QUARTA-FEIRA, 22/10/2025

Em destaque

O PROJETO DE PODER DE UM PRESIDENTE QUE SE DIZ COMUNISTA – por Ives Gandra da Silva Martins

A grande arma da democracia é a palavra para mostrar o que é fato e o que é narrativa

Por Gabriela Romão

Publicado em 

Atualizado em 

O PROJETO DE PODER DE UM PRESIDENTE QUE SE DIZ COMUNISTA - por Ives Gandra da Silva Martins
freepik.com

Hoje escreverei sobre teoria de poder e aquilo que entendo esteja ocorrendo no Brasil, mas com visão, embora de professor universitário, mais de historiador do que de jurista ou de filósofo. Escreverei sobre o que parece fundamental, de como a história vê a realidade dos fatos.

Para o historiador, interessam os fatos, não as narrativas de quem está no poder. Porque quem está no poder busca sempre, com suas narrativas, justificar o que está fazendo.

O historiador vê os fatos que são as consequências daquilo que quem está no poder ou está provocando ou está vendo.

É um fato que o presidente Lula declarou no Foro de São Paulo que ele se orgulhava de ser comunista.

Quem conhece Marx sabe perfeitamente que Marx queria eliminar por completo todos os opositores para impor o que ele chamava de ditadura do proletariado, inclusive justificando meios violentos para afastar aqueles que pensassem de forma diferente.

Também é fato que o Presidente da República declarou que ele se sentia orgulhoso de ter colocado um ministro comunista no Supremo Tribunal Federal.

É algo que, efetivamente, para o Poder Judiciário, cuja função é interpretar o direito sem se imiscuir na política, esse fato é um fato preocupante. Como também é fato que o Ministro Dino no Supremo segundo o presidente Lula exercerá também função política. O Supremo, tendo um político, evidentemente poderá ver os fatos diferentemente daqueles que lá estão,  apesar de hoje muito mais voltados ao Executivo do que estavam no passado, não terem essa sensibilidade, por serem especialistas no direito.

É um fato que o presidente Lula recebeu Maduro, ditador da Venezuela, com tapete vermelho.  E que ele tem relações de grande amizade com Ortega, com os ditadores de Cuba, com Putin, ditador da Rússia, e com o Xi Jinping, ditador da China. É fato também que, por ser praticamente antiocidental, hoje está contra Israel e a favor do Hamas. Estou falando de fatos. Aquilo que, enfim, são fatos encontrados na realidade brasileira. Chegou até a dizer que os Estados Unidos orientaram, por seu departamento de Justiça, a Operação Lava Jato contra a Petrobrás.

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, apesar de constituído de grandes ministros, passou a ter, desde o ano passado, uma certa condução política. Isso declarado pelos próprios ministros. Um dos ministros do Supremo declarou que eles derrotaram o bolsonarismo. Uma diferença de apenas 2 milhões de votos entre 60 e 58 milhões. Mas não é função do Supremo derrotar o bolsonarismo. Um outro ministro declarou que eles garantiram a eleição do Lula.

Também é verdade que os veículos favoráveis ao presidente Bolsonaro, esses veículos, nos últimos 15 dias que antecederam as eleições, foram desmonetizados e proibidos de veicular matéria contra o presidente Lula ou o candidato Lula.

Um dos aspectos que impressiona nas ditaduras da Venezuela, de Cuba, da Nicarágua, da Rússia e da China é que o Poder Judiciário é submisso
ao Poder Executivo.

E hoje nós vemos um Poder Judiciário que vai a solenidades com Presidente da República e está em permanente apoio ao que o Presidente da República diz. No próprio discurso, durante as “comemorações” do dia 8 de janeiro, o ministro Alexandre Moraes e o presidente Lula, num discurso fora do contexto, criticado até pelos editoriais dos grandes jornais, como a Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo, declararam que eram os grandes defensores da democracia e queriam o controle das redes sociais. É um fato que todos ouviram.

É um fato também que o que ocorreu no dia 8 de janeiro foi algo que todos sabiam que não poderia ser um golpe de Estado.

O fato é que as Forças Armadas, eu dizia isso desde agosto do ano passado, como professor da Escola de Comando de Estado Maior do Exército onde ministrei aulas de direito constitucional até 2022 para aqueles coronéis que, dentre eles, no fim do ano seriam escolhidos, os generais de brigada daquele ano, que as Forças Armadas nunca embarcariam na iniciativa de dar um golpe de Estado. Isso já ficara demonstrado desde quando era presidente e chefe das Forças Armadas, o presidente Bolsonaro. Naquele período não houve a menor tentativa de golpe, porque as Forças Armadas jamais o dariam.

