QUINTA-FEIRA, 04/09/2025
Publicidade
SICRED

Artistas com Down contrariam previsões e viram inspirações

Hoje é dia Internacional da Síndrome de Down

Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Artistas com Down contrariam previsões e viram inspirações
Lúcio Piatino/Arquivo Pessoal
As tintas que saem das mãos e dos pincéis do artista plástico brasiliense Lúcio Piantino, de 28 anos, trazem uma linguagem abstrata e de sentido humano e inclusivo concreto. O rapaz, multiartista, também atua, dança e faz do palco uma própria casa. Ali, ele encarna palhaço, drag queen e sempre amando tudo o que faz. No momento, outra felicidade é que está no caminho de concluir o ensino médio, que chegou a desistir no passado porque viu em escolas lugares hostis para pessoas com Síndrome de Down como ele.Artistas com Down contrariam previsões e viram inspirações - News RondôniaArtistas com Down contrariam previsões e viram inspirações - News Rondônia

“Eu sofri preconceito dentro da escola por ter síndrome de Down. Quando eu era adolescente, minha mãe me levou a pintar. E eu comecei a minha carreira de artista plástico”, afirmou Piantino em entrevista à Agência Brasil. Aliás, o momento de dificuldades é relembrado como um “marco” pela mãe, a produtora cultural e professora Lurdinha Danezy, de 65 anos.

Ela recorda que, aos 12 anos de idade, o menino pediu uma reunião familiar para se queixar da escola.

Brasília (DF) 21/03/2024 - As tintas que saem das mãos e dos pincéis do artista plástico brasiliense Lúcio Piantino, de 28 anos de idade, trazem uma linguagem abstrata e de sentido humano e inclusivo tão concreto. O rapaz, multiartista, também atua, dança e faz do palco uma própria casa. Ali encarna palhaço, drag queen e amando tudo o que faz.
Foto: Lúcio Piatino/Arquivo Pessoal
Lúcio Piantino e sua mãe, Lurdinha Danezy: unidos em torno da arte – Foto – Lúcio Piatino/Arquivo Pessoal

“Ele disse que não queria mais sofrer. Aí, eu o levei para o meu ateliê e comecei a dar material para ele pintar”. O artista nunca mais parou. Em telas, lonas, muros…“O primeiro quadro que eu pintei foi o Homem Quebrado. Eu peguei uma lona grande, de dois metros”, recorda o rapaz.

E acrescenta: “quando recebi o diagnóstico da síndrome de Down, me falaram que ele iria demorar para andar e falar, e que dificilmente iria conseguir estudar. Eu aceitei o diagnóstico, mas recusei terminantemente o prognóstico de deficiência”, recorda a mãe.

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, a Síndrome de Down é genética e determinada pelo fato de a pessoa nascer com um cromossomo a mais (47 e não 46). Entre os traços característicos, estão olhos semelhantes aos orientais, nariz menor e rosto arredondado, além de orelhas e mãos pequenas e pescoço curto e grosso.

Lurdinha lembra que o filho teve um desenvolvimento motor muito próximo das crianças da idade dele. “Ele começou a ler com quatro anos de idade. Com seis, ele  estava alfabetizado. Mas tivemos muitos problemas em escolas privadas”. Ela lamenta, inclusive, que o filho tenha sido recusado em colégios de Brasília.

Peculiaridades

A trajetória do garoto artista foi descrita pela mãe em dois livros. Uma parceira de pesquisa foi a psicóloga Elizabeth Tunes, com quem escreveu Cadê a Síndrome de Down que estava aqui? No ano passado, lançou o livro Meu Filho é um Artista. Lutas, Vivências e Conquistas na Síndrome de Down. Já são quatro edições.

A psicóloga enfatiza que toda pessoa tem sua peculiaridade. “Cada aluno é de um jeito. O grande mestre da criança em casa é o exemplo. Então, se você tem pais leitores, a chance de você ter filhos leitores é altíssima. Criação só existe em estado de liberdade”, afirma a pesquisadora. Ela analisa que é necessário não priorizar a síndrome, mas sim a criança.  Nós precisamos só organizar o ambiente para que ela [a criança] tenha todos os estímulos para percorrer os caminhos que escolheu”.

Neste mesmo sentido, entidades sem fins lucrativos e especializadas como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) entendem que a cultura e o esporte são fundamentais para inclusão de pessoas com Síndrome de Down.

