QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia

Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia

Nem de longe, nos mais remotos sonhos, o Secretário Estadual de Cultura, Júnior Lopes, pensou em seguir o rito de outrora: ser escalado, ter que vestir o uniforme, entrar em campo e fazer valer a sua melhor defesa. A única diferença é que a liturgia não seria num time de futebol, mas no Governo, e num plantel muito importante para a sociedade, estamos falando na Cultura.

Um ano e alguns meses se passou desde que o capitão Marcos Rocha assinou, via Diário Oficial, o decreto que deu plenos poderes ao ex-atleta. De lá para cá, algumas conquistas e avanços já podem ser comemorados. Nesse curto tempo, as barreiras não foram problemas para ele, como enfatizado em algumas entrevistas, tudo deve ser feito com “humildade”, pois “ela precede Honra”. Neste acaso, não basta ter apenas humildade, precisa ter iniciativa.

Para fazer um balanço dessas ações da pasta que divide as atenções com as áreas – Juventude, Esporte e Lazer – o News Rondônia apresenta uma entrevista especial, produzida na semana passada, em Rio Branco, no Acre, durante o 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Júnior Lopes, participou do evento como debatedor na Câmara Setorial de Cultura.

Foi lá, na mesa de debate, que o secretário enfatizou que vale a pena apoiar as manifestações culturais que ocorrem de Porto Velho a Vilhena, que os peculiares eventos como o Duelo na Fronteira e o Flor do Maracujá, são exemplos clássicos de que Rondônia é rica cultura, basta mais incentivo. Além disso, fez uma ampla defesa de se importar em executar editais que proporcionam recursos e oportunidades para os artistas e fazedores de cultura em toda a Amazônia. Confira a seguir:

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – Qual a sua expectativa ao participar do Fórum de Governadores da Amazônia?

O governador Marcos Rocha nos determinou que se equipasse, se fomentasse a cultura do nosso estado. Com isso, quando temos a oportunidade de estar num fórum como esse, a gente nos proporciona muitas coisas, inclusive além da integração, a gente traz ideias diferentes para fortalecer também a região norte do Brasil.

Toda a região norte tem cultura forte e estamos buscando melhorias. Sabemos das dificuldades, porém, só existe uma forma de a gente buscar o melhor para a cultura, é se unindo em procurar o Ministério da Cultura e outras entidades. É juntamente com isso, buscando realmente o nosso espaço, brigando pelo nosso espaço dentro da cultura, que traremos os melhores recursos possíveis para os estados.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – O que Rondônia pretende mostrar, questionar, apresentar aos outros estados que participam do Fórum?

Na verdade, são construções em conjunto. Nós estamos ali buscando melhorias para o setor Amazônico para que cada vez mais busquemos recursos, possamos nos organizar e realmente mostrar a força da região. Com isso, a gente tem uma participação muito grande, quando falamos na Amazônia. Todo mundo olha para a Amazônia, todo mundo fala a respeito disso, então tem que olhar para a Amazônia também a respeito da cultura, onde realmente possam investir, incentivar, porque a Amazônia é a cultura do Brasil praticamente. Disso a gente sai fortalecendo, trazendo essas ideias, alcançando lugares altos, com certeza.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: SECOM – Governo de Rondônia

NEWS RONDÔNIA – O que podemos destacar de altivo na Cultura de Rondônia?

Com certeza, os nossos povos indígenas! Nós não podemos falar em Rondônia sem citar esses povos originários. Nossas manifestações culturais, são muito firmes e peculiares como a Flor do Maracujá, por exemplo, o Duelo na Fronteira, em Guajará-Mirim. São fortes manifestações culturais que a gente está trazendo, e com isso também, trazendo essa força do Ministério da Cultura, que são essas leis. A Lei Paulo Gustavo, a Lei Aldir Blanc, por exemplo, fomenta por inteiro, toda a cultura do estado.

Os nossos fazedores de cultura também, do teatro, da música, todas as outras áreas da cultura do nosso estado são beneficiadas com esses recursos e a gente pode realmente incentivar, fomentar, investir, acreditar nos nossos artistas, botando toda a credibilidade. Então, realmente Rondônia precisa desse momento. Rondônia precisa estar aqui presente, precisa trazer as melhores manifestações possíveis de melhorias para a cultura e buscar a conscientização também, para que venhamos a entender a importância da cultura de Rondônia.

