TERÇA-FEIRA, 30/12/2025

Em destaque

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias em 124 municípios brasileiros. Visitas domiciliares começam no próximo dia 29.

Por Ministério da Saúde | UFRJ - 30

Publicado em 

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos
Foto: Divulgação / Internet

Uma pesquisa do Ministério da Saúde conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães. Essa é a segunda edição do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024), inquérito domiciliar que vai produzir um retrato atualizado da nutrição infantil no país. Além da UFRJ, participam da coordenação da pesquisa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e as  universidades federais do Pará (UFPA), do Paraná (UFPR) e de Goiás (UFG). O estudo dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população: 0800 888 0022.

Um dos objetivos do ENANI-2024 é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19. Segundo o coordenador nacional da pesquisa, Gilberto Kac, a perda imediata de renda e a interrupção ou redução do acesso a serviços de saúde durante a pandemia afetaram diretamente o estado nutricional das crianças, gerando vulnerabilidades imediatas e riscos de médio e longo prazo. “Conhecer esse cenário nos permitirá apoiar o redirecionamento de políticas públicas. Além de contribuir com a orientação de ações em nível nacional, o estudo fornecerá evidências que, somadas às produzidas em outros países, serão úteis para compreender os impactos da pandemia globalmente”, explica.

Gilberto Kac. reforça ainda que crianças de até 6 anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação a crescimento linear e micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina A e zinco.

Já a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves, ressalta a importância do estudo na atualização das evidências científicas sobre saúde e nutrição da população infantil. “O ministério contribui há 50 anos para a realização de pesquisas nacionais sobre saúde e nutrição da população, desde o Estudo Nacional de Despesas Familiares na década de 1970, incluindo inquéritos específicos sobre saúde e nutrição infantil, como a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (1989), a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (1996 e 2006) e a primeira edição do ENANI, em 2019. O ENANI-2024 pode contribuir, sobremaneira, para atualizar as evidências necessárias para avaliação e aprimoramento de políticas públicas direcionadas para esta fase do curso da vida”, destaca a coordenadora.

Visitas domiciliares

A pesquisa vai a campo a partir de 29 de abril e terá cinco ondas de coleta de dados. Serão 273 entrevistadores, em 124 municípios, visitando 15 mil domicílios em todos os estados do país. As primeiras visitas domiciliares serão realizadas em municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Acre, Amazonas e Amapá (leia abaixo). Depois, seguirá para os outros estados.

Nas visitas domiciliares, os entrevistadores do ENANI-2024 vão entrevistar as mães ou cuidadores com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos pela criança no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar, e tomar medidas de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O estado nutricional, calculado a partir do peso e da altura ou comprimento, é um importante indicador de desenvolvimento social, das condições de vida e do acesso aos serviços de saúde de uma população. Ele é considerado pela OMS um dos melhores indicadores de saúde da população porque é um marcador cumulativo de qualidade de vida e um importante preditor das doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e diabetes”, pondera Kac.

Nesse primeiro encontro da pesquisa, será agendada uma nova visita para a coleta de sangue de mães biológicas e crianças a partir de 6 meses, para realização de hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais. Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras de sangue coletadas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras.

O estudo também avaliará o ambiente alimentar comunitário, isto é, a disponibilidade, qualidade, variedade de frutas e hortaliças e alimentos ultraprocessados na vizinhança das famílias visitadas. 

Municípios a serem visitados:

1ª onda: 29 de abril

RJ
Rio de Janeiro (capital), Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Itaguaí e Campos dos Goytacazes
ES
Vitória, Serra e Vila Velha
RO
Porto Velho e Ji-Paraná
TO
Palmas e Araguaína
AC
Rio Branco
AM
Manaus, Itacoatiara e Parintins
AP
Macapá e Santana

 

2ª onda: 3 de junho

SP São Paulo (capital), Campinas, Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Vicente e Sorocaba
MA São Luís, Caxias, Imperatriz e São José de Ribamar
PA Belém, Ananindeua, Cametá, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Santarém
RS Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Viamão

 

3ª onda: 1º de julho

DF Brasília
GO Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Jataí, Luziânia, Planaltina, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás
MT Cuiabá, Cáceres, Nova Mutum, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra
MS Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã
PI Teresina

 

4ª onda: 5 de agosto

PR Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Cascavel, Colombo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa
SC Florianópolis, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Joinville, Lages e Tubarão
MG Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Uberlândia

 

5ª onda: 4 de novembro

PE Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina
AL Maceió e Arapiraca
SE Aracaju
BA Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Vitória da Conquista
CE  Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte
RN Natal e Parnamirim
PB João Pessoa e Campina Grande
RR Boa Vista
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Calendário oficial define feriados e pontos facultativos de 2026

Calendário oficial define feriados e pontos facultativos de 2026

Portaria estabelece 10 feriados nacionais e 9 pontos facultativos.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L

Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações

Com acumulado de chuvas muito acima da média e alerta de novos temporais, decreto amplia apoio estadual e federal, priorizando assistência às famílias atingidas e áreas ribeirinhas.
L

Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechamento de mil agências

Plano de reestruturação busca reduzir déficits da estatal e economizar bilhões até 2028.
L

