DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

Marco Lagos prega a Sustentabilidade como uma das resoluções para os problemas ambientais na Amazônia

De pronto, uma Câmara Setorial no 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em Rio Branco, capital do Acre, na semana passada, tratou dessa temática.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

Não há como dissociar Rondônia, que vive anos de ouro no Agronegócio, com as pautas do Meio Ambiente. Essa última assertiva esbarra no conceito de que o estado fica localizado na Floresta Amazônia e por isso, precisa fazer o dever de casa. De pronto, uma Câmara Setorial no 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em Rio Branco, capital do Acre, na semana passada, tratou dessa temática.

Entre os presentes, um nome bastante conhecido do universo da advocacia rondoniense, mas que tem se destacado também na promoção do “fazer valer a lei” no Meio Ambiente. Estamos falando em Marco Antônio Lagos, advogado criminalista e Secretário do Desenvolvimento Ambiental da gestão Marcos Rocha.

Na mesa de discussão no Fórum, Lagos defendeu uma união entre os estados, por meio de blocos, que possam articular em conjunto e gerar força e impacto nas decisões políticas e estratégias do setor, afinal, é fundamental engajamento nessas discussões, especialmente quando se trata de regiões como da Amazônia, onde a preservação ambiental é de extrema importância.

Ao News Rondônia, Marco Antônio, defendeu que o enredo do meio ambiente deve ser considerado uma prioridade e que a colaboração e o alinhamento estratégico podem ter um impacto duradouro, positivo, não apenas para a região, mas também para o planeta como um todo. Na outra ponta, ele enaltece que há espaço para um desfile na passarela significativamente harmônica, entre o agronegócio e o meio ambiente. Confira a entrevista, a seguir:

NEWS RONDÔNIA – Secretário qual a importância de tratar as pautas do Meio Ambiente num fórum como esse, de governadores?

A pauta do meio ambiente é transversal. Ela tem no tocante a preservação diretamente do meio ambiente, no tocante a qualquer licenciamento, no tocante a todo o desenvolvimento. Então, se alguém vai pensar numa rodovia, tem que ter licenciamento ambiental. Se alguém pensa num porto, tem que haver licenciamento ambiental. Em média, 70% do que os estados arrecadam são com empresas obrigatoriamente licenciadas em meio ambiente.

Não tem como dizer: o meio ambiente é uma das pautas mais transversais que tem no Estado. E nós temos que estar inseridos nessas discussões, porque foi falado como exemplo, em outras regiões, vou usar o exemplo do Nordeste, a articulação em bloco, e isso dá muita força aos Estados Nordestinos. E a Amazônia tem que se articular em bloco. E não tem como falar da Amazônia sem falar em meio ambiente, então é necessário. É uma temática muito importante, assim como regularização fundiária, segurança pública e o meio ambiente.

NEWS RONDÔNIA – E qual é a principal bandeira que o Rondônia traz para a Câmara setorial do Fórum de Governadores?

Toda vez a gente discute essa parcela da sustentabilidade, inclusive disse ontem, que a preservação ambiental não pode ser à custa da fome. Então, você não pode, com a desculpa do meio ambiente, ou com o tema meio ambiente, deixar uma população, qual seja o tradicional, povos originários, ou até urbanos, passarem fome. Como também não podemos permitir que somente chegue e se destrua o meio ambiente em nome do desenvolvimento. A discussão é sustentabilidade. Essa que nós trazemos, é essa a nossa pauta, é a posição do governo.

NEWS RONDÔNIA – Normalmente quando a gente fala em Rondônia, logo lembra o espaço do agronegócio. Tem como o meio ambiente e o agronegócio andarem juntos, de mãos dadas?

Tem que andar de mãos dadas! Sustentabilidade é uma palavra indispensável à sociedade.  Quando nós não tratamos do meio ambiente, faltará água. Sem água não se planta, não se cria. Quando eu não cuido das florestas para fazer dos reservatórios d’água, de subsolo, eu não trato bem o solo no sentido ambiental, não no sentido produtivo, eu não tenho água.

O meio ambiente anda alinhado com o desenvolvimento. Eu não falo em uma indústria entrar em Rondônia ou em qualquer lugar sem a necessidade ambiental para verificar se está causando um dano ambiental irreparável, algum impacto ambiental que os impedimentos causam, mas nós temos limites para isso. E quem diz limites é a lei em geral, principalmente as regras das ciências que atrelam o meio ambiente, que as engenharias, a biologia e assim por diante. Estamos atentos ao cumprimento das regras de segurança para um desenvolvimento sustentável.

