SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

Reforma em organizações internacionais é destaque em 2º dia de G20

Encontro de chanceleres acontece no Rio de Janeiro.

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Reforma em organizações internacionais é destaque em 2º dia de G20
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A discussão sobre mudanças na chamada governança internacional, o que inclui a forma de funcionamento de instituições globais como a Organização das Nações Unidas (ONU), é o grande foco do segundo e último dia de reunião de chanceleres do G20 (Grupo dos 20, que reúne as principais economias do mundo), nesta quinta-feira (22) no Rio de Janeiro. A programação do encontro começou às 9h e deve se estender até as 13h, quando está prevista uma declaração do G20 à imprensa.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, usou o primeiro dia do encontro de chancelarias para destacar a necessidade de reforma em organismos internacionais, com mais ênfase no multilateralismo.

“Não podemos ignorar o fato de que a governança global precisa de profunda reformulação. Nossas diferenças devem ser resolvidas ao amparo do multilateralismo e das Nações Unidas, utilizando como métodos o diálogo e a cooperação, e nunca por meio de conflitos armados – questões essas que serão discutidas com mais profundidade amanhã [nesta quinta-feira], na sessão dedicada à reforma da governança global”, discursou para a plateia de chanceleres.

O evento acontece na Marina da Glória, ponto turístico na orla carioca com vista para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Por causa dos dois dias de encontros, o policiamento está reforçado na capital fluminense, com agentes das Polícias Federal e Rodoviária Federal, além das forças de segurança estaduais. Diversas ruas de bairros vizinhos à Marina da Glória estão bloqueadas, para facilitar a passagem das comitivas internacionais.

A chegada dos chanceleres começou por volta das 8h. Na última noite, os representantes internacionais foram recepcionados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, em um jantar no Palácio da Cidade, sede do executivo municipal, na zona sul carioca. Eles puderam presenciar uma apresentação da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Entre os chanceleres que compareceram estão o secretário de Estado americano, Antony Blinken, o chanceler russo, Sergey Lavrov, e o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido e ex-primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Conflitos internacionais

O primeiro dia de reuniões de ministros das Relações Exteriores teve como foco principal uma análise sobre o cenário internacional e a atuação do G20 como fórum para a busca de diálogo e acordos. Na pauta, conflitos como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

Desde dezembro de 2023 o Brasil está na presidência rotatória do G20. Nesse mandato, a política externa brasileira busca fortalecer a relevância do chamado Sul Global – conjunto de países emergentes – com protagonista em grandes discussões internacionais.

“Diante do quadro que vivemos, no entanto, este grupo [G20] é hoje, possivelmente, o foro internacional mais importante onde países com visões opostas ainda conseguem se sentar à mesa e ter conversas produtivas, sem necessariamente carregar o peso de posições arraigadas e rígidas que têm impedido avanços em outros foros, como o Conselho de Segurança [da ONU]”, disse Vieira.

No Conselho de Segurança da ONU, 15 países discutem e tomam decisões sobre segurança internacional e conflitos entre países. Mas apenas cinco deles (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) têm poder de veto, o que tem inviabilizado resoluções como um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Nesse caso, o veto foi americano.

Outros encontros

O encontro na Marina da Glória é a primeira reunião em nível ministerial do G20 sob a presidência brasileira. Na semana que vem, dias 28 e 29 de fevereiro, ministros das finanças e presidentes de bancos centrais se encontrarão em São Paulo.

Também estão previstas diversas reuniões de grupos de trabalho em cidades brasileiras até o encontro final sob a presidência brasileira, quando chefes de Estado e de governo se encontraram nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.

Além de encontros em território brasileiro, o país pretende organizar uma cúpula de ministros também em Nova York, em setembro, em paralelo ao encontro anual da Assembleia Geral da ONU.

