QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias em 124 municípios brasileiros. Visitas domiciliares começam no próximo dia 29.

Por Ministério da Saúde | UFRJ - 30

Publicado em 

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos
Foto: Divulgação / Internet

Uma pesquisa do Ministério da Saúde conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães. Essa é a segunda edição do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024), inquérito domiciliar que vai produzir um retrato atualizado da nutrição infantil no país. Além da UFRJ, participam da coordenação da pesquisa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e as  universidades federais do Pará (UFPA), do Paraná (UFPR) e de Goiás (UFG). O estudo dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população: 0800 888 0022.

Um dos objetivos do ENANI-2024 é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19. Segundo o coordenador nacional da pesquisa, Gilberto Kac, a perda imediata de renda e a interrupção ou redução do acesso a serviços de saúde durante a pandemia afetaram diretamente o estado nutricional das crianças, gerando vulnerabilidades imediatas e riscos de médio e longo prazo. “Conhecer esse cenário nos permitirá apoiar o redirecionamento de políticas públicas. Além de contribuir com a orientação de ações em nível nacional, o estudo fornecerá evidências que, somadas às produzidas em outros países, serão úteis para compreender os impactos da pandemia globalmente”, explica.

Gilberto Kac. reforça ainda que crianças de até 6 anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação a crescimento linear e micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina A e zinco.

Já a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves, ressalta a importância do estudo na atualização das evidências científicas sobre saúde e nutrição da população infantil. “O ministério contribui há 50 anos para a realização de pesquisas nacionais sobre saúde e nutrição da população, desde o Estudo Nacional de Despesas Familiares na década de 1970, incluindo inquéritos específicos sobre saúde e nutrição infantil, como a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (1989), a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (1996 e 2006) e a primeira edição do ENANI, em 2019. O ENANI-2024 pode contribuir, sobremaneira, para atualizar as evidências necessárias para avaliação e aprimoramento de políticas públicas direcionadas para esta fase do curso da vida”, destaca a coordenadora.

Visitas domiciliares

A pesquisa vai a campo a partir de 29 de abril e terá cinco ondas de coleta de dados. Serão 273 entrevistadores, em 124 municípios, visitando 15 mil domicílios em todos os estados do país. As primeiras visitas domiciliares serão realizadas em municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Acre, Amazonas e Amapá (leia abaixo). Depois, seguirá para os outros estados.

Nas visitas domiciliares, os entrevistadores do ENANI-2024 vão entrevistar as mães ou cuidadores com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos pela criança no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar, e tomar medidas de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O estado nutricional, calculado a partir do peso e da altura ou comprimento, é um importante indicador de desenvolvimento social, das condições de vida e do acesso aos serviços de saúde de uma população. Ele é considerado pela OMS um dos melhores indicadores de saúde da população porque é um marcador cumulativo de qualidade de vida e um importante preditor das doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes”, pondera Kac.

Nesse primeiro encontro da pesquisa, será agendada uma nova visita para a coleta de sangue de mães biológicas e crianças a partir de 6 meses, para realização de hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais. Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras de sangue coletadas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras.

O estudo também avaliará o ambiente alimentar comunitário, isto é, a disponibilidade, qualidade, variedade de frutas e hortaliças e alimentos ultraprocessados na vizinhança das famílias visitadas. 

Municípios a serem visitados:

1ª onda: 29 de abril

RJ
Rio de Janeiro (capital), Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Itaguaí e Campos dos Goytacazes
ES
Vitória, Serra e Vila Velha
RO
Porto Velho e Ji-Paraná
TO
Palmas e Araguaína
AC
Rio Branco
AM
Manaus, Itacoatiara e Parintins
AP
Macapá e Santana

 

2ª onda: 3 de junho

SP São Paulo (capital), Campinas, Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Vicente e Sorocaba
MA São Luís, Caxias, Imperatriz e São José de Ribamar
PA Belém, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém
RS Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Viamão

 

3ª onda: 1º de julho

DF Brasília
GO Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Jataí, Luziânia, Planaltina, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás
MT Cuiabá, Cáceres, Nova Mutum, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra
MS Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã
PI Teresina

