QUARTA-FEIRA, 04/02/2026
Publicidade

Em destaque

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias em 124 municípios brasileiros. Visitas domiciliares começam no próximo dia 29.

Por Ministério da Saúde | UFRJ - 30

Publicado em 

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos
Foto: Divulgação / Internet

Uma pesquisa do Ministério da Saúde conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães. Essa é a segunda edição do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024), inquérito domiciliar que vai produzir um retrato atualizado da nutrição infantil no país. Além da UFRJ, participam da coordenação da pesquisa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e as  universidades federais do Pará (UFPA), do Paraná (UFPR) e de Goiás (UFG). O estudo dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população: 0800 888 0022.

Um dos objetivos do ENANI-2024 é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19. Segundo o coordenador nacional da pesquisa, Gilberto Kac, a perda imediata de renda e a interrupção ou redução do acesso a serviços de saúde durante a pandemia afetaram diretamente o estado nutricional das crianças, gerando vulnerabilidades imediatas e riscos de médio e longo prazo. “Conhecer esse cenário nos permitirá apoiar o redirecionamento de políticas públicas. Além de contribuir com a orientação de ações em nível nacional, o estudo fornecerá evidências que, somadas às produzidas em outros países, serão úteis para compreender os impactos da pandemia globalmente”, explica.

Gilberto Kac. reforça ainda que crianças de até 6 anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação a crescimento linear e micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina A e zinco.

Já a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves, ressalta a importância do estudo na atualização das evidências científicas sobre saúde e nutrição da população infantil. “O ministério contribui há 50 anos para a realização de pesquisas nacionais sobre saúde e nutrição da população, desde o Estudo Nacional de Despesas Familiares na década de 1970, incluindo inquéritos específicos sobre saúde e nutrição infantil, como a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (1989), a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (1996 e 2006) e a primeira edição do ENANI, em 2019. O ENANI-2024 pode contribuir, sobremaneira, para atualizar as evidências necessárias para avaliação e aprimoramento de políticas públicas direcionadas para esta fase do curso da vida”, destaca a coordenadora.

Visitas domiciliares

A pesquisa vai a campo a partir de 29 de abril e terá cinco ondas de coleta de dados. Serão 273 entrevistadores, em 124 municípios, visitando 15 mil domicílios em todos os estados do país. As primeiras visitas domiciliares serão realizadas em municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Acre, Amazonas e Amapá (leia abaixo). Depois, seguirá para os outros estados.

Nas visitas domiciliares, os entrevistadores do ENANI-2024 vão entrevistar as mães ou cuidadores com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos pela criança no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar, e tomar medidas de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O estado nutricional, calculado a partir do peso e da altura ou comprimento, é um importante indicador de desenvolvimento social, das condições de vida e do acesso aos serviços de saúde de uma população. Ele é considerado pela OMS um dos melhores indicadores de saúde da população porque é um marcador cumulativo de qualidade de vida e um importante preditor das doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes”, pondera Kac.

Nesse primeiro encontro da pesquisa, será agendada uma nova visita para a coleta de sangue de mães biológicas e crianças a partir de 6 meses, para realização de hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais. Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras de sangue coletadas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras.

O estudo também avaliará o ambiente alimentar comunitário, isto é, a disponibilidade, qualidade, variedade de frutas e hortaliças e alimentos ultraprocessados na vizinhança das famílias visitadas. 

Municípios a serem visitados:

1ª onda: 29 de abril

RJ
Rio de Janeiro (capital), Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Itaguaí e Campos dos Goytacazes
ES
Vitória, Serra e Vila Velha
RO
Porto Velho e Ji-Paraná
TO
Palmas e Araguaína
AC
Rio Branco
AM
Manaus, Itacoatiara e Parintins
AP
Macapá e Santana

 

2ª onda: 3 de junho

SP São Paulo (capital), Campinas, Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Vicente e Sorocaba
MA São Luís, Caxias, Imperatriz e São José de Ribamar
PA Belém, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém
RS Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Viamão

