QUARTA-FEIRA, 21/01/2026

Em destaque

FAPERON: Senar apoiam o 2º congresso estadual de engenharia e agronomia de Rondônia

O objetivo é promover a melhoria da capacidade profissional dos engenheiros e alunos que trabalham e estudam em Rondônia, quando as entidades governamentais e não governamentais estão irmanadas em busca do desenvolvimento e da consolidação do Estado.

Por FAPERON - 20

Publicado em 

FAPERON: Senar apoiam o 2º congresso estadual de engenharia e agronomia de Rondônia

O estado de Rondônia sediará o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CEARO 2024, no período de 10 a 14 de junho de 2024, com o objetivo de promover a melhoria da capacidade profissional dos engenheiros e alunos que trabalham e estudam em Rondônia, quando as entidades governamentais e não governamentais estão irmanadas em busca do desenvolvimento e da consolidação do Estado.

De acordo com o Engenheiro Civil Nélio Alencar, o evento fortalecerá vários áreas da engenharia e agronomia e, assim, trará melhoria da qualidade da mão de obra e abrirá oportunidades de mercado de trabalho e projetos para atender a demanda do Estado.

Para a Engenheira de Pesca Luisa Cabral Santos, o CEARO 2024 trará oportunidades para o Estado e, também, a oportunidade para se debater e extrair conhecimentos profissionais e acadêmicas, dentro da engenharia e da agronomia.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia — FAPERON/SENAR —, tendo como presidente o dinâmico pecuarista Hélio Dias de Souza, que vem fazendo o possível e o impossível para capacitar e dinamizar o setor primário, em parceria com as demais entidades.

Representando a FAPERON – SENAR, o Engenheiro de Pesca Cleber dos Santos Simião, com mestrado e doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado pela Universitat Politécnica de Valência (Espanha) fará parte da apresentação do Painel AQUICULTURA EM RONDÔNIA, em parceria com Engenheiro de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho.

O palestrante tem experiência em Recursos Pesqueiros, Aquicultura e Gestão e organização participativa, com ênfase em políticas participativas, desenvolvimento rural e tecnológico, uso de recursos naturais, produção de peixes da Amazônia em cativeiro, sistemas intensivos de Recirculação de Água (RAS) – produção e manutenção de peixes – Paralichthys orbignyanus, Trachinotus marginatus e Mugil liza – e bioflocos (tilápia e camarão Litopenaeus vannamei). Foi pesquisador no programa CAFIX FAPERO/SEDAM.

Por outro lado, teremos o Engenheiro de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho — ex-Superintendente da SUDEPE no estado de Rondônia (extinta), precursor da piscicultura em Rondônia, com uma vasta folha de serviços prestados a piscicultura na Amazônia, tendo atuado nos seguintes órgãos: EMATER-RO – durante 20 anos; CNPq – Consultor do Governo de Rondônia – PROTA/SEPLAN; PNUD/IBAMA/RO e IBAMA/AM, durante 4 anos; Consultor – ELETRONORTE – 4 anos; Consultor – DNIT – 2 anos; Consultor da Escola Agrotécnica Federal de Manaus – EAFM (hoje, IFAM); Consultor da Federação dos Pescadores dos Estados do Amazonas e Roraima – FEPESCA; Gerente de Pesca e Fauna – SEDAM – 2 anos; e Consultor do Governo de Rondônia /  SEDUC – 2 anos.

O Engenheiro de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho, um eterno aprendiz, tem Pós-Graduação  (Lato sensu) em Análise Ambiental na Amazônia Brasileira (UNIR); Pós-Graduação (MBA) em Gestão de Cooperativas (IFRO); Pós-Graduação (Lato sensu) em Tecnologia do Pescado (FAO/UFRPE/ MARA); Pós-Graduação (Lato sensu) em Engenharia de Segurança do Trabalho (PROMINAS); Pós-Graduação (Stricto sensu – Mestrado) em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UNIR – em Tanques-rede); Pós-Graduação (Lato sensu) em Tecnologias Educacionais para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica (UEA); Pós-Graduação (Lato sensu) em Docência no Ensino Superior (Universidade Cândido Mendes – PROMINAS); Pós-Graduação em Educação EAD (IFRO); Pós-Graduação em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados (IFRO). No período de JAN/2020 a MAR/2023 atuou como consultor técnico junto ao Governo do Amazonas – SEPA/SEPROR – em convênio com o Centro de Treinamento, Tecnologia e Produção em Aquicultura de Humaitá – AM – CTTPAH, em parceria com a Prefeitura Municipal de Humaitá – AM compondo o grupo técnico de reprodução de alevinos das espécies Tambaqui (Colossoma macropomum, 1818) e Jatuarana (Brycon cephalus sp).