Essa conscientização deve chegar também em todos os órgãos de controle, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas. Eles precisam entender de quanto a cultura é benéfica para o nosso povo, para a nossa tradição, para a nossa raiz. Com certeza, estar aqui realmente é uma honra, é uma alegria muito grande para Rondônia!

O ano de 2023 foi muito grande, movimentado e bastante rendoso
Foto: SECOM – Governo de Rondônia

NEWS RONDÔNIA – Nesta entrevista, cabe um balanço das atividades da Secretaria. O que tem feito para elevar a cultura no nosso estado?

Nós tivemos no ano de 2023, por exemplo, um credenciamento de todos os artistas, onde os mesmos são contratados para todos os eventos culturais que temos dentro do estado de Rondônia. Tivemos muitos artistas contratados nesse momento.

Observamos que o nosso artesanato tem crescido muito, levamos para várias feiras fora do estado, totalmente usando recurso do Governo como passagens aéreas, transportes, alimentação, transporte das mercadorias para que eles fossem vender fora do estado e se apresentar a nossa cultura, por exemplo, em Brasília, em São Paulo, em Belo Horizonte.

Nas viagens pudemos ter retornos muito grandes da nossa cultura que estava parada há muito tempo. Nós tivemos três anos sem o Flor do Maracujá, por exemplo. Nós retornamos abraçando e apoiando a 32 grupos folclóricos que se apresentaram com recurso do governo do estado também.

Investimos também no Duelo na Fronteira que estava há sete anos que não acontecia, nós retomamos com conversas diárias com o Ministério Público, Tribunal de Contas, todos os órgãos de controle ali, tivemos realmente um bem comum de todos para entendendo realmente a importância do Duelo lá em Guajará-Mirim. A cidade realmente estava sedenta desse momento. Com o retorno, a gente fortaleceu a economia, fortaleceu a hotelaria, o gênero alimentício, muitos vendedores estiveram lá.

Então, a gente fortaleceu todas as outras áreas que vêm juntamente com a cultura. O ano de 2023 foi muito grande, movimentado e bastante rendoso. Agora é hora de dar continuidade e trazer muito mais melhorias para Rondônia.

NEWS RONDÔNIA – Secretário, sabemos que Rondônia é um estado produtor, forte na agricultura, na pecuária. Mas, a cultura também tem seu valor no mercado. Até que ponto o setor movimenta a economia?

Olha só, foi muito importante você falar sobre isso! Peço a ajuda da imprensa para que realmente fortaleça o quão importante é a cultura do nosso estado. Quando a gente fala de cultura, primeiramente falamos das nossas tradições. A gente não perde a nossa essência de forma alguma, são culturas peculiares, o estado tem essa cultura peculiar. E temos de outro lado os órgãos de controle que juntamente com o Poder Executivo, Poder Legislativo devem se unir e entender sobre essa conscientização da importância da cultura. Tenho certeza que a gente tem muito a crescer ainda.

Não podemos comparar, quando se fala em economia, com outros estados, como o Amazonas, por exemplo, que tem os festivais famosos dos bois. Lá movimenta milhões de reais para o governo e a gente vê um investimento gigante que eles têm nesses eventos, que virou algo internacional, inclusive.

Com esse exemplo, a gente fala a respeito de transformação de vidas, porque quando você fala, de um Duelo na Fronteira ou de uma Flor do Maracujá, você não está falando somente de uma festa no dia do evento, fala-se de uma construção durante todo o ano, dos artistas se preparando, das costureiras se preparando ali, ganhando seus empregos também os artistas ali, toda forma uma manifestação cultural ali, dos músicos, dos coreógrafos, todos eles são contratados para estarem ali, a gente está fomentando a cultura o ano inteiro, e aí quando chega no dia do evento realmente é a cereja do bolo.

