QUARTA-FEIRA, 26/11/2025

Em destaque

Ações da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer garantem atendimentos a crianças, adultos e idosos

Durante todo o ano, além do distrito-sede, as atividades da secretaria avançaram para os distritos de Porto Velho.

Por  André Oliveira / SMC/PMPV - 25

Publicado em 

Ações da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer garantem atendimentos a crianças, adultos e idosos
SMC/Semes

O esporte e o lazer são importantes ferramentas sociais para o progresso de um município, pois proporcionam o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida da população. Por esses motivos, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) incentivou e realizou diversas atividades esportivas e recreativas em 2023, bem como apoiou atletas porto-velhenses nas mais variadas modalidades esportivas, em campeonatos municipais, estaduais e nacionais.

Ao longo do ano de 2023, a Semes desenvolveu os projetos e programas que melhoraram a qualidade de vida das nossas crianças, jovens e idosos. A secretaria é responsável pelas seguintes atividades: Programa Talentos do Futuro e o Programa Qualidade de Vida, que contempla três projetos: Viva Bem, Viver Ativo e Rua de Lazer e Cidadania.

TALENTOS DO FUTURO

O Talentos do Futuro fechou o ano com 2.059 crianças e adolescentes inscritos no programa em 11 modalidades olímpicas e a capoeira, atendendo em Porto Velho, nos distritos do eixo da BR-364 e também do baixo Madeira. As atividades são realizadas em Porto Velho, distritos de Jaci-Paraná, Vista Alegre do Abunã, Extrema, Nova Califórnia, Nazaré, Calama, São Carlos, Demarcação, Cujubim Grande e Aldeia Kaxarari. As crianças e jovens recebem para os treinos uniformes, materiais esportivos e lanche diariamente.

VIVER ATIVO

O Projeto Viver Ativo atendeu 194 idosos na busca pela qualidade de vida e a longevidade, através do exercício físico regular e orientado, que pode melhorar aspectos físicos, sociais e psicológicos do indivíduo idoso. Em relação à quantidade de idosos atendidos por polos: a Quadra do Esperança da Comunidade, conta 92 alunos; o Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu), com 42; e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), 38 alunos com aula de hidroginástica.

VIVA BEM

Já o Projeto Viva Bem, que é realizado com educação física orientada em formato de aula por meio de múltiplas modalidades (Dança, Treino Funcional, Alongamento, Pilates, Hidroginástica, Local, Step, Jump e Aulas temáticas), atendeu quase 400 alunos. A quantidade de pessoas atendidas nos seis polos:

  • Quadra Sérgio carvalho: 39 (uma turma/manhã)
    · Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu): 216 (uma turma/manhã)
    · Quadra do Bairro Nacional: 34 (uma turma/tarde)
    · Skate Parque: 35 (uma turma/manhã)
    · Parque da Cidade: 20 (uma turma/tarde)
    · Praça CEU: 27 (uma turma/tarde)

PROJETO RUA DE LAZER

Outra atividade desenvolvida pela pasta é o Projeto Rua de Lazer, que oferece brincadeiras e atividades esportivas nos bairros e distritos de Porto Velho com objetivo da inclusão, socialização, empatia, respeito, disciplina e amizade. São oferecidas recreações como, por exemplo, pebolim, ping-pong, futebol de travinha, vôlei, pintura facial, desenho, cabo de guerra, pula corda e diversas outras ações com parceiros.

Em 2022 foram realizadas 13 ações do Rua de Lazer. Já em 2023, esse número superou as expectativas e são quase 30 edições do projeto nos bairros, e em especial nos distritos: Jaci-Paraná, Extrema, São Carlos, Vista Alegre e Nova Califórnia.

Além dos programas e projetos, a secretaria também realizou outros eventos em 2023, com a presença da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica na abertura das comemorações do aniversário de Porto Velho, na Vila Olímpica Chiquilito Erse. O encontro esportivo Brasil – Bolívia, que contou com a participação de equipes de Guayaramerín em uma competição de futebol na Vila Olímpica. E o apoio aos atletas em competições nacionais, como a July Claiane Souza participando do Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica, em Florianópolis (SC), a ginasta Nágela Santos Rodrigues, que disputou torneio em São Bernardo do Campo, São Paulo, e os judocas do Programa Talentos do Futuro, Anthony Gustavo, 15 anos, e Juliana Beatriz, de 12, que disputaram o Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, na cidade de Recife (PE).

De acordo com o secretário-adjunto da Semes, Edilson Pacheco, a meta da secretaria é aumentar ainda mais os serviços oferecidos à população. “O nosso balanço é muito positivo, o trabalho desenvolvido este ano superou as marcas de anos anteriores e o ano que vem o nosso objetivo é alcançar números ainda mais expressivos”, disse o adjunto.