Países

O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

Os integrantes do grupo representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

Como presidente do G20, o Brasil tem o direito de convidar outros países e entidades. Entre os convidados estão: Angola, Bolívia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Paraguai, Portugal, Singapura e Uruguai. Em 2025, o G20 será presidido pela África do Sul.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil anuncia isenção de visto para cidadãos chineses

Brasil anuncia isenção de visto para cidadãos chineses

A medida é baseada no princípio da reciprocidade e visa fortalecer o intercâmbio de negócios, turismo e tecnologia entre os dois países.
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L

Babu Santana conquista sua primeira liderança no BBB 26

Após seis anos e dez paredões enfrentados em 2020, o “Paizão” finalmente assume o posto de soberano.
L

Fuvest 2026: USP divulga lista de aprovados em primeira chamada

A Fundação Universitária para o Vestibular publicou os nomes dos novos calouros nesta sexta-feira (23).
L
Porto Velho avança com obras de drenagem que eliminam pontos históricos de alagamento

Porto Velho avança com obras de drenagem que eliminam pontos históricos de alagamento

Ações da Prefeitura resolvem problemas antigos e garantem mobilidade; investimento superior a R$ 200 milhões já foi aprovado para intervenções no perímetro urbano
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira

O processo seletivo oferece o número recorde de 274,8 mil vagas em instituições públicas e permite o uso das notas das últimas três edições do Enem.
L
Receita Federal nega aumento de imposto para professores com novo piso

Receita Federal nega aumento de imposto para professores com novo piso

O Fisco esclareceu que o reajuste salarial do magistério será acompanhado por uma redução na carga tributária devido às novas faixas de isenção vigentes.
L
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

A agência suspendeu a comercialização do lote após erro na rotulagem que omitia a presença de glúten, representando risco para consumidores com restrições alimentares.
L
Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 63 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 63 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.963 e o montante principal segue sem ganhadores para o próximo sorteio que ocorre neste sábado.
L
Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 5

Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 5

Beneficiários com Número de Inscrição Social terminado em 5 recebem o pagamento nesta sexta-feira com valor médio de 697,77 reais devido aos novos adicionais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

IBRADIP abre inscrições para novos associados e reforça compromisso com democracia partidária

IBRADIP abre inscrições para novos associados e reforça compromisso com democracia partidária

Instituto Brasileiro de Direito Partidário busca profissionais graduados em Direito para atuar em Direito Partidário e Eleitoral; inscrições abertas de 23 de janeiro a 31 de março de 2026
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – TCE analisa compra de hospital; eleições 2026 se definem; alagamentos afetam Porto Velho

OPINIÃO DE PRIMEIRA – TCE analisa compra de hospital; eleições 2026 se definem; alagamentos afetam Porto Velho

Fiscalização de R$ 67 milhões para Hospital de Urgência deve levar 70 dias; cenário eleitoral tem Flori, Hildon e Marcos Rocha; chuvas causam alagamentos na capital
L
Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master

Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master

Em nota oficial, o ministro Edson Fachin afirmou que o tribunal não se curva a pressões e destacou a importância do devido processo legal nas investigações.
L
Vereadora Sofia Andrade se une à caminhada até Brasília

Vereadora Sofia Andrade se une à caminhada até Brasília

Durante o trajeto, a parlamentar reforçou pautas de Rondônia, como o alto valor do pedágio na BR-364, cobrado mesmo sem a duplicação da rodovia
L
Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para notebooks em Seringueiras

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para notebooks em Seringueiras

Recurso de emenda parlamentar será destinado à aquisição de equipamentos de informática para fortalecer a tecnologia na educação municipal
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil recupera trator agrícola em Candeias do Jamari

Polícia Civil recupera trator agrícola em Candeias do Jamari

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos localizou o maquinário em uma área rural após investigações apontarem que o bem era produto de estelionato.
12
Criminosos tentam furtar motocicleta em arena de vôlei na zona leste

Criminosos tentam furtar motocicleta em arena de vôlei na zona leste

Imagens de câmeras de monitoramento registraram a ação da dupla, que desistiu do crime após o proprietário realizar o bloqueio do veículo via celular.
12
Professor da rede estadual é preso suspeito de aliciar aluno em RO

