QUARTA-FEIRA, 11/02/2026

Em destaque

Meninas são mais afetadas por mudanças climáticas

Estudo entrevistou garotas em oito países, incluindo o Brasil.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Meninas são mais afetadas por mudanças climáticas
Agência Brasil/Marcello Casal Jr.
Crescimento dos casamentos infantis, abandono da escola e aumento do trabalho doméstico estão entre alguns dos efeitos da crise climática que atingem mais meninas, ampliando a desigualdade entre os gêneros. Um estudo da Organização Não Governamental (ONG) Plan International em oito países, entre os quais o Brasil, revelou os efeitos das transformações do clima na vida de garotas menores de 18 anos de idade.  

A pesquisa focou no acesso à educação a partir de entrevistas com 78 meninas do Brasil, Benim, Camboja, El Salvador, Filipinas, República Dominicana, Togo e Vietnã. Segundo o levantamento, devido às desigualdades e discriminações de gênero que já existem nesses países, elas acabam sendo mais afetadas pelas mudanças climáticas.

“As meninas têm uma redução significativa da frequência escolar no contexto das mudanças climáticas porque, muitas vezes, elas são sobrecarregadas dentro de casa. As meninas são muito mais convocadas pelas suas famílias para cumprir essa responsabilidade do que os meninos”, destacou Júlia Ferraz, especialista em mudanças climáticas e emergências da Plan International.

No Vietnã, por exemplo, a adolescente Uyen afirma que os pais preferem tirar as meninas da escola e manter os meninos, porque entendem que elas são responsáveis por ajudar nas tarefas domésticas. Dados do Fundo Malala apontam que as mudanças climáticas podem retirar das escolas, a cada ano, pelo menos 12,5 milhões de garotas em 30 países vulneráveis ao clima.

Casamentos infantis

Outra consequência da crise climática é o aumento dos casamentos infantis ligado à elevação da pobreza. A pesquisa identificou esse crescimento nas regiões afetadas pela crise climática, principalmente onde há inundações.

“O casamento infantil acaba sendo uma estratégia negativa de sobrevivência dessas famílias que, ao fazer esse casamento, ela transfere a responsabilidade sobre a garota para os cuidados de outro núcleo familiar que vai prover e dar comida”, explicou.

A Plan International recomendou a reformulação das políticas para mudanças climáticas, com o objetivo de prever a dimensão da desigualdade entre os gêneros, trabalhando também com o combate a esse tipo de discriminação.

“É fundamental se trabalhar com as comunidades, principalmente por meio da educação, enfatizando que esses padrões precisam ser desconstruídos para melhorar a situação das meninas, para que elas não enfrentem os impactos da crise climática de forma tão desproporcional”, afirmou Júlia Ferraz.

Financiamento climático infantil

Em outra pesquisa realizada pela mesma ONG, verificou-se que de 591 projetos financiados por fundos ligados ao clima, e executados ao longo de 17 anos, apenas 5% deles foram destinados prioritariamente a atividades voltadas às crianças. Isso representou apenas 2,4% dos recursos mobilizados para a crise climática. Além disso, apenas um dos projetos foi direcionado à educação de crianças.

“De todos os financiamentos climáticos feitos pelos principais fundos climáticos, apenas um é endereçado à questão da educação. Isso é muito grave. Se a gente não trabalhar no eixo da educação com a mudança de paradigma de padrões, fica super difícil construir qualquer coisa”, concluiu Ferraz.

Crise amplia desigualdades

Além de ampliar a desigualdade de gênero, a crise climática aumenta todas as demais desigualdades, segundo o coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Eduardo Young.

O professor destacou que os países mais ricos sofrerão menos porque tem mais recursos para investir na adaptação para as mudanças climáticas. “Isso é fácil de você perceber quando você tem um furacão passando no Caribe, em que morrem milhares de pessoas nos países caribenhos ou centro-americanos. Esse furacão chega na costa americana e o número de óbitos cai menos de uma dezena”, exemplificou.

