TERÇA-FEIRA, 17/02/2026

Em destaque

Hoje é Dia: Parque Nacional Grande Sertão Veredas faz 35 anos

Confira as principais datas e fatos da semana entre 07/03 a 13/03

Por Leyberson Pedrosa - 20

Publicado em 

Hoje é Dia: Parque Nacional Grande Sertão Veredas faz 35 anos
Lia Rezende Domingues
Duas datas importantes marcam o 12 de abril na área do meio ambiente. São elas: os 35 anos da criação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e também do Parque Nacional Grande Sertão Veredas.

O cenário do livro “Grande Sertão: Veredas” passa pelo parque. Em 2023, a Agência Brasil noticiou um projeto com o objetivo de fazer o percurso proposto pelo escritor Guimarães Rosa no seu famoso livro.

A reportagem listava o seguinte itinerário:

No itinerário, que abrange as regiões norte e noroeste de Minas Gerais, ficam quatro unidades ade conservação: o Parque Estadual Sagarana, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, o Parque Estadual Serra das Araras e o Parque Nacional Grande Sertão Veredas.

A semana que se encerra em 13 de abril aglutina também várias datas comemorativas relacionadas aos cuidados com a saúde. Começou com o Dia Mundial da Saúde (7), comemorado desde 1950, O Dia Mundial da Luta contra o Câncer (8) e o Dia Mundial da Doença de Parkison (11).

30 anos do genocídio em Ruanda

Ruanda é um país da África Oriental que até hoje tenta se reestruturar do genocídio ocorrido entre abril e julho de 1994 que matou mais de 800 mil pessoas. O extermínio atingiu entre 20% a 40% da população do país, até então o mais densamente habitado do continente africano.

Conforme narra a matéria Ruanda lembra genocídio que matou 800 mil pessoas há 20 anos, o conflito se iniciou no dia 7 de abril, um dia após o assassinato do presidente ruandês Juvenal Habyarimana, em 6 de abril.

O assassinato em massa aconteceu em meio a uma guerra civil e a maioria das vítimas era da etnia Tutsi, que foi massacrada por Hutus extremistas. Esse grupo também não poupou os Hutus moderados.

“A Organização das Nações Unidas (ONU) tinha informações sobre a situação perigosa pela qual passava o país, mas tardou semanas até reconhecer que se tratava de um massacre”, descreve a reportagem.

Dia Nacional do Sistema Braille

No Brasil, outro destaque é o Dia Nacional do Sistema Braille, comemorado em 8 de bairl. O programa Tarde Nacional da Rádio Nacional recorda que a data celebra o nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe da França o sistema de leitura e escrita usado atualmente:

“O sistema Braille é baseado na combinação de seis pontos em relevo, e permite a representação do alfabeto e dos números, da simbologia matemática, fonética e musicográfica, permitindo que o cego faça a leitura tátil. Cada caractere pode ser percebido pelo dedo indicador com apenas um toque.”

Faz mais de 200 anos que o Braille é conhecido na Europa Ocidental. Mas foi somente em 1999 que o Brasil criou a Comissão Brasileira do Braille, vinculada ao Ministério da Educação.

Desde então, disseminou-se documentos da Grafia Braille para a Língua Portuguesa, as Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille e a Grafia Química Braille para Uso no Brasil.

Em entrevista ao Revista Rio, o apresentador Dylan Araújo conversou sobre a importância do Braille com a doutora Glória Almeida, especialista em inclusão no contexto escolar.

O Braille é muito mais do que um sistema de leitura, ele é uma causa”, afirmou Almeida.

Cinema no meio da semana

Neste último destaque antes da tabela semanal, a gente projeta na tela os 70 anos de morte de Auguste Lumière, um dos criadores do cinematógrafo, o bisavô das salas de cinema de todo o mundo.

Lumière morreu aos 91 anos, em 10 de abril de 1954. Ao lado do irmão, Louis Lumière, foi um grande pioneiro da indústria audiovisual, principalmente após herdar a fábrica de películas fotográficas do pai em Lyon, na França.

O Fique Ligado da TV Brasil conta que, em dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos Lumière fizeram a primeira projeção pública de pequenos filmes.

