QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

Museu da Democracia deve ter a cara do Brasil, diz ministra

Obras terão início em 2025 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Museu da Democracia deve ter a cara do Brasil, diz ministra
Valter Campanato/Agência Brasil
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou, nesta quinta-feira (18), que o Museu da Democracia será criado para refletir sobre a história da democracia no país e também para reafirmar a diversidade e refletir sobre as lutas do povo brasileiro.

“Queremos que o Museu da Democracia tenha a cara do Brasil”, disse a ministra ao participar do lançamento do Programa (Re) Conexões, realizado no Museu Lasar Segall, na capital paulista. O Programa (Re)Conexões, que pretende ampliar o diálogo com a sociedade civil, ocorre no âmbito do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), em parceria com o Sistema Paulista de Museus.

“Nesse museu, vamos contemplar a história da democracia no Brasil, mas também falar sobre a história da escravidão e a relação com os povos originários. Será um museu histórico, onde queremos que esteja a memória, conectando com outras manifestações democráticas que existem no Brasil. Será um museu onde teremos acolhimento e também refletiremos sobre esses acontecimentos com outros museus”, ressaltou a ministra.

Segundo a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, as obras de construção do Museu da Democracia, que será instalado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, devem começar em 2025. O empreendimento receberá R$ 40 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “Pretendemos, ainda neste semestre, lançar um concurso para o projeto arquitetônico e de engenharia [do museu]. Temos a expectativa de uma construção rápida”, disse Fernanda.

Enquanto as obras não têm início, foi criado um repositório do Museu da Democracia, um ambiente virtual para sistematizar, organizar e difundir um catálogo de memória e desenvolvimento de coleções da sociedade civil sobre a democracia contemporânea no país. A plataforma também traz uma exposição virtual que destaca a resistência contra os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Nesse site, a sociedade poderá ainda responder a um formulário para opinar sobre o que espera do novo museu.

“Teremos uma primeira entrega do museu, que começará a ser construído fisicamente em 2025, mas, até lá, queremos dialogar com a sociedade sobre como o museu vai ser e como serão seu acervo e suas ações. Por isso, lançamos a versão digital do museu, que é um repositório com uma curadoria e um memorial sobre o 8 de janeiro de 2023 e que tem ainda uma campanha em que os museus e pontos de memória vão poder explicar porque também são museus de democracia. Como a ministra falou, vamos concentrar e irradiar essa ideia de democracia, permeando as ações de todos os museus do país”, explicou a presidenta do Ibram, órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

“O Ibram está muito focado na participação social. Teremos um grande evento em agosto deste ano, que é o Fórum Nacional de Museus, que será realizado em Fortaleza e, pela primeira vez, não será só para os profissionais de museus, mas vai reunir uma série de instituições culturais, promovendo ações e terá programação para a sociedade. Queremos que a sociedade venha junto com a gente para discutir orçamento e ações [para os museus]”, acrescentou.

Cinema

Durante o evento, a ministra Margareth Menezes destacou informou que o governo vai inaugurar novas salas de cinema em todo o país. Isso será feito por meio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual.

“Serão 118 novas salas de cinema que iremos abrir pelo Brasil todo, em 11 estados. E essa ação de abrir novas salas de cinema continuará. É uma política que estamos implementando também para [fazer] crescer esse parque de exibição da produção cinematográfica brasileira”, afirmou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UFSCar encerra amanhã inscrições para vagas de graduação destinadas a pessoas trans e travestis

UFSCar encerra amanhã inscrições para vagas de graduação destinadas a pessoas trans e travestis

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece vagas em seus 66 cursos e utiliza a nota do Enem de 2021 a 2025; candidatos devem apresentar autodeclaração e um memorial descritivo sobre sua trajetória de afirmação de gênero.
L
Ministra Sônia Guajajara afirma que COP30 colocou a pauta indígena no centro do debate global

Ministra Sônia Guajajara afirma que COP30 colocou a pauta indígena no centro do debate global

A chefe da pasta dos Povos Indígenas destacou que o reconhecimento de territórios indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais como soluções para a mitigação climática deve ser um dos principais legados da conferência em Belém, juntamente com a consolidação da posse da terra.
L
COP30: Presidente do STF, Edson Fachin, afirma que proteção ambiental e luta indígena são indissociáveis

COP30: Presidente do STF, Edson Fachin, afirma que proteção ambiental e luta indígena são indissociáveis

Em discurso na Conferência do Clima, em Belém, ministro Fachin destacou o papel dos povos originários na defesa do meio ambiente e defendeu que juízes são “guardiões dos direitos ambientais e, portanto, dos direitos humanos”.
L
Brasil lança Plano Nacional de Arborização Urbana na COP30 com meta de 65% de população em ruas arborizadas