Em parceria com o Dr. Cleber dos Santos Simião, do FAPERON/SENAR, Antônio de Almeida Sobrinho terá a responsabilidade em coordenar o Painel da AQUICULTURA DE RONDÔNIA durante a realização do 2º CEARO, com os seguintes conteúdos programáticos:

  • Políticas públicas necessárias para serem implementadas;
  • Prioridades para fortalecer a cadeia produtiva da aquicultura de Rondônia;
  • Como evitar o possível colapso iminente da piscicultura de Rondônia;
  • Como revitalizar a piscicultura em níveis de micros e pequenos piscicultores de Rondônia.

Segundo o Engenheiro de Pesca Antônio Almeida Sobrinho o evento na atual conjuntura política se reveste como um novo marco balizador para se fazer uma revisão emergencial nos rumos da política aquícola e nos destinos da piscicultura no estado de Rondônia, tais como:

  • aproveitamento do potencial tecnológico oriundo de uma mão de obra qualificada, devidamente formada pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR: aproveitar a mão de obra qualificada dos Engenheiros de Pesca, egressos da UNIR que hoje estão fora do mercado de trabalho ou atuam em atividades educacionais e afins;
  • descentralizar a gestão da piscicultura para as prefeituras municipais, dotando-as, de infraestrutura, com recursos humanos, financeiros e materiais;
  • inverter a equação que hoje vem sendo aplicada: planejamento estratégico, com prioridade à tecnologia aquícola e gerencial e se libertando do improviso, até então existente; e
  • revitalizar a piscicultura, em níveis de micro e pequenos produtores-piscicultores e, assim, incentivar a piscicultura familiar em terra firme e em tanques-rede.

As inscrições para participar deste evento estão sendo feitas através do seguinte endereço: www.cearo.com.br .

Durante a solenidade de abertura do 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CEARO, no dia 10 de junho de 2024, no Teatro Palácio das Artes, quando serão homenageadas com o título MÉRITO E GRATIDÃO as seguintes personalidades que contribuíram e que contribuem significativamente com a construção e desenvolvimento do estado de Rondônia:

  • HÉLIO DIAS DE SOUZA – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON/SENAR;
  • RANIERY ARAÚJO COELHO – Presidente da Fecomércio – SESC-SENAC-IFPE.
  • SALATIEL RODRIGUES DE SOUZA – Presidente da OCB/SESCOOP-RO;
  • LUIZ CARLOS COELHO DE MENEZES – Engº Agrônomo – Mestre

Ex-Secretário da ASTER-RO;

Ex-Secretário da EMATER-RO;

Ex-Secretário de Estado da Agricultura;

Ex-Secretário da SEMAGRIC;

Ex-Superintendente da CONAB;

Ex-Deputado Estadual;

Hoje, atua como Assessor Parlamentar junto à Presidência do Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia – ALE.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Banco Central decreta liquidação do Will Bank e suspende operações da instituição

Banco Central decreta liquidação do Will Bank e suspende operações da instituição

Medida ocorre após insolvência e falhas em pagamentos, afetando correntistas que dependem da cobertura do Fundo Garantidor de Créditos.
L
Estados Unidos suspendem emissão de novos vistos de imigração para brasileiros

Estados Unidos suspendem emissão de novos vistos de imigração para brasileiros

Medida afeta 75 países e visa restringir a entrada de estrangeiros que possam depender de benefícios sociais norte-americanos.
L

Banco da Amazônia leva pauta da Amazônia ao Fórum Econômico Mundial, em Davos

Instituição participa da 56ª edição do Fórum Econômico Mundial, entre 19 e 23 de janeiro, com agenda focada em desenvolvimento sustentável e cooperação internacional.
L

Banco da Amazônia apoia primeira delegação feminina latino-americana em Davos

Delegação formada só por mulheres participou de debates paralelos ao Fórum Econômico Mundial, com apoio do Banco da Amazônia e liderança da Plataforma Mulheres Inspiradoras.
L
Resultado preliminar do processo seletivo Edital nº 51/SEMAD/SEMED/2025

Prefeitura de Porto Velho esclarece erro em resultado preliminar de processo seletivo