 

3ª onda: 1º de julho

DF Brasília
GO Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Jataí, Luziânia, Planaltina, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás
MT Cuiabá, Cáceres, Nova Mutum, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra
MS Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã
PI Teresina

 

4ª onda: 5 de agosto

PR Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Cascavel, Colombo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa
SC Florianópolis, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Joinville, Lages e Tubarão
MG Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Uberlândia

 

5ª onda: 4 de novembro

PE Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina
AL Maceió e Arapiraca
SE Aracaju
BA Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Vitória da Conquista
CE  Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte
RN Natal e Parnamirim
PB João Pessoa e Campina Grande
RR Boa Vista
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rodovia-135 recebe microrrevestimento asfáltico em Alta Floresta d’Oeste

Rodovia-135 recebe microrrevestimento asfáltico em Alta Floresta d’Oeste

Governo revitaliza trecho da Linha P-50 para ampliar durabilidade do pavimento e fortalecer o escoamento agrícola.
L
Resposta integrada à cheia do Rio Madeira mobiliza secretarias em Porto Velho

Resposta integrada à cheia do Rio Madeira mobiliza secretarias em Porto Velho

Município define força-tarefa para garantir assistência preventiva e resposta integrada à cheia do rio em áreas vulneráveis.
L
Bacellar mantém licença na Alerj após afastamento determinado pelo STF

Bacellar mantém licença na Alerj após afastamento determinado pelo STF

Deputado estadual segue fora da presidência da Assembleia do Rio enquanto cumpre medidas cautelares, incluindo uso de tornozeleira eletrônica, impostas pelo Supremo Tribunal Federal.
L
Programa Pão Nosso já serviu mais de 40 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho

Programa Pão Nosso já serviu mais de 40 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho

Iniciativa do governo de Rondônia fortalece a segurança alimentar e já recebeu investimento superior a R$ 700 mil desde dezembro.
L
Clínica Animal terá horários especiais durante o Carnaval em Porto Velho

Clínica Animal terá horários especiais durante o Carnaval em Porto Velho

Prefeitura divulga funcionamento da unidade para orientar tutores e evitar deslocamentos desnecessários durante o feriado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio no Brasil

Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio no Brasil

O presidente defendeu que a responsabilidade pela segurança das mulheres deve ser assumida prioritariamente pelos homens para frear a violência de gênero.
L
MEC convoca 226 mil aprovados na primeira fase do Prouni 2026

MEC convoca 226 mil aprovados na primeira fase do Prouni 2026

Os candidatos pré-selecionados devem confirmar os dados nas instituições de ensino até o dia 13 de fevereiro para garantir as bolsas de estudo.
L
Pedido de perda de patente de Bolsonaro entra em fase inicial no STM

Pedido de perda de patente de Bolsonaro entra em fase inicial no STM

Ministério Público Militar acionou o tribunal após condenação por trama golpista; ex-presidente e outros oficiais podem ser expulsos das Forças Armadas após julgamento.
L
Acumulado elevado de chuvas coloca Rondônia em atenção no dia 05

Acumulado elevado de chuvas coloca Rondônia em atenção no dia 05

Chuvas contínuas por várias horas elevam o risco de alagamentos e vêm acompanhadas de descargas elétricas na capital.
L

Agenda News Folia 2026: Dona Chica celebra 20 anos do Bloco Até Que a Noite Vire Dia

A convidada do programa é Dona Chica, figura emblemática do bloco, que representa não apenas a memória viva da agremiação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Sob coordenação de Renan Calheiros, o grupo investigará suspeitas de irregularidades bilionárias e a tentativa de venda da instituição ao banco público BRB.
L
Cristiane Lopes abre trabalhos legislativos de 2026 com foco em Rondônia

Cristiane Lopes abre trabalhos legislativos de 2026 com foco em Rondônia

Deputada federal reafirma compromisso com a destinação de recursos e o fortalecimento dos municípios rondonienses no início do novo ano legislativo na Câmara.
L
Dra. Taíssa destaca trabalho da Ascanov e geração de renda com reciclagem

