QUINTA-FEIRA, 21/08/2025
Publicidade

PEC 42/23 que proíbe candidatura de militares da ativa elimina direito – por Ives Gandra

É inconstitucional tirar os direitos políticos das Forças Armadas e das polícias estaduais.

Por Gabriela Romão / Ives Gandra - 25

Publicado em 

Ives Gandra – PEC 42/23 que proíbe candidatura de militares da ativa elimina direito
Gabriela Romão / Ives Gandra

A proposta de emenda (PEC 42/23), patrocinada pelo governo Lula, tramita no momento no Senado. Ela foi pensada como uma medida para tentar reduzir a politização das Forças Armadas. “Os militares não são cidadãos de segunda categoria por terem escolhido a carreira das armas”, afirma Ives Gandra Martins em seu parecer ao Senador Mourão.

Consulta-me o senador Hamilton Mourão sobre a PEC 42/23, que pretende eliminar o direito de pleno exercício da cidadania e de direitos políticos de militares das Forças Armadas e das polícias estaduais, alterando cláusula pétrea da Lei Suprema (artigo 60, §4º, inciso IV).

Nesta esteira, segundo o texto inicial da referida PEC, o artigo 14 passaria a dispor nos seguintes termos:

“Art. 14.  (…)

  • 8º Os militares alistáveis dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios são elegíveis, atendidas as seguintes condições:

(…)

  • 8º-A O militar alistável das Forças Armadas é elegível e, no ato do registro da candidatura, fica transferido para a:

I – reserva não remunerada, se não preencher as condições de transferência a pedido para a inatividade remunerada; ou II – reserva remunerada, se preencher as condições de transferência a pedido para a inatividade remunerada.

(…)”

Resposta

Em breve opinião legal, respondo ao ilustre parlamentar minha opinião a respeito.

Todo o Título II da Constituição (artigos 5º a 17) é considerado o mais relevante da Lei Suprema.

É que uma Constituição é destinada ao povo, cabendo aos governantes servirem-no, pois para isto, numa democracia, foram pelo povo escolhidos.

Ora, o referido título é dedicado aos direitos e garantias fundamentais, sendo o disposto no artigo , que enumera grande parte dos direitos individuais, e os artigos 12 a 17 dedicados à nacionalidade e à cidadania (direitos políticos), os que completam o elenco e dimensão do ser social que é o homem, ou seja, como indivíduo e como integrante do meio em que vive e exerce sua cidadania.

Tenho para mim, nada obstante posições doutrinárias contrárias, que também os direitos sociais complementam as garantias fundamentais da pessoa humana (cidadão ou residente), sendo expressão sobrevivencial da espécie, colocando-os, portanto, entre os direitos individuais, aqueles do artigo 6 a 11.

Não sem razão, deu o constituinte ao Título II a denominação de “Dos Direitos e garantias fundamentais”.

Assim sendo, entendo que — e foi esta a posição de Celso Bastos e minha, nos comentários que fizemos pela Saraiva de 1988 a 1998, em 15 volumes e em torno de 10 mil páginas, da Carta da República —, o indivíduo, sua nacionalidade, cidadania e dimensão laboral conformam a integridade de sua personalidade, que ficaria amputada se qualquer destas dimensões lhe fosse tirada.

Nos 20 meses da Constituinte, muitas vezes consultados por constituintes, pelo presidente Ulysses Guimarães e relator Bernardo Cabral, sobre participarmos de audiências publicas, foi o que sentimos dos dois naqueles trabalhos em que parlamentares e especialistas atuaram intensamente.

Na ocasião, decidiram os elaboradores do texto máximo que as duas cláusulas pétreas da Constituição anterior (República e Federação) deveriam ser alargadas, consideravelmente; daí surgindo o artigo 60, §4º da Carta Magna com a seguinte dicção:

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

  • 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I – a forma federativa de Estado;

II – o voto direto, secreto, universal e periódico;

III – a separação dos Poderes;

IV – os direitos e garantias individuais.