À evidência, com muito mais razão não haveria golpe a partir do momento que o Presidente Lula passou a ser chefe das Forças Armadas!

Ora, um grupo desarmado, de pessoas sem nenhum passado, sem ficha policial e, ao mesmo tempo, pessoas que, de rigor, tinham, segundo os jornais, um deles, uma faca, não poderiam em nenhum lugar do mundo e nem no Brasil dar um golpe de Estado. Basta lembrar que um pequeno contingente de soldados, sem ter dado um tiro, conseguiu desocupar os prédios públicos e prender mil e setecentas pessoas, em alguns minutos apenas.

Não houve golpe de Estado, porque não era possível um golpe sem armas, sem Forças Armadas, que estavam do lado do governo cujo chefe era o presidente da república, por isso não houve também atentado violento ao Estado de Direito. O Estado de Direito depende dessa segurança para ser mantido. Ele estava inteiramente com o presidente.

Também é um fato que, hoje, o conceito de democracia é um conceito que não é dado pelo povo, mas é definido por ministros do Supremo Tribunal Federal, que falam o que é democracia e a defendem.

Também, outro fato, há limitações na liberdade de expressão no país e há também presos políticos, porque esses presos, do dia 8 de janeiro, são presos políticos. Pessoas que sem nenhum passado criminal, sem nenhuma arma, incapazes de dar um golpe de Estado, foram condenadas a 17 anos por terem expressado e destruído alguns prédios públicos, como o pessoal do MST e o pessoal do PT fizeram na Câmara dos Deputados, no governo do Michel Temer, sem terem sido condenados por atos golpistas. Ou como se tentou fazer, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por ocasião da votação da privatização da Sa besp, um grupo também de esquerda, solto em 24 horas.

Isso levou o V-Dem Instituto da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, que eu o cito sempre, a declarar que o Brasil é uma democracia relativa, que aqui há presos políticos e aqui no Brasil nós não temos liberdade de expressão.

Esses fatos é o que os historiadores verão no futuro e que nós estamos vivendo na atualidade.

E é por essa razão que eu gostaria de lembrar um outro fato que me preocupa, e esse mais do que outros.

A reforma tributária terminou com a federação, pois o que caracteriza uma federação é sua autonomia política, administrativa e, principalmente, financeira.

O direito de definir aqueles tributos que são da sua competência dentro do âmbito da propriedade federativa.

Para os municípios, o grande imposto era o ISS, para os estados, o ICMS. Agora haverá apenas autonomia política e administrativa. Não haverá mais autonomia financeira. Todo o IBS, que é dos estados e municípios, será definido em lei pela União, que terá que seguir o regime jurídico do CBS.

E quem vai receber, distribuir, controlar, devolver aquilo que for necessário é um conselho instalado em Brasília com 27 representantes dos municípios, 27 representantes dos estados, mas subordinados a uma legislação definida pelo Congresso Nacional.

O que vale dizer, em outras palavras, aquele poder que as Assembleias Legislativas tinham de definir o regime jurídico, não existirá mais.

Isso será definido na forma de execução das leis aprovadas no Congresso Nacional por um conselho em que cada estado vai ter um delegado, que não se sabe qual será, e 5.569 municípios terão 27 delegados. Vale dizer, perderão a possibilidade de decidir em casa e serão subordinados a um conselho.

Num regime que vai devolver tributos e num regime que vai compensar, inclusive, estados e municípios que perdem, mas de acordo com critérios que vão ser estabelecidos e que, evidentemente, levarão os estados e municípios que vão perder receita a estarem com um pires na mão durante o governo. É um projeto de poder.

A própria competência das entidades federativas de definirem as alíquotas no regime jurídico imposto pela União é relativa, pela impossibilidade de se alterar o regime. Em outras palavras, dificilmente o farão.

Com a concentração da autonomia financeira das diversas entidades federativas na União, Brasília passa a ser não só a capital do país, mas, de rigor, o lugar onde se definirá toda a história de todas as entidades federativas.

Portanto, um projeto de poder na definição da democracia, um Poder Judiciário vinculado ao poder executivo nas decisões, nas suas declarações dos ministros e um Congresso Nacional que, em última análise, o governo, por enquanto, está sendo obrigado a conceder emendas para a destinação de verbas para determinados locais, para determinadas áreas de influência de alguns políticos, a fim de, com isso, ir também aprovando seus projetos no Congresso.

