SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

Ações da Emater em 2023 impulsionam a produção e fortalecem a agricultura familiar em Rondônia

Serviços de assistência técnica e extensão rural têm sido fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Por Wania Ressutti / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Ações da Emater em 2023 impulsionam a produção e fortalecem a agricultura familiar em Rondônia
Ana Paula Rocha, Robson Paiva, Jessica Ocampo, Irene Mendes

O ano de 2023 foi de conquistas para o estado de Rondônia no cenário nacional e grande parte delas se deve às ações desencadeadas pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO). As atividades voltadas para a produção reforçam a qualidade e resultam em conquistas com reconhecimentos e títulos de produção e produtividade com os melhores produtores do país. Em nível nacional, Rondônia é destaque pela potencialidade agroeconômica e desponta no cenário internacional com prêmios que comprovam a qualidade e excelência de seus produtos.

Os serviços desenvolvidos pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que este ano completa 75 anos de atividade no Brasil, têm sido fundamentais para o desenvolvimento da agricultura brasileira que vem registrando um grande crescimento nas últimas décadas, com reflexo positivo na agricultura familiar rondoniense. Prova disso é o forte investimento que o Governo de Rondônia vem fazendo nesse segmento reforçado com atuação da Secretaria de Estado da Agricultura, e pela assistência técnica direta à família rural, prestada pela Emater.

Para o governador Marcos Rocha, Rondônia vem apresentando uma evolução na produção de alimentos e isso tem representado um grande avanço tanto para a economia do Estado quanto para a melhoria da renda familiar. “Rondônia é um estado em pleno desenvolvimento, um polo de negócios para o Brasil, e com atrativos que estão sendo levados para o Brasil e para o mundo. Os investimentos do Governo de Rondônia têm alavancado setores produtivos fortalecendo a agricultura familiar, o agronegócio, a piscicultura, a pecuária e tantos outros setores da economia. O governo tem garantido assistência, além de possibilitar a distribuição de mudas de café e cacau e calcários para melhor atender o setor produtivo do Estado e, isso tem refletido de forma positiva para que o Estado cresça e os produtos possam ser reconhecidos em nível nacional”, ressaltou.

CAFÉ MATAS DE RONDÔNIA

Ações da Emater em 2023 impulsionam a produção e fortalecem a agricultura familiar em Rondônia
Ana Paula Rocha, Robson Paiva, Jessica Ocampo, Irene Mendes

O café recebeu o primeiro selo de indicação geográfica (IG)

O Concurso de Qualidade e Produtividade do Café (Concafé) é um dos importantes passos para alavancar a lavoura cafeeira de Rondônia. O Concafé trouxe um estímulo além das expectativas, levando produtores a conquistarem títulos nacionais de melhor café da espécie canéfora e revelando o forte potencial do Estado para a cafeicultura.

Com isso, Rondônia que já vinha ganhando destaque no cenário nacional com o desenvolvimento do café robusta amazônico, recebeu o primeiro selo de indicação geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional de Pesquisa Industrial (INPI), órgão responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

O IG Matas de Rondônia foi importante para que os cafeicultores rondonienses buscassem cada vez mais um café de qualidade produzido com sustentabilidade e agregasse valor ao produto. Hoje, o café de Rondônia está em alta e sendo vendido para vário estados do país.

CACAU EM AMÊNDOAS

Ações da Emater em 2023 impulsionam a produção e fortalecem a agricultura familiar em Rondônia
Ana Paula Rocha, Robson Paiva, Jessica Ocampo, Irene Mendes

O cacau rondoniense está entre os principais produtores do país

A cacauicultura é outra atividade agrícola que vem recebendo assistência técnica da Emater-RO e se revelou de grande destaque  neste ano. Para se ter uma ideia, em 2023, o cacau de Rondônia foi premiado nacionalmente em  primeiro lugar do 5º Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade, nas categorias Varietal e Mistura (Blend), durante evento ocorrido em Ilhéus, na Bahia.

Assim como o café, o cacau recebe incentivo do Governo de Rondônia por meio do programa “Plante Mais” de distribuição de mudas de qualidade. Em pouco tempo, o cacau rondoniense retomou seu lugar ficando entre os quatro principais produtores do país que são: Pará, Bahia, Rondônia e Espírito Santo.

Em novembro de 2023, o cacau de Rondônia alcançou mais uma conquista ao receber a certificação de indicação geográficas conferida aos produtores característicos do seu local de origem, com um detalhe: o registro abrange os 52 municípios de Rondônia elevando o Estado a referência na cultura do cacau em amêndoas.

TAMBAQUI 

A piscicultura no estado de Rondônia tem se destacada com a implantação do programa “Peixe Saudável”, que levou incentivo à produção com atendimento particularizado ao piscicultor da agricultura familiar. A projeção nacional veio com o Festival do Tambaqui da Amazônia realizado em várias cidades brasileiras que, além de abrir o mercado para o peixe rondoniense, apresentou à iguaria ao mercado internacional, inclusive levando a costelinha de tambaqui a ser reconhecida como o melhor novo produto de Foodservice (serviço de alimentação), na Seafood Expo NorthAmerica, maior feira de pescados da América do Norte, realizada em Boston, nos Estados Unidos.

