teve uma hora para apresentar seus planos, responder perguntas e dar detalhes da sua candidatura. Nesta quarta, será a vez da candidata do MDB, Euma Tourinho, ser entrevistada pelos Dinossauros Beni Andrade, Jorge Peixoto, Everton Leoni e Sérgio Pires. Léo Moraes é o nome convidado para a entrevista da sexta-feira, dia 26. Na semana que vem, estão agendados Mariana Carvalho (segunda, dia 29); Ricardo Frota (dia 1º de maio); Samuel Costa (dia 3 de maio); Sofia Andrade (dia 6 ) e Vinicius Miguel (dia 8). Destes nomes, a maioria já está definida que irá mesmo disputar a eleição em 6 de outubro, mas outros ainda dependem de decisões ou partidárias. A Rádio Parecis FM é, a muitos anos, como a emissora que faz a melhor cobertura das eleições no Estado, destacando-se a voz inconfundível de Beni Andrade, comandando o time da emissora na apuração dos votos.

PASTORAL DA TERRA LAMENTA MORTES DE INVASORES DE PROPRIEDADES, MAS IGNORA AS VÍTIMAS ATACADAS POR DELES

A Pastoral da Terra, da ala esquerdista da Igreja Católica, que apoia e incentiva invasões de terra, divulga que Rondônia é campeã de mortes em conflitos agrários no país, segundo dados do ano passado. Não divulga o número exato de mortos, mas afirma que todos fazem parte de um acampamento localizado em Nova Mutum, a cerca de 100 quilômetros do centro de Porto Velho. A Pastoral da Terra é aquela instituição que até hoje, passados vários anos, jamais lamentou a morte brutal de dois policiais militares e a situação de um terceiro, que foi salvo por milagre, depois de várias cirurgias. Estas mortes e este ferido gravemente, não contam. Rondônia foi a terra das invasões durante longos anos, com propriedades não só invadidas, como destruídas pelos invasores. Há um exemplo concreto em União Bandeirantes, onde um proprietário teve sua fazenda invadida várias vezes. Os meliantes atacavam e saíam quando, depois de longo tempo e de parte da propriedade ser destruída e desmatada, incluindo vários pés de mogno, uma madeira nobre que foi derrubada e vendida pelos invasores, sem que ninguém fosse punido até hoje. Quando atacavam de novo, tinha que se começar processo do zero, para tentar outra vez a reintegração de posse. Depois de anos de luta inglória, o empresário faleceu, desesperançoso no respeito à Constituição que garante a propriedade privada. Nenhuma morte de outros que não os invasores criminosos, foi lamentada pela Pastoral da Terra.

POLÍCIA PEDE AJUDA PARA ESCLARECER ASSASSINATO DE EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BURITIS

Terá alguma conotação política; algo a ver com tentativa de assalto ou qual teria sido a causa do brutal assassinato do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Buritis, o professor Marcelo Mendes Pedro, ocorrido na última sexta-feira, no sítio onde ele morava? As investigações iniciaram logo que o corpo foi descoberto, mas até agora a polícia não tem pistas que possam esclarecer o crime e chegar aos responsáveis. O crime ocorreu na Linha União, localizada a oito quilômetros da área urbana, onde a vítima foi morta a tiros, segundo as primeiras investigações. Marcelo foi vereador duas vezes. No último período de 2017 a 2020 e presidiu a Câmara de Vereadores no último ano em que esteve no mandato. Seu corpo foi encontrado com várias perfurações à bala, o que levou a análise do caso ser colocado também sob suspeita de crime de vingança. É mais um crime envolvendo lideranças políticas em Rondônia, sem que haja esclarecimentos e os envolvidos sejam responsabilizados. A Polícia Civil pede a colaboração de qualquer pessoa que tenha informações sobre o crime. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 190 ou em qualquer delegacia de polícia.