Há, portanto, um projeto de poder, de considerar que todos os pensam de forma diferente, para, enfim, desvirtuar o pensamento conservador, pois quem pensa diferente passa a ser bolsonarista. Sem se perceber, e tem consciência que se percebe, que uma parte daqueles que votaram em Bolsonaro não eram bolsonaristas. Votaram em Bolsonaro porque não queriam Lula. De rigor, dos 150 milhões de eleitores, Lula só teve 60 milhões de votos. Vale dizer, 90 milhões de brasileiros não queriam o presidente Lula no poder.

Então, dentro dessa linha, evidentemente, há um projeto de poder. Um projeto de concentração de poder. Um projeto de tentar desfigurar a oposição, os conservadores, fazendo com que esses pensadores recebam sempre o cunho de bolsonaristas, sabendo que, assim fazendo, a imprensa se coloca contra, porque no período do ex-presidente Bolsonaro, ele foi inábil no contato com a imprensa, além de reduzir os anúncios oficiais.

A maior parte da imprensa se colocou, durante os quatro anos, contra Bolsonaro e continua criticando pela forma como foi tratada pelo governo, principalmente em nível de receitas, que é o que não acontece no governo atual: que voltou a colocar os anúncios que a imprensa precisa, o que se compreende perfeitamente, porque, realmente, a imprensa tradicional depende dos anúncios para manter as equipes, que não são baratas.

E a grande parte de conservadores, que não querem o marxismo, já que o presidente Lula se disse comunista e colocou um ministro, que se declara comunista, no Supremo.

Mas, a essa altura, como todos os conservadores para a esquerda são considerados bolsonaristas, cria-se a ideia que quem é bolsonarista não pode pensar em democracia e os da esquerda são os únicos que sabem bem o que é a democracia, que é o caminho de pensamento único e socialista.

É dentro desse quadro parece-me que nós estamos, em um processo de tornar o Brasil de rigor, como dizia Gramsci “uma das formas da esquerda de conquistar o poder é utilizar todos os caminhos da democracia” e implantar a ditadura. Nós estamos a caminho, no Brasil, das trilhas gramscianas, daquele filósofo e cientista político que percebeu que, em muitos países, a ditadura de esquerda era conseguida por meio de processos ditos democráticos.

Creio que a única forma que os conservadores têm de combater, numa democracia, esse quadro é utilizar o que eu mesmo, como conselheiro da OAB, de 1979 a 1984, usei, ou seja, a palavra. Se mais pessoas tiverem a coragem de dizer o que está acontecendo e não tiverem receio de ser perseguidas por pensarem de forma diferente do governo e continuarmos a defender  que a democracia se faz com o diálogo amplo, respeitoso, mas permanente entre as teses de situação e oposição, se nós não fizermos isso, nós correremos a passos largos para uma ditadura.

Como um velho professor de direito, acostumado a escrever sobre direito, economia, ciência política, filosofia, história e literatura, que completará 89 anos em 12 de fevereiro, venho aos brasileiros e, especificamente, aos meus leitores fazer esse apelo: que tenhamos coragem de utilizar a grande arma da democracia, que é a palavra, a fim de mostrar quais são os fatos e não as narrativas que hoje estão dominando o país.


Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Dire ito da Fecomercio-SP, ex-p residente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MP da Itália se manifesta favorável à extradição de Carla Zambelli

MP da Itália se manifesta favorável à extradição de Carla Zambelli

O Ministério Público italiano emitiu parecer que apoia o pedido de extradição da deputada federal brasileira, que foi presa em Roma após condenação pelo STF por invasão ao sistema do CNJ.
L
Proteção a idosos: operação da Justiça e dos Direitos Humanos atende 5.600 vítimas

Proteção a idosos: operação da Justiça e dos Direitos Humanos atende 5.600 vítimas

Operação Virtude, que segue até 31 de outubro, já apurou mais de 1,2 mil denúncias e resultou em 401 prisões em todo o país.
L
Mansão Muniz: reality de influenciadores estreia dia 6 de novembro

