SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

Marco Lagos prega a Sustentabilidade como uma das resoluções para os problemas ambientais na Amazônia

De pronto, uma Câmara Setorial no 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em Rio Branco, capital do Acre, na semana passada, tratou dessa temática.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

Não há como dissociar Rondônia, que vive anos de ouro no Agronegócio, com as pautas do Meio Ambiente. Essa última assertiva esbarra no conceito de que o estado fica localizado na Floresta Amazônia e por isso, precisa fazer o dever de casa. De pronto, uma Câmara Setorial no 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em Rio Branco, capital do Acre, na semana passada, tratou dessa temática.

Entre os presentes, um nome bastante conhecido do universo da advocacia rondoniense, mas que tem se destacado também na promoção do “fazer valer a lei” no Meio Ambiente. Estamos falando em Marco Antônio Lagos, advogado criminalista e Secretário do Desenvolvimento Ambiental da gestão Marcos Rocha.

Na mesa de discussão no Fórum, Lagos defendeu uma união entre os estados, por meio de blocos, que possam articular em conjunto e gerar força e impacto nas decisões políticas e estratégias do setor, afinal, é fundamental engajamento nessas discussões, especialmente quando se trata de regiões como da Amazônia, onde a preservação ambiental é de extrema importância.

Ao News Rondônia, Marco Antônio, defendeu que o enredo do meio ambiente deve ser considerado uma prioridade e que a colaboração e o alinhamento estratégico podem ter um impacto duradouro, positivo, não apenas para a região, mas também para o planeta como um todo. Na outra ponta, ele enaltece que há espaço para um desfile na passarela significativamente harmônica, entre o agronegócio e o meio ambiente. Confira a entrevista, a seguir:

NEWS RONDÔNIA – Secretário qual a importância de tratar as pautas do Meio Ambiente num fórum como esse, de governadores?

A pauta do meio ambiente é transversal. Ela tem no tocante a preservação diretamente do meio ambiente, no tocante a qualquer licenciamento, no tocante a todo o desenvolvimento. Então, se alguém vai pensar numa rodovia, tem que ter licenciamento ambiental. Se alguém pensa num porto, tem que haver licenciamento ambiental. Em média, 70% do que os estados arrecadam são com empresas obrigatoriamente licenciadas em meio ambiente.

Não tem como dizer: o meio ambiente é uma das pautas mais transversais que tem no Estado. E nós temos que estar inseridos nessas discussões, porque foi falado como exemplo, em outras regiões, vou usar o exemplo do Nordeste, a articulação em bloco, e isso dá muita força aos Estados Nordestinos. E a Amazônia tem que se articular em bloco. E não tem como falar da Amazônia sem falar em meio ambiente, então é necessário. É uma temática muito importante, assim como regularização fundiária, segurança pública e o meio ambiente.

NEWS RONDÔNIA – E qual é a principal bandeira que o Rondônia traz para a Câmara setorial do Fórum de Governadores?

Toda vez a gente discute essa parcela da sustentabilidade, inclusive disse ontem, que a preservação ambiental não pode ser à custa da fome. Então, você não pode, com a desculpa do meio ambiente, ou com o tema meio ambiente, deixar uma população, qual seja o tradicional, povos originários, ou até urbanos, passarem fome. Como também não podemos permitir que somente chegue e se destrua o meio ambiente em nome do desenvolvimento. A discussão é sustentabilidade. Essa que nós trazemos, é essa a nossa pauta, é a posição do governo.

NEWS RONDÔNIA – Normalmente quando a gente fala em Rondônia, logo lembra o espaço do agronegócio. Tem como o meio ambiente e o agronegócio andarem juntos, de mãos dadas?

Tem que andar de mãos dadas! Sustentabilidade é uma palavra indispensável à sociedade.  Quando nós não tratamos do meio ambiente, faltará água. Sem água não se planta, não se cria. Quando eu não cuido das florestas para fazer dos reservatórios d’água, de subsolo, eu não trato bem o solo no sentido ambiental, não no sentido produtivo, eu não tenho água.