Entendo até mesmo que o §4º, ao falar em direitos e garantias individuais, isto é, pertencentes a todos os cidadãos, residentes e pessoas no território nacional, que teriam proteção sob determinados aspectos legais, que a imodificabilidade constitucional estender-se-ia além do Título II, sempre que direitos fundamentais de dimensão individual fossem atingidos, como, por exemplo, no tópico do artigo 150, em que se percebe esta extensão, sendo o seguinte o seu discurso:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (…).

O certo, todavia, é que os direitos e garantias fundamentais podem ser acrescidos, mas não há possibilidade constitucional de reduzi-los sem que seja ferido drasticamente o direito do indivíduo em uma democracia. É, para mim, cláusula pétrea todos os direitos individuais garantidos pela Lei Suprema, estando entre eles, enquanto houver democracia no país, o direito de poder exercer a cidadania em sua plenitude nos termos da Lei Suprema aprovada em 05/10/1988.

Ora, o § 8º do artigo 14 da Constituição versado está como se segue:

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

(…)

  • 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:

I – se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;

II – se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

É que a cidadania é a dimensão maior do ser gregário, que é o ser humano, pois de poder viver e decidir no ambiente que vive.

Ora, se a simples inscrição para concorrer nas eleições fará o militar perder todos os direitos de sua carreira, inclusive o de remuneração na reserva ou não, se houver pedido para a inatividade, há uma imensa diminuição de direitos da cidadania incompatível com um Estado Democrático de Direito.

PEC é inconstitucional, pois retira direito de cidadãos

Tornar o militar, enquanto na ativa — que exerce função tão relevante, a ponto de o constituinte de 88 ter denominado o Título V dedicado às Forças Armadas, policiais militares e guardas municipais de “Da Defesa Do Estado e das Instituições Democráticas” —, um cidadão amputado na sua ampla cidadania é macular drasticamente o direito maior que os cidadãos tem numa real democracia, razão pela qual entendo que a PEC 42/23 é de manifesta inconstitucionalidade.

O §8º não pode ser modificado, pois garante direito que não pode ser decepado do exercício da cidadania.

Os militares não são cidadãos de segunda categoria por terem escolhido a carreira das armas. Não podem ser desconsiderados pela sociedade como párias inúteis no exercício da cidadania, sem direito de concorrer a cargos públicos para servir o país de outra forma, a não ser com perda de direitos adquiridos em sua carreira militar.

Certa vez, o ministro Francisco Rezek, em audiência na Suprema Corte, ao detector uma manifesta inconstitucionalidade, utilizou-se da seguinte imagem, dizendo que a fumaça do bom direito era tão forte contra a lei impugnada que ele mal conseguia ver os ministros que se encontravam na bancada oposta no plenário físico da instituição.

É como vejo esta PEC que pretende reduzir a nobreza de uma função que os constituintes, no Título V, consideraram relevante para a defesa da pátria e das instituições, tornando os militares cidadãos inexpressivos, de segunda categoria, com restrições ao sagrado direito, num regime democrático, de concorrer às eleições.

 

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio-SP e ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advog ados de São Paulo (Iasp).

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Entrevista Brenda Moraes e Val Marques Chapa 11 – Psicologia e Confluência Amazônica

As psicólogas apresentam propostas da Chapa 11 nas eleições do CRP 24ª região, destacando inclusão, ética e representatividade para profissionais de Rondônia e Acre.
L

Ronaldo Nina: histórias, sensibilidade e técnica nas lentes do Brasil

Com três décadas de carreira, fotógrafo e videomaker compartilha trajetória, técnica e emoção que inspiram gerações na fotografia brasileira.
L

Empreendedorismo e inovação na medicina veterinária do Norte: lições das sócias Sara e Tainara

Empreendedoras Sara e Tainara mostram como dedicação e carinho elevaram o padrão da medicina veterinária em Porto Velho e região.
L
Fiscalização histórica do TCE-RO mobiliza 70 auditores para melhorar saúde em Porto Velho