Brasil lança Plano Nacional de Arborização Urbana na COP30 com meta de 65% de população em ruas arborizadas

Com o objetivo de aumentar a cobertura verde nas cidades brasileiras, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou o Planau, que visa plantar mais 360 mil hectares de áreas verdes e garantir que 65% da população tenha acesso a ruas com pelo menos três árvores.
L
Casa Família Rosetta lança vaquinha para reformar piscina e manter hidroterapia

Casa Família Rosetta lança vaquinha para reformar piscina e manter hidroterapia

Instituição que acolhe pessoas com deficiência neurológica em Rondônia busca R$ 300 mil para revitalizar o espaço de tratamento vital para o alívio e bem-estar dos assistidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Streamings piratas serão bloqueados nos dispositivos da Amazon

Streamings piratas serão bloqueados nos dispositivos da Amazon

Medida afeta o Fire TV Stick e começa pela Europa. Expansão global deve ocorrer nos próximos meses.
L

Comunidade News: Vice-Governador Sérgio Gonçalves fala sobre mandado e futuro político

Prepare-se para uma edição esclarecedora, que trará informações relevantes sobre os rumos do estado e a visão de um dos principais nomes da gestão atual.
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L

Alerta de chuva forte e intensa em Rondônia devido a um sistema de tempestades severas e organizadas

A região de Ponta do Abunã, em Porto Velho, enfrenta o alerta mais severo.
L
Porto Velho busca investimentos e parcerias internacionais durante a COP30, a maior conferência climática do mundo

Porto Velho busca investimentos e parcerias internacionais durante a COP30, a maior conferência climática do mundo

Prefeito Léo Moraes participa da COP30 em Belém (PA) para apresentar projetos ambientais e prospectar parcerias globais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da capital rondoniense.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L

POLÍTICA

Ministros do STF elogiam recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR após aprovação pelo Senado

Ministros do STF elogiam recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR após aprovação pelo Senado

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, foi reconduzido ao cargo por mais dois anos com 45 votos favoráveis no Senado Federal; ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino destacaram a trajetória do jurista e o foco no combate a organizações criminosas.
L
Boi Malhadinho busca tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 com o tema “Somos Amazônidas” e transmissão da TV Alero

Boi Malhadinho busca tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 com o tema “Somos Amazônidas” e transmissão da TV Alero

Representando a cor azul, o grupo folclórico entra no bumbódromo de Guajará-Mirim em busca do 11º título e promete emocionar o público com um espetáculo que celebra a força e a diversidade da Amazônia.
L
Dra. Taíssa reafirma compromisso com a valorização da Educação e vota a favor de concurso público na Seduc

Dra. Taíssa reafirma compromisso com a valorização da Educação e vota a favor de concurso público na Seduc

Deputada apoia projeto que autoriza crédito de R$ 3 milhões para realização de concurso na rede estadual e reforça sua atuação pela valorização dos profissionais da educação em Rondônia.
L
Ieda Chaves recomenda apoio do Estado para ampliar cirurgias eletivas em Espigão do Oeste

Ieda Chaves recomenda apoio do Estado para ampliar cirurgias eletivas em Espigão do Oeste

Proposta busca fortalecer a rede municipal de saúde e descentralizar atendimentos cirúrgicos.
L
Samuel Costa defende educação como principal caminho para reduzir criminalidade em Rondônia

Samuel Costa defende educação como principal caminho para reduzir criminalidade em Rondônia

Pré-candidato ao governo reforça que escolas em tempo integral e programas sociais são essenciais para combater a evasão escolar e prevenir o crime.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Homem é preso por furto de cabos de caminhão após ser detido por funcionários em Porto Velho

Gerente da empresa Metal Norte e outros colaboradores flagraram Bruno Santos Nogueira serrando o cabo de bateria de um veículo; suspeito tentou fugir e portava duas facas.
12
Foragido por roubo é preso por policiais militares do 1° BPM em Porto Velho

Dono de flutuante é agredido com facão e tem R$4 mil roubado em Porto Velho

O empresário contou que estava dormindo quando foi atender três indivíduos que chegaram pedindo por gasolina, em seguida, foi rendido pelos bandidos que usavam facão e anunciaram o roubo.
10
Filha de 28 anos é presa após agredir a própria mãe de 52 anos no bairro Nova Floresta

Filha de 28 anos é presa após agredir a própria mãe de 52 anos no bairro Nova Floresta

