TERÇA-FEIRA, 05/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Meninas são mais afetadas por mudanças climáticas

Estudo entrevistou garotas em oito países, incluindo o Brasil.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Meninas são mais afetadas por mudanças climáticas
Agência Brasil/Marcello Casal Jr.
Crescimento dos casamentos infantis, abandono da escola e aumento do trabalho doméstico estão entre alguns dos efeitos da crise climática que atingem mais meninas, ampliando a desigualdade entre os gêneros. Um estudo da Organização Não Governamental (ONG) Plan International em oito países, entre os quais o Brasil, revelou os efeitos das transformações do clima na vida de garotas menores de 18 anos de idade.  Meninas são mais afetadas por mudanças climáticas - News RondôniaMeninas são mais afetadas por mudanças climáticas - News Rondônia

A pesquisa focou no acesso à educação a partir de entrevistas com 78 meninas do Brasil, Benim, Camboja, El Salvador, Filipinas, República Dominicana, Togo e Vietnã. Segundo o levantamento, devido às desigualdades e discriminações de gênero que já existem nesses países, elas acabam sendo mais afetadas pelas mudanças climáticas.

“As meninas têm uma redução significativa da frequência escolar no contexto das mudanças climáticas porque, muitas vezes, elas são sobrecarregadas dentro de casa. As meninas são muito mais convocadas pelas suas famílias para cumprir essa responsabilidade do que os meninos”, destacou Júlia Ferraz, especialista em mudanças climáticas e emergências da Plan International.

No Vietnã, por exemplo, a adolescente Uyen afirma que os pais preferem tirar as meninas da escola e manter os meninos, porque entendem que elas são responsáveis por ajudar nas tarefas domésticas. Dados do Fundo Malala apontam que as mudanças climáticas podem retirar das escolas, a cada ano, pelo menos 12,5 milhões de garotas em 30 países vulneráveis ao clima.

Casamentos infantis

Outra consequência da crise climática é o aumento dos casamentos infantis ligado à elevação da pobreza. A pesquisa identificou esse crescimento nas regiões afetadas pela crise climática, principalmente onde há inundações.

“O casamento infantil acaba sendo uma estratégia negativa de sobrevivência dessas famílias que, ao fazer esse casamento, ela transfere a responsabilidade sobre a garota para os cuidados de outro núcleo familiar que vai prover e dar comida”, explicou.

A Plan International recomendou a reformulação das políticas para mudanças climáticas, com o objetivo de prever a dimensão da desigualdade entre os gêneros, trabalhando também com o combate a esse tipo de discriminação.

“É fundamental se trabalhar com as comunidades, principalmente por meio da educação, enfatizando que esses padrões precisam ser desconstruídos para melhorar a situação das meninas, para que elas não enfrentem os impactos da crise climática de forma tão desproporcional”, afirmou Júlia Ferraz.

Financiamento climático infantil

Em outra pesquisa realizada pela mesma ONG, verificou-se que de 591 projetos financiados por fundos ligados ao clima, e executados ao longo de 17 anos, apenas 5% deles foram destinados prioritariamente a atividades voltadas às crianças. Isso representou apenas 2,4% dos recursos mobilizados para a crise climática. Além disso, apenas um dos projetos foi direcionado à educação de crianças.

“De todos os financiamentos climáticos feitos pelos principais fundos climáticos, apenas um é endereçado à questão da educação. Isso é muito grave. Se a gente não trabalhar no eixo da educação com a mudança de paradigma de padrões, fica super difícil construir qualquer coisa”, concluiu Ferraz.

Crise amplia desigualdades

Além de ampliar a desigualdade de gênero, a crise climática aumenta todas as demais desigualdades, segundo o coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Eduardo Young.