De acordo com a diretora nacional de assistência social da Federação Nacional das Apaes, Ivone Maggioni, a arte e o esporte são estratégias que desenvolvem habilidades específicas e sociais, incluindo relacionamento entre as pessoas, de vínculos entre os envolvidos e autoestima. “A Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] desenvolve essas atividades por meio das políticas públicas. Há entidades em 2,2 mil municípios”. A diretora enfatiza que outra estratégia é de empoderamento das famílias e o fortalecimento de vínculos da rede familiar.

Carreira

No caso de Lúcio, quando a mãe viu o menino pintar em estilo abstrato, ela se surpreendeu e resolveu mandar para artistas. O rapaz, assim, já contabiliza 16 anos de carreira, mais de 200 quadros e “inúmeras” exposições, inclusive em museu na Itália.

Mais recentemente, o garoto, que gostava de teatro na infância, foi para os palcos com textos da mãe. Entre as peças, Xaxará e Limonada, que é um espetáculo de palhaçaria, e Somos Como Somos e Não Cromossomos, um espetáculo solo. Nessa peça, ele faz quatro personagens. A direção é da dramaturga Mônica Gaspar, pesquisadora em curso de doutorado sobre a utilização do teatro para pessoas com deficiência.

 Para ela, a diferença entre pessoas atípicas e convencionais no palco está no tempo necessário para a realização do trabalho. “Eu consegui criar o meu método de trabalho a partir da pessoa que contracena com o Lúcio, por exemplo”. Ela explica que, nesse método, o texto anterior ao da pessoa atípica deve oferecer dicas para a fala do ator com down, por exemplo.

 “A gente tenta diminuir o máximo possível o nosso capacitismo, principalmente frente a uma plateia ávida por classificar pessoas com deficiência. Eu vejo uma evolução muito grande dele”, diz Mônica.

Palhaço e drag

Aliás, no próximo dia 24, Lúcio vai encenar no Festival de Cultura Inclusiva, em Brasília, dois espetáculos. Um é o de palhaçaria e o outro é o Conversa de Drags. Para a mãe, tudo o que o filho conquistou é uma resposta a quem não confiou ou arriscou previsões ruins. “A deficiência intelectual na Síndrome de Down é social, histórica e culturalmente construída”, observa a mãe.

Brasília (DF) 21/03/2024 - As tintas que saem das mãos e dos pincéis do artista plástico brasiliense Lúcio Piantino, de 28 anos de idade, trazem uma linguagem abstrata e de sentido humano e inclusivo tão concreto. O rapaz, multiartista, também atua, dança e faz do palco uma própria casa. Ali encarna palhaço, drag queen e amando tudo o que faz.
Foto: Lúcio Piatino/Arquivo Pessoal
Lúcio Piantino, de 28 anos, encarna palhaço e drag queen. Foto: Lúcio Piatino/Arquivo Pessoal

No palco ou nas telas, o artista diz que o mais inspirador está na família e nos amigos. As artes estão unidas. “A minha lona de cinco metros virou o cenário da minha peça”. Depois de encerrar o ensino médio, quer fazer o curso superior em artes.

Música

Outro apaixonado pelo palco é o mineiro Eduardo Gontijo, ou Dudu do Cavaco, de 33 anos de idade. O músico toca 10 instrumentos de percussão e, nesta quinta-feira (21), Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Down, se apresenta com a cantora Roberta Sá, em show no Teatro Unimed, em Brasília. Ele recorda que pegou gosto pela música desde os cinco anos de idade. Desde então, vive em diferentes ritmos. Samba, pagode, música popular brasileira.  “No palco, eu me sinto com energia boa e levando amor para as pessoas”, revela.

Esse amor ele sentiu dentro de casa. Foi o irmão, o advogado Leonardo Gontijo, de 45 anos, 12 anos mais velho que o caçula da família, se viu incomodado com a exclusão e falta de informações sobre pessoas com Síndrome de Down. “Os médicos, quando meu irmão nasceu, chegaram a dizer que ele não iria andar ou falar”, recorda.

Ele criou uma Organização Não Governamental (ONG), a Mano Down com a finalidade de apoiar as pessoas nessa condição com diferentes ações de inclusão, da educacional ao mercado de trabalho.

“A gente atende mil famílias. Em 1990, a expectativa de vida das pessoas com Down era de menos de 25 anos. Agora, já são 60 anos. A alfabetização, que em 1990 era menos de 10%, continua a mesma”, afirma.

