SEGUNDA-FEIRA, 16/03/2026

Em destaque

Jornalistas argentinos reagem a fechamento de agência pública

Presidente Milei promete impedir noticiário da Télam.

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil* - 20

Publicado em 

Jornalistas argentinos reagem a fechamento de agência pública
REUTERS/Agustin Marcarian
A decisão do presidente da Argentina, Javier Milei, de acabar com a Télam, agência pública de notícias do país, provocou reações de trabalhadores da imprensa. O Sindicato de Imprensa de Buenos Aires (SiPreBA) e a Federação Argentina de Trabalhadores de Imprensa (Fatpren) prometeram uma série de ações jurídicas, sindicais e políticas contra a intenção do governo.

O anúncio de Milei foi feito durante discurso na abertura das sessões ordinárias do Congresso argentino, na noite de sexta-feira (1º). Como justificativa para a decisão, o presidente – que está há menos de três meses no cargo – argumentou que a Télam tem sido utilizada como “meio de propaganda kirchnerista”.

O kirchnerismo é o principal movimento de oposição a Milei na Argentina, associado aos ex-presidentes Néstor (2003-2007) e Cristina Kirchner (2007-2015). Néstor morreu em 2010.

Reações

Logo após a fala de Milei, a secretária-geral da Fatpren, Carla Gaudensi, escreveu no portal X (antigo Twitter): “A Télam não fecha”.

“Vamos defendê-la, não só os trabalhadores da agência, mas também todo o povo argentino, como todas as empresas estatais, o patrimônio público e a soberania do nosso país”, publicou.

Também na noite de ontem, a deputada de oposição Myriam Bregman classificou o anúncio como mais um ataque aos trabalhadores. “Plano de luta e greve nacional, basta da passividade das centrais sindicais”, conclamou no X.

A Comisión Gremial Interna (CGI) da Télam, similar a uma comissão de funcionários, convocou uma assembleia geral na segunda-feira (4) para traçar como será o enfrentamento à decisão de Milei e “defesa irrestrita da Agência Nacional, da mídia pública e de todos os empregos”.

Em um comunicado conjunto publicado já neste sábado (2), o Sindicato de Imprensa de Buenos Aires e a Federação Argentina de Trabalhadores de Imprensa lembraram que o material produzido pela Télam é utilizado por todos os meios de comunicação privados da Argentina.

“O fechamento não seria apenas ilegal, mas também ilegítimo. Seria um ataque a todo o sistema midiático, público e privado, ao pluralismo e ao federalismo. É através do sistema público de comunicação social que os cidadãos têm a garantia de receber, difundir e comunicar informações, de forma federal, plural, democrática, soberana e transparente.”

Estrutura

Criada há 78 anos com o propósito de difundir informação por toda a Argentina, a Télam conta com mais de 700 funcionários e é a única agência de notícias com correspondentes em todas as províncias argentinas. Produz cerca de 500 matérias e 200 fotografias por dia e mantém um ecossistema com departamento de vídeo, rádio, o site telam.com.ar e redes sociais.

A Télam tem parcerias com instituições de imprensa internacionais, como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual faz parte a Agência Brasil.

Intervenção na imprensa

Durante a campanha eleitoral do ano passado, o então candidato Milei prometia privatizar veículos públicos de comunicação. No início de fevereiro deste ano, o governo de Milei determinou intervenção nos meios públicos de comunicação pelo período de um ano. Além da Télam, a decisão incluiu a Rádio e Televisão Argentina (RTA).

História

Ao longo das quase oito décadas de existência, a Télam enfrentou outras ameaças de fechamento. O mesmo motivo utilizado agora por Milei foi usado como justificativa pelo ex-secretário de Comunicação Social Pública, Hernán Lombardi, quando em 2018 foram ordenadas 357 demissões. Muitas delas foram revertidas posteriormente pela Justiça.

Tentativas de fechamento, demissões ou reduções aconteceram também durante as presidências de Carlos Menem (1989-1999), Fernando de la Rúa (1999-2001) e Mauricio Macri (2015-2019).

A agência foi criada como uma empresa mista, formada por capital privado e estatal, com o objetivo de quebrar o duopólio existente em matéria de informação das duas agências americanas que monopolizavam o mercado: United Press International e Associated Press.

Em abril do ano passado, quando completou 78 anos, a Télam recebeu homenagens e foi parabenizada por políticos de diferentes ideologias, personalidades da área empresarial, sindical, acadêmica e de direitos humanos, entre outros, inclusive, com uma mensagem especial e personalizada do Papa Francisco, argentino.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil e Bolívia assinam acordos para ampliar fornecimento de gás e integração elétrica

Brasil e Bolívia assinam acordos para ampliar fornecimento de gás e integração elétrica

Em visita oficial ao Planalto, presidente Lula e o novo líder boliviano Rodrigo Paz discutem investimentos na Petrobras e construção de linhas de transmissão.
L
Anac autoriza cargueira mexicana Awesome Cargo a operar voos regulares no Brasil

Anac autoriza cargueira mexicana Awesome Cargo a operar voos regulares no Brasil

Companhia já realizava fretamentos na rota China-Campinas e agora poderá atuar de forma contínua no transporte internacional de mercadorias.
L
Agenda News: Filme Por Inteiro mistura romance e ciência

Agenda News: Filme Por Inteiro mistura romance e ciência

Drama romântico mostra encontros e desencontros ao longo de 12 anos e questiona se vale mais confiar na razão ou no amor.
L
Justiça suspende uso de terrenos públicos para socorrer rombo bilionário no BRB

