QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: De volta para o futuro

Angela Gandra Martins

Por Gabriela Romão - 30

Publicado em 

75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: De volta para o futuro

Após 75 anos, completados em 10/12, a Declaração Universal de Direitos Humanos ainda não conseguiu garantir  os direitos previstos neste documento para as  pessoas. A confirmação disso são os conflitos no mundo, as guerras, além das violações diárias de direitos como alimentação, saúde e habitação. No Brasil, não é diferente.

Tive a oportunidade de participar do V Transatlantic Summit promovido pelo Political Network for Values, no último dia 17, na sede da ONU, em Nova York, celebrando os 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, sob o tema “Afirmando os Direitos Humanos Universais – Unindo Culturas em Prol da Vida, da Família e das Liberdades”, com 200 políticos e líderes de 40 países. Juntamente com o Presidente da Rede, Jose Antonio Kast, estavam presentes Erwin Ronquillo, Ministro de Proteção à Criança do Equador; Raúl Latorre, Presidente da Câmara dos Deputados do Paraguai; Margarita la Pisa, do Parlamento Europeu; Paivi Rasanen, membro do Parlamento da Finlândia, entre tantos. Do Brasil, estavam também os Deputados Nikolas Ferreira, Chiara Biondini,Cristiano Caporezzo e Pablo Almeida, de Minas Gerais.

Os debates giraram em torno dos originais direitos humanos, glosados e claramente defendidos por um documento gerado pela atrocidade do holocausto e condenado segundo o direito natural, em contraposição a um “direito “ positivo que o violava.

Partindo do próprio cerne da Declaração, que se fundamenta na dignidade da pessoa humana e seus corolários, revisitamos o direito à vida desde a concepção, que já abriga todo o código genético do novo ser; o valor da mulher e da família, sua proteção e projeção bem como o direito prioritário à educação, tocando ainda o respeito à cada criança, seu coração e afetividade, evitando sua manipulação precoce, à revelia dos pais, etc.

Tocamos ainda o tema da liberdade constitutiva e a defesa das liberdades civis, desde a religiosa que engloba a liberdade de consciência e o próprio código moral de cada pessoa, à hoje tão violada liberdade de expressão, impactada pela seletividade e pela cultura de cancelamento, bem como por um falso conceito de  democracia.

Os temas foram abordados por parlamentares, líderes da sociedade civil e organizações não governamentais que trabalham os tópicos supramencionados, tais, como, por exemplo, o Global Center of Human Rights; Center for Fundamental Rights; Live Action, entre outros.

Foi ainda abordado pelo Dr. Bernard Garcia Larrain, do “Juristes pour L’Infance”, o conteúdo evocado pela Declaração de Casablanca – da qual também sou signatária -, que pôde apresentar com clareza o que envolve a prática do que denominamos no Brasil de “barriga de aluguel” , no que se refere ao cativeiro da mulher e ao nocivo desenvolvimento da criança.

De minha parte, além de destacar o exercício de cidadania que tenho comprovado como altamente saudável, dando vazão à democracia participativa como liberdade civil, trouxe também a questão da propriedade, que projeta a família e a liberdade, como bem afirma Frederick Bastiat, em seu livro “A Lei”.

No que se refere à vida, pareceu-me oportuno sublinhar que, se o primeiro direito humano, sem o qual outros não podem ser exercidos, é nascer, o segundo é comer, para manter a vida.

Nesse sentido, podemos, muitas vezes, ocupar o tempo com “direitos” que não são nem direitos nem humanos, e perder de vista o essencial: a segurança alimentar, seguida da qualidade de vida, do cuidado, da vulnerabilidade, etc.

Particularmente, penso em nosso Brasil, que pode alimentar o mundo, e, que, por falta de políticas públicas focadas efetivamente no bem comum, de um lado, e, por excesso de absolutização axiológica da terra em detrimento do ser humano, de outro, acaba por faltar a esse dever básico, que pode ser seguido, diga-se de passagem, pela oferta de trabalho, que a própria terra fornece.