Mansão Muniz: reality de influenciadores estreia dia 6 de novembro

Com provas, festas e transmissão ao vivo, projeto de Ester Muniz promete agitar Porto Velho com entretenimento em tempo real.
L
Axia Energia marca nova fase da Eletrobras no setor de renováveisCom foco em inovação e sustentabilidade, empresa adota novo nome e posicionamento estratégico. A Eletrobras — maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul — passa a se chamar Axia Energia, em um movimento que simboliza sua transformação e reposicionamento no mercado de energia limpa. O novo nome, inspirado nas palavras axis (eixo, em latim) e axia (valor, em grego), representa a força que conecta, articula e gera valor para todo o ecossistema energético. O rebranding, desenvolvido pelas agências Tátil Design, Artplan, GRITO e Clima Comunicação, foi lançado sob o conceito “O novo vem com energia”, reforçando a proposta de uma companhia mais moderna, ágil e inovadora. A mudança reflete os avanços da empresa nos últimos três anos, marcados por inovação tecnológica, transformação regulatória e novos padrões de consumo no setor elétrico. Um novo posicionamento estratégico Mais que uma nova identidade visual, a Axia Energia adota um posicionamento centrado na inovação e no cliente, com o propósito de “catalisar negócios com a nossa energia”. Segundo Leandra Peres, diretora de Comunicação da Axia Energia: “AXIA traduz nossa visão de futuro: uma companhia preparada para os desafios de um mundo em transição, com inovação, performance sustentável e excelência no centro da estratégia. Honramos a história que nos trouxe até aqui, ao mesmo tempo em que encaramos um cenário competitivo no qual será preciso conquistar e fidelizar clientes.” A Tátil Design, responsável pela criação da nova marca, conduziu um processo colaborativo que envolveu entrevistas com públicos estratégicos, pesquisas com mais de 2 mil pessoas em todo o país e alinhamento aos objetivos de longo prazo da companhia. O CEO da Tátil Design, Fred Gelli, destacou o desafio de unir tradição e futuro: “Reposicionada como agente de coevolução com clientes e parceiros, a AXIA passa a conectar ideias e oportunidades, construindo um ecossistema de energia mais aberto, ágil e responsável.” Protagonismo em energia limpa

Axia Energia marca nova fase da Eletrobras no setor de renováveis

Com foco em inovação e sustentabilidade, empresa adota novo nome e posicionamento estratégico.
L
Ações de prevenção às drogas são intensificadas pelo Governo de Rondônia nas escolas de Guajará-Mirim

Ações de prevenção às drogas são intensificadas pelo Governo de Rondônia nas escolas de Guajará-Mirim

Alunos da Escola Estadual Irmã Maria Celeste participam da Caravana da Prevenção às Drogas, iniciativa do Conepod em parceria com o Proerd
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Tunai Lira – Outsourcing, Crescimento e Processos Empresariais

Entenda o outsourcing: o que é, como funciona e por que empresas estão adotando esse modelo.
L
Senado aprova gratuidade para bagagem de mão de até 10 quilos

Senado aprova gratuidade para bagagem de mão de até 10 quilos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deu aval ao Projeto de Lei que estabelece a gratuidade da bagagem de mão em voos nacionais e internacionais, com a proposta seguindo para a Câmara dos Deputados.
L
Governo cria auxílio e investe R$ 156 milhões em radioterapia no SUS

Governo cria auxílio e investe R$ 156 milhões em radioterapia no SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou o novo auxílio para custear deslocamento e hospedagem de pacientes, além de estímulo financeiro para expandir os serviços de radioterapia no Sistema Único de Saúde.
L

Ponto & Contraponto: Denilso de Lima e a importância do inglês na atualidade

Com mais de 30 anos de experiência, autor de livros, mentor de professores e pioneiro no conteúdo online.
L
Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Requisitos: Ter experiência com manipulação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Droga VET Porto Velho abre vagas para Farmacêutico

Droga VET Porto Velho abre vagas para Manipulador/Auxiliar de Laboratório

Requisitos: Ter experiência com manipulação.
L
Abertas inscrições para Curso de Formação de Eletricistas exclusivo para Mulheres em Porto Velho

Abertas inscrições para Curso de Formação de Eletricistas exclusivo para Mulheres em Porto Velho

Energisa Rondônia e Prefeitura de Porto Velho promovem capacitação gratuita com oportunidades de emprego.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L
Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Município alcança 147 oportunidades abertas e reforça papel de destaque no mercado estadual de trabalho.
L

POLÍTICA

Projetos de lei substituirão MP do IOF para manter equilíbrio no Orçamento

Projetos de lei substituirão MP do IOF para manter equilíbrio no Orçamento

Segundo Dario Durigan, secretário-executivo da Fazenda, propostas alternativas renderão o mesmo valor da MP 1.303, rejeitada pelo Congresso, e podem ser apensadas a textos em tramitação.
L

Flávio Bolsonaro provoca: “Em qual artigo está o crime de atacar urnas eletrônicas?” e internet reage com ironia

Senador ironiza decisão de Alexandre de Moraes, chama o STF de “várzea jurídica” e gera onda de memes e debates nas redes sociais
L
Vereador Dr. Gilber e prefeito Leo Moraes entregam campo de futebol de grama sintética no bairro Morar Melhor