Fiscalização histórica do TCE-RO mobiliza 70 auditores para melhorar saúde em Porto Velho

Ação inédita do TCE-RO reuniu 70 auditores em 28 UBSs da capital para identificar falhas e induzir melhorias no atendimento e nas condições de trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original esquenta o fim de semana com muito rock

Happy Friday e Feijuka com Rock prometem agitar Porto Velho shows que levantam qualquer astral.
L

Falaê Podcast | Entrevista Dr. Thiago Andrade

Nesta quinta-feira, dia 21, às 18h, o Falaê Podcast recebe o advogado previdenciário Dr. Thiago Andrade para uma conversa esclarecedora sobre Direito Previdenciário.
L

Giro News | Entrevista com Dr. Oadmil Monteiro

Nesta quinta-feira, dia 21, às 16h, o Programa Giro News recebe o Dr. Oadmil Monteiro, urologista em Porto Velho (RO). Na entrevista, o médico vai compartilhar sua experiência na profissão e abordar temas de grande relevância para a saúde masculina.
L
Câmara aprova urgência para isenção do IR de quem ganha até R$ 5 mil

Câmara aprova urgência para isenção do IR de quem ganha até R$ 5 mil

Decisão unânime agiliza a votação do projeto que também prevê taxação de grandes fortunas para compensar a perda de arrecadação.
L
Inscrições para a “Creche Noturna” em Porto Velho são prorrogadas até 30 de agosto

Inscrições para a “Creche Noturna” em Porto Velho são prorrogadas até 30 de agosto

Semed atualiza cronograma do projeto voltado a famílias que precisam de atendimento infantil em horário estendido
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa solicita manutenção na Linha Eletrônica entre Buritis e Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa solicita manutenção na Linha Eletrônica entre Buritis e Nova Mamoré

A parlamentar destacou a importância da estrada para transporte escolar, acesso a serviços essenciais e escoamento da produção agrícola.
L
Deputada Dra. Taíssa visita a Resex Rio Ouro Preto e firma compromissos com comunidade de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa visita a Resex Rio Ouro Preto e firma compromissos com comunidade de Guajará-Mirim

Em encontro no ramal do Pompeu, a deputada estadual ouviu demandas de moradores e reforçou apoio à produção agrícola sustentável e à preservação da floresta.
L
Deputado Eyder Brasil prestigia inauguração do projeto “Ellas por Ellas” em Ariquemes

Deputado Eyder Brasil prestigia inauguração do projeto Ellas por Ellas em Ariquemes

Iniciativa visa acolher, capacitar e gerar oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
L
STF descarta repatriação automática de crianças por violência

STF descarta repatriação automática de crianças por violência

Maioria dos ministros validou a Convenção de Haia, mas decidiu que a entrega de crianças a pais estrangeiros não pode ser imediata em casos de violência doméstica.
L
Deputada Dra. Taíssa protocola projeto de lei para combater adultização infantil e exploração sexual

Deputada Dra. Taíssa protocola projeto de lei para combater adultização infantil e exploração sexual

Proposta prevê campanhas educativas, capacitação de profissionais e integração entre órgãos de proteção em Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso e adolescente apreendido com drogas em boca de fumo no Cai N’água

Casal é preso e adolescente apreendido com drogas em boca de fumo no Cai N’água

Com eles foram apreendidas quase 100 porções de cocaína em pó.
10
Homem é atacado com paulada na cabeça na zona leste

Homem é atacado com paulada na cabeça na zona leste

Vítima de 45 anos foi agredida na Rua Francisco Barbosa, no bairro São Francisco, e socorrida pelo Samu para a UPA Leste.
12
Casal é morto a tiros em duplo homicídio em Ariquemes

