SEXTA-FEIRA, 08/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Repulsivas para sociedade, como é a vida das trans egressas da prisão

Sem apoio, muitas retornam para o crime ou para a prostituição.

Por Eduardo Reina – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Repulsivas para sociedade, como é a vida das trans egressas da prisão
Eduardo Reina/Agência Brasil
As mulheres transsexuais egressas do sistema prisional brasileiro são duplamente penalizadas pela sociedade e pela Justiça. A dura e dramática realidade enfrentada atrás das grades é uma reprodução da vida fora das cadeias. São consideradas pela sociedade como inexpressivas e repulsivas. 

Repulsivas para sociedade, como é a vida das trans egressas da prisão - News RondôniaRepulsivas para sociedade, como é a vida das trans egressas da prisão - News Rondônia

A expectativa de vida de uma mulher transexual egressa do sistema prisional no Brasil é, em média, de menos de 35 anos, algo semelhante à vida que um cidadão brasileiro tinha há mais de 120 anos. O Brasil é o país que mais mata transexuais e travestis. O país lidera pelo 14º ano consecutivo o ranking mundial de homicídios de pessoas trans elaborado pelo Trans Murder Monitoring, da Transgender Europe (TGEU).

Elas saem de casa quando têm em torno de 15 ou 16 anos de idade e vão viver sua própria vida. Na rua passam por privações e invariavelmente, sem alternativas, se envolvem com o crime.

O cotidiano de muitas delas tem a morte violenta como consequência, além da prisão e privações perante a sociedade. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 e a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) foram contabilizadas 131 vítimas trans e travestis de homicídio em 2022, sendo que 90% dessas vítimas tinham entre 15 e 40 anos de idade. O GGB (Grupo Gay da Bahia) contabilizou 256 vítimas LGBTQIA+ de homicídio no Brasil no mesmo período.

Já o Estado brasileiro relatou 163 casos em 2022, 63% do que contabilizou a organização da sociedade civil, demonstrando que as estatísticas oficiais pouco informam sobre a realidade da violência contra LGBTQIA+ no país.

Quando ingressam nas prisões, têm sua identidade de gênero deslegitimada. São presas, em geral, em estabelecimentos penitenciários masculinos e tratadas por pronomes masculinos. Vivem sob a mão pesada das regras impostas por facções criminosas.

A maior parte das pessoas trans que está envolvida em crimes, de acordo com dados do governo federal de 2020, ainda aguardam julgamento. Ou seja, está presa provisoriamente. Cometeram crimes de menor potencial ofensivo, como furto, roubo, tráfico ou associação ao tráfico. No geral, 41% dos presos brasileiros são provisórios, segundo relatório final da CPI do Sistema Carcerário brasileiro.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de julho de 2021 a julho de 2022, 27 escritórios sociais que funcionam em 21 unidades da federação realizaram 15.677 atendimentos a egressos e 1.872 atendimentos a familiares. Desses, 79 atendimentos foram realizados a pessoas autodeclaradas trans egressas e dois atendimentos foram feitos a familiares dessas pessoas.

Travestis e mulheres trans enfrentam dificuldades para obter acesso ao mercado formal de trabalho. Estudos revelam que mais de 90% das travestis brasileiras utilizam a prostituição como fonte primária de renda. Sem alternativas também passam a atuar no tráfico de drogas ou em associação aos traficantes.

É o caso de Rafaeli Sá Ravache, 31 anos de idade, nascida no Maranhão. Foi para São Paulo capital ainda jovem. Esteve envolvida com tráfico e roubos, foi parar na prisão pela primeira vez em 2018, no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na capital. Saiu em condicional e voltou para trás das grades em 2021, envolvida em tentativa de latrocínio.

Ela passou por penitenciárias pelo interior do estado. Disse que teve o cabelo raspado e usava o mesmo uniforme dos homens. Ao sair e sem ter para onde ir, foi morar na rua. Se estabeleceu debaixo de um viaduto próximo da Rodovia Anchieta, na cidade de São Bernardo do Campo.

São Paulo (SP), 19.01.2024 - Trans Egressas Sistema Prisional - Rafaeli Sá Ravache parou o tratamento hormonal, quer trocar o nome nos documentos e dorme em albergue em São Bernardo do Campo. Foto: Eduardo Reina/Agência Brasil
Rafaeli Sá Ravache parou o tratamento hormonal, quer trocar o nome nos documentos e dorme em albergue em São Bernardo do Campo – Foto: Eduardo Reina/Agência Brasil

Um dos principais problemas enfrentados, além da falta de alimento e dinheiro, foi a interrupção do tratamento com hormônio que vinha recebendo no sistema penitenciário, conforme determina a legislação em vigor. “Tive que parar. Na cadeia a lei garante o tratamento com hormônio. Mas na rua não temos mais nada”, queixa-se.

