QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

Fiocruz alerta para aumento da taxa de suicídio entre criança e jovem

Especialistas indicam mais atenção e informação contra o suicídio.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Fiocruz alerta para aumento da taxa de suicídio entre criança e jovem
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% por ano no Brasil entre 2011 a 2022, enquanto as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos de idade evoluíram 29% ao ano no mesmo período. Os números apurados superam os registrados na população em geral, cuja taxa de suicídio apresentou crescimento médio de 3,7% ao ano e de autolesão de 21% ao ano, no período analisado.

Os resultados foram apurados na análise de quase 1 milhão de dados pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Bahia), em colaboração com pesquisadores de Harvard, e constam de estudo recém-publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas. Para chegar às conclusões, a equipe analisou dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

A pesquisadora do Cidacs/Fiocruz e líder da investigação, Flávia Jôse Alves, verificou que as taxas de notificação por autolesões aumentaram de forma consistente em todas as regiões do Brasil no período citado. “Isso também aconteceu com o registro geral de suicídios, que teve um crescimento médio de 3,7% ao ano”, explica Flávia.

Raça e etnia

Apesar da redução de 36% no número de suicídios em escala global, as Américas fizeram o caminho inverso, apontou Flávia. No período compreendido entre 2000 e 2019, a região teve aumento de 17% nos casos, enquanto, no Brasil, o número subiu 43%. Em relação aos casos de autolesões no Brasil, a pesquisa do Cidacs/Fiocruz constatou que, em 2022, houve aumento das taxas de notificação em grupos de todas as faixas etárias, desde os 10 anos até maiores de 60 anos de idade.

A pesquisa avaliou também os números de suicídios e autolesões em relação à raça e etnia no país de 2000 a 2019. Enquanto há um aumento anual das taxas de notificação por essas lesões autoprovocadas em todas as categorias analisadas, incluindo indígenas, pardos, descendentes de asiáticos, negros e brancos, o número de notificações é maior entre a população indígena, com mais de 100 casos a cada 100 mil pessoas.

Embora tenha apresentado maior número de notificações, a população indígena mostrou menores taxas de hospitalização, apontou a pesquisadora. “Esse é um indício forte de que existem barreiras no acesso que essa população tem aos serviços de urgência e emergência. Existem diferenças entre a demanda de leitos nos hospitais e quem realmente consegue acessá-los, e isso pode resultar em atrasos nas intervenções”, segundo Flávia.

Covid-19

O estudo confirma que durante a pandemia da covid-19, aumentaram as discussões sobre transtornos mentais como ansiedade e depressão, decorrentes da mudança da dinâmica nas relações sociais. Porém, de acordo com Flávia Jôse, o registro de suicídios permaneceu com tendência crescente ao longo do tempo, sem alteração no período da pandemia. “Outras pesquisas já relataram que as taxas de suicídio no período se mantiveram estáveis. O principal aqui é que, independentemente da pandemia, o aumento das taxas foi persistente ao longo do tempo”, explicou.

De acordo com os pesquisadores do Cidacs/Fiocruz Bahia, ter dados de qualidade disponíveis é uma estratégia importante de prevenção e monitoramento do suicídio, apesar de o acesso a esses dados ainda ser um problema grande no mundo todo, seja por estigma ou por questões legais: “O Brasil sai na frente nesse sentido, porque tem três diferentes bases de dados com essas informações e elas podem ser usadas para revelar evidências que a gente pode não ver ao analisar um banco único”, disse Flávia.

Estudos anteriores do Cidacs/Fiocruz já associaram o aumento do número de suicídios com o aumento das desigualdades sociais e da pobreza e com o crescimento da prevalência de transtornos mentais, que causam impacto direto nos serviços de saúde, além de relatar as variações nas taxas em relação a cada região. Segundo Flávia, o estudo atual enfatizou a importância de mais políticas e intervenções: “Estamos reforçando a necessidade de mais estratégias de prevenção ao suicídio ao trazermos estes resultados”, sustentou.

Alarme

A psiquiatra Alessandra Diehl, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), vê com bastante preocupação o resultado do estudo do Cidacs/Fiocruz Bahia. “São dados alarmantes que vão sinalizando que essa população (crianças e jovens) é de fato mais vulnerável a transtornos psiquiátricos e, entre eles, o espectro da automutilação e o sintoma de suicídio dentro de vários quadros psiquiátricos”, comentou a doutora Alessandra nesta quarta-feira (21), em entrevista à Agência Brasil.