Vereador Dr. Gilber e prefeito Leo Moraes entregam campo de futebol de grama sintética no bairro Morar Melhor

Novo espaço esportivo foi viabilizado por emenda parlamentar do vereador e integra o programa “Porto Velho em Movimento”, que incentiva o lazer e a inclusão social
L
Câmara vota urgência para criação de bancada cristã

Câmara vota urgência para criação de bancada cristã

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, pautou a votação do pedido de urgência para o projeto que formaliza a bancada cristã, que se juntará às bancadas feminina e negra na Casa.
L
Costa Marques recebe R$ 500 mil para a saúde por indicação do deputado Coronel Chrisóstomo

Costa Marques recebe R$ 500 mil para a saúde por indicação do deputado Coronel Chrisóstomo

Recurso faz parte do programa “Navegação do Cuidado” e soma-se aos mais de R$ 2,7 milhões já destinados pelo parlamentar ao município.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Novos aspirantes iniciam estágio supervisionado na PMRO

Novos aspirantes iniciam estágio supervisionado na PMRO

Subtítulo: Evento no 1º BPM marca o início da formação prática de 24 futuros oficiais da Polícia Militar de Rondônia.
L
Youtuber Capitão Hunter é preso em SP por exploração sexual infantil

Youtuber Capitão Hunter é preso em SP por exploração sexual infantil

Polícia investiga João Paulo Manoel por abusar de menores usando redes sociais e promessas de produtos Pokémon.
18
Quadrilha de leilões falsos é presa e movimentou R$ 2,3 milhões na internet

Quadrilha de leilões falsos é presa e movimentou R$ 2,3 milhões na internet

Operação interestadual da Polícia Civil desmantelou o esquema de leilões falsos, prendendo um casal em São Paulo que criava sites fraudulentos e movimentava dinheiro de forma incompatível com a renda declarada.
10
Ação policial fecha "boca da Lora" e prende traficante em Porto Velho

Ação policial fecha “boca da Lora” e prende traficante em Porto Velho

Equipe do Sargento Machado, do 5º Batalhão, apreendeu cocaína, balança de precisão e dinheiro com a suspeita, conhecida como “Lora”, após denúncias no bairro Areal.
12
Motorista reage a assalto e atropela bandidos no Jardim Botânico no Rio de Janeiro (RJ)

Motorista reage a assalto e atropela bandidos no Jardim Botânico no Rio de Janeiro (RJ)

Criminosos ficaram presos sob o veículo após serem atingidos pelo carro blindado; dupla foi presa e levada à 15ª DP.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Absolvição de réus por incêndio no Ninho do Urubu provoca protesto de famílias

Absolvição de réus por incêndio no Ninho do Urubu provoca protesto de famílias

Ministério Público do Rio de Janeiro informa que vai recorrer da decisão judicial; familiares lamentam “sentimento de impunidade” após a morte dos dez jovens atletas em 2019.
L
Volkswagen Fox Connect 2018 Automático Garantia Nacional na Zé Veículos

Volkswagen Fox connect 2018 automático garantia nacional na Zé Veículos

Oportunidade incrível: Versatilidade, conforto e tranquilidade com 1 ano de garantia.
L
Renault Kwid Zen 2024 com 1 ano de garantia na Zé Veículos

Renault Kwid Zen 2024 com 1 ano de garantia na Zé Veículos

O compacto mais econômico e moderno, perfeito para a sua rotina na cidade.
L

Requerimento de Renovação de Outorga: RONDO MOTOS LTDA

Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Prefeitura de Jaru e Governo de RO entregam kits maternidade

Prefeitura de Jaru e Governo de RO entregam kits maternidade

Programa Mamãe Cheguei garante kits para recém-nascidos e oferece mais dignidade às famílias do município.
L
Expo Turismo 2025: Sebrae RO impulsiona turismo em Rondônia

Expo Turismo 2025: Sebrae RO impulsiona turismo em Rondônia

Projeto Turismo Rondônia 2025 chega à reta final com lançamento da Rota Resex Lago do Cuniã e Rodadas de Negócios.
L
Alunos da rede municipal exploram a história e cultura de Porto Velho em visita ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Alunos da rede municipal exploram a história e cultura de Porto Velho em visita ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Projeto “Turista Aprendiz”, promovido pela Semtel, leva estudantes a conhecerem os principais pontos históricos e culturais da capital
L
Leilão do pré-sal vende 5 de 7 blocos com ágio de até 251%

Leilão do pré-sal vende 5 de 7 blocos com ágio de até 251%

A Petrobras e a norueguesa Equinor foram as maiores vencedoras no 3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP); total de investimentos contratados soma R$ 452 milhões.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.