Segundo a secretária da pasta, Ivonete Gomes, o trabalho da Prefeitura de Porto Velho é de grande importância para o bem-estar e qualidade de vida das crianças, jovens e adultos. “Um trabalho que é desenvolvido em respeito à nossa população, com investimentos também nos nossos polos de atividades. Reformamos o Ginásio Dudu, a Quadra do Esperança da Comunidade, do bairro Nacional, Três Marias e ainda muitas outras virão com a recuperação do Parque Aquático Vinícius Danin”, conclui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prêmio Nacional de Inovação abre inscrições e coloca Rondônia no mapa das grandes ideias

Prêmio Nacional de Inovação abre inscrições e coloca Rondônia no mapa das grandes ideias

Maior premiação de inovação do país busca projetos, empresas e pesquisadores que querem transformar o futuro; inscrições seguem até 5 de dezembro.
L
CONATS 2025 reúne especialistas na Amazônia para fortalecer gestão pública e terceiro setor

CONATS 2025 reúne especialistas na Amazônia para fortalecer gestão pública e terceiro setor

Evento gratuito acontece de 1º a 3 de dezembro em Porto Velho (RO) e convida instituições, estudantes e servidores públicos a participarem.
L
Mulheres em Jaru têm acesso gratuito à inserção de DIU de cobre

Mulheres em Jaru têm acesso gratuito à inserção de DIU de cobre

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Jaru oferece o Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre para mulheres em idade fértil. O método, que tem eficácia superior a 99% contra a gravidez, é uma opção de anticoncepcional de longa duração e gratuito.
L
Conselheiro Federal Alex Sarkis representa a OAB RO em seminário internacional sobre Direito Digital na Universidade Sapienza de Roma

Conselheiro Federal Alex Sarkis representa a OAB RO em seminário internacional sobre Direito Digital na Universidade Sapienza de Roma

O encontro reuniu algumas das principais autoridades jurídicas do Brasil e da Itália, consolidando-se como um dos mais relevantes fóruns de debate sobre inteligência artificial, transformação digital e os novos desafios regulatórios aplicados ao Direito.
L
COP30 eleva turismo brasileiro a novo patamar, avalia ministro Sabino

COP30 eleva turismo brasileiro a novo patamar, avalia ministro Sabino

Celso Sabino destacou o impacto positivo da Conferência do Clima (COP30) no Brasil, afirmando que o evento proporcionou reconhecimento internacional e melhorias logísticas que tornaram Belém, a porta de entrada da Amazônia, mais preparada para o ecoturismo e a demanda global.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em processo

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em processo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento virtual nesta quarta-feira (26) e aceitou a denúncia da PGR, tornando o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu pelo crime de coação no curso do processo.
L

In Foco Podcast: entrevista com Márcio Barreto

Prepare-se para um bate-papo esclarecedor sobre inovação, expansão e fortalecimento do turismo em Rondônia e Amazonas.
L
Defesas de Bolsonaro e outros réus contestam execução imediata das penas

Defesas de Bolsonaro e outros réus contestam execução imediata das penas

As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos demais réus condenados pela trama golpista manifestaram “surpresa” e “indignação” com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
L
Moraes autoriza comida especial para Bolsonaro na prisão da PF

Moraes autoriza comida especial para Bolsonaro na prisão da PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (25) que o ex-presidente Jair Bolsonaro receba alimentação especial na carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, atendendo a um pedido da defesa.
L
Maioria no STF referenda decisões de prisão de Bolsonaro e seis réus

Maioria no STF referenda decisões de prisão de Bolsonaro e seis réus

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria provisória, com três votos, para referendar as decisões do ministro Alexandre de Moraes que determinaram a execução das penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis condenados pela trama golpista.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bombeiros Militares são incluídos na Atividade Delegada em Porto Velho após articulação de Dr. Santana

Bombeiros Militares são incluídos na Atividade Delegada em Porto Velho após articulação de Dr. Santana

O Executivo Municipal encaminhou à Câmara um novo projeto que garante a participação dos Bombeiros Militares na Atividade Delegada, corrigindo uma ausência do texto original após articulação institucional e diálogo promovido pelo vereador Dr. Santana (PRD).
L
Lula: Prisão de Bolsonaro e militares por golpe é "lição de democracia"

Lula: Prisão de Bolsonaro e militares por golpe é “lição de democracia”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (26) que o Brasil demonstrou maturidade democrática com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos militares condenados pela tentativa de golpe de Estado.
L
Moraes cobra explicações sobre uso de celular por Nikolas em visita a Bolsonaro

Moraes cobra explicações sobre uso de celular por Nikolas em visita a Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 24 horas para que a defesa de Jair Bolsonaro se manifeste sobre o uso de celular pelo deputado Nikolas Ferreira durante uma visita, o que contraria uma proibição judicial.
L
Combate à pobreza em Rondônia recebe aprovação de R$ 10 milhões na Assembleia Legislativa