Sistema exibiu lista completa de inscritos com pontuação zerada devido a equívoco material na publicação do edital.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo federal oficializa reajuste do piso do magistério para 5,1 mil reais

Governo federal oficializa reajuste do piso do magistério para 5,1 mil reais

Medida assinada pelo presidente Lula garante aumento de 5,4% e assegura ganho real acima da inflação para professores.
L
Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

A companhia aérea anuncia rotas para Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal a partir de abril, com aumento de frequência e impacto positivo no desenvolvimento regional.
L
CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

O conselho avalia uma resolução para impedir que 13 mil recém-formados com notas insatisfatórias obtenham o registro profissional, afetando diretamente estudantes de Porto Velho e Vilhena.
L
Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

O Ministério da Educação anunciou a maior oferta da história do programa, com inscrições abertas entre os dias 26 e 29 de janeiro para candidatos sem diploma superior.
L
Governo recompõe orçamento para educação e ciência e tecnologia

Governo recompõe orçamento para educação e ciência e tecnologia

A medida garante o repasse de R$ 977 milhões para o Ministério da Educação e R$ 186 milhões para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, revertendo cortes feitos no Congresso.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

O presidente dos EUA cometeu gafe ao trocar os nomes das ilhas durante fala no Fórum Econômico Mundial, em Davos, repetindo o erro pelo menos quatro vezes.
L
Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

O Ministério do Desenvolvimento Social alerta que mensagens falsas sobre bloqueio de benefícios circulam nas redes e orienta beneficiários a verificarem informações apenas em canais oficiais.
L
Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Os presidentes do Brasil e da Turquia discutiram a reconstrução do enclave palestino e a cooperação para a próxima conferência da ONU sobre mudanças climáticas durante chamada telefônica.
L
Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Projeto segue para votação em plenário após aval da comissão técnica.
L
Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Deputado estadual reforçou compromisso com a população, defesa de políticas públicas eficientes e a importância do diálogo com a comunidade durante participação na Rádio Verde Amazônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Homem estava foragido e deve cumprir pena de 14 anos de reclusão determinada pela Justiça maranhense.
12
Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Veículo em chamas gera bloqueio completo da rodovia e mobiliza equipes da concessionária para conter riscos no local.
14
Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Acidente ocorreu em trecho de terra próximo à comunidade de Igapó-Açu no trajeto entre Porto Velho e Manaus.
10
PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

Fiscalizações em Porto Velho e Ariquemes resultaram na prisão de três condutores e na apreensão de motocicletas e veículos de carga com sinais identificadores adulterados.
14
Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

A colisão ocorreu no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Abnatal Bentes de Lima, no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, na tarde desta quarta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

O país registrou o maior crescimento nas chegadas internacionais, segundo relatório da ONU Turismo, consolidando sua posição como destino global de destaque.
L
Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Pesquisa de Satisfação do Ensino revela que a imensa maioria de residentes e professores recomenda os hospitais universitários da rede federal no Brasil.
L
IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

A série de terror baseada em Stephen King ganha sequência confirmada, com Andy Muschietti à frente do projeto que explorará o passado sombrio de Derry em 1935.
L
Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

O Conselho Federal de Medicina estuda impedir o registro profissional de estudantes com baixo desempenho no Enamed, incluindo alunos de Rondônia, para proteger a saúde pública.
L
Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Agência determina apreensão de produtos irregulares anunciados no Instagram e alerta para riscos à saúde dos consumidores.
L
MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

Microempreendedores excluídos devem regularizar dívidas e solicitar o reenquadramento até dia 31 para garantir a atuação formal em 2026.
L

Por que imóveis em cidades turísticas têm usos tão diferentes ao longo do ano?

Cidades turísticas consolidadas mantêm fluxo contínuo de visitantes ao longo do ano, influenciando o uso dos imóveis, a organização urbana e a convivência entre moradia e estadia temporária.
L
BBB 26: Aline Campos é a primeira eliminada do reality

BBB 26: Aline Campos é a primeira eliminada do reality

A dançarina e influencer carioca, de 38 anos, deixa a casa mais vigiada após disputa acirrada no paredão, abrindo caminho para novos conflitos no programa.
L

Requerimento da Licença Ambiental: Antônio Nogueira de Queiros

Licença Prévia e Licença de Instalação (LP e LI)
L
Semusa amplia vacinação em UBS neste sábado para atender alta demanda

Semusa amplia vacinação em UBS neste sábado para atender alta demanda

Ampliação ocorre devido à exigência do cartão de vacinas atualizado para matrícula escolar em Porto Velho
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.