O meio ambiente anda alinhado com o desenvolvimento. Eu não falo em uma indústria entrar em Rondônia ou em qualquer lugar sem a necessidade ambiental para verificar se está causando um dano ambiental irreparável, algum impacto ambiental que os impedimentos causam, mas nós temos limites para isso. E quem diz limites é a lei em geral, principalmente as regras das ciências que atrelam o meio ambiente, que as engenharias, a biologia e assim por diante. Estamos atentos ao cumprimento das regras de segurança para um desenvolvimento sustentável.

NEWS RONDÔNIA – Gostaríamos que o senhor fizesse um balanço das ações do Governo de Rondônia nesta área específica do Meio Ambiente. Como estamos caminhando?

Andamos bem, graças a Deus! Estamos avançando muito dando licenciamentos ambientais. Estamos avançando com muitos estudos, muito trabalho na questão de recursos hídricos. Estamos com recuperação de muitas nascentes na região do rio Palmeiras e rio Arara, nas cidades de Cerejeira e de Espigão do Oeste. Vamos avançar para Pimenta Bueno e Cacoal. Já estamos com um projeto em andamento.

Não fazemos o estado todo de uma vez, até além do valor ser um pouco elevado, nós estamos fazendo testes de alguns projetos que às vezes dá certo na região, não dá certo na outra, então você vai fazendo devagar. Mas já está andando em Espigão do Oeste, devemos terminar agora, nos próximos meses. E já entraram em Cacoal e Pimenta Bueno, que são no entorno, que são cidades próximas. E avançaremos nesse tocante da recuperação de nascentes.

Estamos avançando muito na consolidação da reintegração do Parque de Guajará-Mirim. Nas últimas semanas estamos fazendo a retirada dos bovinos apreendidos no Parque. E demonstrando que o parque é propriedade do Estado, é uma reserva e vai ser cumprido isso. Cumprimos ordem judicial e avançamos também no que estamos tentando, o Manejo Florestal Sustentável.

Estamos cuidando das nossas comunidades, como é o caso do Rio Cautário, em que ajudamos a implementar a pesca do Pirarucu. E estamos tentando ajudar em todas as cadeias produtivas. Avançamos em várias frentes, sempre pensando no melhor desenvolvimento e sustentabilidade do povo. É a ordem do nosso governador, Coronel Marcos Rocha!

NEWS RONDÔNIA – E visando um projeto de futuro, o que a sua gestão pretende implantar na pasta?

Eu pretendo hoje consolidar as boas ações: Recuperação de nascentes, recuperação do desmatamento ilegal em áreas de preservação, melhorar o licenciamento, cada dia melhorar mais. Porque o licenciamento, cada dia que você tem uma atividade diferente, você tem que melhorar esse licenciamento para nós estarmos avançados, estarmos na ponta. Também manter a sustentabilidade. É a nossa ideia, a nossa vontade e vamos lutar para isso. Consolidar as boas ações hoje. Não tentar inventar a roda. É fazer feijão com arroz muito bem feito.

NEWS RONDÔNIA – Temos uma parcela da população que não acredita nas mudanças climáticas. O senhor acredita que vivemos nesse quadro?

Eu não só acredito como também estou vendo! Há mudanças climáticas. Há sim! Nós temos que preservar o que a lei determina, cumprir a lei brasileira. Basta isso. O Código Florestal é rígido demais. Não tem por que não o cumprir. A lei é ser sustentável. Rondônia tem que cumprir a lei ambiental e produzir onde a lei permite e preservar onde a lei determina. Pronto! A nossa lei brasileira é a baliza moral da secretaria. Nem mais, nem menos do que a lei determina.

NEWS RONDÔNIA – E o negacionismo resistente? Como é que o senhor tem trabalhado para ter mínimo de equiparidade nas questões ambientais versus o agronegócio?

Cumprir a lei brasileira, é somente isso. A gente não tem que ser mais real que o rei. O rei é o mais real. É a lei. Ela é a nossa força máxima. Cumprir a lei brasileira. Eu não costumo criticar a lei. Não gosto disso. Quem tem que criticar a lei são os deputados federais e senadores que podem mudar. Nós cidadãos vamos cumprir a lei. Essa é a minha visão.

