QUINTA-FEIRA, 08/05/2025

STF julga os limites da atuação e subordinação das Forças Armadas

Votação está send o realizada em plenário virtual

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

STF julga os limites da atuação e subordinação das Forças Armadas
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo
O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, na última sexta-feira (29), os limites da atuação das Forças Armadas e sua hierarquia em relação aos Três Poderes da República. Neste domingo (31), o ministro Flávio Dino depositou seu voto no plenário virtual da Corte e afirmou que “a função militar é subalterna” e que não existe, no regime constitucional brasileiro, um “poder militar”.STF julga os limites da atuação e subordinação das Forças Armadas - News RondôniaSTF julga os limites da atuação e subordinação das Forças Armadas - News Rondônia

“O poder é apenas civil, constituído por três ramos [Executivo, Legislativo e Judiciário] ungidos pela soberania popular, direta ou indiretamente”, escreveu Dino, lembrando que o dia de hoje marca os 60 anos do golpe militar no Brasil, “um período abominável da nossa História Constitucional”, ocorrido em 31 de março de 1964.

“Há 60 anos, à revelia das normas consagradas pela Constituição de 1946, o Estado de Direito foi destroçado pelo uso ilegítimo da força”, afirmou o ministro.

O julgamento trata da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6457, proposta pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em junho de 2020, sobre a Lei Complementar 97 de 1999, que regulamentou o Artigo 142 da Constituição, relacionado à atuação das Forças Armadas. A lei também foi alterada em 2004 e 2010.

O dispositivo afirma que as Forças Armadas são “instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

PDT questionou a atuação das Forças Armadas como um poder moderador e a “autoridade suprema” do Presidente da República para utilizar as forças militares e pediu ao STF a interpretação sobre o dispositivo constitucional. Na ocasião, em junho de 2020, o relator da ação, ministro Luiz Fux, concedeu liminar esclarecendo que o Artigo 142 da Constituição Federal não autoriza a intervenção das Forças Armadas sobre o Legislativo, o Judiciário ou o Executivo.

Voto do relator

Em seu voto no plenário virtual, na última sexta-feira, Fux manteve o entendimento e afirmou que as Forças Armadas são instituições de Estado, e não de governo, “indiferentes às disputas que normalmente se desenvolvem no processo político”. Para ele, a missão institucional das Forças Armadas na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais e na garantia da lei e da ordem não prevê “qualquer espaço à tese de intervenção militar, tampouco de atuação moderadora das Forças Armadas” entre os Três Poderes.

“O emprego das Forças Armadas para a ‘garantia da lei e da ordem’, embora não se limite às hipóteses de intervenção federal, de estados de defesa e de estado sítio, presta-se ao excepcional enfrentamento de grave e concreta violação à segurança pública interna, em caráter subsidiário, após o esgotamento dos mecanismos ordinários e preferenciais de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, mediante a atuação colaborativa das instituições estatais e sujeita ao controle permanente dos demais poderes, na forma da Constituição e da lei”, escreveu.

O ministro explicou que a “garantia dos poderes constitucionais”, prevista no artigo 142 da Constituição, se refere à proteção de todos os poderes “contra ameaças alheias”. Portante, é uma forma de defesa das instituições democráticas contra “ameaças de golpe, sublevação armada ou movimentos desse tipo”.

Para Fux, a chefia do Presidente da República sobre as Forças Armadas é “poder limitado” e não é possível qualquer interpretação que permita o uso militar para “indevidas intromissões” no funcionamento dos outros poderes. “A prerrogativa do presidente da República de autorizar o emprego das Forças Armadas […] não pode ser exercida contra os próprios poderes entre si”, escreveu, explicando que o líder do Executivo exerce o poder de supervisão administrativo-orçamentária dos organismos militares.

Segundo ele, a autoridade do presidente sobre as Forças Armadas está relacionada à hierarquia e à disciplina da conduta militar, como o regramento sobre sua organização e nomeação de comandantes.

Pela modalidade virtual, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento é aberto com o voto do relator e, em seguida, os demais ministros passam a votar até o horário limite estabelecido pelo sistema. Essa sessão de julgamento ocorre até o próximo dia 8.

Além de Luiz Fux, relator da matéria, e Flávio Dino, o ministro Luís Roberto Barroso se manifestou acompanhando o voto do relator, atendendo de forma parcial aos pedidos do partido.

Limitações

Entre outras solicitações, o PDT pediu que o STF limite o uso das Forças Armadas nas destinações previstas no artigo 142 da Constituição aos casos de intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio. O relator, entretanto, não viu razão para essa limitação.

“Caso assim agisse, estaria o Supremo Tribunal Federal a realizar recorte interpretativo que a própria Constituição não pretendeu efetuar. Por outro lado, a semântica dos artigos 1º e 15 da Lei Complementar 97/99 pode ser melhor aclarada em conformidade com a Constituição, no afã de eliminar eventuais interpretações que não possuem guarida na sistematicidade de suas normas”, escreveu, sugerindo uma atualização da lei que regulamentou o Artigo 142 da Constituição.