Justiça suspende uso de terrenos públicos para socorrer rombo bilionário no BRB

Liminar barra lei que autorizava o uso de nove imóveis como garantia para capitalização do banco após compra de R$ 12 bilhões em “títulos podres”.
L
Integração: MP reúne adolescentes e familiares

Integração: MP reúne adolescentes e familiares

Ministério Público de Rondônia promove encontro entre adolescentes da unidade socioeducativa feminina, familiares e equipe técnica para fortalecer vínculos e acompanhamento institucional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Ancelotti anuncia nova convocação da Seleção sem Neymar e com Endrick, Rayan e Igor Thiago

Ancelotti anuncia nova convocação da Seleção sem Neymar e com Endrick, Rayan e Igor Thiago

A lista mantém nomes consolidados da seleção, como Casemiro, Marquinhos, Alisson e Vinícius Júnior, ao mesmo tempo em que abre espaço para atletas mais jovens que vêm se destacando em clubes europeus.
L
Anvisa determina apreensão de azeite de oliva extravirgem por origem desconhecida

Anvisa determina apreensão de azeite de oliva extravirgem por origem desconhecida

Resolução proíbe comercialização e uso do azeite San Olivetto; empresas responsáveis apresentam irregularidades cadastrais graves e CNPJs inativos.
L
Anvisa determina recolhimento de esmaltes em gel da Impala por substância proibida

Anvisa determina recolhimento de esmaltes em gel da Impala por substância proibida

Medida ocorre após a fabricante comunicar o recolhimento voluntário de produtos contendo TPO, composto associado a riscos reprodutivos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

Acusação aponta vazamento de informações sigilosas sobre operação contra o Comando Vermelho; desembargador do TRF2 também foi denunciado.
L
Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Decisão monocrática do ministro do STF estabelece que infrações graves devem ser punidas com a perda do cargo, aplicando regras da Reforma da Previdência.
L
Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Ex-presidente trata broncopneumonia bacteriana no Hospital DF Star; boletim médico aponta resposta positiva aos antibióticos e recuperação da função renal.
L
Agenda entre Lula da Silva e Rodrigo Paz, da Bolívia, destaca construção da ponte binacional Guajará/Guayaramerín

Agenda entre Lula da Silva e Rodrigo Paz, da Bolívia, destaca construção da ponte binacional Guajará/Guayaramerín

Reunião no Palácio do Planalto reforça cooperação entre Brasil e Bolívia e inclui projeto de integração física entre as cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín.
L
Nikolas Ferreira: narrativa sobre voo gera debate

Nikolas Ferreira: narrativa sobre voo gera debate

Nelson Rodrigues, com sua verve irônica, já alertava: em política, até o mais doce dos políticos carece de senso moral. A frase, que soa como sentença definitiva, encontra eco em episódios recentes da cena nacional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Vítima foi socorrida inconsciente após agressões no bairro JK; suspeitos foram capturados por testemunhas e pela polícia na Avenida José Amador dos Reis.
14
Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Vítima de 28 anos foi mantida presa por dois dias sob agressões constantes; suspeito já possuía medida protetiva vigente e foi detido nesta segunda-feira.
16
Morador é detido após disparos de arma de fogo e descoberta de carne de capivara em RO

Morador é detido após disparos de arma de fogo e descoberta de carne de capivara em RO

Polícia Militar apreendeu espingarda e munições escondidas sob cama; carne de animal silvestre no freezer reforça suspeita de caça ilegal na região do anel viário.
12
Homem agride companheira na frente de bebê e é preso com mandado de 30 anos em aberto

Homem agride companheira na frente de bebê e é preso com mandado de 30 anos em aberto

Suspeito tentou enganar a Força Tática fornecendo dados falsos após vizinhos denunciarem gritos em apartamento; vítima apresentava lesões graves no rosto.
16
Veículo furtado de residência é abandonado com danos após colisão em RO

Veículo furtado de residência é abandonado com danos após colisão em RO

Adolescentes invadiram quintal e levaram o carro enquanto morador tomava banho; proprietário localizou o automóvel batido em rua próxima.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

É com profundo pesar que familiares e amigos anunciam o falecimento de Nilton Rangel Silva Santos, ocorrido em Porto Velho (RO) no dia 16 de março de 2026. Nascido em Caraí (MG), em 29 de agosto de 1964, Nilton deixa um legado de integridade, dedicação e amor ao próximo.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP): MINERVA S.A.

Licença Ambiental Prévia – LP.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI): MINERVA S.A.

Licença Ambiental de Instalação – LI.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI): MINERVA S.A

Licença Ambiental de Instalação – LI.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP): MINERVA S.A

Licença Ambiental Prévia – LP.
L
Caixa libera pagamento do abono salarial para nascidos em fevereiro

Caixa libera pagamento do abono salarial para nascidos em fevereiro

Cerca de 2 milhões de trabalhadores recebem R$ 2,5 bilhões nesta segunda-feira; moradores de cidades atingidas por enchentes em MG têm antecipação.
L
Turismo cultural impulsiona economia em Porto Velho

Turismo cultural impulsiona economia em Porto Velho

Debate no II Diálogos Municipalistas destaca cultura, gastronomia e história como motores do turismo e do desenvolvimento regional na capital rondoniense.
L
Caravana do agro percorrerá Rondônia

Caravana do agro percorrerá Rondônia

Setor produtivo realizará mobilização entre 6 e 9 de abril para ouvir produtores rurais, discutir desafios do campo e fortalecer a agenda da agropecuária sustentável no estado.
L
CIEE abre 102 vagas de estágio em Rondônia

CIEE abre 102 vagas de estágio em Rondônia

Oportunidades são destinadas a estudantes do ensino médio e superior em diversas áreas, com bolsas que variam conforme a carga horária e empresa contratante.
L