O professor destacou que os países mais ricos sofrerão menos porque tem mais recursos para investir na adaptação para as mudanças climáticas. “Isso é fácil de você perceber quando você tem um furacão passando no Caribe, em que morrem milhares de pessoas nos países caribenhos ou centro-americanos. Esse furacão chega na costa americana e o número de óbitos cai menos de uma dezena”, exemplificou.

Além disso, Young acrescentou que o aquecimento da Terra vai ser mais intenso nos locais mais quentes. “Você vai ter, por exemplo, a possibilidade de expansão de áreas agrícolas onde hoje não pode ter agricultura, como no norte dos Estados Unidos, no Canadá e na Sibéria. Em compensação, na África subsaariana, você vai ter um colapso da agricultura, vai ficar desertificado. A tendência, então, é aumentar a desigualdade entre os países”, afirmou.

As desigualdades também devem aumentar dentro do mesmo país. O professor da UFRJ lembrou que, no Brasil, os pobres costumam viver nos locais de maior risco, como morros e beira dos rios, mais afetados por fortes chuvas e inundações.

“A probabilidade de um evento extremo se transformar num desastre, numa área pobre, sem infraestrutura, com baixa capacidade de renda, sem cobertura florestal, é muito maior do que numa área rica, que tem capacidade de investimento, que tem uma estrutura adequada para lidar com essa questão”, destacou Young.

Os eventos climáticos extremos também devem impactar de forma severa a agricultura familiar de subsistência do que a agricultura irrigada e capitalizada. “Têm estudos mostrando que a agricultura no Brasil que mais sofre com eventos climáticos extremos é a agricultura de feijão e de milho do semiárido brasileiro”, finalizou o professor da UFRJ.

Crise Climática

Os gases do efeito estufa lançados na atmosfera vêm aumentando a temperatura do planeta desde a Revolução Industrial (séculos 18 e 19), principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis, o que impulsiona a atual crise climática, marcada por eventos extremos, como o calor excessivo, as secas prolongadas e as chuvas intensas.

No Acordo de Paris, em 2015, 195 países se comprometeram a combater o aquecimento global “em bem menos de 2º C acima dos níveis pré-industriais”, buscando limitá-lo a 1,5ºC acima dos níveis antes da Revolução Industrial.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RO-413 recebe manutenção do governo de RO para melhorar escoamento e estrutura viária em Ji-Paraná

RO-413 recebe manutenção do governo de RO para melhorar escoamento e estrutura viária em Ji-Paraná

Obras incluem encascalhamento, implantação de bueiros e elevação de greide; objetivo é garantir trafegabilidade e fortalecer a logística regional
L
RO-140 recebe serviços de manutenção em trecho de 8 km no distrito de Colina Verde, em Governador Jorge Teixeira

RO-140 recebe serviços de manutenção em trecho de 8 km no distrito de Colina Verde, em Governador Jorge Teixeira

Governo de Rondônia realiza patrolamento e limpeza lateral na RO-140, melhorando a trafegabilidade e a segurança para moradores e produtores rurais
L
Biblioteca Municipal Francisco Meireles celebra 50 anos de história e transformação social

Biblioteca Municipal Francisco Meireles celebra 50 anos de história e transformação social

A Biblioteca Municipal Francisco Meireles, um dos principais centros culturais e de conhecimento de Porto Velho, completa 50 anos, reafirmando seu papel como patrimônio da memória e incentivadora da leitura e da cultura local.
L
Comitiva de Rondônia visita projetos de inovação no Paraná

Comitiva de Rondônia visita projetos de inovação no Paraná

Representantes de Rondônia visitaram Maringá e Campo Mourão, no Paraná, em uma missão técnica para conhecer projetos de desenvolvimento e inovação.
L
Em Colorado do Oeste, MP obtém condenação de 36 anos para réu por crimes sexuais contra familiar

Em Colorado do Oeste, MP obtém condenação de 36 anos para réu por crimes sexuais contra familiar