Não há nenhum problema de o agronegócio acontecer. Agora temos que ter uma agricultura e uma pecuária mais moderna a cada dia. Não estou dizendo que não é moderna a nossa. Nós temos que, todo dia, modernizar um pouquinho mais. Quando nós temos melhores práticas, nós temos mais produção alimentar em menor área. Isso é sustentável. É ter maior renda numa menor área. Isso é importante, é necessário e a secretaria vai tentar lutar para isso.

NEWS RONDÔNIA – Para a gente finalizar. O atual Governo Federal tem sido um parceiro nas execuções desses projetos? Qual a sua avaliação?

Sim, somos parceiros! Desde que eu entrei, tanto no governo anterior, como neste governo, temos o apoio necessário. Tanto que a recuperação de nascentes na bacia do Rio Palmeiras, em Espigão, é financiada em boa parte pelo Serviço Florestal Brasileiro em contrapartida do Estado.

Temos relações muito boas com todos os ministérios, como o da Integração Nacional, do Ministério de Meio Ambiente, e de modo geral somos atendidos. Além disso, temos uma participação muito ativa junto ao Consórcio da Amazônia Legal, junto à Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, que tem um grande diálogo com o Governo Federal.

Não tenha a reclamar da relação do governo com o Estado, é muito boa e lutarei ao máximo para manter essa boa relação necessária e saudável para a sociedade.

NEWS RONDÔNIA – Tá certo, secretário! Muito obrigado por receber a equipe do News Rondônia. Foi proveitoso e salutar compreender perfeitamente a importância da sustentabilidade e da necessidade de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, especialmente em uma região como Rondônia, onde a agricultura desempenha um papel significativo na economia. Um bom trabalho! 

Veja também:
Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

Jaru alcança segundo melhor resultado em gestão pública entre municípios de Rondônia

A cidade de Jaru conquistou a vice-liderança no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM); a avaliação do Tribunal de Contas do Estado considera áreas como saúde, educação, e qualidade da administração pública.
L
Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Agenda News: Trio 40 Graus confirmado no Carnaval 2026 de PVH

Durante reunião com a prefeitura, Carlinhos Camurça confirmou que o Trio 40 Graus estará nas ruas puxando blocos com som de qualidade e segurança.
L
Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Prefeitura executa técnica com pedra rachão na Rua Minas Gerais para evitar umidade; o prefeito Jeverson Lima afirma que a medida garante a qualidade e longevidade do asfalto CBUQ.
L
Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Comunidades ribeirinhas elogiam a pontualidade e a ampliação do atendimento nas rotas; a coleta de lixo no Baixo Madeira, executada por equipes formadas por moradores locais, alcançou 100% de mobilização.
L
Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Cerimônia reconheceu soluções industriais inovadoras e reforçou o papel do Sebrae no ecossistema de inovação de Rondônia.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

FALAÊ PODCAST: Lucenildo Silva de Carvalho no centro da conversa

empreendedor e autor, mostrando como suas vivências moldam projetos educacionais e conteúdos voltados ao crescimento pessoal, espiritual e profissional.
L

Agenda News: Joana Joanora Presidente da CDL Porto Velho no Domingão da CDL 2025

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe Joana Joanora, Presidente da CDL Porto Velho, para um bate-papo completo sobre o Domingão da CDL 2025, que já movimenta a cidade com comércio aberto, serviços gratuitos e clima natalino.
L
Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Léo Moraes leva pedido à agência federal e reforça compromisso da Nova 364 em antecipar obras da via de tráfego pesado.
L

GIRO NEWS: Dra. Daiane Paraguassu fala sobre cuidados com pets nas férias

O GIRO NEWS desta quinta-feira, dia 11, às 16h, recebe a médica veterinária Dra. Daiane Paraguassu para um bate-papo completo sobre como proteger a saúde e o bem-estar dos pets durante o período de férias e festas de fim de ano.
L
Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a fase de sustentações orais sobre o tema nesta quinta-feira (11); a deliberação dos ministros sobre o Marco Temporal será retomada apenas em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Sociedade Civil pede ao Senado rigor na análise do PL da Dosimetria