Sensibilizar

Gontijo entende que a principal função é sensibilizar. “A gente só muda um preconceito com um novo conceito. No caso do Dudu, 17 escolas negaram o direito de ele estudar. A nossa principal bandeira hoje é a escola inclusiva”, salienta. Assim como quer o Dudu do Cavaco. Além de mais músicas gravadas e shows, o instrumentista tem sonhos.

 “Quero fazer mais palestras com meu irmão para contar nossas histórias. Quero ter um filho com a minha esposa (com quem está casado há dois anos). E outro grande sonho que eu tenho é tocar com o rei Roberto Carlos”, revela. O músico diz que está preparadíssimo para as emoções que vêm por aí.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Mendonça Filho será o relator da PEC da Segurança Pública

Deputado Mendonça Filho será o relator da PEC da Segurança Pública

O presidente da Câmara, Hugo Motta, anunciou o nome do parlamentar para o cargo na comissão especial que vai analisar o projeto que foi enviado em abril pelo governo federal.
L
Governador do Tocantins é afastado do cargo por seis meses

Governador do Tocantins é afastado do cargo por seis meses

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento de Wanderley Barbosa para investigação de suposto envolvimento em fraudes na compra de cestas básicas durante a pandemia.
L
Horóscopo de quinta-feira 04/09/2025: A importância da disciplina, da organização e do foco

Horóscopo de quinta-feira 04/09/2025: A importância da disciplina, da organização e do foco

A Lua em Leão traz entusiasmo, carisma e desejo de reconhecimento. O equilíbrio entre praticidade e criatividade será o segredo para um dia mais produtivo e leve.
L
Pesquisa revela aprofundamento da desigualdade digital no Brasil

Pesquisa revela aprofundamento da desigualdade digital no Brasil

Estudo da Anatel e do Idec aponta que a falta de acesso a dados móveis e o custo elevado de aparelhos e computadores limitam a conexão de pessoas com baixa renda.
L
Programa Rondônia Cidadã fecha agosto com 7 mil atendimentos e inicia setembro em Ji-Paraná

Programa Rondônia Cidadã fecha agosto com 7 mil atendimentos e inicia setembro em Ji-Paraná

Iniciativa do governo de Rondônia levou serviços de saúde, documentação e lazer a várias comunidades e terá nova edição em Nova Colina.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Empresários asiáticos participam de recepção a governador chileno em Rondônia

Empresários asiáticos participam de recepção a governador chileno em Rondônia

Encontro no Palácio Rio Madeira reforçou cooperação internacional e integração pelo Corredor Bioceânico.
L

In Foco | Entrevista Odaisa Fernandes

Nesta quarta, às 15h, no In Foco Podcast: Odaisa Fernandes, a única vice-governadora da história de Rondônia, fala sobre sua trajetória de superação e pioneirismo na política. Imperdível!
L
Mesmo com tempo firme, chuvas devem fazer parte do cenário nas próximas 24 horas em Rondônia

Mesmo com tempo firme, chuvas devem fazer parte do cenário nas próximas 24 horas em Rondônia

Entre os dias 4 e 5 deste mês, espera-se um aumento das chuvas, classificadas como tempestades de nível 1, nas regiões Noroeste e Oeste, incluindo toda a Ponta do Abunã.
L
Senado aprova nova lei que muda as regras para precatórios

Senado aprova nova lei que muda as regras para precatórios

Proposta de Emenda à Constituição é aprovada em segundo turno e muda a forma como o governo federal, estados e municípios pagam suas dívidas judiciais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Projeto do DER, solicitado pela deputada, marca o começo da recuperação da antiga ciclovia, trazendo esperança e qualidade de vida à população.
L
Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Obra histórica, viabilizada por emenda de R$ 2 milhões, promete desenvolvimento, segurança e melhoria da qualidade de vida para a comunidade local.
L
Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Obra viabilizada pela Indicação Parlamentar 9688/24 valoriza a cultura local e envolve trabalho de apenados na produção dos blocos.
L
Dra. Taíssa destina R$ 700 mil para caminhão que fortalecerá produção rural em Nova Dimensão

Dra. Taíssa destina R$ 700 mil para caminhão que fortalecerá produção rural em Nova Dimensão

Recurso garantiu a compra de um Caminhão Truck Graneleiro para a ASPRUNH; entrega será neste sábado, 6 de setembro, em Nova Dimensão.
L
Jaime Bagattoli anuncia chegada de 10 novos peritos do INSS para atender interior de Rondônia

Jaime Bagattoli anuncia chegada de 10 novos peritos do INSS para atender interior de Rondônia