Por fim, os jovens que participaram do evento, leram a proposta de Declaração preparada para a ocasião, ressaltando os direitos originais que se encontram ameaçados, para que possam ser mais amplamente divulgados e defendidos, garantindo um futuro humana e socialmente mais próspero.

Cito aqui alguns pontos nevrálgicos dessa Declaração: paz; respeito à soberania dos países; segurança; proteção da maternidade e da infância; liberdade de opinião sem perseguição; informação sem ideologização; apoio à formação das famílias, em bom ambiente, com estabilidade e de acordo com suas próprias convicções morais; fomento da saudável convivência entre culturas e suas manifestações, e, assim por diante.

Enfim, uma rajada de ar fresco para lembrar como e o quanto somos, como diria Hannah Arendt, simplesmente humanos, e, que, não se pode subestimar nossa capacidade de desejarmos ser tratados e nos realizarmos como tal, não como meios para fins utilitaristas, mas como fins em si mesmos, com toda a potencialidade e riqueza que nossa natureza encerra em cada um de seus exemplares únicos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Jurista Ives Gandra Martins critica o uso excessivo de sigilo pelos Três Poderes e aponta distanciamento dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988.
L

Sebrae RO orienta pequenos negócios sobre renegociação de débitos com a União

Empreendedores de Rondônia têm até esta sexta-feira (30) para regularizar dívidas inscritas na Dívida Ativa.
L
Semagric promove evento em Porto Velho com foco na agricultura familiar e políticas públicas

Semagric discute planejamento da agricultura familiar e ações do Programa Porteira Adentro

Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) ocorre nesta sexta-feira (30).
L
Brasil oficializa pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Brasil oficializa pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Governo brasileiro entrega solicitação ao Departamento de Estado norte-americano para garantir o cumprimento da pena de 16 anos de prisão do ex-diretor da Abin.
L
Nova 364 amplia limpeza de canais para evitar cheias em Cacoal

Nova 364 amplia limpeza de canais para evitar cheias em Cacoal

Concessionária retira quatro caminhões de resíduos de ponto estratégico na BR 364 para garantir o escoamento das águas pluviais durante o período de chuvas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução da agência reguladora permite cultivo por empresas para fins farmacêuticos e libera a venda de produtos em farmácias de manipulação.
L
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6x1

Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6×1

Ministra Gleisi Hoffmann afirma que a mudança na escala de trabalho é prioridade e o texto pode ser unificado para garantir a aprovação ainda no primeiro semestre.
L
Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Governo oficializa unidades em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro como centros de formação profissional, visando ampliar a oferta de especialistas no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Recurso destinado ao custeio de hospital e UBS já está disponível nas contas da prefeitura; investimento na saúde de Nova Mamoré garante manutenção de serviços 24h
L
Publicidade

POLÍCIA

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Homem em uma motocicleta disparou diversas vezes contra o residencial; ninguém foi atingido.
10
PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

Ação conjunta entre Polícia Federal, Ibama e Funai resultou na inutilização de uma draga que operava clandestinamente em terra indígena na fronteira com a Bolívia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M. Z. S. SERRARIA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO, LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA
L

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Prefeitura substitui modelo antigo por peças na cor verde após dez anos
L
Dívida Pública Federal sobe 18% e atinge R$ 8,6 trilhões em 2025

Dívida Pública Federal sobe 18% e atinge R$ 8,6 trilhões em 2025

O avanço do endividamento foi impulsionado pelo reconhecimento de R$ 879,9 bilhões em juros e pela emissão de novos títulos públicos pelo Tesouro Nacional no último ano.
L

Hip Hop em Foco: Batalha do Centro promove arte no espaço público com edição especial

O evento gratuito na Praça Jonathan Pedrosa reunirá MCs de Rondônia e do Acre, além de pocket shows e intervenções de graffiti.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.