TERÇA-FEIRA, 03/03/2026
Publicidade

Em destaque

Comarca de Guajará-Mirim celebra 95 anos de história

Quando território federal do Guaporé foi criado, Guajará, então no Mato Grosso, e Porto Velho, que pertencia ao Amazonas.

Por TJRO - 25

Publicado em 

Comarca de Guajará-Mirim celebra 95 anos de história
Foto - TJRO

Valorização da memória institucional, homenagens, apresentações culturais e a abertura de exposição de documentos históricos marcaram a comemoração do Poder Judiciário de Rondônia em alusão aos 95 anos de instalação da Comarca de Guajará-Mirim. Na terça-feira, 9 de abril, o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho recebeu autoridades convidadas, magistrados(as) e servidores(as) para celebrar a memória dessa sede jurisdicional, que foi criada em 1912, em Santo Antônio do Rio Madeira e transferida para a fronteira, no antigo distrito judicial, que passou a ser sede da comarca em 10 de abril de 1929, data da instalação do município e da comarca.

O evento foi aberto com a apresentação de um vídeo com registros das origens históricas da comarca, desde a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a exploração do látex na região, produzido pela Coordenadoria de Comunicação do TJRO. Antigamente chamado de Esperidião Marques, Guajará só recebeu esse nome oficialmente quando da criação do município, numa alusão ao nome da localidade do outro lado do rio Mamoré, Guayaramerin, que na língua indígena quer dizer cachoeira pequena. Nessa localidade, ponto final da Estrada de Ferro que partia do rio Madeira, em Porto Velho, com destino à fronteira com a Bolívia, juízes(as) e servidores(as) construíram uma trajetória de pioneirismo e parceria com a comunidade.

Quando território federal do Guaporé foi criado, Guajará, então no Mato Grosso, e Porto Velho, que pertencia ao Amazonas, foram incorporadas à jurisdição do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) até a criação do Estado de Rondônia, em 1982.

Homenagens

Receberam homenagens os representantes de instituições, como Ministério Público do Estado, Defensoria Pública Estadual, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Exército e os poderes Legislativo e Executivo Estadual. O juiz Gleucival Zeed recebeu o certificado em memória de sua mãe, Cleude Zeed Estevão, advogada falecida que atuou durante toda a carreira na comarca de Guajará-Mirim. Rosineide Pereira, a servidora há mais tempo lotada na comarca, e o juiz Lucas Niero, representaram todos os magistrados(as) e servidores(as) que atuaram na comarca também foram homenageados com um certificado de reconhecimento pela contribuição aos 95 anos de história da Comarca de Guajará.

A mesa de honra foi composta pelo juiz de Direito Lucas Niero Flores, diretor do Fórum Nelson Hungria; a prefeita Mary Granneman; o representante do Governo do Estado, secretário regional de governo,  Cel. Flávio da Mota; o tenente Flávio Henrique Vale, comandante do 6º Batalhão de Infantaria e Selva; a deputada estadual Taíssa Souza; o promotor de Justiça Antônio Carlos Siqueira Júnior; o defensor público Fabrício Aires Santos da Silva; e o presidente da OAB, Erick Alan. O presidente Raduan deu as boas-vindas a todos e cedeu a palavra aos convidados, os quais enalteceram a iniciativa do TJRO em reverenciar a memória da comarca.

Também estavam presentes a juíza auxiliar da Presidência do TJRO, Karina Miguel Sobral, que também já atuou na comarca; o presidente da Câmara Municipal, vereador João Wanderley, e os juízes Gleucival Estevão e Gustavo Lindner, além do advogado mais antigo em atividade na comarca, Hélio Fernandes Moreno, entre outras autoridades e convidados.

Expressão cultural

Após a fala das autoridades, os presentes foram agraciados com duas apresentações, Grupos Folclóricos Flor do Campo e Malhadinho, bois-bumbás locais que fazem o Duelo da Fronteira, maior expressão cultural da região.

Em seguida, foi aberta a exposição Comarca de Guajará-Mirim – 95 anos. Estão expostos documentos e informações históricas, como a trajetória da sede da comarca, que começou a funcionar na prefeitura até o prédio atual. Magistrados marcantes para a história da jurisdição, como o desembargador César Montenegro e o juiz José de Melo Silva. Esse último é o autor da música que deu origem ao Hino de Rondônia.

Na abertura da exposição, o presidente Raduan Miguel entregou à prefeita Mary Granneman uma réplica da partitura original da música que deu origem ao Hino de Rondônia, composta pelo juiz José de Melo e Silva, o qual atuou na comarca na época do território federal. A prefeito disse que a réplica do documento histórico será incorporada ao patrimônio do município e exposta com orgulho na sede do Executivo Municipal.