Vem vivendo com algum dinheiro obtido com programas sexuais, mas consegue sobreviver com a ajuda oferecida por uma instituição privada. Dorme num albergue da prefeitura. Seu objetivo é obter alguma bolsa de ajuda financeira do governo federal.

“Venho tentando fazer a retificação do meu documento, para colocar o nome social. É bem difícil sobreviver com documento com nome masculino, sem dinheiro e sem apoio fora da prisão”, explica Rafaeli.

Na instituição que estava em São Bernardo do Campo ela começou a fazer curso de inglês.

Dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) apontam que 3% das unidades prisionais brasileiras têm alas destinadas ao público LGBTI.

A morte que persegue

Há pouco mais de 8 anos, Leandra Esley, 22 anos de idade, saiu de casa no interior do Ceará para morar em Fortaleza. Buscava sua independência e evitar “preocupação com a família”. Foi fazer programas. “Saí porque sou LGBT desde crianças. Quero crescer na vida e dar uma vida melhor para a família”, revela.

Em janeiro de 2023 foi presa, com drogas. “Mas não era minha”, garante. Permaneceu presa por 3 semanas e quando voltou para as ruas se viu obrigada a fazer programas. Aguarda julgamento em liberdade.

“Passei por muito constrangimento na cadeia. E aqui fora não tem como conseguir trabalho. A gente vai para o lado mais fácil para poder ganhar dinheiro e sobreviver”, desabafa Leandra, que usa as redes sociais para fazer propaganda de seus serviços. Ela atende os clientes em casa e também faz alguns “bicos” como cabeleireira.

No dia em que conversava com a reportagem da Agência Brasil e contava sobre sua vida, Leandra comentou sobre o assassinato de uma outra trans amiga sua, que morava na cidade de Quixadá. “Ela pegou prisão e estava usando tornozeleira. Mataram ela quando saiu do cabaré”, conta. E naquela manhã, outra travesti egressa do sistema prisional havia sido morta em Fortaleza. Era Alice, assassinada com quatro tiros na periferia da capital cearense.

“Ninguém respeita a gente. Mataram a Alice, eram umas 5 h da manhã. A sociedade enxerga a gente como um objeto qualquer”, desabafa.

Ciente do perigo que corre na rua como egressa, trans e com quase nenhuma assistência, Alyne Gabriele Gois Santos, de 20 anos de idade, sonha fazer um curso de enfermagem ou mesmo ser médica. Ela ficou apreendida na Fundação Casa, antiga Febem, em São Paulo, por vários anos. Foi presa em Itu, acusada de furtar o telefone de um estudante universitário.

“Vivia de prostituição e fazendo furtos com outras travestis em Itu”, conta. Atualmente não faz mais programas e conseguiu sair da vida do crime somente porque teve o apoio de instituições particulares. “Me deram bastante apoio, porque quando sai da detenção não conseguia me colocar em nenhum lugar, nenhum emprego”, explica.

Alyne está casada com um rapaz morador de Itu e busca se qualificar no ensino para depois trabalhar como enfermeira ou médica. “É um sonho e vou me esforçar. Foi muito difícil o tempo que passei presa. Entrei pesando 75 quilos e sai com 122 quilos”, relata.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo 2025: Previsões para sexta-feira (08/08/2025)

Horóscopo 2025: Previsões para sexta-feira (08/08/2025)

Hoje será um dia de comunicação fluida, clareza emocional e energia para reformular relacionamentos e planos. Prepare-se para decisões com mais equilíbrio e foco nos vínculos!
L
Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Mesmo com divergências ideológicas, Léo Moraes prioriza diálogo com o governo Lula e garante avanços como hospital universitário e R$ 37 milhões para a saúde
L

ERPA Norte em Rondônia: orgulho, conhecimento e união fortalecem a Administração na Região Norte

Encontro Regional dos Profissionais de Administração reuniu lideranças, estudantes e especialistas em Porto Velho, celebrando os 60 anos da profissão no Brasil
L

Como vender com Verdade: Marcelo Tronchini revela no Momento Empresarial do News Rondônia os bastidores e desafios do mercado