Ações da Emater em 2023 impulsionam a produção e fortalecem a agricultura familiar em Rondônia
Ana Paula Rocha, Robson Paiva, Jessica Ocampo, Irene Mendes

Rondônia é um dos maiores produtores de peixes nativos do Brasil

Rondônia é um dos maiores produtores de peixes nativos do Brasil que vem se expandindo nas últimas décadas. Criado em tanques escavados ou construídos em córregos e igarapés, o tambaqui do Vale do Jamari possui atributos similares aos existentes em ambiente natural. Com isso, em 2023 o estado se consagrou com o reconhecimento da Indicação Geográfica na categoria indicação de procedência para a produção de tambaqui na região do Vale do Jamari.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL
Além dessas conquistas, a Emater-RO tem voltado suas ações para o desenvolvimento da agricultura familiar. As ações de Ater prestadas a essas famílias têm proporcionado uma evolução tecnológica, com ferramentas mais eficientes e elevando os serviços a um novo patamar de soluções digitais. “Toda essa estruturação e apoio que o Governo do Estado vem fortalecendo a Emater para as ações junto às famílias rurais. A expectativa é que em 2024 possamos usufruir ainda mais essas conquistas estendendo-as à novas famílias”, disse o diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Para 2024, a expectativa é que os serviços de assistência técnica e extensão rural possam levar mais tecnologia para o campo, consolidando o desenvolvimento sustentável da agricultura que é o setor que mais cresce no país.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mariana Belandi destaca empreendedorismo e apresenta o podcast Bora Alí no Giro News

No Giro News, a empresária Mariana Belandi compartilhou sua trajetória, falou sobre sua atuação no empreendedorismo e detalhou o propósito do novo podcast Bora Alí, voltado a valorizar Rondônia e quem constrói o estado.
L

Conexão RH recebeu Elton Vieira, esporte e saúde em foco

No Conexão RH, Elton Vieira compartilhou experiências, aprendizados e alertas sobre saúde, prevenção e esporte em uma conversa leve e inspiradora.
L
Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Iniciativa vai beneficiar 50 alunos com atividades culturais no bairro Cristo Rei.
L
Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré inicia programação especial do feriado com quatro dias de música ao pôr do sol

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré inicia programação especial do feriado com quatro dias de música ao pôr do sol

De quinta a domingo, o Palco Pôr do Sol recebe artistas da cena musical da capital, sempre das 18h às 21h. A programação é patrocinada pela Coronel Church.
L
Área plantada para a safra cresce mais de 20% em Rondônia e acende alerta para riscos com maquinários próximos à rede elétrica

Área plantada para a safra cresce mais de 20% em Rondônia e acende alerta para riscos com maquinários próximos à rede elétrica

A proximidade de colheitadeiras, tratores, pulverizadores e outros equipamentos com cabos e postes de energia elétrica exige muita atenção. Antes de iniciar qualquer atividade, é fundamental planejar as operações, verificar a altura dos maquinários e identificar a localização das redes elétricas na área de trabalho.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
L
Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

O novo boletim do Ministério da Saúde confirma o aumento para 16 do número de vítimas fatais por intoxicação por metanol e registra 62 casos confirmados no país.
L
Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Abertura oficial do Porto Velho Luz acontece às 19h, com presença do prefeito Léo Moraes, e reúne música, atrações infantis e atividades culturais organizadas pela Funcultural.
L

IFRO projeta R$ 82 milhões em investimentos para o próximo ano e abre 3.704 vagas: Confira entrevista exclusiva com o Reitor no Giro News

Em entrevista ao Giro News, o reitor Moisés José Rosa Sousa apresenta obras concluídas, novos campi, 3.704 vagas para 2026 e projetos que aproximam o IFRO da população de todo o estado.
L

COP30, 19/11: Brasil pressiona por acordo antecipado; coalizão de 80+ países cobra roteiro para fim dos fósseis

Lula e Guterres intensificam negociações em Belém; Brasil apresenta protagonismo em temas-chave e busca convergência global.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

A medida abrange 31 comunidades em 14 estados, beneficiando 5,2 mil famílias, e foi anunciada no Palácio da Alvorada para marcar o Dia da Consciência Negra.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Veículo adquirido por emenda parlamentar reforça a rede municipal de saúde e garante mais acessibilidade, conforto e segurança aos pacientes.
L
Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

O parlamentar do PT foi filmado trocando agressões com um homem na rua e, em vídeo, disse que reagiu após ser xingado e ter o carro jogado contra ele e uma amiga.
L
PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

Deputados federais do PSOL-RJ protocolaram o pedido no STF alegando que o parlamentar, condenado por trama golpista, fugiu do país e desrespeitou a proibição de deixar o território nacional.
L
Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por trama golpista, foi filmado em Miami e não comunicou sua saída do país à Presidência da Casa.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em Rondônia

PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em Rondônia

Grupo foi surpreendido durante negociação ilegal de pedras preciosas na zona rural de Espigão D’Oeste/RO
10
Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Ronônia

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Rondônia

Adolescente desapareceu após entrar na água com amigos que fugiram sem pedir ajuda.
18
Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Ataque a bala aconteceu próximo à Colônia dos Mineiros, em Comodoro.
14
Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

Força Tática do 7° BPM prende casal por tráfico de drogas em Ariquemes

A ação da Força Tática do 7° BPM prendeu Joice Souza Santos e André Luiz em uma boca de fumo no Setor 11, onde foram apreendidas porções de maconha.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

Ação de doação de alimentos na COP 30 beneficia cozinhas e cooperativas do Pará, que também receberam equipamentos utilizados em atividades gastronômicas durante a conferência.
L
Unicef: Mais de 400 milhões de crianças vivem em privação severa

Unicef: Mais de 400 milhões de crianças vivem em privação severa

Em países de baixa e média renda, uma em cada cinco crianças enfrenta privações em duas ou mais áreas essenciais, como saúde e moradia, segundo relatório divulgado no Dia Mundial da Criança.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Gás gratuito para 1 milhão de famílias começa na segunda-feira

Gás gratuito para 1 milhão de famílias começa na segunda-feira

O programa Gás do Povo, que oferece a recarga gratuita do botijão, inicia em dez capitais na próxima segunda-feira e deve beneficiar 15 milhões de famílias até março de 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.