Além disso, Young acrescentou que o aquecimento da Terra vai ser mais intenso nos locais mais quentes. “Você vai ter, por exemplo, a possibilidade de expansão de áreas agrícolas onde hoje não pode ter agricultura, como no norte dos Estados Unidos, no Canadá e na Sibéria. Em compensação, na África subsaariana, você vai ter um colapso da agricultura, vai ficar desertificado. A tendência, então, é aumentar a desigualdade entre os países”, afirmou.

As desigualdades também devem aumentar dentro do mesmo país. O professor da UFRJ lembrou que, no Brasil, os pobres costumam viver nos locais de maior risco, como morros e beira dos rios, mais afetados por fortes chuvas e inundações.

“A probabilidade de um evento extremo se transformar num desastre, numa área pobre, sem infraestrutura, com baixa capacidade de renda, sem cobertura florestal, é muito maior do que numa área rica, que tem capacidade de investimento, que tem uma estrutura adequada para lidar com essa questão”, destacou Young.

Os eventos climáticos extremos também devem impactar de forma severa a agricultura familiar de subsistência do que a agricultura irrigada e capitalizada. “Têm estudos mostrando que a agricultura no Brasil que mais sofre com eventos climáticos extremos é a agricultura de feijão e de milho do semiárido brasileiro”, finalizou o professor da UFRJ.

Crise Climática

Os gases do efeito estufa lançados na atmosfera vêm aumentando a temperatura do planeta desde a Revolução Industrial (séculos 18 e 19), principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis, o que impulsiona a atual crise climática, marcada por eventos extremos, como o calor excessivo, as secas prolongadas e as chuvas intensas.

No Acordo de Paris, em 2015, 195 países se comprometeram a combater o aquecimento global “em bem menos de 2º C acima dos níveis pré-industriais”, buscando limitá-lo a 1,5ºC acima dos níveis antes da Revolução Industrial.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha 'Não é Não' conscientiza contra assédio no Carnaval

Campanha ‘Não é Não’ conscientiza contra assédio no Carnaval

Governo do Rio reforça ações de combate à violência sexual após dados revelarem que metade das mulheres já sofreu algum tipo de assédio durante a festividade.
L
Cade aprova ampliação da participação da United na Azul

Cade aprova ampliação da participação da United na Azul

Decisão unânime permite que aérea estadunidense invista 100 milhões de dólares na Azul, elevando sua fatia para 8% do capital social em meio ao processo de recuperação.
L
EcoPVH esclarece que pagamentos da prefeitura estão em dia

EcoPVH esclarece que pagamentos da prefeitura estão em dia

Empresa de limpeza urbana nega atrasos por parte do Município e explica que falha em vale-alimentação foi erro técnico de operadora já solucionado em Porto Velho.
L
CadÚnico: Prefeitura levará serviços de assistência aos distritos

CadÚnico: Prefeitura levará serviços de assistência aos distritos

Vila Calderita será a primeira comunidade contemplada pela ação da Semias para garantir inclusão social e atualização cadastral.
L
Zeladores e auxiliares de serviços gerais recebem homenagem da Prefeitura

Zeladores e auxiliares de serviços gerais recebem homenagem da Prefeitura

Com dedicação diária, eles garantem conservação, limpeza e organização dos espaços públicos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Violência de Gênero, Misoginia e Dados Oficiais

A proposta do programa é informar, conscientizar e estimular uma discussão qualificada, que ajude a transformar números e diagnósticos em ações concretas na vida real.
L
Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Sisu 2026: universidades começam a chamar candidatos da lista de espera

Estudantes devem acompanhar convocações nos sites das instituições.
L
MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

MEC revoga edital para criação de novos cursos privados de medicina

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
L
Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Imunizante passa a incluir proteção contra tumores de orofaringe, cabeça e pescoço.
L
Governo envia alerta sobre novo Imposto de Renda pelo Gov.br e WhatsApp

Governo envia alerta sobre novo Imposto de Renda pelo Gov.br e WhatsApp

Trabalhadores que ganham até R$ 5 mil já estão isentos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Supremo Tribunal Federal libera campanhas de boicote na internet