Ainda nessa seara, além dos fazedores de cultura que estão sendo beneficiados economicamente, a gente fala daqueles que estão presentes no evento, os vendedores, os ambulantes, é a economia girando, todo mundo sendo beneficiado. Por isso, é muito grande o movimento da cultura, transforma vidas dos nossos jovens pois quando nos envolvemos na cultura, estamos fora das más influências.

Então, a cultura abrange muito a saúde, a educação, a disciplina e a economia. Se investir na cultura, você vai esvaziar hospitais. Se você quer investir na cultura, você vai esvaziar delegacias. Se você investir na cultura, terá retorno financeiro gigante. Com certeza, absoluta, estamos transformando vidas através da cultura do nosso estado.

Júnior Lopes anseia investimentos na Cultura para fortalecer economicamente a Amazônia - News Rondônia
Foto: Wanglézio Braga

NEWS RONDÔNIA – E os fazedores de cultura, o que podem esperar da sua gestão?

Os fazedores de cultura estão ali sedentos nesses editais que estão saindo agora. A equipe da SEJUCEL trabalha arduamente, de manhã até mesmo à noite, para entregar esses editais e com isso temos recurso para todos os nossos fazedores de cultura. Lembro que logo em seguida teremos a Lei Aldir Blanc, que também vai contemplar muitos pontos de cultura, muitos fazedores de cultura. Recursos para a cultura de Rondônia não vai faltar porque realmente nós estamos empenhados para não faltar para os fazedores de Porto Velho a Vilhena.

Aproveito a entrevista para fazer um apelo aqui para todos os municípios, os secretários de cultura que se manifestem realmente, busquem esse recurso porque nós estamos fazendo uma busca ativa com todos eles para que eles se manifestem, apresentem seus projetos ali para receberem um recurso para os seus municípios e que possam transferir para os seus fazedores de cultura.

Por fim, informo que Rondônia, fazendo isso, está buscando beneficiar mais de 44 municípios que já foram beneficiados com esse edital e a gente espera beneficiar os 52 municípios. Quem sabe, com esse apelo os nossos fazedores de cultura realmente sejam beneficiados da melhor forma possível. É o que eles esperam da gestão do governador Marcos Rocha, do secretário Júnior, da SEJUCEL. Com certeza absoluta estamos visando o melhor benefício para todos os fazedores de cultura.

NEWS RONDÔNIA – Chegamos ao fim da entrevista, Secretário! Foi bom compreender e entender que é crucial valorizar e investir na cultura local, pois ela desempenha um papel fundamental na identidade e no desenvolvimento do estado. Espero que mais pessoas reconheçam a importância da cultura de Rondônia e se engajem em apoiar e promover essas manifestações tão significativas. Sucesso!

Veja também:
Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia
Marco Lagos prega a Sustentabilidade como uma das resoluções para os problemas ambientais na Amazônia

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Candidatos à presidência boliviana enfrentam-se em debate televisivo

Candidatos como Eduardo del Castillo, Samuel Doria Medina e Tuto Quiroga participaram do debate presidencial na Bolívia, mas omissão de temas críticos frustrou eleitores indecisos.
L

Coluna do Simpi: FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?

Relatório da FGV sobre impacto dos MEIs no INSS gera polêmica e expõe debate sobre desigualdade nos incentivos entre pequenos negócios e grandes corporações.
L

Prefeitura de Porto Velho implanta “fura-fila inteligente” para melhorar trânsito na rotatória da Caúla com Guaporé

Medida simples deve reduzir filas, evitar acidentes e dar mais fluidez ao tráfego na zona Leste
L

Rondônia reforça acolhimento de gestantes com kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 mulheres foram beneficiadas com enxovais e orientações sobre cuidados com o bebê
L

Inteligência Artificial no Brasil: Entre a Inovação e a Proteção de Direitos Fundamentais – Análise do PL 2338/23

Com a chegada da inteligência artificial ao cotidiano brasileiro, o Projeto de Lei 2338/23 propõe uma regulamentação que equilibre inovação, direitos fundamentais e segurança jurídica
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na Final do Super Mundial de Clubes

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na final do Super Mundial de Clubes

Com dois gols de João Pedro, ex-Fluminense, Chelsea avança para a final do Super Mundial de Clubes 2025. Apesar da derrota, o Fluminense sai de cabeça erguida, sendo o único brasileiro a chegar à semifinal e conquistando mais de R$ 350 milhões.
L

