Dados da Serasa Experian apontam que no mês de setembro de 2023, a Região Norte do país apresentou um cenário positivo em relação à recuperação de crédito entre consumidores inadimplentes. No ranking, Rondônia está na quarta posição com 44,5% sobre recuperação de créditos dos consumidores em até 60 dias da negativação.
Em 1° lugar apareceu o Tocantins (TO) com 58,8%. Esse resultado reflete a eficácia das medidas adotadas pelos consumidores tocantinenses para solucionar suas pendências financeiras.
O Ranking segue com o Pará (PA) com 50,2%, o estado do Amapá (AP) vem na 3ª posição com 46,8%. Roraima (RR) aparece com 44,6%, já Rondônia (RO) aparece na 4ª posição. O Amazonas (AM) ocupa a 5ª posição com 4,3% e por fim, o Acre (AC) com 36,4%.
“A pesquisa revela que, em todo o Norte do país, as dívidas de consumidores inadimplentes, principalmente aquelas com valores de até R$500,00, foram as mais contempladas no processo de recuperação. Esse dado sugere que ações de renegociação e quitação têm sido eficazes, especialmente para as dívidas de menor valor”, diz a autarquia.