RECORDE DO IMPOSTÔMETRO NESTE ANO, DEMONSTRA GANÂNCIA DOS GOVERNOS SOBRE NOSSOS BOLSOS

Foram 1 trilhão 167 bilhões 5201 milhões 567 mil 990 reais e 59 centavos. Este era o valor registrado pelo impostômetro no Brasil, por volta das 13 horas da terça-feira, 24 de abril. O aumento na arrecadação é notório a partir destes números que só aumentam. O 1 trilhão de reais, neste ano de 2024, foi alcançado quase um mês antes do registrado no ano anterior. Não há prova maior da ganância dos governos federal (sejam quem forem e qual o ideário do comandante do país; dos governos estaduais e prefeituras, já que o problema extrapola ideologias) do que os valores que superam dia a dia, mês a mês, todo o volume de tributos que foram arrecadados no ano anterior. O Impostômetro brasileiro muda seus valores a cada segundo. Para se ter ideia, minutos depois, acompanhando pela internet, os valores já tinham chegado a 1 trilhão e 168 bilhões. Para se ter ideia, o governo federal, por exemplo, estima uma arrecadação atingirá, no final deste ano, o maior patamar em 14 anos, ou seja, desde 2010. A estimativa do governo Lula é de que a arrecadação líquida atingirá 2 trilhões e 19 bilhões neste ano, contra 1 trilhão e 900 bilhões de reais, em 2023. Ou seja, não há limites para a gana dos governos em avançar sobre nossos bolsos!

RONDONIENSES PRESENTES NO ENCONTRO DO RIO, QUANDO BOLSONARO LEVOU MULTIDÃO PARA AS RUAS EM COPACABANA

Um grupo de rondonienses se destacou no Rio de Janeiro, acompanhando a enorme manifestação de protesto realizada na praia de Copacabana, no domingo de manhã. Mesmo a mídia comprometida com a inverdade ter afirmado que o público não superou 40 mil pessoas, basta ver as imagens da orla superlotada por vários quarteirões, para se confirmar que havia, provavelmente, até dez vezes mais gente. De Rondônia, o senador Marcos Rogério e o deputado federal Fernando Máximo gravaram vídeos e fizeram dezenas de imagens da sua participação no evento. Entre várias outras personalidades, também se destacou o empresário e agropecuarista de Ji-Paraná, Bruno Scheid. Nas fotos de Marcos Rogério, Máximo e Scheid, o fundo mostrava uma multidão aglomerada, com bandeiras verde e amarelas e saudando o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua fala, Bolsonaro criticou o atual presidente, Lula, e os ministros do governo, citou Elon Musk como “mito” e um “homem que preserva a liberdade”, e voltou a defender a anistia para os presos pelos atos de 8 de janeiro, repetindo o que já havia feito num ato semelhante, também unindo um público estimado em quase 1 milhão de pessoas, realizado em fevereiro na avenida Paulista, em São Paulo, no fim de fevereiro.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, o projeto que turbina os salários de membros do Judiciário e do Ministério Público, além de outras carreiras, deve ser aprovado ou rejeitado no Congresso Nacional? 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia celebra 44 anos de instalação: do sonho territorial à potência da Amazônia

Estado completa 44 anos em 4 de janeiro de 2026, consolidando uma trajetória marcada por desafios, integração nacional e crescimento econômico, social e produtivo
L
Menor desemprego da história e ações na saúde marcam a semana

Menor desemprego da história e ações na saúde marcam a semana

Emprego atinge nível histórico e SUS amplia atendimento especializado.
L
Helicóptero faz pouso forçado no mar em Cabo Frio

Helicóptero faz pouso forçado no mar em Cabo Frio

Oito ocupantes foram resgatados com vida pela Marinha.
L

Fortes chuvas com trovoadas se aproximam da capital e interior

Alerta de descargas elétricas, especialmente nas regiões Norte e Sudoeste do estado.
L

O governo brasileiro age para garantir a segurança na fronteira com Roraima após a invasão dos EUA na Venezuela

“O Brasil condena estas ações e reafirma sua disposição de promover o diálogo e a cooperação”, disse Lula.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Maduro é preso em Nova York: ex-líder passa primeira noite sob custódia

Maduro é preso em Nova York: ex-líder passa primeira noite sob custódia

Nicolás Maduro foi levado a um centro federal nos EUA após captura em Caracas e enfrentará acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas
L

Confira o que está em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho

Filmes de ação, suspense e animação movimentam a programação desta semana no Cine Araújo, com opções para toda a família, incluindo estreias aguardadas e sucessos consagrados nas telonas.
L

Trump afirma que EUA vão assumir gestão interina da Venezuela e abrir espaço para petroleiras americanas

Em discurso, o presidente dos Estados Unidos diz que a administração seria temporária, promete transição política e anuncia entrada de empresas de energia no país, após operação que teria capturado Nicolás Maduro.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio do dia 02/01: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L

Vista Alegre do Abunã: falta de médico na USF obriga paciente com dores a procurar farmácia