No quadro Momento Empresarial, Marcelo Tronchini compartilha experiência, erros e acertos que mostram por que relacionamento e transparência são essenciais nas vendas
L

Ao vivo: 41º Flor do Maracujá movimenta cultura, turismo e economia em Porto Velho

Acompanhe pelo newsrondonia.com a transmissão direto do Parque dos Tanques, onde o evento segue até 10 de agosto com apresentações folclóricas e comidas típicas
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Davina Maria Paulo

Comerciante dedicada e mulher de espírito leve, Davina deixa um legado de carinho, generosidade e momentos inesquecíveis
L

Falaê Podcast – Entrevista com Pastor Valadares

Nesta quinta-feira, dia 07, às 18h, o Falaê Podcast recebe o Pastor Valadares, Presidente da CONEMAD-RO e da Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Porto Velho. Além de sua atuação religiosa, Pastor Valadares também se destaca na política: foi candidato a Deputado Federal em 2018, obtendo mais de 20 mil votos, e hoje é 1º suplente do Senador Jaime Bagattoli.
L

EQB 250+ chega ao Brasil com sete lugares e emissão zero

Modelo da Mercedes-Benz oferece motor de 190 cavalos, autonomia de 376 km e tecnologia para ampliar a oferta de veículos elétricos no mercado de luxo.
L

Giro News | Entrevista Dr. Mauro Ângelo

O programa Giro News desta quinta-feira, 07 de agosto, às 16h, recebe o Dr. Mauro Ângelo, urologista, para uma entrevista especial sobre saúde e prevenção.
L
Frente fria de origem continental vai atingir Rondônia no final de semana

Frente fria de origem continental vai atingir Rondônia no final de semana

Nesta parte do estado, a frente fria será mais intensa, em Vilhena, onde as temperaturas podem chegar a 14ºC. Em Porto Velho, os termômetros também deverão baixar significativamente, podendo estacionar entre 19ºC e 20ºC.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Parlamentar cobrou providências após receber denúncias sobre a paralisação das construções nas aldeias; Seduc prometeu agir com urgência
L
Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa Sousa, estrada que liga Porto Velho ao distrito de Rio Pardo passa por melhorias com patrolamento e encascalhamento.
L
Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Proposta de Pedro Fernandes quer criar banco de dados em Rondônia com nomes de condenados por violência contra a mulher, como forma de prevenção e proteção.
L

Jaru realiza campanha de doação de sangue nesta sexta e sábado com foco em salvar vidas

Ação “Jaru salvando vidas, quem doa sangue, doa vida!” chega à 12ª edição e será no Centro de Saúde da Mulher
L
Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Verba indicada por Eyder Brasil será usada na compra de equipamentos para a Associação Clube Shotokan Esportivo, incentivando o karatê e outras lutas
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de tentar matar vizinho a facada durante carona é preso pela Força Tática

Força Tática prende vizinho acusado de tentar matar mecânico com golpe de faca durante carona

O crime ocorreu na manhã do mesmo dia, na Estrada dos Japoneses, zona rural da capital.
12
Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

O rapaz baleado com quatro disparos, sendo na mão e duas pernas.
14
Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Emídio Alves Feitosa.
12
Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Segundo informações de testemunhas, um casal que seguia na motocicleta pela Rua Elias Gorayeb, sentido Avenida Imigrantes, teria avançado a preferencial e colidido violentamente com o veículo.
14
MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) denunciou 16 pessoas na Operação Soldados da Usura II por usura, extorsão e organização criminosa.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flamengo vs Internacional: um confronto tradicional do futebol brasileiro transportado para a Libertadores

Olhando para a fase de grupos da prova, uma coisa é muito clara: tiveram uma prestação bastante semelhante. Porém, há outra coisa que as distingue: a forma atual. 
L

Programa Comunidade News: ASDEMAP e Josemar Araújo — União, Conquistas e Orgulho no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto

ASDEMAP e Josemar Araújo mostram como união e participação ativa transformaram o Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, com avanços em mobilidade, segurança e meio ambiente.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): GERLANE E SILVIA CONSULTORIO ODONTOLOGICO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 381 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): DNA AUTOMOTIVA PECAS E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00027.005/2025-SUL
L

Adobe Express vs. Illustrator: qual é o melhor para conversão vetorial?

Esta publicação explica tudo de forma simples e interessante para que você possa fazer a melhor escolha.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA ESPIGÃO DO OESTE/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA ESPIGÃO DO OESTE/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.