Avaliou que isso tem um reflexo multifatorial. “Acho que um deles, muito preocupante nesse cenário, é que, apesar dessas estatísticas imensas, nós não temos hoje, no Brasil, na rede pública principalmente, serviços de atenção mais capilarizados para a infância e a adolescência”. Admitiu que existem iniciativas em todo o país, mas acredita que a saúde mental do adolescente e da criança ainda está sendo negligenciada.

Segundo Alessandra Diehl, existe um estigma de que as crianças estão sendo “psiquiatrizadas”. “Eu acredito que, se a gente pudesse ofertar tratamento de uma forma mais precoce, a gente minimizaria essas estatísticas”. Na opinião da psiquiatra, esse é o grande “pulo do gato”, envolvendo tratamento precoce e, principalmente, medidas preventivas, que “são salutares, necessárias e urgentes para essa população”. Em relação aos adolescentes, em especial, Alessandra chamou a atenção que, na fase de transição da sexualidade, enfrentam mudanças que podem levar também ao uso de álcool e drogas, o que requer o olhar atento dos pais e da sociedade.

Informação

Para a psicóloga Paula Zanelatto, que atua em projeto na Rocinha procura estimular o debate sobre o suicídio entre jovens da comunidade, como forma de promoção da saúde mental, afirmou à Agência Brasil que, de modo geral, há fatores de risco que influenciam bastante crianças e adolescentes na questão do suicídio. Entre eles, citou o isolamento; o tabu de conversar sobre o assunto, “como se falar sobre isso fosse gerar mais vontade de fazer. Escutando tanto as famílias como os jovens, eu acredito que tem esse inconsciente coletivo de que falar influencia, o que é muito pelo contrário. É tabu”. Outros fatores incluem o bullying, casos de violência sexual e doméstica. “Tem diversos fatores que vão influenciar para esse índice crescente do suicídio ou da tentativa de suicídio”.

Paula explicou que a principal razão diagnóstica que leva ao suicídio é o transtorno de humor, traduzido por bilaporidade ou depressão. Informou que 35% das pessoas que tentam o suicídio têm algum tipo de transtorno de humor. Aí se encaixa o borderline, que é um transtorno mental grave, caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, em que um dos critérios de diagnóstico são as autolesões, ou cortes, muito fortes entre os jovens. “Eles relatam para mim que marcar o corpo ou cortar o corpo é uma forma de aliviar a dor”. Não se trata, porém, de uma dor física, mas de uma dor emocional. “É uma angústia que eles não sabem definir de onde vem. Eles não conseguem dar nome a essa angústia ou a esse vazio enorme”.

O trabalho na Rocinha resulta de parceria entre a Clínica Jorge Jaber e a Associação Sociocultural Semearte, que promove teatro e dança na região, e envolve cerca de 140 alunos na faixa etária de 13 a 22 anos que participam de encontros com profissionais da área de psiquiatria, englobando palestras, rodas de conversa e arte. Paula Zanelatto informou que, na verdade, o projeto fala de prevenção ao suicídio. “Para mim, a grande forma de ajudar é levando informação, fazendo palestras, rodas de conversa, conversando sobre o assunto, desmistificando esse assunto. E, com isso, abrindo um canal para que eles (crianças e jovens) possam falar sobre (o suicídio), tirar dúvidas e pedir ajuda”. Cerca de 70 alunos do Semearte já se tornaram multiplicadores das informações sobre o suicídio.

Paula afirmou que suicídio, ou tentativa de suicídio, é uma doença. “Não é frescura, não passa sozinho e é classificado em todo o mundo como uma doença. Quando você leva essa informação para o jovem, você começa a abrir a sua mente”. O projeto da Rocinha será apresentado em Budapeste, na Hungria, em abril deste ano, durante o 32º Congresso Europeu de Psiquiatria.

Ajuda

Formado exclusivamente por voluntários, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente. A pessoa que procura o CVV porque está se sentindo solitário pode conversar de forma sigilosa, sem julgamentos, críticas ou comparações com os voluntários da instituição, que atua em todo país. O atendimento é realizado pelo telefone 188 (24 horas por dia e sem custo de ligação) e pelo chat nos seguintes dias e horários: domingos, de 17h à 1h; de segunda a quinta-feira, de 9h à 1h; na sexta-feira, de 15h às 23h; e nos sábados, de 16h à 1h.