A sessão inaugural da sétima arte aconteceu no subsolo de um café de Paris, na França.
Confira alguns trechos dessa exibição no player abaixo:

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia do mês de abril de 2024:

Abril de 2024
7

Nascimento do produtor, roteirista e cineasta estadunidense Francis Ford Coppola (85 anos)

Nascimento da poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena Gabriela Mistral, pseudônimo de Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga (135 anos) – recebeu o Nobel de Literatura em 1945

Morte do pintor grego Doménikos Theotokópoulos, “El Greco” (410 anos)

Início do genocídio em Ruanda (30 anos)

IBM anuncia o System/360 (60 anos)

Inauguração do Superior Tribunal de Justiça, substituindo o Tribunal Federal de Recursos (35 anos)

Dia do Jornalista

Dia Mundial da Saúde – comemoração instituída por países-membros da Organização Mundial da Saúde para ser observada a partir de 1950

8

Morte do ator e diretor paulista Francarlos Reis (15 anos) – atuou em diversas peças teatrais e fundou, nos anos 1970, a Royal Bexiga Company

Lançamento, pela NASA, do voo não-tripulado Gemini I (60 anos)

Dia Nacional do Sistema Braille

Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

Dia Internacional dos Ciganos

9

Morte do arquiteto, escritor e educador estadunidense Frank Lloyd Wright (65 anos) – influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX

Nascimento do arquiteto fluminense Sérgio Bernardes (105 anos)

Morte da atriz, sindicalista e militante política paulista Lélia Abramo (20 anos)

Nascimento do compositor e pianista paulista José Aimberê de Almeida (120 anos)

Morte do sambista fluminense Nilton Delfino Marçal, o Mestre Marçal (30 anos) – durante muitos anos foi diretor de bateria da GRES Portela

Começo da vigência do Ato Institucional 1 (AI-1) na ditadura militar brasileira (60 anos)

10

Morte do revolucionário mexicano Emiliano Zapata (105 anos)

Morte do inventor francês Auguste Lumière (70 anos) – um dos criadores do aparelho cinematógrafo

Morte do compositor italiano Giovanni Rota Rinaldi, conhecido como Nino Rota (45 anos) – célebre por suas composições executadas para cinema, ficou conhecido por ter composto músicas dos filmes de Federico Fellini, Luchino Visconti, Francis Ford Coppola e Franco Zeffirelli

Comício das Diretas Já reúne 1 milhão de pessoas na Candelária no Rio de Janeiro (40 anos)

11

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Nascimento da cantora maranhense Cecília Bruce dos Reis, conhecida como Célia Maria (75 anos) – a “voz de ouro do Maranhão”, atuou em programas de auditório da rádio Nacional e da Mayrink Veiga, de César de Alencar e Abelardo Chacrinha, e, na casa de samba carioca Zicartola, cantou ao lado de artistas como Zé Keti, João do Vale, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal Costa, Jackson do Pandeiro, entre outros. Na década de 1970 viajou com o grupo Cantores de Ébano

Morte da empresária e política maranhense Ana Jansen (155 anos) – Ana Joaquina Jansen Pereira, apelidade de Donana, cognominada “Rainha do Maranhão”

Nascimento do político amazonense Almino Afonso (95 anos) – foi o primeiro ministro do Trabalho e Previdência Social no governo de João Goulart

Nascimento da ex-jogadora de basquete paulista Janeth Arcain (55 anos) – a jogadora brasileira que mais possui títulos na história do basquetebol nacional

Criação da Organização Mundial do Trabalho (OIT) (105 anos)

12

Morte do pugilista estadunidense Walker Smith Jr., mais conhecido como Sugar Ray Robinson (35 anos)

Morte do ex-ministro paulista Dilson Funaro (35 anos) – criador do Plano Cruzado e responsável pela assinatura da moratória da dívida externa brasileira

Nascimento do cantor e compositor fluminense Albertino Pimentel, o Carramona (150 anos)

Nascimento da cantora paulista Iolanda Ribeiro Angarano, a Zilá Fonseca (95 anos)

Criação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas (35 anos)

Criação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (35 anos)

Gravação da canção “Rock Around the Clock”, de Bill Haley (65 anos) – inaugura estilo musical que é primeiro subgênero do Rock, Rockabilly, e abre espaço para artistas como: Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, entre outros

13

Nascimento do compositor, cantor e instrumentista fluminense Adalberto José de Castilho e Souza, o Bebeto Castilho (85 anos)