Senador destaca articulação junto ao Ministério da Previdência que viabilizou a ida dos profissionais para reduzir filas de perícia médica no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é esfaqueado após tentar matar casal dentro da UPA em reforma na zona leste

Homem é esfaqueado após tentar matar casal dentro da UPA em reforma na zona leste

Segundo a PM, o casal estava em frente a UPA, quando Matheus chegou armado com uma faca e tentou furar a jovem, momento que o marido dela reagiu, entrando em luta corporal com o criminoso.
16
Foragido com dois mandados de prisão é preso pelo BOPE na zona sul de Porto Velho

Foragido com dois mandados de prisão é preso pelo BOPE na zona sul de Porto Velho

A captura ocorreu na Rua Galileu Galilei, bairro Cidade do Lobo, zona sul de Porto Velho.
12
Idoso é preso após furtar queijo e presunto em supermercado de Porto Velho

Idoso é preso após furtar queijo e presunto em supermercado de Porto Velho

Homem de 64 anos foi detido pela PM na Avenida Jatuarana, bairro Caladinho, após ser flagrado tentando sair sem pagar os produtos.
10
Ciclista fica ferido após ser derrubado por carro na Avenida Jatuarana, em Porto Velho

Ciclista fica ferido após ser derrubado por carro na Avenida Jatuarana, em Porto Velho

Acidente aconteceu na noite desta quarta-feira (03) no cruzamento com a Rua Sucupira; vítima foi socorrida pelo Samu e levada à UPA sul.
12
Força Tática do 1º BPM prende foragido durante patrulhamento no bairro Embratel

Força Tática do 1º BPM prende foragido durante patrulhamento no bairro Embratel

Diante do flagrante, Jucelino recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Departamento de Flagrantes da Polícia Civil
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desmatamento na Amazônia é medido por pesquisadores da USP

Desmatamento na Amazônia é medido por pesquisadores da USP

Estudo inédito avalia o impacto de 35 anos de desmatamento e mudanças climáticas na temperatura e nas chuvas do bioma.
L
Ex-presidente do Peru Alejandro Toledo é condenado a 13 anos de prisão

Ex-presidente do Peru Alejandro Toledo é condenado a 13 anos de prisão

Justiça peruana impôs a pena por lavagem de dinheiro em segunda sentença contra o ex-líder.
L
Corte de financiamento a Harvard é ilegal, decide juíza

Corte de financiamento a Harvard é ilegal, decide juíza

Decisão judicial impede o governo de Trump de suspender US$ 2,2 bilhões em subsídios de pesquisa para a universidade.
L
Produção industrial recua e acumula quatro meses sem crescimento

Produção industrial recua e acumula quatro meses sem crescimento

A pesquisa do IBGE aponta que o setor industrial brasileiro sofre com os efeitos da política de juros altos, que impacta negativamente o consumo e o investimento.
L
Inep abre seleção para professores elaborarem provas do Encceja

Inep abre seleção para professores elaborarem provas do Encceja

Edital foi publicado para credenciar docentes que vão atuar na criação e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BC-BNI), visando o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
L
Alunos pré-selecionados do Prouni têm prazo final para comprovar dados

Alunos pré-selecionados do Prouni têm prazo final para comprovar dados

Candidatos da lista de espera para o segundo semestre de 2025 devem entregar a documentação à faculdade privada até esta sexta-feira.
L
Inovação industrial recebe investimento de R$ 56 milhões de BNDES e Senai

Inovação industrial recebe investimento de R$ 56 milhões de BNDES e Senai

O projeto de aporte para a Indústria 4.0 beneficiará empresas inovadoras com o desenvolvimento de tecnologias para micro, pequenas e médias indústrias brasileiras.
L
Foragida de Guajará-Mirim é presa pela Força Tática na zona sul de Porto Velho

Foragida de Guajará-Mirim é presa pela Força Tática na zona sul de Porto Velho

A ação ocorreu na Rua Joaquim da Rocha, bairro Castanheiras.
10
Apenado é flagrado com celular na axila e drogas na bota ao retornar para presídio em Porto Velho

Apenado é flagrado com celular na axila e drogas na bota ao retornar para presídio em Porto Velho

A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta-feira, por volta das 16h.
12
PM fecha boca de fumo no Três Marias e apreende adolescentes com drogas em Porto Velho

PM fecha boca de fumo no Três Marias e apreende adolescentes com drogas em Porto Velho

Três menores de 14, 15 e 16 anos foram apreendidos e uma mulher de 25 anos presa por tráfico durante ação do 5º Batalhão.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.