Também houve o lançamento do livro Paiol de Pólvora, do servidor Herlon Gomes, que é cearense e, ao vir para Rondônia, teve como primeira comarca de lotação Guajará-Mirim. Ele também é curador da exposição “No tempo em que as máquinas de escrever dominavam o mundo”, que mostra exemplares da época em que a Datilografia era o principal meio de registro da escrita profissional até a substituição pelos computadores. Ao final do evento, os convidados participaram de coffee-break com comidas típicas, como saltenhas e cuñapés e sucos regionais.

Exposição

A exposição do Centro Cultural e Documento Histórica do TJRO, um órgão da Escola da Magistratura (Emeron) reúne cinco painéis com fatos e documentos marcantes, como a Ata de Instalação do Juizado de Paz de Santo Antônio do Rio Madeira na localidade de Esperidião Marques, um processo judicial da década de 1930, entre outras relevantes memórias institucionais. Também há a exposição de 15 máquinas de datilografia, que retratam o uso do equipamento em diversas atividades artísticas e profissionais. A visitação é aberta ao público, das 7h às 14h, no Fórum Nelson Hungria, na avenida XV de Novembro, nos dias 11 e 12 de abril. Alunos da escola estadual Irmã Maria Celeste participarão de uma visita guiada, que passará pelas exposições e por uma interação no tribunal do júri.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Frentes de limpeza reforçam cuidado e estética urbana em Porto Velho

Frentes de limpeza reforçam cuidado e estética urbana em Porto Velho

Operações da Prefeitura priorizam bem-estar da população com equipes mecanizadas e cronograma planejado em diversos bairros.
L
“Cédula C” para Imposto de Renda já está disponível para servidores de Porto Velho

“Cédula C” para Imposto de Renda já está disponível para servidores de Porto Velho

Mais de 10 mil servidores municipais podem emitir o documento pelo Portal do Servidor para evitar problemas com a Receita Federal.
L
Comunidade celebra construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade celebra construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Nova estrutura sobre o igarapé Bate-Estaca promete solucionar de forma definitiva o rompimento recorrente da pista em Porto Velho.
L

UNI-SOS se manifesta sobre suspensão de contrato com Sesau

Empresa afirma que cumpriu todas as etapas do processo licitatório, contesta decisão liminar e reforça compromisso com a legalidade, transparência e continuidade do atendimento em saúde em Rondônia. Veja na íntegra:
L
Agenda News: LOVE ME, LOVE ME disponível no Prime Video

Agenda News: LOVE ME, LOVE ME disponível no Prime Video

Romance adolescente inspirado no sucesso do Wattpad traz triângulo amoroso, segredos e direção de Roger Kumble.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria Neusa Silvino Rodrigues

Familiares e amigos se despedem de Maria Neusa Silvino Rodrigues, lembrada pelo amor à família, fé inabalável e dedicação ao lar.
L
Rodrygo sofre ruptura de ligamento e está fora da Copa do Mundo 2026

Rodrygo sofre ruptura de ligamento e está fora da Copa do Mundo 2026

Atacante do Real Madrid teve lesão no joelho direito confirmada após partida contra o Getafe; tempo de recuperação estimado impede participação no mundial.
L
Câmara aprova instalação de farmácias em supermercados no Brasil

Câmara aprova instalação de farmácias em supermercados no Brasil

Projeto de lei segue para sanção presidencial e exige que estabelecimentos mantenham espaço físico isolado e presença obrigatória de farmacêutico habilitado.
L
Inscrições abertas para cursos de Segurança do Trabalho em Porto Velho até quinta-feira

Inscrições abertas para cursos de Segurança do Trabalho em Porto Velho até quinta-feira

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece capacitação em NR 1 e NR 35 com foco em alta empregabilidade.
L

Prosa & Pesquisa: Lindelaine Gomes dos Santos fala sobre EJA e Educação Profissional

Além de integrar o Fórum Rondoniense de Educação de Jovens e Adultos e os Fóruns Municipal e Estadual de Educação, Lindelaine possui trajetória acadêmica iniciada no PIBIC, reforçando seu compromisso com a pesquisa aplicada à transformação social.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Comissão sobre penduricalhos inicia trabalhos nesta quarta no STF

Comissão sobre penduricalhos inicia trabalhos nesta quarta no STF

Grupo técnico liderado pelo ministro Edson Fachin define cronograma para debater regras de transição e respeito ao teto constitucional de R$ 43,6 mil.
L
Deputado Pedro Fernandes recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon

Deputado Pedro Fernandes recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon

Honraria concedida pelo Governo de Rondônia reconhece serviços prestados pelo parlamentar à população e ao desenvolvimento do estado.
L
“Salário pago em Porto Velho deve ficar em Porto Velho”: Sofia Andrade propõe residência obrigatória para servidores

“Salário pago em Porto Velho deve ficar em Porto Velho”: Sofia Andrade propõe residência obrigatória para servidores

Projeto de lei apresentado pela vereadora exige que servidores municipais residam na capital, com exceções legais e prazo para regularização.
L
AROM apresenta propostas técnicas para modernização da Lei do FITHA

AROM apresenta propostas técnicas para modernização da Lei do FITHA

Entidade defende divisão igualitária de recursos, critérios de repasse baseados na malha viária e maior representatividade municipal na governança do Fundo.
L
Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao deputado Cássio Gois

Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao deputado Cássio Gois

Deputado é reconhecido pelo trabalho em prol do desenvolvimento de Rondônia durante cerimônia no Palácio das Artes, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Pai torturou a filha até a morte por causa de mensagens no celular; diz investigação

Pai torturou a filha até a morte por causa de mensagens no celular; diz investigação

Investigação revela que Marta Isabelle, de 16 anos, viveu dois meses em cárcere privado antes de morrer no Jardim Santana; pai, madrasta e avó estão presos.
18
Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Professor é afastado após denúncia de assédio contra aluna em RO

Uma instituição de educação proíbe entrada de servidor e instaura processo administrativo; Polícia Civil acompanha investigação para apurar o caso.
16
Motociclista fica ferida após colisão próximo à Unisp em RO

Motociclista fica ferida após colisão próximo à Unisp em RO

Acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira em cruzamento de grande fluxo mobiliza Corpo de Bombeiros; vítima sofreu escoriações e foi hospitalizada.
14
Homem tenta matar a irmã e incendeia motocicleta em distrito de Jaru

Homem tenta matar a irmã e incendeia motocicleta em distrito de Jaru

Conflito em Bom Jesus termina com agressão física, ameaça com faca e destruição de veículo; suspeito fugiu após populares intervirem na tentativa de homicídio.
16
Caminhonete Ford Ranger colide contra poste em Alta Floresta d’Oeste

Caminhonete Ford Ranger colide contra poste em Alta Floresta d’Oeste

Acidente registrado na madrugada de domingo na Avenida Nilo Peçanha causou apenas danos materiais; condutor do veículo não sofreu ferimentos no impacto.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Alteração de Titularidade da Licença Ambiental (LO): FELIPE TEIXEIRA SAPIRAS

Outorga e Alteração de Titularidade da Licença Ambiental (LO).
L
Conflito entre Irã e Israel intensifica disputa pela causa palestina

Conflito entre Irã e Israel intensifica disputa pela causa palestina

EUA e Israel buscam desarticular o Eixo da Resistência em meio ao avanço da colonização na Cisjordânia e fragilidades políticas em Teerã.
L

Como a inteligência artificial está transformando o cotidiano

A revolução silenciosa promovida pela inteligência artificial redefine hábitos e cria novos padrões de comportamento.
L
Nota de pesar: Francisco Osmarino dos Santos

Nota de pesar: Francisco Osmarino dos Santos

Vigilante e pai dedicado, Francisco será lembrado pelo caráter íntegro, honestidade e carinho com familiares e amigos.
L
MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia

MPRO e TCE discutem déficit de servidores na segurança pública de Rondônia

Reunião em Porto Velho abordou falta de efetivo, limitações orçamentárias e planejamento para recomposição gradual das forças de segurança.
L
Moradores de Rondônia podem observar eclipse lunar nesta terça-feira

Moradores de Rondônia podem observar eclipse lunar nesta terça-feira

Fenômeno astronômico conhecido como Lua de Sangue ocorre durante a madrugada; posição geográfica do estado favorece a visibilidade do evento parcial.
L
DER realiza manutenção na RO-144 após solicitação de Pedro Fernandes

DER realiza manutenção na RO-144 após solicitação de Pedro Fernandes

Trecho conhecido como Travessão B-40, entre Ariquemes e Cacaulândia, recebe melhorias para garantir segurança e trafegabilidade.
L
Sofia Andrade alerta para violência contra mulheres e cobra ação da Câmara

Sofia Andrade alerta para violência contra mulheres e cobra ação da Câmara

Vereadora critica desigualdade de tratamento entre crimes contra mulheres e maus-tratos a animais e pede rigor na Comissão de Proteção à Mulher.
L
Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em Rondônia

Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em Rondônia

Forças integradas encontram três caminhões abandonados com 39 toras de madeira nativa em área de proteção próxima ao Parque Nacional Mapinguari.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.