Dra. Taíssa destaca trabalho da Ascanov e geração de renda com reciclagem

Visita da parlamentar evidencia como a transformação de garrafas pet em vassouras garante dignidade, sustentabilidade e inclusão social para catadores.
L
Alex Redano cobra manutenção urgente do ar-condicionado no Hospital João Paulo II

Alex Redano cobra manutenção urgente do ar-condicionado no Hospital João Paulo II

Indicação do presidente da ALE-RO pede providências imediatas para garantir segurança sanitária e melhores condições de atendimento em setores críticos da unidade.
L
Implantação de pista de ciclismo entre Cacoal e Espigão d’Oeste é solicitada por Cláudia de Jesus

Implantação de pista de ciclismo entre Cacoal e Espigão d’Oeste é solicitada por Cláudia de Jesus

Indicação apresentada ao DER pede infraestrutura na Rodovia do Café para reduzir riscos e garantir mais segurança a ciclistas que utilizam diariamente o trecho da RO-486.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Manobra mal calculada durante troca de faixa teria provocado o impacto, que terminou com um caminhão lançado contra o muro de um cemitério e de uma funerária na capital.
12
Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Investigação aponta crime motivado por ciúmes após relacionamento da vítima com ex-companheira do investigado; prisão ocorreu durante operação deflagrada nesta quarta-feira.
10
Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Condutor bateu em carro estacionado em via urbana, sofreu ferimentos no rosto e no braço e foi socorrido pelos bombeiros para o hospital municipal.
16
Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Animal foi encontrado sem vida sobre a pista na zona rural do município; veículo envolvido no acidente deixou o local antes da chegada da polícia e dos bombeiros.
12
Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Mulher acionou a polícia durante a madrugada em Vilhena relatando agressões do companheiro, mas afirmou no local que houve apenas discussão verbal e recusou registrar ocorrência
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Autorização Ambiental: JBS S/A

Autorização Ambiental para Destinação dos lodos Oriundos da Limpeza da Lagoa de Polimento – componentes da ETE
L

Recebimento da Licença Ambiental: PETROPOLIS TRANSPORTES E LOGISTICA LTDA

Licença Ambiental Simplificada-LAS n° Nº 016.00502.002/2025-SUL
L
COI estuda antecipar Jogos de Inverno para garantir presença de neve

COI estuda antecipar Jogos de Inverno para garantir presença de neve

A proposta de transferir o evento para janeiro surge como resposta ao aquecimento global, que reduz a disponibilidade de gelo natural em sedes tradicionais.
L
Moltbook: a fascinante e arriscada rede social exclusiva para IAs

Moltbook: a fascinante e arriscada rede social exclusiva para IAs

A plataforma que está redefinindo os limites da internet em 2026, sendo um espaço onde apenas agentes de inteligência artificial podem interagir, postar e debater, enquanto humanos assumem o papel de meros espectadores.
L
Oftalmologia gratuita em Porto Velho amplia atendimentos com unidades móveis

Oftalmologia gratuita em Porto Velho amplia atendimentos com unidades móveis

Programa Agora Tem Especialistas, oferece consultas e cirurgias de catarata no Parque da Cidade para pacientes de Rondônia.
L
Com projeto do governo Lula, cerca de 122,3 mil rondonienses passam a ser isentos do Imposto de Renda

Com projeto do governo Lula, cerca de 122,3 mil rondonienses passam a ser isentos do Imposto de Renda

Do total, o Governo do Brasil explica que mais de 75,7 mil trabalhadores rondonienses com renda de até R$ 5 mil mensais deixam de pagar o Imposto de Renda a partir de fevereiro.
L
Consulta ao abono salarial começa nesta quinta-feira

Consulta ao abono salarial começa nesta quinta-feira

Trabalhadores poderão verificar se têm direito ao benefício referente ao ano-base de 2024; primeiro pagamento está previsto para fevereiro e soma bilhões em recursos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.