Professor da rede estadual é preso suspeito de aliciar aluno em RO

O docente foi detido em flagrante em frente à sua residência após familiares descobrirem mensagens de cunho sexual enviadas à criança por um aplicativo.
16
Homem é detido por suspeita de assédio sexual contra menor em RO

Homem é detido por suspeita de assédio sexual contra menor em RO

O suspeito foi flagrado em uma distribuidora de bebidas oferecendo álcool e acariciando a adolescente; a polícia também encontrou entorpecentes com o indivíduo.
16
Suspeito esquece capacete e facilita identificação após furto em RO

Suspeito esquece capacete e facilita identificação após furto em RO

O crime ocorreu em uma lanchonete na avenida Dom Pedro I; imagens de segurança mostram que o autor utiliza tornozeleira eletrônica e deixou um item pessoal no local.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Ensino profissionalizante cresce em Rondônia; aulas começam em fevereiro no Idep e polos escolares; requisito é ter concluído ou estar cursando o ensino médio
L
Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Orientação sobre leptospirose e os cuidados em áreas de risco são repassados à população pelo governo de RO

Agevisa alerta sobre doença transmitida pela urina de animais infectados, principalmente em períodos de chuvas e alagamentos; sintomas podem surgir de 1 a 30 dias após exposição
L
Microcrédito orientado pelo governo de RO fortalece agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

Microcrédito orientado pelo governo de RO fortalece agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

Programa Pronaf B oferece juros zero e desconto de até 40% para pagamento em dia; prioridade para produtores com renda até R$ 50 mil anuais, incluindo extrativistas, pescadores e indígenas
L
Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Janeiro já concentra mais da metade dos atendimentos realizados no semestre anterior; abandono e maus-tratos são crimes com pena de até cinco anos de reclusão
L
Prefeitura inicia cronograma de faixas de pedestres lúdicas em frente a escolas municipais

Prefeitura inicia cronograma de faixas de pedestres lúdicas em frente a escolas municipais

Semtran revitaliza sinalização em 17 unidades de ensino com pintura temática em formato de lápis coloridos para reforçar segurança viária no retorno às aulas
L
Entrega de kits para inscritos na 6ª Corrida do MPRO será neste sábado (24/1) na Empro

Entrega de kits para inscritos na 6ª Corrida do MPRO será neste sábado (24/1) na Empro

Corredores devem retirar camiseta, número de peito e chip de cronometragem; evento solidário destinará recursos para compra de material escolar em escolas ribeirinhas de Porto Velho
L
Por que o TikTok foi vendido nos EUA? Entenda a negociação e o que muda no app

Por que o TikTok foi vendido nos EUA? Entenda a negociação e o que muda no app

Operação da plataforma passa para consórcio americano por US$ 14 bilhões; algoritmo será treinado apenas com dados locais para atender exigências de segurança nacional
L
Polícia Militar recupera moto roubada em Governador Jorge Teixeira

Polícia Militar recupera moto roubada em Governador Jorge Teixeira

A ação ocorreu na tarde de quarta-feira após denúncia sobre um veículo suspeito; durante a abordagem, os militares prenderam um homem foragido da Justiça.
10
Paulo Moraes Jr. rompe inércia histórica e devolve passeios de barco ao Complexo da Madeira-Mamoré

Paulo Moraes Jr. rompe inércia histórica e devolve passeios de barco ao Complexo da Madeira-Mamoré

Secretário municipal de Turismo atende reivindicação de mais de uma década dos barqueiros; embarques retornam ao complexo histórico a partir de sábado, 24 de janeiro, com autorização do Iphan
L
Criminoso se passa por gerente e aplica golpe de 49 mil reais em RO

Criminoso se passa por gerente e aplica golpe de 49 mil reais em RO

Vítima acreditou estar cancelando transferências suspeitas via WhatsApp, mas acabou confirmando seis transações financeiras para contas de estelionatários.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.