Combate à pobreza em Rondônia recebe aprovação de R$ 10 milhões na Assembleia Legislativa

Deputados autorizam crédito para financiar 35 projetos de inclusão social e fortalecimento comunitário em 2025
L
Alero aprova crédito extra para garantir serviços administrativos da Sugesp

Alero aprova crédito extra para garantir serviços administrativos da Sugesp

Realocação de mais de R$ 10,7 milhões assegura continuidade de serviços essenciais do governo estadual.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia prende suspeito e recupera bens de servidora feita refém em assalto

Polícia prende suspeito e recupera bens de servidora feita refém em assalto

Um jovem foragido da Justiça foi preso pela Polícia Militar no condomínio Orgulho do Madeira, em Porto Velho, após ser flagrado com materiais roubados de uma servidora pública e seu filho, vítimas de um violento assalto e sequestro-relâmpago ocorrido na madrugada desta quarta-feira (26).
14
Moto de vigilante é recuperada após roubo em bairro de Porto Velho

Moto de vigilante é recuperada após roubo em bairro de Porto Velho

O vigilante foi rendido por dois homens armados na Zona Leste de Porto Velho; a moto roubada foi localizada pelo 1º BPM na manhã seguinte.
12
Homem foge depois de espancar e quebrar o braço da esposa na zona leste

Homem foge depois de espancar e quebrar o braço da esposa na zona leste

PM atende ocorrência na Rua Turquesa, no bairro Socialista, e vítima é levada para a UPA Leste.
16
Vigilante é assaltado enquanto fazia ronda

Vigilante é assaltado enquanto fazia ronda

Polícia Militar localizou a motocicleta roubada na zona Leste e segue investigando os autores do assalto ao vigilante.
10
Homem é preso em Porto Velho por rede mundial de pedofilia

Homem é preso em Porto Velho por rede mundial de pedofilia

Um homem de 20 anos foi preso em Porto Velho (RO) suspeito de integrar uma rede mundial de pedofilia, armazenando e compartilhando pornografia infantil, inclusive material gerado por Inteligência Artificial (IA).
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: VITAL DO SACRAMENTO GOMES

LICENÇAS AMBIENTAL – Licença Previa – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO
L

Requerimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI
L

Recebimento da Licença Ambiental: J C RIBEIRO LTDA-ME

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00149.003/2025-SUL,
L
Vacina de dose única do Butantan contra dengue pode ser solução global

Vacina de dose única do Butantan contra dengue pode ser solução global

Com o registro aprovado pela Anvisa nesta quarta-feira (26), o imunizante brasileiro Butantan-DV pode auxiliar no controle da dengue, uma doença em expansão global devido às mudanças climáticas, sendo o primeiro no mundo a ter dose única.
L
FGTS é liberado para imóveis de até R$ 2,25 milhões

FGTS é liberado para imóveis de até R$ 2,25 milhões

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a unificação das regras, permitindo que contratos antigos e novos utilizem o fundo para financiamento de unidades habitacionais de até R$ 2,25 milhões.
L
Instituições privadas iniciam prazo para adesão ao Fies 2026

Instituições privadas iniciam prazo para adesão ao Fies 2026

Faculdades privadas interessadas em ofertar vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 devem emitir o termo de adesão a partir desta quinta-feira (27), conforme edital do Ministério da Educação.
L
Trabalhadores de Costa Marques e São Miguel do Guaporé recebem kit de proteção individual do governo de RO

Trabalhadores de Costa Marques e São Miguel do Guaporé recebem kit de proteção individual do governo de RO

Ação do Rondônia Recicla reforça segurança e inclusão social de trabalhadores da coleta seletiva em dois municípios
L
Rondônia Cidadã leva serviços essenciais a distritos de Porto Velho em nova edição do programa

Rondônia Cidadã leva serviços essenciais a distritos de Porto Velho em nova edição do programa

Programa leva atendimento em saúde, assistência social, documentação e orientações diversas aos moradores da Ponta do Abunã
L
Lançamento de curta rondoniense em Libras fortalece inclusão da comunidade surda

Lançamento de curta rondoniense em Libras fortalece inclusão da comunidade surda

Produção “Há Sinais”, contemplada pelo Edital 01/2024 da Sejucel, estreia nesta quinta-feira (27) com narrativa integralmente construída em Libras
L
Semana Cultural celebra 37 anos do CMACE Jorge Andrade com arte e memória

Semana Cultural celebra 37 anos do CMACE Jorge Andrade com arte e memória

Semana Cultural Jorge Andrade destaca trajetória de 37 anos e reforça importância da formação artística
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.