Nascimento do realizador e coreógrafo estadunidense Stanley Donen (100 anos) – foi co-diretor do clássico “Cantando na Chuva” em 1952

Eleição de Epitácio Pessoa para Presidente da República (105 anos)

Sidney Poitier se torna do o primeiro artista negro norte-americano a ganhar o Oscar de Melhor Ator pelo seu trabalho em “Uma Vez Nas Sombras” (60 anos)

Dia do Hino Nacional Brasileiro

Dia do Beijo

Edição: Israel do Vale

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Entidades pedem rejeição de lei para deportar imigrantes

Entidades pedem rejeição de lei para deportar imigrantes

Mais de 70 organizações alertam que nova estratégia da União Europeia pode gerar vigilância excessiva e discriminação racial no continente.
L
Serviço de streaming gratuito destaca cinema brasileiro

Serviço de streaming gratuito destaca cinema brasileiro

Itaú Cultural Play disponibiliza 18 novos títulos de diversas regiões, oferecendo opções que vão de curtas infantis a documentários históricos.
L
Robôs humanoides chineses são destaque no Ano Novo Lunar

Robôs humanoides chineses são destaque no Ano Novo Lunar

Startups de tecnologia apresentam inovações em artes marciais e dança durante o tradicional espetáculo da CCTV, reforçando a liderança da China no setor.
L
Estados aderem a campanha contra o assédio no carnaval

Estados aderem a campanha contra o assédio no carnaval

Em ação conjunta com o Ministério das Mulheres, 18 estados brasileiros reforçam o uso do Disque 180 para combater a importunação sexual durante a folia.
L
Bombeiros reforçam segurança de trios elétricos na chuva

Bombeiros reforçam segurança de trios elétricos na chuva

A medida foi colocada em prática no final da tarde de sábado (14), durante o desfile de um dos maiores blocos carnavalescos da Região Norte, na Capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L

RondônCAP 289: confira os ganhadores do sorteio deste domingo

289ª edição do RondônCAP foi realizada neste domingo, 15 de fevereiro, com prêmios de R$ 2 mil, R$ 3 mil, R$ 5 mil e R$ 110 mil, além dos Giros da Sorte, premiando moradores de várias cidades de Rondônia.
L
Prefeitura reconhece papel dos comunicadores na transparência pública

Prefeitura reconhece papel dos comunicadores na transparência pública

Gestão destaca atuação da equipe da comunicação institucional e homenageia profissionais no Dia do Repórter.
L
Limpeza pós-blocos começa às 6h na capital

Limpeza pós-blocos começa às 6h na capital

Força-tarefa garante varrição, lavagem e desodorização das vias após as festividades.
L
Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro começa nesta terça

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro começa nesta terça

Programa oferece até 12 mil bolsas para estudantes de licenciatura e prevê poupança vinculada à atuação futura na rede pública.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Presidente elogia noite na Sapucaí enquanto oposição promete ações judiciais; Planalto afirma que apoio cultural ao Carnaval não configura irregularidade.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Recurso já disponível fortalece atendimentos e amplia estrutura da rede municipal em Guajará-Mirim, assegurando melhorias diretas à população.
L
Pedro Fernandes cobra manutenção urgente na BR-421

Pedro Fernandes cobra manutenção urgente na BR-421

Deputado alerta para risco de acidentes e pede intervenção imediata em trecho estratégico para a mobilidade e economia do Vale do Jamari.
L
Cássio Gois garante ambulância e reforça saúde no distrito 14 de Abril

Cássio Gois garante ambulância e reforça saúde no distrito 14 de Abril

Investimento fortalece o atendimento de urgência e amplia a resposta à população rural de Espigão do Oeste.
L
Emenda garante reforma do SAMU de Cujubim

Emenda garante reforma do SAMU de Cujubim

Investimento de R$ 530 mil fortalece a estrutura de urgência, melhora condições de trabalho e amplia a capacidade de atendimento à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem drogado rouba carro da mãe e destrói casas de familiares na zona leste

Homem drogado rouba carro da mãe e destrói casas de familiares na zona leste

Homem drogado rouba carro da mãe e destrói casas de familiares na zona leste
16
Foragido que rompeu tornozeleira é preso no Val Paraíso

Foragido que rompeu tornozeleira é preso no Val Paraíso

Polícia Militar captura Alex Adriano Daloia Duarte, foragido do regime semiaberto, após denúncia anônima em apartamento no bairro Val Paraíso.
16
Suspeito de troca de tiros que baleou criança é preso em Mirante da Serra