Anac intensifica fiscalização em aeroportos de maior fluxo em 15 estados

Operação Fim de Ano reforça direitos dos passageiros durante a alta temporada de viagens aéreas.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Taxa de desemprego cai a 5,2%, menor nível desde 2012

Desemprego recua no trimestre até novembro, com recorde de ocupação no país.
L
Porto Velho Shopping arrecada alimentos para Natal Sem Fome

Porto Velho Shopping arrecada alimentos para Natal Sem Fome

Campanha segue até 31 de dezembro incentivando doações de alimentos.
L
Horóscopo de Quarta-Feira, 31/12/2025: encerramentos, gratidão e preparação para o novo ano

Horóscopo de Terça-Feira, 30/12/2025: reflexões finais e decisões para a virada

O horóscopo de 30 de dezembro de 2025 indica um dia marcado por avaliações profundas, conversas necessárias e escolhas conscientes às vésperas do encerramento do ano
L

Governador Marcos Rocha declara luto oficial após morte de Valdivino Crispim

Governo de Rondônia decreta luto oficial de três dias pela morte do conselheiro do TCE-RO, Valdivino Crispim, em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado.
L

Enchente fora de época atinge 12 mil pessoas em Rio Branco: 130 famílias estão desabrigadas

A cheia histórica do Rio Acre ultrapassa 15 metros em Rio Branco, desalojando famílias, inundando comunidades ribeirinhas e mobilizando Defesa Civil, Exército e prefeitura em ações emergenciais de apoio e abrigo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR arquiva pedido contra Moraes por falta de indícios

PGR arquiva pedido contra Moraes por falta de indícios

Reestruturação jurídica sem ilicitude conforme decisão da Procuradoria-Geral da República.
L
EUA e Ucrânia avançam para acordo de paz histórico

EUA e Ucrânia avançam para acordo de paz histórico

Acordo de paz ganha força após reunião; acordo de paz é palavra-chave.
L
OEA vê instituições fortes e nega censura no Brasil

OEA vê instituições fortes e nega censura no Brasil

Instituições democráticas são destacadas pela OEA.
L
Governo federal destaca avanços sociais e econômicos em Rondônia

Governo federal destaca avanços sociais e econômicos em Rondônia

Políticas e programas do Governo do Brasil beneficiaram milhares de rondonienses em 2025.
L
Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma

Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma

Ex-presidente passa por procedimento para conter crises de soluços em Brasília.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito conhecido como Loirinho agride homem a marretadas

Suspeito conhecido como Loirinho agride homem a marretadas

Tentativa de homicídio é investigada após ataque no centro.
14
DHPP prende irmãos por morte de padrasto em Porto Velho

DHPP prende irmãos por morte de padrasto em Porto Velho

DHPP prende irmãos acusados do crime em Porto Velho.
14
PC-RO alinha Atividade Delegada com prefeitura da capital

PC-RO alinha Atividade Delegada com prefeitura da capital

Atividade Delegada é foco de reunião entre Polícia Civil e Executivo.
10
PF e PM prendem suspeito de tráfico em Guajará-Mirim

PF e PM prendem suspeito de tráfico em Guajará-Mirim

Tráfico de drogas motiva flagrante durante operação integrada.
14
Polícia prende traficante e estoura boca de fumo em Porto Velho

Polícia prende traficante e estoura boca de fumo em Porto Velho

Equipe do 5º BPM deteve “LK do CV” com drogas e materiais para tráfico.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carta de Convocação AGE: X-MAR S/A

Data 05 de janeiro de 2026
L
Plano dos Correios prevê demissões e fechamento de 1 mil agências

Plano dos Correios prevê demissões e fechamento de 1 mil agências

Reestruturação dos Correios inclui empréstimo bilionário e PDV para até 15 mil funcionários.
L
EUA adiam tarifas contra chips chineses para 2027

EUA adiam tarifas contra chips chineses para 2027

Chips chineses seguem isentos até junho de 2027, decide governo Trump.
L
Episódio de Stranger Things 5 é o pior da série

Episódio de Stranger Things 5 é o pior da série

Stranger Things 5 enfrenta queda de avaliação no penúltimo capítulo.
L
Sebrae Rondônia fortalece empreendedorismo feminino em 2025

Sebrae Rondônia fortalece empreendedorismo feminino em 2025

Iniciativas valorizam protagonismo e inclusão das mulheres empreendedoras.
L
A Era das Mentiras: Como Boatos.org e as Redes Sociais Degradam a Verdade

A Era das Mentiras: Como Boatos.org e as Redes Sociais Degradam a Verdade

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Mercado reduz previsão de inflação para 4,32% em 2025

Mercado reduz previsão de inflação para 4,32% em 2025

Inflação deve ficar dentro da meta e dólar é previsto a R$ 5,44.
L
Corinthians domina temporada do futebol feminino em 2025

Corinthians domina temporada do futebol feminino em 2025

Corinthians é destaque; corinthians é palavra-chave.
L
São Silvestre chega à centésima edição com recorde histórico

São Silvestre chega à centésima edição com recorde histórico

São Silvestre marca centenário com mais de 50 mil inscritos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.