QUINTA-FEIRA, 04/09/2025
Publicidade
SICRED

Relator no STJ vota para que Robinho cumpra pena da Itália no Brasil

Ex-jogador foi condenado a 9 anos de prisão por estupro

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Relator no STJ vota para que Robinho cumpra pena da Itália no Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
O relator do caso Robinho no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão, votou nesta quarta-feira (20) a favor de que o ex-jogador de futebol cumpra no Brasil a pena de nove anos de prisão pelo crime de estupro, ao qual foi condenado na Itália. Relator no STJ vota para que Robinho cumpra pena da Itália no Brasil - News RondôniaRelator no STJ vota para que Robinho cumpra pena da Itália no Brasil - News Rondônia

“Entendo que não há óbice constitucional ou legal para a homologação da transferência da homologação da pena solicitada pela Justiça da Itália”, afirmou Falcão, primeiro do 15 ministros do STJ que podem votar no caso.

Para Falcão, como a Constituição não permite a extradição de brasileiro nato, não resta alternativa se não a transferência da pena. O ex-jogador encontra-se no Brasil. “Quando a extradição não for cabível, impõe-se a incidência da transferência de execução da pena, justamente para que não haja impunidade decorrente da nacionalidade do indivíduo”, pontuou.

“Defender que não se possa executar aqui a pena imposta em processo estrangeiro é o mesmo que defender a impunidade do requerido pelo crime praticado, o que não se pode admitir, sob pena de violação dos compromissos assumidos pelo Brasil em plano internacional”, complementou Falcão.

Isso porque o ordenamento jurídico brasileiro também impede que alguém seja julgado duas vezes pelo mesmo crime, frisou Falcão. Por esse motivo, se a sentença não for transferida para o Brasil, isso resultaria na impunidade.

“Caso não se homologue a transferência de execução da pena, a vítima terá sua dignidade novamente ultrajada, pois o criminoso ficará completamente impune diante da impossibilidade de deflagração de nova ação penal no Brasil”, disse Falcão.

O julgamento segue com o voto do ministro Raul Araújo, que no sistema interno do STJ já demonstrou divergência em relação ao relator, indicando que votará contra o cumprimento de pena no Brasil.

No início de seu voto, Araújo frisou que deve se ater a questões legais sobre a cooperação jurídica internacional no caso e não discutir sobre o crime em si. “Não se está discutindo aqui se o indivíduo cometeu ou não o crime e se merece punição”, destacou. Ele apontou ainda que “a Corte Especial nunca antes se debruçou sobre a questão”.

Depois de Araújo, a votação deve seguir na ordem de antiguidade, do ministro mais antigo ao mais recente. A Corte Especial é formada pelos 15 ministros mais antigos do STJ. A sessão desta quarta (20) é presidida pelo vice-presidente da Corte, ministro Og Fernandes. A presidente, ministra Maria Thereza de Assis Moura, não participa, por estar em viagem internacional.

Os ministros do STJ não examinam as provas e o mérito da decisão da Justiça italiana, mas julgam se foram preenchidos todos os requisitos legais para que a pena de prisão seja cumprida no Brasil, conforme requerido pela Itália.

O crime ocorreu em uma boate de Milão em 2013, mostram os autos do processo. A condenação de Robinho foi confirmada em três instâncias na Itália e transitou em julgado, ou seja, não há mais recursos possíveis no Judiciário italiano.

Retroatividade

Antes do relator, a defesa de Robinho sustentou que a transferência da sentença estrangeira seria inconstitucional, por esvaziar o direito fundamental de não extradição de brasileiro nato. Além disso, o advogado José Eduardo Alckmin, que representa Robinho, apontou que tratados bilaterais entre os dois países proíbem expressamente a cooperação jurídica para a execução de penas restritivas.

Outro argumento foi de que a Lei de Migração (Lei 13.445/2017), que prevê o instituto de transferência de execução de pena, foi aprovada em 2017, enquanto os fatos criminosos ocorreram em 2013. Alckmin defendeu que a norma tem natureza penal e, por isso, não poderia retroagir para prejudicar o réu. “Em face da nossa Constituição, não poderia retroagir para alcançar um fato ocorrido antes de sua vigência”, argumentou o advogado.

O relator, contudo, rebateu todos os argumentos. No último ponto, Falcão entendeu que a norma que permite a transferência do cumprimento de pena possui natureza procedimental, sendo assim de aplicação imediata, inclusive a fatos do passado. “Perfeitamente aplicável a Lei de Migração ao caso concreto”, afirmou.