O caso tem sido apontado como negligência médica por moradores da região, que frequentemente buscam atendimento no Hospital Regional de Extrema, Acre, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Porto Velho e, às vezes, até na Bolívia, devido à precariedade dos serviços locais, que deixam muito a desejar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Presidente afirma que empresas americanas atuarão fortemente no setor.
L
Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Procuradora diz que Maduro responderá à Justiça americana.
L
Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Secretário dos EUA diz que governo venezuelano não é legítimo.
L
Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Presidente Lula acompanha crise e retorna a Brasília ainda hoje.
L
Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Presidente argentino associa Lula a Maduro em vídeo nas redes sociais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Enteado ataca padrasto com panela de pressão na cabeça para defender mãe de agressões

Enteado ataca padrasto com panela de pressão na cabeça para defender mãe de agressões

O idoso precisou de atendimento médico na Policlínica Ana Adelaide, e depois de receber alta foi encaminhado junto do enteado para o Departamento de Flagrantes.
16
Equipe do sgt Machado fecha “Boca da Bia” e prende traficante com drogas na zona leste

Equipe do sgt Machado fecha “Boca da Bia” e prende traficante com drogas na zona leste

O flagrante aconteceu em uma boca de fumo na Rua Constelação, bairro Flamboyant, zona leste de Porto Velho.
14

Jovem presa por violência doméstica é encontrada morta em cela na Central de Flagrantes

As causas da morte estão sendo apuradas pela Polícia Civil.
18
Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Forças de segurança realizaram a Operação Madeira-Mamoré e localizaram granadas, fuzil e drogas em residência no bairro Jardim das Esmeraldas.
12
Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Suspeito armado com facão descumpriu medida protetiva e resistiu à prisão.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Nova York critica ação de Trump contra a Venezuela

Prefeito de Nova York critica ação de Trump contra a Venezuela

Zohran Mamdani classifica captura de Nicolás Maduro como “ato de guerra” e cita impactos diretos para venezuelanos que vivem na cidade.
L
Incêndio na Suíça: 24 das 40 vítimas já foram identificadas

Incêndio na Suíça: 24 das 40 vítimas já foram identificadas

Explosão em bar de estação de esqui deixou 40 mortos e 119 feridos; polícia suíça avança no processo de identificação das vítimas.
L
Venezuelanos no exterior reagem a ataque dos EUA e queda de Maduro

Venezuelanos no exterior reagem a ataque dos EUA e queda de Maduro

Manifestações de repúdio e comemoração ocorreram em vários países após a captura do líder venezuelano e o anúncio de uma administração norte-americana no país.
L
TEA em idosos: estudo estima 300 mil brasileiros no espectro

TEA em idosos: estudo estima 300 mil brasileiros no espectro

Levantamento com base no Censo 2022 aponta prevalência de autismo em pessoas acima de 60 anos e indica que diagnóstico tardio costuma trazer alívio e autocompreensão.
L
China cobra libertação de Maduro: EUA violaram direito internacional

China cobra libertação de Maduro: EUA violaram direito internacional

Governo chinês exige soltura imediata do presidente venezuelano e de sua esposa, afirma que ação fere a Carta da ONU e defende solução por meio do diálogo.
L
Ataque dos EUA à Venezuela: ofensiva fortalece extrema-direita

Ataque dos EUA à Venezuela: ofensiva fortalece extrema-direita

Professora da Uerj avalia que ação de Washington integra estratégia de Donald Trump para articular redes transnacionais de extrema-direita e ampliar instabilidade regional.
L
Argentina restringe imigração de aliados de Maduro: entrada é barra

Argentina restringe imigração de aliados de Maduro: entrada é barra

Governo argentino endurece regras para impedir que funcionários, militares e empresários ligados ao regime venezuelano usem o país como refúgio político.
L
Venezuela: Conselho de Segurança da ONU será convocado após ação dos EUA

Venezuela: Conselho de Segurança da ONU será convocado após ação dos EUA

Reunião solicitada pela Colômbia, com apoio de Rússia e China, discutirá impacto da ofensiva americana e alertas da ONU sobre violação do direito internacional.
L
Trump afirma que operação na Venezuela é aviso à soberania dos EUA

Trump afirma que operação na Venezuela é aviso à soberania dos EUA

Presidente dos Estados Unidos diz que ação militar serve como recado global, anuncia controle do país e afirma que exigências americanas deverão ser cumpridas integralmente.
L
Trump indica diálogo com vice e descarta oposição na Venezuela

Trump indica diálogo com vice e descarta oposição na Venezuela

Presidente dos EUA afirma que Washington vai administrar a Venezuela por tempo indefinido e rejeita liderança de Maria Corina Machado
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.