Sociedade Civil pede ao Senado rigor na análise do PL da Dosimetria

O Pacto pela Democracia, coalizão de mais de 200 organizações, alerta o Senado para os riscos institucionais da proposta, criticando a falta de debate e a “anistia improvisada” a indivíduos ligados a ataques à democracia.
L
STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

A decisão, tomada por 6 votos a 4, encerra uma ação da AGU que questionava a privatização; o acordo aumenta a participação da União no Conselho de Administração da Axia Energia.
L
Santa Luzia d'Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Santa Luzia d’Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Parlamentar confirma recursos para estradas vicinais, saúde e apoio à APAE durante agenda no município.
L
Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ''Terra do Café'' para Nova Brasilândia d’Oeste

Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ”Terra do Café” para Nova Brasilândia d’Oeste

Projeto de lei avança para consolidar vocação cafeeira e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município.
L
Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Vereadora conhece rotina, atividades e necessidades do espaço que atua na promoção da autonomia, bem-estar e integração social dos idosos de Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Criança de 12 anos é encontrada morta em açude de propriedade rural em Candeias

Criança de 12 anos é encontrada morta em açude de propriedade rural em Candeias

O menino João Marcos Leal de Assis, de 12 anos, foi localizado sem vida dentro de um açude após sair para andar a cavalo por volta das 11h.
18
PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

A operação conjunta em Rondônia foi realizada ao longo de quatro dias com apoio da Polícia Militar Ambiental; madeira irregular apreendida foi doada para prefeituras da região.
10
Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Fábio da Silva Rodrigues, de 36 anos, foi morto após troca de tiros com policiais do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação no Cristal da Calama, em Porto Velho; o criminoso, membro do CV, estava foragido da justiça.
18
Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Fábio da Silva Rodrigues, vulgo “FB”, foi atingido em troca de tiros com o Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação em Porto Velho; ele era acusado de matar um sargento da PM em 2022.
18
Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Ação do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação levou a um homem ferido após troca de tiros no Residencial El Cristal da Calama, em São Paulo II; a morte do criminoso ainda aguarda confirmação oficial.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

A Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para o torneio continental; decisão da CBF foi comunicada aos clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A no Rio de Janeiro.
L
ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

Audiência na Câmara debate os impactos do comércio liderado pelo país; entidades apontam maus-tratos, riscos ambientais e prejuízos econômicos na exportação de animais vivos.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: RODRIGO MONTEIRO SABINO

Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Conab integra missão do Sebrae para impulsionar bioeconomia na Amazônia

Conab divulga lista de classificação para Compra Institucional de alimentos

Agricultores familiares podem consultar o ranqueamento de suas propostas no site da Companhia; a Compra Institucional do PAA prevê a aquisição de 6,3 mil toneladas de alimentos para ações de segurança alimentar.
L
Unidade de Saúde em Jaru estende horário para Certificado de Vacinação do Estudante

Unidade de Saúde em Jaru estende horário para Certificado de Vacinação do Estudante

A Unidade Carlos Chagas funcionará até as 21h nesta quinta (11) e sexta-feira (12); a iniciativa visa facilitar a emissão do documento obrigatório para matrícula na rede municipal de Jaru.
L
Carnaval 2026 tem últimos ajustes definidos em reunião no Prédio do Relógio

Carnaval 2026 tem últimos ajustes definidos em reunião no Prédio do Relógio

Carnaval é alinhado em encontro que reuniu Prefeitura, forças de segurança e blocos para definir regras, responsabilidades e a minuta do decreto oficial.
L
Agenda News: Ceia natalina irresistível com o sabor do Victoria Eventos

Agenda News: Ceia natalina irresistível com o sabor do Victoria Eventos

Buffet lança menu exclusivo com pratos tradicionais e sofisticados para transformar sua noite de Natal em uma experiência cheia de sabor e afeto.
L
Cadastro Único garante mutirão da Prefeitura para atualização de pescadores no período do defeso

Cadastro Único garante mutirão da Prefeitura para atualização de pescadores no período do defeso

Cadastro será atualizado em mutirão especial para assegurar que pescadores de Porto Velho acessem o seguro-defeso durante o período de proibição da pesca.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.