Outros canais receber atenção e auxílio são o Mapa da Saúde Mental, que traz uma lista de locais de atendimento voluntário online e presencial em todo país, e o Pode Falar, canal lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de ajuda em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. Funciona de forma anônima e gratuita, indicando materiais de apoio e serviço.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Programa Rondônia Cidadã leva serviços gratuitos ao distrito de Nova Esperança em Espigão do Oeste

Programa Rondônia Cidadã leva serviços gratuitos ao distrito de Nova Esperança em Espigão do Oeste

Ação itinerante do Governo de Rondônia oferece emissão de documentos, atendimentos de saúde e orientação jurídica nos dias 28 e 29 de março
L
"Autismo profundo" reacende debate e expõe casos de abandono

“Autismo profundo” reacende debate e expõe casos de abandono

Diante da ausência de políticas públicas eficazes, o Judiciário tem sido o principal caminho e esperança para famílias em busca de tratamento.
L

Sebrae premia prefeituras e reconhece iniciativas que impulsionam o desenvolvimento em Rondônia

13º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e Selo Salas do Empreendedor destacam boas práticas e fortalecem gestão pública em Rondônia.
L
Correios anunciam escala 12x36 em setores operacionais

Correios anunciam escala 12×36 em setores operacionais

Medida faz parte do plano de reestruturação para conter déficit de R$ 4 bilhões; federação de trabalhadores critica a jornada e mobiliza categoria contra o que chama de retrocesso.
L
Conab apresenta balanço e lucro social em Brasília

Conab levanta custo de produção do mel e do café em MG

Painéis técnicos em Formiga e Guaxupé analisam insumos e práticas agrícolas para calcular custos de produção do mel e do café arábica.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula sanciona Lei Antifacção com foco em "magnatas do crime"

Lula sanciona Lei Antifacção com foco em “magnatas do crime”

Nova legislação endurece penas, restringe benefícios penais para lideranças e corta o auxílio-reclusão para dependentes de membros de facções; texto busca atingir o patrimônio de chefes que vivem em luxo.
L
Porto Velho confirma primeiro caso de coqueluche em 2026

Porto Velho confirma primeiro caso de coqueluche em 2026

Bebê de três meses está internada e apresenta quadro estável; Prefeitura de Porto Velho inicia ações de bloqueio e reforça o alerta para a atualização da vacina pentavalente.
L

Programa Agenda News: Ronaldo Savaris apresenta a tendência do Ovo de Páscoa em fatias

Durante a entrevista, Ronaldo Savaris deve falar sobre o processo de criação dessa tendência, a recepção do público em Porto Velho e o que motivou a Cakes Savaris a apostar nesse formato pioneiro.
L
Governo propõe subsídio de R$ 1,20 para frear alta do diesel

Governo propõe subsídio de R$ 1,20 para frear alta do diesel

Nova estratégia prevê divisão de custos entre União e estados para conter impactos da guerra no Oriente Médio; medida emergencial tem validade até maio e impacto fiscal de R$ 3 bilhões.
L

Giro News: Dra Daiane Paraguassu orienta sobre a velhice em cães e gatos

A entrevista reforça a importância da qualidade de vida na velhice dos pets, mostrando que, com carinho e atenção, é possível proporcionar uma vida longa e saudável aos animais de estimação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alexandre de Moraes expede mandado de soltura que autoriza domiciliar a Bolsonaro

Alexandre de Moraes expede mandado de soltura que autoriza domiciliar a Bolsonaro

Decisão do ministro do STF estabelece prazo de 90 dias após alta médica para recuperação de broncopneumonia; ex-presidente voltará a utilizar tornozeleira eletrônica e terá vigilância policial na residência.
L
Vereador Dr. Gilber cobra melhorias para o Assentamento Joana D’Arc

Vereador Dr. Gilber cobra melhorias para o Assentamento Joana D’Arc

Pauta prioritária incluiu recuperação de estradas, logística para escoamento da produção e suporte técnico para fortalecer a agricultura familiar.
L
Câmara aprova projeto de Sofia Andrade que proíbe fogos com estampido em Porto Velho

Câmara aprova projeto de Sofia Andrade que proíbe fogos com estampido em Porto Velho

Projeto de autoria da vereadora Sofia Andrade veda comercialização e soltura de artefatos barulhentos; proposta segue para sanção do prefeito Léo Moraes e prevê multa de R$ 5 mil.
L
Deputado Edevaldo Neves recebe lideranças do Baixo Madeira para tratar demandas da região

Deputado Edevaldo Neves recebe lideranças do Baixo Madeira para tratar demandas da região