 

4ª onda: 5 de agosto

PR Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Cascavel, Colombo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa
SC Florianópolis, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Joinville, Lages e Tubarão
MG Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Uberlândia

 

5ª onda: 4 de novembro

PE Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina
AL Maceió e Arapiraca
SE Aracaju
BA Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Vitória da Conquista
CE  Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte
RN Natal e Parnamirim
PB João Pessoa e Campina Grande
RR Boa Vista
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L

Justiça do Trabalho e parceiros visitam Catanorte em Porto Velho

Visita técnica com MPT, DPU, UNIR e prefeitura busca fortalecer inclusão de catadores.
L
Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Visita técnica busca inclusão socioeconômica de catadoras e catadores.
L
Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Direita livre em Porto Velho passa a operar em cruzamentos estratégicos e busca reduzir filas e tornar o trânsito mais ágil
L

Nova 364 conclui obras na junta da ponte do Rio Machado

A ponte sobre o Rio Machado, na BR-364 em Ji-Paraná, já está liberada após a conclusão antecipada das obras na junta de dilatação, garantindo mais conforto, segurança e estabilidade para os motoristas que utilizam o trecho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

Por 6 votos a 5, os ministros decidiram manter o cálculo da reforma de 2019 que limita o benefício a 60% da média de contribuições em casos não acidentários.
L
Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes permitiu que o ex-presidente realize tratamentos médicos diários e conceda sua primeira entrevista após o início do cumprimento da pena.
L
Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará o texto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
L
Moraes envia à PGR laudo sobre violação de tornozeleira por Bolsonaro

Moraes envia à PGR laudo sobre violação de tornozeleira por Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria-Geral da República o laudo da Polícia Federal que confirma o uso de um ferro de solda contra o equipamento.
L
Lula descarta privatização e defende reestruturação dos Correios

Lula descarta privatização e defende reestruturação dos Correios

O presidente Lula afirmou que a estatal não será vendida e estuda parcerias com empresas nacionais e estrangeiras para recuperar a saúde financeira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

A sessão conjunta para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual foi transferida para que a comissão técnica finalize o parecer do relator.
L
Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

O presidente Lula relatou que a primeira-ministra Giorgia Meloni demonstrou apoio ao tratado, mas solicitou tempo para superar a resistência de agricultores italianos.
L
Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

O presidente Lula afirmou que todos os envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias devem ser punidos, incluindo familiares caso haja comprovação.
L
Lula defende solução diplomática entre Estados Unidos e Venezuela

Lula defende solução diplomática entre Estados Unidos e Venezuela

O presidente brasileiro afirmou que buscará um novo diálogo com Donald Trump para evitar um conflito armado na América do Sul e garantir estabilidade regional.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Caso é investigado como intolerância religiosa no interior de Rondônia.
12
Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

O suspeito, conhecido como Conexão, foi localizado por policiais militares escondido em um apartamento no residencial da zona leste de Porto Velho.
10
Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Um acidente envolvendo um Hyundai Creta e uma motocicleta Honda na rua Panamá resultou em uma vítima com corte profundo e encaminhamento hospitalar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

Entidade inicia novo ciclo com foco no conceito CDL 360.
L
Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Evento celebra resultados e projeta novas ações para 2026.
L
LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

Sistema processa cálculos de IA diretamente no veículo, sem conexão com servidores externos
L
Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): ARTHUR OLIVEIRA SANTOS

Licença Ambiental Simplificada-LAS.
L

Planejamento ajuda a começar 2026 com mais tranquilidade

Especialistas do Sicredi destacam planejamento financeiro e consumo consciente no fim de ano.
L
Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Acidentes com escorpiões já causaram mais de 200 óbitos em 2025.
L
Venezuelano é preso por furto em supermercado na zona sul

Venezuelano é preso por furto em supermercado na zona sul

Um homem de 32 anos foi detido após tentar furtar mercadorias em uma unidade do supermercado Irmãos Gonçalves, localizada na Avenida Jatuarana, em Porto Velho.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.