Suspeito de troca de tiros que baleou criança é preso em Mirante da Serra

Polícias Civil e Militar capturam Rogério dos Santos Quimba, acusado de envolvimento em tiroteio na Avenida Brasil, em Ji-Paraná, que deixou criança de 3 anos ferida.
18
Segundo acidente do dia envolve carro e moto no centro de Rolim de Moura

Segundo acidente do dia envolve carro e moto no centro de Rolim de Moura

Colisão entre carro e motocicleta na avenida Norte-Sul deixou motociclista ferido; Corpo de Bombeiros socorreu a vítima para a UPA em Rolim de Moura.
16
Motociclista se fere em colisão com carro em Rolim de Moura

Motociclista se fere em colisão com carro em Rolim de Moura

Acidente entre carro e motocicleta no bairro São Cristóvão deixou condutora ferida, que foi encaminhada à UPA pelo Corpo de Bombeiros em Rolim de Moura.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morador é flagrado em algazarra com adolescentes pela 18ª vez em Vilhena

Morador é flagrado em algazarra com adolescentes pela 18ª vez em Vilhena

Homem denunciado por perturbação de sossego pela 18ª vez foi encontrado com adolescentes, bebidas e som alto no bairro Aripuanã, em Vilhena.
14
Violência doméstica: homem agride esposa por ventilador em Vilhena

Violência doméstica: homem agride esposa por ventilador em Vilhena

Violência doméstica: homem agride esposa por ventilador em VilhenaUm caso de violência doméstica chocou moradores de Vilhena neste final de semana. Uma mulher de 46 anos foi agredida pelo marido de 55 anos após comprar um ventilador sem a autorização dele. O mesmo homem já havia cometido agressões anteriores contra a companheira. Durante atendimento da ocorrência, a vítima relatou que havia reatado o relacionamento após agressões passadas, mas sofreu novo espancamento, incluindo um soco no rosto que deixou hematoma na testa. Após o episódio, a mulher solicitou novamente uma medida protetiva contra o agressor. A guarnição da Polícia Militar fotografou os ferimentos da vítima e tentou localizar o suspeito, que havia fugido antes da chegada da equipe. O caso segue sob investigação e reforça a necessidade de ações imediatas em situações de violência doméstica, protegendo a vítima e prevenindo novos abusos.
16
Abuso de menino autista mobiliza polícia em Vilhena

Abuso de menino autista mobiliza polícia em Vilhena

Abuso de menino autista mobiliza polícia em Vilhena
18
Furto em loja: crime atinge centro da capital

Furto em loja: crime atinge centro da capital

Furto em loja foi registrado durante a madrugada no centro de Porto Velho, após criminosos quebrarem vidraças e levarem tênis e camisas do estabelecimento.
14
Nota de pesar: Pedro Amaro da Silva Filho

Nota de pesar: Pedro Amaro da Silva Filho

Pedro Amaro da Silva Filho faleceu aos 90 anos em Porto Velho, deixando legado de dedicação à família, simplicidade e amizades construídas ao longo da vida.
L
Campeonato Carioca: Fluminense vence e pega Vasco

Campeonato Carioca: Fluminense vence e pega Vasco

Fluminense derrota Bangu no Maracanã, garante melhor campanha do Campeonato Carioca e enfrentará o Vasco na semifinal do estadual.
L
Roubo na zona leste: dupla é detida em Porto Velho

Roubo na zona leste: dupla é detida em Porto Velho

Roubo na zona leste: dupla é detida em Porto Velho
14
Brasil encerra campanha histórica no esqui alpino masculino

Brasil encerra campanha histórica no esqui alpino masculino

Giovanni Ongaro conquista o 27º lugar no slalom, melhor marca do país na prova, enquanto Lucas Pinheiro sofre queda e fica fora da disputa.
L
Passageiro é preso com 3 kg de maconha na BR-364

Passageiro é preso com 3 kg de maconha na BR-364

Homem foi detido pela PRF em ônibus que saiu de Guajará-Mirim com destino a Porto Velho
10
Apenado e adolescente são detidos após roubo de moto

Apenado e adolescente são detidos após roubo de moto

O veículo foi localizado cerca de duas horas depois na Avenida Imigrantes, próximo a uma área de mata
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.