Supremo Tribunal Federal libera campanhas de boicote na internet

Por maioria de votos, ministros decidem que mobilizações da sociedade civil contra eventos ou organizações são protegidas pela liberdade de expressão no país.
L
Elias Rezende: novo comando do PRD em Rondônia

Elias Rezende: novo comando do PRD em Rondônia

Elias Rezende assume o PRD em Rondônia e lidera federação com seis deputados, ampliando articulação política e reorganização partidária no estado.
L
Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Governo estuda regras para verificar idade de usuários na web

Consulta pública indica que sites com conteúdos de risco devem adotar sistemas rigorosos de checagem para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Proposta segue para o Senado e amplia recursos do regime especial.
L
Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Sessão foi interrompida e deve continuar nesta quinta-feira.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR-364

PRF em Rondônia apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR-364

Entorpecente foi localizado em mala no compartimento de bagagem durante fiscalização em Vilhena.
10
Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Ex-chefe da Vigilância Sanitária é alvo de buscas em Costa Marques

Polícia Civil apreendeu simulacros e 25 mil reais em espécie na casa do investigado, que teria ameaçado pessoas com arma de fogo em uma distribuidora local.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Rondônia

Agentes de Machadinho d’Oeste detiveram um homem investigado por crime contra uma criança de 5 anos após denúncia de familiares e investigação da delegacia local.
16
Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Acusado teria cometido crimes em ao menos dois estabelecimentos,
14
Denarc apreende 11 quilos de Skunk em lava jato na Capital

Denarc apreende 11 quilos de Skunk em lava jato na Capital

Operação das Divisas resulta na prisão de proprietário e na apreensão de entorpecentes e veículo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: M HERMELINO NETO VEICULOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Jornada de Inovação: FIERO debate transição verde

Jornada de Inovação: FIERO debate transição verde

Evento em Porto Velho reúne indústria e startups para discutir inovação, financiamento e transição ecológica e digital no setor produtivo regional.
L
Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Globo quebra padrão e mantém Sol Vega no BBB26 após expulsão

Após desclassificação por agressão, emissora adota procedimento diferente de casos anteriores e mantém foto da participante no site oficial do reality.
L
Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Governo Federal oferece 1,2 mil vagas para médicos especialistas em regiões remotas do país com bolsas que podem chegar a 20 mil reais mensais pelo SUS.
L
Dólar cai e Bolsa bate novo recorde com cenário externo e eleição

Dólar cai e Bolsa bate novo recorde com cenário externo e eleição

Moeda recua a R$ 5,18 enquanto Ibovespa supera 190 mil pontos; payroll dos EUA e pesquisa eleitoral brasileira influenciam humor do mercado.
L

Recebimento da Licença Ambiental: J. M. ARAGAO & CIA LTDA

Licença Ambiental Simplificada SUL 67
L
Reforma Tributária: impacto em Rondônia

Reforma Tributária: impacto em Rondônia

Reforma Tributária muda economia de Rondônia; transição até 2033 exige preparação técnica de empresas em logística, agro, comércio e serviços.
L
Cras Elizabeth Paranhos realiza visitas para comprovação de famílias unipessoais em Porto Velho

Cras Elizabeth Paranhos realiza visitas para comprovação de famílias unipessoais em Porto Velho

Ação no bairro Nacional verifica dados do Cadastro Único com o objetivo de garantir regularidade e transparência nos benefícios sociais.
L
Volkswagen do Brasil alcança 15 milhões de veículos produzidos na fábrica Anchieta

Volkswagen do Brasil alcança 15 milhões de veículos produzidos na fábrica Anchieta

Unidade de São Bernardo do Campo reúne produção, engenharia, pesquisa e desenvolvimento
L
Jaru convoca aprovados para quatro cargos

Jaru convoca aprovados para quatro cargos

Prefeitura de Jaru chama 21 aprovados para motorista, vigilante, zelador e cozinheiro; convocados têm três dias úteis para apresentar documentos e tomar posse.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.