Agenda News | Entrevista Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró

Nesta terça-feira (08), às 17h, o Agenda News recebe Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró. Com um som cheio de identidade, tradição e energia, o grupo vem conquistando o público nas festas juninas e eventos culturais.
L

Giro News recebe Mariana Belandi e Priscila Theobald nesta terça, às 16h

Nesta terça-feira, dia 08, às 16h, o Giro News entrevista Mariana Belandi e Priscila Theobald, representantes da loja e clube de tiro Pró Hunter. Com o tema “Segurança, Esporte e Responsabilidade: o tiro no Brasil hoje”, o programa abordará a prática do tiro esportivo, a importância da regulamentação e o papel da mulher no universo das armas. Uma conversa informativa e necessária sobre direito, preparo e consciência.
L
Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Em pauta prioritária do governo, a Câmara vota esta semana a urgência do PLP 128/25, que visa cortar em 10% os benefícios fiscais federais para auxiliar no cumprimento das metas fiscais.
L
Agenda News: Especial Dia do Rock reúne 8 atrações em Porto Velho e última performance de tributo Matanza & Raimundos por Velha Rampeira

Agenda News: Especial Dia do Rock reúne 8 atrações em Porto Velho e última performance de tributo Matanza & Raimundos por Velha Rampeira

Neste sábado, 12 de julho, o Hell Madeira Bar recebe uma noite de puro underground com bandas locais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Parlamentar participou do Seminário Estadual que reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes de entidades no auditório da Alero
L

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova prorrogação de prazo para a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Bagattoli é autor de outro PL que unifica o procedimento em todos os estados do país
L
Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Após ouvir mulheres do município, parlamentar viabiliza recursos para atendimento ginecológico e obstétrico.
L
Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Proposta da vereadora Sofia Andrade já foi aprovada nas comissões da Câmara e prevê punições para quem comercializar cobre sem comprovação de origem.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a tiros por dupla em moto na zona leste

Tentativa de homicídio ocorreu na noite desta terça-feira (8), no bairro Tiradentes; vítima foi socorrida pelo Samu
14

Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho

Crime ocorreu na noite desta terça-feira (08) no bairro Três Marias; autoria e motivação ainda são desconhecidas
18

homem é preso após invadir apartamento, tentar estuprar e esfaquear moradora na zona sul de Porto Velho

A mulher foi socorrida e levada à UPA da zona sul
16

Polícia identifica jovem morto a tiros com Ex-presidiário na zona sul

Outra vítima foi o Ex-presidiário Matheus Maia Barbosa de Almeida, 25 anos.
18
Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Um adolescente de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, RS, resultando na morte de um menino de 9 anos, ferimentos em duas outras crianças e uma professora.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho adota Sistema Eletrônico de Informações e inicia era digital na gestão pública

Adesão ao SEI permite integração com outros poderes e elimina uso de papel em processos administrativos
L

Governo de Rondônia participa de audiência sobre Plano Nacional de Educação 2024-2034

Encontro debateu metas e estratégias para a próxima década da educação pública no Brasil
L

Produção científica de Rondônia ganha visibilidade com prêmio no III Simpósio Fapero; inscrições estão abertas até o dia 13

Pesquisadores de Rondônia podem submeter resumos para o III Simpósio Fapero e concorrer a prêmios em dinheiro
L

Governo de Rondônia arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante a 4ª Pedalada pela Natureza

Evento em Alta Floresta d’Oeste uniu esporte, preservação ambiental e solidariedade
L
Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Ações ocorreram em Porto Velho e outras cidades do estado, com coletas externas e voluntariado ativo
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAI): MARIA LINETE PAIVA

Licença Ambiental Instalação – LAI nº 016.00050.004/2024-SUL
L
Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Cadastro vai até 17 de julho; cursos gratuitos incluem oratória, inteligência artificial, drones, inglês e muito mais
L
Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Editais buscam ampliar rede de atendimento para emissão gratuita da CNH em Rondônia
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): Mineração Brasil Norte Extração de Metais Preciosos LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): T R CONSTRUÇÕES LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.