SEGUNDA-FEIRA, 16/03/2026

Em destaque

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias em 124 municípios brasileiros. Visitas domiciliares começam no próximo dia 29.

Por Ministério da Saúde | UFRJ - 30

Publicado em 

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos
Foto: Divulgação / Internet

Uma pesquisa do Ministério da Saúde conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães. Essa é a segunda edição do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024), inquérito domiciliar que vai produzir um retrato atualizado da nutrição infantil no país. Além da UFRJ, participam da coordenação da pesquisa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e as  universidades federais do Pará (UFPA), do Paraná (UFPR) e de Goiás (UFG). O estudo dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população: 0800 888 0022.

Um dos objetivos do ENANI-2024 é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19. Segundo o coordenador nacional da pesquisa, Gilberto Kac, a perda imediata de renda e a interrupção ou redução do acesso a serviços de saúde durante a pandemia afetaram diretamente o estado nutricional das crianças, gerando vulnerabilidades imediatas e riscos de médio e longo prazo. “Conhecer esse cenário nos permitirá apoiar o redirecionamento de políticas públicas. Além de contribuir com a orientação de ações em nível nacional, o estudo fornecerá evidências que, somadas às produzidas em outros países, serão úteis para compreender os impactos da pandemia globalmente”, explica.

Gilberto Kac. reforça ainda que crianças de até 6 anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação a crescimento linear e micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina A e zinco.

Já a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves, ressalta a importância do estudo na atualização das evidências científicas sobre saúde e nutrição da população infantil. “O ministério contribui há 50 anos para a realização de pesquisas nacionais sobre saúde e nutrição da população, desde o Estudo Nacional de Despesas Familiares na década de 1970, incluindo inquéritos específicos sobre saúde e nutrição infantil, como a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (1989), a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (1996 e 2006) e a primeira edição do ENANI, em 2019. O ENANI-2024 pode contribuir, sobremaneira, para atualizar as evidências necessárias para avaliação e aprimoramento de políticas públicas direcionadas para esta fase do curso da vida”, destaca a coordenadora.

Visitas domiciliares

A pesquisa vai a campo a partir de 29 de abril e terá cinco ondas de coleta de dados. Serão 273 entrevistadores, em 124 municípios, visitando 15 mil domicílios em todos os estados do país. As primeiras visitas domiciliares serão realizadas em municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Acre, Amazonas e Amapá (leia abaixo). Depois, seguirá para os outros estados.

Nas visitas domiciliares, os entrevistadores do ENANI-2024 vão entrevistar as mães ou cuidadores com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos pela criança no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar, e tomar medidas de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O estado nutricional, calculado a partir do peso e da altura ou comprimento, é um importante indicador de desenvolvimento social, das condições de vida e do acesso aos serviços de saúde de uma população. Ele é considerado pela OMS um dos melhores indicadores de saúde da população porque é um marcador cumulativo de qualidade de vida e um importante preditor das doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes”, pondera Kac.

Nesse primeiro encontro da pesquisa, será agendada uma nova visita para a coleta de sangue de mães biológicas e crianças a partir de 6 meses, para realização de hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais. Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras de sangue coletadas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras.

O estudo também avaliará o ambiente alimentar comunitário, isto é, a disponibilidade, qualidade, variedade de frutas e hortaliças e alimentos ultraprocessados na vizinhança das famílias visitadas. 

Municípios a serem visitados:

1ª onda: 29 de abril

RJ
Rio de Janeiro (capital), Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Itaguaí e Campos dos Goytacazes
ES
Vitória, Serra e Vila Velha
RO
Porto Velho e Ji-Paraná
TO
Palmas e Araguaína
AC
Rio Branco
AM
Manaus, Itacoatiara e Parintins
AP
Macapá e Santana

 

2ª onda: 3 de junho

SP São Paulo (capital), Campinas, Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Vicente e Sorocaba
MA São Luís, Caxias, Imperatriz e São José de Ribamar
PA Belém, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém
RS Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Viamão

 

3ª onda: 1º de julho

DF Brasília
GO Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Jataí, Luziânia, Planaltina, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás
MT Cuiabá, Cáceres, Nova Mutum, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra
MS Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã
PI Teresina

 

4ª onda: 5 de agosto

PR Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Cascavel, Colombo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa
SC Florianópolis, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Joinville, Lages e Tubarão
MG Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Uberlândia

 

5ª onda: 4 de novembro

PE Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina
AL Maceió e Arapiraca
SE Aracaju
BA Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Vitória da Conquista
CE  Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte
RN Natal e Parnamirim
PB João Pessoa e Campina Grande
RR Boa Vista
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jaru sediará pela primeira vez a fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Jaru sediará pela primeira vez a fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Conforme definido no encontro, o município de Jaru receberá, entre os dias 13 e 30 de agosto, as competições de voleibol, vôlei de praia, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa, karatê e jiu-jítsu, dentro da 17ª edição do JIR.
L
Pais relatam dificuldade para obter documentos escolares em creche de Porto Velho