Casal é morto a tiros em duplo homicídio em Ariquemes

As vítimas, identificadas como Mara Evaristo de Souza e Kauan Wender Sousa da Silva, foram encontradas dentro de uma residência no Setor 02.
18
Polícia Civil elucida roubo em Porto Velho

Polícia Civil elucida roubo em Porto Velho

Investigadores da 7ª Delegacia de Polícia identificaram e prenderam o autor de crime amplamente divulgado na capital rondoniense.
12
Polícia Civil de Rondônia encontra veículo de empresário desaparecido há um ano

Polícia Civil de Rondônia encontra veículo de empresário desaparecido há um ano

Automóvel, levado por um mecânico golpista, foi localizado em posse de terceiros que o compraram de boa-fé.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia investe mais de R$ 3 milhões na revitalização do Cedel do Jardim Santana em Porto Velho

Governo de Rondônia investe mais de R$ 3 milhões na revitalização do Cedel do Jardim Santana em Porto Velho

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a obra amplia as opções de lazer para as famílias e promove ainda mais inclusão e dignidade para população.
L
Projeto Terra e Mata avança em estudos sobre carbono em plantios florestais em Rondônia

Projeto Terra e Mata avança em estudos sobre carbono em plantios florestais em Rondônia

Iniciativa da Ecoporé monitora biomassa e carbono no solo em nove municípios da região da BR-429.
L
TJ de Rondônia mantém decisão que obriga Estado a custear tratamento de autista fora do domicílio

TJ de Rondônia mantém decisão que obriga Estado a custear tratamento de autista fora do domicílio

Segunda instância confirma que Estado deve arcar com intervenção especializada de adolescente com TEA e TOD, garantindo direito à saúde.
L
Inscrições abertas para a última turma de 2025 do Curso de Piloto Privado de Avião

Inscrições abertas para a última turma de 2025 do Curso de Piloto Privado de Avião

As matrículas estão abertas até 30 de agosto na Secretaria do Aeroclube de Rondônia.
L
Inscrições para o Enare 2025 batem recorde com 138 mil candidatos

Inscrições para o Enare 2025 batem recorde com 138 mil candidatos

O Exame Nacional de Residência registrou um crescimento de 56% no número de inscritos, com 11 mil vagas disponíveis em todo o país.
L
Rondônia recebe cinco novas Unidades Odontológicas Móveis e amplia saúde bucal

Rondônia recebe cinco novas Unidades Odontológicas Móveis e amplia saúde bucal

Entrega faz parte do Novo PAC Saúde, com investimento federal de R$ 1,9 milhão, beneficiando áreas remotas e de difícil acesso no estado.
L
Lula entrega 400 Unidades Odontológicas Móveis e reforça saúde bucal no Brasil

Lula entrega 400 Unidades Odontológicas Móveis e reforça saúde bucal no Brasil

Investimento de R$ 152 milhões vai beneficiar 1,4 milhão de pessoas em áreas rurais, remotas e de difícil acesso; outras 400 unidades serão entregues até 2026.
L
nesta-sexta-feira-22-de-agosto-sera-aberta-a-consulta-ao-quarto-lote-de-restituicao-de-irpf-2025

Nesta sexta-feira, 22 de agosto, será aberta a consulta ao quarto lote de restituição de IRPF 2025

No estado de Rondônia, mais de 10 mil contribuintes terão direito a créditos neste lote da Receita Federal.
L
Deputada Dra. Taíssa vota a favor de avanços para servidores do Detran e destaca atuação do sindicato

Deputada Dra. Taíssa vota a favor de avanços para servidores do Detran e destaca atuação do sindicato

Projeto aprovado garante reajuste salarial, progressão funcional e capacitação para servidores efetivos e celetistas
L
BPTAR prende trio com drogas e arma roubada de policial na zona sul

BPTAR prende trio com drogas e arma roubada de policial na zona sul

De acordo com a PM, a equipe fazia patrulhamento pelo local quando avistou os suspeitos em frente de uma residência, em seguida, o bando tentou fugir, mas foi abordado.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.