O MPRO conseguiu a condenação de um homem a 36 anos e 10 meses de prisão por crimes sexuais e coação cometidos contra familiar em Colorado do Oeste.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Senadores protestam contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e pressionam Davi Alcolumbre por medidas que “devolvam a democracia” ao país.
L
Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Apostas para o concurso 2.897 podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet.
L
Câncer Colorretal pode ter aumento de 36% nas mortes até 2040

Câncer Colorretal pode ter aumento de 36% nas mortes até 2040

Estudo da Fundação do Câncer aponta crescimento da mortalidade e destaca que a maioria dos diagnósticos ocorre em fases avançadas da doença.
L
Horóscopo de Hoje (05/08/2025): veja o que os astros reservam para seu signo

Horóscopo de Hoje (05/08/2025): veja o que os astros reservam para seu signo

A terça-feira chega com influência positiva da Lua em Gêmeos e bons aspectos entre Sol e Júpiter, favorecendo comunicação, tomadas de decisão e crescimento pessoal. Confira as previsões para amor, carreira, saúde e espiritualidade de cada signo.
L

Nota de Falecimento – Ronaldo Gomes de Paula

A cerimônia de despedida será realizada na sala 02da Funerária Dom Bosco, na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão, Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Plataforma Geração Emprego, do governo de Rondônia, soma mais de 6 mil empresas cadastradas e facilita contratação em todo o estado
L
Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Feirão do Emprego acontece dia 11 de agosto com mais de mil vagas; site agiliza seleção e atendimento aos candidatos em Porto Velho
L
Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Abertura de postos de trabalho em junho de 2025 é menor que a do ano anterior, com destaque para os setores de serviços e comércio.
L

Vaga para Agente Funerário em Porto Velho – Envie seu currículo

Oportunidade aberta para Agente Funerário em Porto Velho. Salário fixo, prêmios variáveis e benefícios. Confira os requisitos e candidate-se.
L

Funerária São Cristóvão está contratando Auxiliar Administrativo

A Funerária São Cristóvão está contratando Auxiliar Administrativo em Porto Velho. Salário fixo, comissões e oportunidade de crescimento.
L

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes propõe PL que transfere terras da União para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes propõe PL que transfere terras da União para Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes propôs o Projeto de Lei nº 3609/2024, que transfere terras da União para Rondônia, visando a regularização fundiária.
L
"Aqui é Brasil" é o novo programa do governo para brasileiros repatriados

“Aqui é Brasil” é o novo programa do governo para brasileiros repatriados

A iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos vai oferecer apoio psicossocial e assistência à saúde a cidadãos em situação de vulnerabilidade.
L
Lula sanciona lei que libera R$ 22 bilhões para ciência e tecnologia

Lula sanciona lei que libera R$ 22 bilhões para ciência e tecnologia

Recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vão financiar pesquisa e inovação.
L
Léo Moraes e Lula garantem mais de R$ 32 milhões para a saúde de Porto Velho

Governo Lula destina mais de R$ 32 milhões para saúde via Prefeitura de Porto Velho

Parceria entre Prefeitura e Governo Federal recoloca capital de Rondônia no mapa dos grandes investimentos
L

Prefeitura de Jaru asfalta ruas Tom Jobim e Alberto Santos Dumont no Jardim Novo Estado

Obra integra pacote de 15 km de pavimentação viabilizados com emenda de Lúcio Mosquini e contrapartida municipal
L
Publicidade

POLÍCIA

Aluna é agredida por quatro colegas em escola de Mato Grosso

Aluna é agredida por quatro colegas em escola de Mato Grosso

Vítima foi encurralada, agredida com socos, chutes e um cabo de vassoura dentro da Escola Estadual Carlos Hugueney, em Alto Araguaia.
16

Mini celular e ponto eletrônico: grupo é flagrado tentando fraudar concurso da Polícia Civil no Ceará