Essa foi a argumentação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que também defendeu a transferência de pena. “Não se pode permitir a impunidade de brasileiro que cometeu crime no exterior simplesmente porque o Brasil não o extradita”, disse o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Grupo Tortura Nunca Mais pode perder sede no Rio de Janeiro

Grupo Tortura Nunca Mais pode perder sede no Rio de Janeiro

O movimento social teme a desapropriação do imóvel em Botafogo, incluído em uma lista de alienação do governo estadual.
L
Deputado Mendonça Filho será o relator da PEC da Segurança Pública

Deputado Mendonça Filho será o relator da PEC da Segurança Pública

O presidente da Câmara, Hugo Motta, anunciou o nome do parlamentar para o cargo na comissão especial que vai analisar o projeto que foi enviado em abril pelo governo federal.
L
Governador do Tocantins é afastado do cargo por seis meses

Governador do Tocantins é afastado do cargo por seis meses

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento de Wanderley Barbosa para investigação de suposto envolvimento em fraudes na compra de cestas básicas durante a pandemia.
L
Horóscopo de quinta-feira 04/09/2025: A importância da disciplina, da organização e do foco

Horóscopo de quinta-feira 04/09/2025: A importância da disciplina, da organização e do foco

A Lua em Leão traz entusiasmo, carisma e desejo de reconhecimento. O equilíbrio entre praticidade e criatividade será o segredo para um dia mais produtivo e leve.
L
Pesquisa revela aprofundamento da desigualdade digital no Brasil

Pesquisa revela aprofundamento da desigualdade digital no Brasil

Estudo da Anatel e do Idec aponta que a falta de acesso a dados móveis e o custo elevado de aparelhos e computadores limitam a conexão de pessoas com baixa renda.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Empresários asiáticos participam de recepção a governador chileno em Rondônia

Empresários asiáticos participam de recepção a governador chileno em Rondônia

Encontro no Palácio Rio Madeira reforçou cooperação internacional e integração pelo Corredor Bioceânico.
L

In Foco | Entrevista Odaisa Fernandes

Nesta quarta, às 15h, no In Foco Podcast: Odaisa Fernandes, a única vice-governadora da história de Rondônia, fala sobre sua trajetória de superação e pioneirismo na política. Imperdível!
L
Mesmo com tempo firme, chuvas devem fazer parte do cenário nas próximas 24 horas em Rondônia

Mesmo com tempo firme, chuvas devem fazer parte do cenário nas próximas 24 horas em Rondônia

Entre os dias 4 e 5 deste mês, espera-se um aumento das chuvas, classificadas como tempestades de nível 1, nas regiões Noroeste e Oeste, incluindo toda a Ponta do Abunã.
L
Senado aprova nova lei que muda as regras para precatórios

Senado aprova nova lei que muda as regras para precatórios

Proposta de Emenda à Constituição é aprovada em segundo turno e muda a forma como o governo federal, estados e municípios pagam suas dívidas judiciais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L
CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Projeto do DER, solicitado pela deputada, marca o começo da recuperação da antiga ciclovia, trazendo esperança e qualidade de vida à população.
L
Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Obra histórica, viabilizada por emenda de R$ 2 milhões, promete desenvolvimento, segurança e melhoria da qualidade de vida para a comunidade local.
L
Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Obra viabilizada pela Indicação Parlamentar 9688/24 valoriza a cultura local e envolve trabalho de apenados na produção dos blocos.
L
Dra. Taíssa destina R$ 700 mil para caminhão que fortalecerá produção rural em Nova Dimensão

Dra. Taíssa destina R$ 700 mil para caminhão que fortalecerá produção rural em Nova Dimensão

Recurso garantiu a compra de um Caminhão Truck Graneleiro para a ASPRUNH; entrega será neste sábado, 6 de setembro, em Nova Dimensão.
L
Jaime Bagattoli anuncia chegada de 10 novos peritos do INSS para atender interior de Rondônia

Jaime Bagattoli anuncia chegada de 10 novos peritos do INSS para atender interior de Rondônia

Senador destaca articulação junto ao Ministério da Previdência que viabilizou a ida dos profissionais para reduzir filas de perícia médica no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é esfaqueado após tentar matar casal dentro da UPA em reforma na zona leste