NEWS RONDÔNIA – Gostaríamos que o senhor fizesse um balanço das ações do Governo de Rondônia nesta área específica do Meio Ambiente. Como estamos caminhando?

Andamos bem, graças a Deus! Estamos avançando muito dando licenciamentos ambientais. Estamos avançando com muitos estudos, muito trabalho na questão de recursos hídricos. Estamos com recuperação de muitas nascentes na região do rio Palmeiras e rio Arara, nas cidades de Cerejeira e de Espigão do Oeste. Vamos avançar para Pimenta Bueno e Cacoal. Já estamos com um projeto em andamento.

Não fazemos o estado todo de uma vez, até além do valor ser um pouco elevado, nós estamos fazendo testes de alguns projetos que às vezes dá certo na região, não dá certo na outra, então você vai fazendo devagar. Mas já está andando em Espigão do Oeste, devemos terminar agora, nos próximos meses. E já entraram em Cacoal e Pimenta Bueno, que são no entorno, que são cidades próximas. E avançaremos nesse tocante da recuperação de nascentes.

Estamos avançando muito na consolidação da reintegração do Parque de Guajará-Mirim. Nas últimas semanas estamos fazendo a retirada dos bovinos apreendidos no Parque. E demonstrando que o parque é propriedade do Estado, é uma reserva e vai ser cumprido isso. Cumprimos ordem judicial e avançamos também no que estamos tentando, o Manejo Florestal Sustentável.

Estamos cuidando das nossas comunidades, como é o caso do Rio Cautário, em que ajudamos a implementar a pesca do Pirarucu. E estamos tentando ajudar em todas as cadeias produtivas. Avançamos em várias frentes, sempre pensando no melhor desenvolvimento e sustentabilidade do povo. É a ordem do nosso governador, Coronel Marcos Rocha!

NEWS RONDÔNIA – E visando um projeto de futuro, o que a sua gestão pretende implantar na pasta?

Eu pretendo hoje consolidar as boas ações: Recuperação de nascentes, recuperação do desmatamento ilegal em áreas de preservação, melhorar o licenciamento, cada dia melhorar mais. Porque o licenciamento, cada dia que você tem uma atividade diferente, você tem que melhorar esse licenciamento para nós estarmos avançados, estarmos na ponta. Também manter a sustentabilidade. É a nossa ideia, a nossa vontade e vamos lutar para isso. Consolidar as boas ações hoje. Não tentar inventar a roda. É fazer feijão com arroz muito bem feito.

NEWS RONDÔNIA – Temos uma parcela da população que não acredita nas mudanças climáticas. O senhor acredita que vivemos nesse quadro?

Eu não só acredito como também estou vendo! Há mudanças climáticas. Há sim! Nós temos que preservar o que a lei determina, cumprir a lei brasileira. Basta isso. O Código Florestal é rígido demais. Não tem por que não o cumprir. A lei é ser sustentável. Rondônia tem que cumprir a lei ambiental e produzir onde a lei permite e preservar onde a lei determina. Pronto! A nossa lei brasileira é a baliza moral da secretaria. Nem mais, nem menos do que a lei determina.

NEWS RONDÔNIA – E o negacionismo resistente? Como é que o senhor tem trabalhado para ter mínimo de equiparidade nas questões ambientais versus o agronegócio?

Cumprir a lei brasileira, é somente isso. A gente não tem que ser mais real que o rei. O rei é o mais real. É a lei. Ela é a nossa força máxima. Cumprir a lei brasileira. Eu não costumo criticar a lei. Não gosto disso. Quem tem que criticar a lei são os deputados federais e senadores que podem mudar. Nós cidadãos vamos cumprir a lei. Essa é a minha visão.

Não há nenhum problema de o agronegócio acontecer. Agora temos que ter uma agricultura e uma pecuária mais moderna a cada dia. Não estou dizendo que não é moderna a nossa. Nós temos que, todo dia, modernizar um pouquinho mais. Quando nós temos melhores práticas, nós temos mais produção alimentar em menor área. Isso é sustentável. É ter maior renda numa menor área. Isso é importante, é necessário e a secretaria vai tentar lutar para isso.

NEWS RONDÔNIA – Para a gente finalizar. O atual Governo Federal tem sido um parceiro nas execuções desses projetos? Qual a sua avaliação?

Sim, somos parceiros! Desde que eu entrei, tanto no governo anterior, como neste governo, temos o apoio necessário. Tanto que a recuperação de nascentes na bacia do Rio Palmeiras, em Espigão, é financiada em boa parte pelo Serviço Florestal Brasileiro em contrapartida do Estado.