Quatro pessoas foram presas em Fortaleza com aparelhos de alta tecnologia; Justiça concedeu liberdade provisória mediante fiança
10
Empresário de Rondônia é preso com 104 kg de ouro e fica calado na PF

Empresário de Rondônia é preso com 104 kg de ouro e fica calado na PF

Bruno M., de 30 anos, foi detido em uma Hilux em Boa Vista, Roraima, com o maior volume de ouro já apreendido pela PRF.
10
Ação conjunta entre as Polícias civis de Rondônia e Amazonas resulta na prisão de dois investigados por roubo e homicídio

Ação conjunta entre as Polícias civis de Rondônia e Amazonas resulta na prisão de dois investigados por roubo e homicídio

A investigação, conduzida pela Delegacia de Humaitá/AM, apurou os crimes de roubo majorado e homicídio ocorridos no município amazonense.
10
Motociclista sofre queda após escorregar em mancha de óleo em Ji-Paraná

Motociclista sofre queda após escorregar em mancha de óleo em Ji-Paraná

Vítima foi socorrida pelo SAMU com dores no tórax e escoriações após acidente na marginal da BR-364.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coleta de resíduos eletroeletrônicos marca participação da Sedam no Arraial Flor do Maracujá

Coleta de resíduos eletroeletrônicos marca participação da Sedam no Arraial Flor do Maracujá

Sedam promove ações ambientais no Arraial Flor do Maracujá, com coleta de resíduos eletroeletrônicos, doação de mudas e educação ambiental em Porto Velho.
L
Governo de RO aplica simulado do Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens em escolas estaduais

Governo de RO aplica simulado do Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens em escolas estaduais

Simulado bimestral segue até 22 de agosto e prepara estudantes para avaliações como o Saero e o Saeb; meta é elevar os níveis de proficiência
L
POC oferece atendimentos em mais de 40 especialidades médicas com equipe multiprofissional em Rondônia

POC oferece atendimentos em mais de 40 especialidades médicas com equipe multiprofissional em Rondônia

Plataforma ambulatorial da Policlínica Oswaldo Cruz amplia acesso à saúde especializada no estado; atendimentos são feitos via encaminhamento das UBS
L
Motocicleta é furtada no Setor 5 de Jaru com a chave na ignição

Motocicleta é furtada no Setor 5 de Jaru com a chave na ignição

Vítima deixa a motocicleta estacionada e, ao retornar, percebe que o veículo foi levado; suspeito é descrito pela polícia.
14
Polícia Militar apreende drogas e prende suspeitos em Jaru

Polícia Militar apreende drogas e prende suspeitos em Jaru

Após perseguição no Setor 3, três indivíduos são presos por tráfico de drogas e outros crimes.
10
Menor é apreendido com arma de fogo durante operação em Jaru

Menor é apreendido com arma de fogo durante operação em Jaru

Adolescente de 17 anos, com mandado de busca em aberto, estava em casa onde a Polícia Militar encontrou uma pistola 9mm.
12
Acusado de tentativa de homicídio em Espigão do Oeste é preso em Rolim de Moura

Acusado de tentativa de homicídio em Espigão do Oeste é preso em Rolim de Moura

Donizete S. foi capturado com um revólver após ter mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia.
14

Mulher atacada por chow-chow em Rondônia celebra 2ª cirurgia reparadora: “Minha alegria voltou”

Após mordida que arrancou seu lábio, Natani Santos passou por nova etapa de reconstrução facial em SC e inicia recuperação emocional
14
Queda de raio mata 16 animais em propriedade rural de Rondônia

Queda de raio mata 16 animais em propriedade rural de Rondônia

A descarga elétrica atingiu uma fazenda em Espigão do Oeste e causou um prejuízo significativo para o proprietário.
10
Idoso morre em acidente de moto na BR-435

Idoso morre em acidente de moto na BR-435

Antônio Donizete Linhares de Moura, de 62 anos, colidiu de frente com uma picape Fiat Strada.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.