Homem é esfaqueado após tentar matar casal dentro da UPA em reforma na zona leste

Segundo a PM, o casal estava em frente a UPA, quando Matheus chegou armado com uma faca e tentou furar a jovem, momento que o marido dela reagiu, entrando em luta corporal com o criminoso.
16
Foragido com dois mandados de prisão é preso pelo BOPE na zona sul de Porto Velho

Foragido com dois mandados de prisão é preso pelo BOPE na zona sul de Porto Velho

A captura ocorreu na Rua Galileu Galilei, bairro Cidade do Lobo, zona sul de Porto Velho.
12
Idoso é preso após furtar queijo e presunto em supermercado de Porto Velho

Idoso é preso após furtar queijo e presunto em supermercado de Porto Velho

Homem de 64 anos foi detido pela PM na Avenida Jatuarana, bairro Caladinho, após ser flagrado tentando sair sem pagar os produtos.
10
Ciclista fica ferido após ser derrubado por carro na Avenida Jatuarana, em Porto Velho

Ciclista fica ferido após ser derrubado por carro na Avenida Jatuarana, em Porto Velho

Acidente aconteceu na noite desta quarta-feira (03) no cruzamento com a Rua Sucupira; vítima foi socorrida pelo Samu e levada à UPA sul.
12
Força Tática do 1º BPM prende foragido durante patrulhamento no bairro Embratel

Força Tática do 1º BPM prende foragido durante patrulhamento no bairro Embratel

Diante do flagrante, Jucelino recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Departamento de Flagrantes da Polícia Civil
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desmatamento na Amazônia é medido por pesquisadores da USP

Desmatamento na Amazônia é medido por pesquisadores da USP

Estudo inédito avalia o impacto de 35 anos de desmatamento e mudanças climáticas na temperatura e nas chuvas do bioma.
L
Ex-presidente do Peru Alejandro Toledo é condenado a 13 anos de prisão

Ex-presidente do Peru Alejandro Toledo é condenado a 13 anos de prisão

Justiça peruana impôs a pena por lavagem de dinheiro em segunda sentença contra o ex-líder.
L
Corte de financiamento a Harvard é ilegal, decide juíza

Corte de financiamento a Harvard é ilegal, decide juíza

Decisão judicial impede o governo de Trump de suspender US$ 2,2 bilhões em subsídios de pesquisa para a universidade.
L
Produção industrial recua e acumula quatro meses sem crescimento

Produção industrial recua e acumula quatro meses sem crescimento

A pesquisa do IBGE aponta que o setor industrial brasileiro sofre com os efeitos da política de juros altos, que impacta negativamente o consumo e o investimento.
L
Inep abre seleção para professores elaborarem provas do Encceja

Inep abre seleção para professores elaborarem provas do Encceja

Edital foi publicado para credenciar docentes que vão atuar na criação e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BC-BNI), visando o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
L
Alunos pré-selecionados do Prouni têm prazo final para comprovar dados

Alunos pré-selecionados do Prouni têm prazo final para comprovar dados

Candidatos da lista de espera para o segundo semestre de 2025 devem entregar a documentação à faculdade privada até esta sexta-feira.
L
Inovação industrial recebe investimento de R$ 56 milhões de BNDES e Senai

Inovação industrial recebe investimento de R$ 56 milhões de BNDES e Senai

O projeto de aporte para a Indústria 4.0 beneficiará empresas inovadoras com o desenvolvimento de tecnologias para micro, pequenas e médias indústrias brasileiras.
L
Foragida de Guajará-Mirim é presa pela Força Tática na zona sul de Porto Velho

Foragida de Guajará-Mirim é presa pela Força Tática na zona sul de Porto Velho

A ação ocorreu na Rua Joaquim da Rocha, bairro Castanheiras.
10
Apenado é flagrado com celular na axila e drogas na bota ao retornar para presídio em Porto Velho

Apenado é flagrado com celular na axila e drogas na bota ao retornar para presídio em Porto Velho

A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta-feira, por volta das 16h.
12
PM fecha boca de fumo no Três Marias e apreende adolescentes com drogas em Porto Velho

PM fecha boca de fumo no Três Marias e apreende adolescentes com drogas em Porto Velho

Três menores de 14, 15 e 16 anos foram apreendidos e uma mulher de 25 anos presa por tráfico durante ação do 5º Batalhão.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.