Pais relatam dificuldade para obter documentos escolares em creche de Porto Velho

Responsáveis afirmam que entrega de históricos está condicionada a pagamentos; legislação proíbe retenção
L
CNJ puniu 126 magistrados com aposentadoria compulsória em duas décadas

CNJ puniu 126 magistrados com aposentadoria compulsória em duas décadas

Dados foram divulgados após decisão do ministro Flávio Dino que extingue o benefício como sanção máxima, defendendo a perda definitiva do cargo.
L
Brasil e Bolívia assinam acordos para ampliar fornecimento de gás e integração elétrica

Brasil e Bolívia assinam acordos para ampliar fornecimento de gás e integração elétrica

Em visita oficial ao Planalto, presidente Lula e o novo líder boliviano Rodrigo Paz discutem investimentos na Petrobras e construção de linhas de transmissão.
L
Anac autoriza cargueira mexicana Awesome Cargo a operar voos regulares no Brasil

Anac autoriza cargueira mexicana Awesome Cargo a operar voos regulares no Brasil

Companhia já realizava fretamentos na rota China-Campinas e agora poderá atuar de forma contínua no transporte internacional de mercadorias.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Estado se destaca no Norte em impacto sustentável, mas ainda enfrenta desafios para consolidar crescimento econômico e social
L
Imposto de Renda 2026: Confira as principais mudanças e novidades

Imposto de Renda 2026: Confira as principais mudanças e novidades

Regras para o ano-base 2025 incluem inclusão de nome social, taxação de apostas online (bets) e um inédito sistema de “cashback” para isentos.
L
Receita Federal reduz prazo para entrega da declaração do IRPF 2026

Receita Federal reduz prazo para entrega da declaração do IRPF 2026

Período de envio começa em 23 de março e termina em 29 de maio; programa gerador será liberado para download nesta sexta-feira (20).
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Proposta busca integrar saúde, educação e segurança para fortalecer a prevenção e proteção à vida no estado.
L
Fachin defende integridade e ética para magistrados nas vidas pública e privada

Fachin defende integridade e ética para magistrados nas vidas pública e privada

Presidente do STF destaca que “ninguém tem uma Constituição para chamar de sua” e reforça a necessidade de autocontenção e prudência nas manifestações judiciais.
L
PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

Acusação aponta vazamento de informações sigilosas sobre operação contra o Comando Vermelho; desembargador do TRF2 também foi denunciado.
L
Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Decisão monocrática do ministro do STF estabelece que infrações graves devem ser punidas com a perda do cargo, aplicando regras da Reforma da Previdência.
L
Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Ex-presidente trata broncopneumonia bacteriana no Hospital DF Star; boletim médico aponta resposta positiva aos antibióticos e recuperação da função renal.
L
Publicidade

POLÍCIA

FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e apreende colete balístico em Porto Velho

FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e apreende colete balístico em Porto Velho

Ação conjunta da Força Integrada resulta na prisão de suspeito e apreensão de crack, cocaína e fardamento camuflado.
10
Vítimas fatais de acidente em Nova Alvorada do Sul são identificadas

Vítimas fatais de acidente em Nova Alvorada do Sul são identificadas

Delegado Valter Guelssi confirma prisão de motorista após colisão entre ônibus da Eucatur e carreta na BR-267.
18
Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e colete balístico na zona leste

Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e colete balístico na zona leste

Jovem de 18 anos, conhecido como “VT”, foi capturado pela FICCO no bairro Mariana após tentativa de fuga por telhados e resistência à prisão.
14
Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Vítima foi socorrida inconsciente após agressões no bairro JK; suspeitos foram capturados por testemunhas e pela polícia na Avenida José Amador dos Reis.
14
Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Vítima de 28 anos foi mantida presa por dois dias sob agressões constantes; suspeito já possuía medida protetiva vigente e foi detido nesta segunda-feira.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento de Retificação da Licença Ambiental: CIMED & CO. S.A.

RETIFICAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L

Requerimento de Outorga: MARCELAINE SANTOS SCHUMANN

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê

Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê

Prefeitura de Porto Velho inicia inscrições para competição municipal voltada para atletas a partir de 16 anos em quatro modalidades esportivas.
L
Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

É com profundo pesar que familiares e amigos anunciam o falecimento de Nilton Rangel Silva Santos, ocorrido em Porto Velho (RO) no dia 16 de março de 2026. Nascido em Caraí (MG), em 29 de agosto de 1964, Nilton deixa um legado de integridade, dedicação e amor ao próximo.
L
Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Evento será realizado na unidade de saúde Carlos Chagas e contará com profissionais de saúde e paciente transplantado
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP): MINERVA S.A.

Licença Ambiental Prévia – LP.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI): MINERVA S.A.

Licença Ambiental de Instalação – LI.
L