Para o ministro, também aplicar restrição do alcance da atuação de “defesa da pátria” “esvaziaria a previsão constitucional do artigo 142 e reduziria a eficácia dos dispositivos constitucionais que tratam da atuação internacional do país”, como as possibilidades de uso das Forças Armadas para proteção das faixas de fronteiras e dos espaços aéreos e marítimos. “Exemplificativamente, cito as missões de controle do fluxo migratório na fronteira com a Venezuela”, diz Fux.

Ao acompanhar o voto do relator, o ministro Flávio Dino acrescentou que a decisão seja enviada ao ministro da Defesa para que seja difundida para todas as organizações militares, inclusive escolas de formação, aperfeiçoamento e similares. “A notificação visa expungir desinformações que alcançaram alguns membros das Forças Armadas – com efeitos práticos escassos, mas merecedores de máxima atenção pelo elevado potencial deletério à Pátria”, escreveu Dino em seu voto.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia
L
Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Inspeção conduzida pela Corregedoria do TRT-14 avaliou fluxos de trabalho e promoveu diálogo com servidores(as) e magistrados(as)
L

Agenda News: Diversão, boa música e gastronomia – final de semana especial do Grego Original Pub

Com shows ao vivo, promoções especiais e um almoço exclusivo para o Dia das Mães, o pub promete ser o destino certo para curtir o final de semana ao lado de amigos e família.
L

Aquisições de kits de higiene bucal pelos municípios de Rondônia são alvo de notificações do MPC

Porto Velho, por exemplo, formalizou procedimento em que o kit é cotado a R$ 7,35. Já Alta Floresta do Oeste alcançou, em sua licitação, o valor de R$ 7,38.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L

Resultados da Operação Fio Desencapado destacam avanços no combate ao comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho

Materiais da Emdur foram apreendidos durante a ação em ferros velhos
L

Heróis que inspiram gerações: 17ª Brigada celebra os 80 anos do Dia da Vitória

Solenidade em Porto Velho relembra a coragem dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra e destaca a importância de manter viva a memória histórica
L
Mais 149 alunos do programa Vencer recebem certificados de qualificação profissional em Porto Velho

Mais 149 alunos do programa Vencer recebem certificados de qualificação profissional em Porto Velho

A expectativa do governo é abrir novas turmas, até o final deste mês, para três mil vagas.
L

Vereador de Porto Velho sofre episódio cardíaco e é internado na UTI

Segundo nota divulgada por ele nesta quinta-feira (08), seu quadro já é considerado estável e está sob controle.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L
Publicidade

POLÍCIA

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
MARIPOSA: PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas em Rondônia e São Paulo

MARIPOSA: PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas em Rondônia e São Paulo

Ação teve como objetivo organização criminosa que atuava há pelo menos um ano no transporte de entorpecentes pela fronteira; mandados foram cumpridos em Porto Velho e São Paulo
10
PRF apreende drogas em ônibus de viagem

PRF apreende drogas em ônibus de viagem

Ilícitos estavam escondidos dentro de máquina de lavar
10
Vigilantes flagram furto e trocam tiros com bandidos em subestação de água

Vigilantes flagram furto e trocam tiros com bandidos em subestação de água

Segundo a PM apurou, um dos vigilantes fazia ronda, quando percebeu que uma bomba estava com os fios de cobre cortados, em seguida, pediu apoio dos colegas de trabalho.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): BANZEIRO FG LTDA- ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA  (LAS )
L
Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

O JEM’s 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de maio.
L
ASCOM UNIR

Obra sobre histórias e culturas de Rondônia na Amazônia é lançada

O evento  acontece no Auditório da Unir-Centro, em Porto Velho, e está programado para iniciar às 14h e encerrar às 18h.
L

Distrito de Calama é contemplado com atendimentos da 9ª etapa do MP Itinerante

As atividades continuarão até sexta-feira (9/5), no mesmo local, das 8h às 17h. Com o MP Itinerante, o Ministério Público de Rondônia reafirma, mais uma vez, o compromisso de garantir os direitos dos cidadãos de forma eficiente e acessível.
L

Secretaria de Desenvolvimento Social de Jaru promove jantar em homenagem ao Dia das Mães com apresentações e sorteios

O evento foi realizado nas dependências do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e reuniu aproximadamente 200 mães, acompanhadas de seus filhos.
L
Lula e Modi discutem cúpula do Brics e fortalecimento da agenda multilateral

Lula e Modi discutem cúpula do Brics e fortalecimento da agenda multilateral

Em telefonema, presidente manifesta pesar por atentado na Caxemira
L
Rendimento médio real dos brasileiros atinge R$ 3.057 em 2024, maior valor desde 2012

Rendimento médio real dos brasileiros atinge R$ 3.057 em 2024, maior valor desde 2012

Dados de 2024 constam da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.