Temos relações muito boas com todos os ministérios, como o da Integração Nacional, do Ministério de Meio Ambiente, e de modo geral somos atendidos. Além disso, temos uma participação muito ativa junto ao Consórcio da Amazônia Legal, junto à Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, que tem um grande diálogo com o Governo Federal.

Não tenha a reclamar da relação do governo com o Estado, é muito boa e lutarei ao máximo para manter essa boa relação necessária e saudável para a sociedade.

NEWS RONDÔNIA – Tá certo, secretário! Muito obrigado por receber a equipe do News Rondônia. Foi proveitoso e salutar compreender perfeitamente a importância da sustentabilidade e da necessidade de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, especialmente em uma região como Rondônia, onde a agricultura desempenha um papel significativo na economia. Um bom trabalho! 

Veja também:
Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Destruição: Por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e por interesses internacionais

Campanha contra a atividade no rio Madeira, segundo críticos, provoca prejuízos milionários à economia, ameaça milhares de famílias e reacende o debate sobre fiscalização, soberania e desenvolvimento regional.
L
Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

Prefeitura reforça valorização das culturas originárias e parceria com povos indígenas

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, Prefeitura destaca ações da Sema voltadas à preservação ambiental e ao fortalecimento das comunidades tradicionais.
L
Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Parque da Cidade passa por melhorias e será reaberto ao público

Após manutenção, visitas recomeçam em 14 de fevereiro
L
Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Governo de Rondônia lança ações de trânsito para o Carnaval 2026 em Porto Velho

Detran-RO iniciou ações educativas e reforçou a fiscalização com Lei Seca durante o Carnaval em pontos estratégicos
L
Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Rondônia avança para viabilizar Rota Bioceânica rumo ao Pacífico após acordos internacionais

Assinatura da Carta de Porto Velho e de protocolo com a Bolívia marca avanços logísticos e integração regional durante Nodo Bioceânico Central
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Com Marcos Rocha e outros 17 nomes, maioria dos governadores não pode disputar reeleição em 2026

O governador de Rondônia atinge o limite de dois mandatos consecutivos e precisará deixar o cargo se quiser concorrer ao Senado ou à Câmara.
L

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

A organizadora reforçou que todas as provas estão mantidas, conforme o cronograma estabelecido em edital, sem qualquer alteração de datas ou de locais.
L
Nota de Pesar - Alero lamenta morte da professora

Nota de Pesar – Alero lamenta morte da professora

Juliana Mattos de Lima Santiago
L
Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Publicidade

POLÍCIA

Dupla é presa por tráfico de drogas após tentativa de fuga na zona leste de Porto Velho

Os suspeitos, de 21 e 31 anos, tentaram se desfazer de uma porção de cocaína ao avistarem a equipe do Cavalo de Aço.
14

Motorista de Corolla foge após colisão com carro de aplicativo em Porto Velho

O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Raimundo Cantuária e Jorge Teixeira durante a madrugada deste domingo (08).
14

Equipe do Sgt Machado prende foragido condenado a 33 anos de prisão na zona leste

O criminoso Sidomar da R. C. foi localizado no bairro Agenor de Carvalho durante patrulhamento de rotina.
14

Embriagado: Homem é preso após tentar matar vizinho e incendiar moto no bairro Planalto

O agressor atacou a vítima com uma pedrada e a perseguiu com uma faca na zona leste de Porto Velho.
16

Disfarçados de ETs: Policiais infiltram-se em bloco e prendem suspeitos

A estratégia inusitada da Polícia Civil utilizou fantasias de alienígenas para flagrar crimes patrimoniais e venda de bebidas ilegais no meio da multidão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Corte do Rei Momo leva clima de alegria à rodoviária e ao aeroporto de Porto Velho

Famílias registravam o momento com fotos e vídeos
L
Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Polícia Penal inicia Operação Carnaval durante desfile de bloco no Centro de Porto Velho

Ação do governo reforça a fiscalização sobre monitorados e foragidos durante blocos carnavalescos na capital.
L
Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Governo de Rondônia apresentou manual com orientações sobre montagem, prazos, segurança e normas do evento.
L

Feminicídio da professora Juliana: “Precisamos trazer os homens para o nosso lado para que parem de nos matar”, afirma Neidinha Suruí

Ativista cobra reação do poder público e aponta omissão política diante da escalada da violência contra mulheres em Rondônia.
L

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L
Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L

Proteção às mulheres no Carnaval terá unidade móvel estratégica em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho lança “Van do Acolhimento” para garantir proteção às mulheres e combate à importunação sexual durante os desfiles dos blocos
L
Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Os policiais localizaram 12 invólucros de maconha no bolso do adolescente.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.