Durante a reunião, foram debatidas pautas voltadas ao desenvolvimento local, à valorização das atividades produtivas e à busca de soluções que atendam às necessidades da comunidade.
L
Jair Bolsonaro apresenta melhora e deixa a UTI em Brasília

Jair Bolsonaro apresenta melhora e deixa a UTI em Brasília

Ex-presidente segue internado no hospital DF Star para tratamento de pneumonia bacteriana bilateral; alta médica ainda não foi prevista pela equipe multidisciplinar que acompanha o caso.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Strada abre a porta e causa grave acidente com motociclista em Porto Velho

Motorista de Strada abre a porta e causa grave acidente com motociclista em Porto Velho

Motociclista sofre fratura exposta após colisão com porta de Fiat Strada na Avenida Rio de Janeiro; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital João Paulo II.
16

Jovem é detido com celular roubado no bairro Conceição

Policiais do 9º Batalhão localizaram eletrônicos, drogas e balança de precisão em um lava-jato na Zona Sul de Porto Velho nesta terça-feira.
10

Freio de motocicleta quebra e deixa mãe ferida na zona sul de Porto Velho

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros
12
Esfaqueamento: suspeito se apresenta à polícia

Esfaqueamento: suspeito se apresenta à polícia

Suspeito de esfaqueamento se apresenta espontaneamente à polícia, presta depoimento e é liberado; caso teria começado após discussão em festa.
16
Acidente em Rondônia: colisão em cruzamento

Acidente em Rondônia: colisão em cruzamento

Acidente em Ji-Paraná envolve dois carros em cruzamento movimentado após possível avanço de preferencial; não houve feridos, apenas danos materiais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Renato Soares de Oliveira

Nota de pesar: Renato Soares de Oliveira

Pai e esposo presente, dedicado profundamente à família, viveu com amor e cuidado voltados à sua esposa e filhas, sendo exemplo de caráter e responsabilidade.
L
Vacinação contra HPV avança no Brasil, mas mortes ainda preocupam

Vacinação contra HPV avança no Brasil, mas mortes ainda preocupam

Cobertura vacinal entre meninas chega a 82%, mas modelo de rastreamento falho na América Latina desafia a meta de erradicação do câncer de colo do útero até 2030.
L
Protagonismo estudantil: Caderno orientador amplia participação na rede estadual de Rondônia

Protagonismo estudantil: Caderno orientador amplia participação na rede estadual de Rondônia

Novo material da Seduc fortalece grêmios estudantis e incentiva a gestão democrática em escolas estaduais de Rondônia
L
Educação profissional impulsiona setor turístico em encontro em Guajará-Mirim

Educação profissional impulsiona setor turístico em encontro em Guajará-Mirim

Idep apresenta avanços na qualificação de mão de obra durante o VII Encontro de Gestores Municipais de Turismo e do Trade Turístico
L
Cinema rondoniense alcança protagonismo histórico no 11º Festival Pan-Amazônico

Cinema rondoniense alcança protagonismo histórico no 11º Festival Pan-Amazônico

Produções de Rondônia lideram seleções no Amazônia FiDoc 2026 após investimentos estratégicos da Lei Paulo Gustavo e editais da Sejucel
L
Saúde bucal: consultas regulares são essenciais para prevenir doenças silenciosas

Saúde bucal: consultas regulares são essenciais para prevenir doenças silenciosas

Especialista alerta para a importância da prevenção e do acompanhamento odontológico.
L
Previsão de déficit sobe para R$ 59,8 bilhões com inclusão de precatórios

Previsão de déficit sobe para R$ 59,8 bilhões com inclusão de precatórios

Ao considerar as regras do arcabouço fiscal, o governo federal estima superávit de R$ 3,5 bilhões; alta nos gastos obrigatórios e queda na arrecadação pressionam as contas públicas em 2026.
L
Governo bloqueia R$ 1,6 bilhão do Orçamento de 2026

Governo bloqueia R$ 1,6 bilhão do Orçamento de 2026

Corte em gastos não obrigatórios visa cumprir o limite do arcabouço fiscal; detalhamento dos órgãos afetados será divulgado pelo governo federal no próximo dia 31.
L
Brasil e China negociam novas regras para inspeção de cargas de soja

Brasil e China negociam novas regras para inspeção de cargas de soja

Missão do Ministério da Agricultura inicia conversas em Pequim após queixas de exportadores; foco está nos certificados fitossanitários e na presença de ervas daninhas nos grãos.
L