O Território exala nos cidadãos rondonienses o sentimento de pertencimento. No último domingo, a película, gravada em Rondônia, venceu o Emmy Internacional. De forma inédita, The Territory, alçou e ao mesmo tempo valorizou pela cinematografia, dos brasileiros, principalmente da história, os personagens mais emblemáticos do período da colonização.
Os indígenas, que deixam a margem da sociedade e que jamais haviam ganhado um reconhecimento de tal magnitude. Os povos originários, são as grandes estrelas do documentário, dirigido pelo norte-americano, Alex Pritz. Na outra parte, o estado de Rondônia, que na escala criminosa da devastação da floresta, ocorrida nos últimos quatro anos, contribuiu como uma fantástica propaganda para revelar as mesmas mazelas, mas em toda a Amazônia brasileira.
Quem melhor poderia destacar essa engenhosidade do documentário mundial, se não Ivaneide Cardozo. Neidinha Suruí é uma entusiasta da vida e combatente destemida da Amazônia rondoniense. Na manhã desta quinta,11/1, a ativista falou com a imprensa porto-velhense. De acordo com ela, a vitória de O Território no Emmy ainda vem sendo processada. “Estávamos ao lado daquelas pessoas mega famosas. E nós, ali também”, disse.
Diante dos prêmios, Cardozo, pontuou o papel de todos os profissionais jornalistas, principalmente, na contribuição da divulgação dos crimes ambientais denunciados pela Associação Etinoambiental – Kanindé. “Nossa imprensa maravilhosa”, finaliza.