Polícia Militar foi acionada por vizinhos que ouviram gritos e presenciaram a confusão na residência.
12
Homem de 50 anos é preso após furtar perfume Malbec e ser flagrado com produtos de origem duvidosa na Marechal Deodoro

Homem de 50 anos é preso após furtar perfume Malbec e ser flagrado com produtos de origem duvidosa na Marechal Deodoro

O suspeito foi detido por seguranças de uma loja no Centro de Porto Velho após tentar sair sem pagar por um perfume.
10
Operação Godos mobiliza 400 policiais em ação conjunta do MP e PM de Rondônia

Operação Godos mobiliza 400 policiais em ação conjunta do MP e PM de Rondônia

Forças de segurança cumpriram mais de 120 mandados na zona rural de Porto Velho e em outras localidades do estado
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fazenda reduz para 2,2% a projeção de crescimento do PIB em 2025 devido à desaceleração econômica

Fazenda reduz para 2,2% a projeção de crescimento do PIB em 2025 devido à desaceleração econômica

O Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) indica que os juros altos e o desempenho fraco no terceiro trimestre impactaram a previsão do Produto Interno Bruto (PIB), que cai de 2,3%; a estimativa para a inflação oficial (IPCA) recua de 4,8% para 4,6%.
L
Duelo na Fronteira 2025: conheça as regras e os 21 itens avaliados nas apresentações dos bois-bumbás

Duelo na Fronteira 2025: conheça as regras e os 21 itens avaliados nas apresentações dos bois-bumbás

Festival em Guajará-Mirim celebra a cultura popular amazônica com disputas entre os bois Malhadinho e Flor do Campo
L
MPRO apoia o lançamento da “Caderneta de Saúde da Pessoa Trans” em Porto Velho

MPRO apoia o lançamento da “Caderneta de Saúde da Pessoa Trans” em Porto Velho

Iniciativa pioneira no país reúne informações sobre direitos e saúde física e mental de pessoas trans.
L
Terceira edição do PVH em Ação leva serviços gratuitos ao distrito de Extrema e deve atender 2 mil pessoas

Terceira edição do PVH em Ação leva serviços gratuitos ao distrito de Extrema e deve atender 2 mil pessoas

A Prefeitura de Porto Velho realiza neste sábado (15) a terceira edição do PVH em Ação, no distrito de Extrema, com atendimentos gratuitos e ações de cidadania para a população.
L
Novo Horizonte d’Oeste recebe mais uma edição do Rondônia Cidadã com serviços gratuitos à população

Novo Horizonte d’Oeste recebe mais uma edição do Rondônia Cidadã com serviços gratuitos à população

Programa estadual chega ao distrito de Migrantinópolis neste fim de semana, oferecendo atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e emprego.
L
Governo de Rondônia lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

Governo de Rondônia lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia

Iniciativa apresentada em Belém estabelece 11 pilares estratégicos para impulsionar o desenvolvimento sustentável, a inovação e a preservação ambiental no estado.
L
Palestra quebra tabus e alerta homens sobre a importância do cuidado com a saúde em Porto Velho

Palestra quebra tabus e alerta homens sobre a importância do cuidado com a saúde em Porto Velho

Em ação do Novembro Azul, Prefeitura promove debate sobre prevenção ao câncer de próstata e incentivo ao autocuidado masculino, reforçando a importância do diagnóstico precoce.
L
Cidade já tirou das ruas 88 mil toneladas de resíduos, o peso de 88 mil carros

Cidade já tirou das ruas 88 mil toneladas de resíduos, o peso de 88 mil carros

Operação Cidade Limpa, iniciada pela gestão do prefeito Léo Moraes, já recolheu mais de 88 mil toneladas de resíduos, transformando a paisagem urbana e melhorando a qualidade de vida na capital.
L
Prefeitura de Porto Velho regulamenta readaptação funcional e restrição de atividades para servidores municipais

Prefeitura de Porto Velho regulamenta readaptação funcional e restrição de atividades para servidores municipais

Decreto nº 21.398 estabelece critérios técnicos e administrativos para readaptação de servidores com limitações físicas ou psíquicas, promovendo dignidade e eficiência na administração pública.
L
Feira Agrotec reúne órgãos públicos e parceiros em ações de cidadania e fortalecimento do campo em Porto Velho

Feira Agrotec reúne órgãos públicos e parceiros em ações de cidadania e fortalecimento do campo em Porto Velho

Promovida pela Semagric, a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar acontece de 27 a 30 de novembro no Complexo Madeira-Mamoré, com foco em inovação, sustentabilidade e cidadania rural.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.