QUINTA-FEIRA, 26/03/2026

Em destaque

Prefeitura de Porto Velho realiza I Seminário Municipal de Acolhimento Familiar

Evento contou com a presença de pessoas da rede de proteção da criança e do adolescente

Por Adaides Batista/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

Foto: Semasf

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) realizou na quinta-feira (7), no auditório do L’Acordes Hotel, o I Seminário Municipal de Acolhimento Familiar. O evento tinha por objetivo fortalecer a importância do acolhimento familiar e reforçar a importância do Serviço Família Acolhedora que completou, em 7 de dezembro de 2023, cinco anos de implantação no município de Porto Velho.

O evento foi direcionado a toda a rede de proteção da criança e do adolescente, como psicólogos e assistentes sociais, além de estudantes de assistência social, serviço social e psicologia. Completando cinco anos de implantação do serviço Família Acolhedora, o evento realiza um panorama da Lei no município, apresentando dados e o histórico do programa.

O seminário contou com a presença da palestrante Neuza Cerutti, assistente social referência no acolhimento familiar, diretora técnica na empresa Cerutti Assessoria, mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005); bacharel em Direito pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2020), especialista em Fundamentos do Trabalho do Assistente Social, pela Universidade Estadual do Paraná – Campus Toledo (2009), e que atua há mais de 13 anos na capacitação de integrantes para a Família Acolhedora.

Neuza Cerutti proferiu, pela manhã, a palestra “Acolhimento no Serviço Família Acolhedora – Uma complexidade que pode ser simplificada pelo afeto”. À tarde foi debatido amplamente o tema exposto na palestra.

“Querendo ou não, o serviço Família Acolhedora vem na contramão da institucionalização. A gente sabe muito bem que, nós brasileiros, achamos que uma criança vítima de violência está muito bem dentro de um abrigo, os antigos orfanatos, e na verdade não está, porque sabemos que todos nós precisamos de cuidado individualizado, precisa de uma referência de amor, de afeto, para se desenvolver de forma adequada”, disse Neuza Cerutti.

“No seminário vamos falar justamente sobre a importância do acolhimento familiar, que é uma forma de nós podermos apresentar para todos os integrantes a proposta implantada há cinco anos no município de Porto Velho. A gente vem para desmistificar o acolhimento institucional e trazer essa proposta, que é o que está no Estatuto da Criança e do Adolescente, pois o acolhimento familiar é prioridade no Estatuto”, explicou a gerente do Serviço Família Acolhedora, Magda Santos.

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, fez um relato sobre a implantação do serviço Família Acolhedora em Porto Velho. Das articulações iniciais, da criação da Lei, da implantação, do planejamento e execução do serviço. Claudi também discutiu o questionamento levantado do porquê um serviço tão bom, já com cinco anos, vem tendo pouca adesão de famílias acolhedoras.

O secretário explicou que outras estratégias de divulgação do serviço para adquirir maior adesão já estão sendo executadas, como, por exemplo, conversar diretamente com segmentos da sociedade. Com esse propósito, recentemente, a equipe do serviço se reuniu com autoridades religiosas evangélicas, e já está marcada reunião com líderes religiosos católicos. “E vamos procurar outros mecanismos eficientes de divulgação/explicação do serviço e vamos botá-los em prática”, disse o secretário.

Além do secretário da Semasf, Claudi Rocha, o dispositivo de abertura foi composto pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, Julian Farago; o juiz da Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho, Flávio Henrique de Melo; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca), Cleyanne Alves; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jefferson Ryan Ferreira Sena; e a gerente do Serviço Família Acolhedora, Magda Santos.

LEI DE IMPLANTAÇÃO

Conforme a Lei nº 2551, de 7 de dezembro de 2018, ficou instituído o Serviço de Acolhimento, denominado “Família Acolhedora”, que organiza o acolhimento, em residências de famílias previamente cadastradas e aptas, mediante parecer de equipe técnica, de crianças e adolescentes residentes no município de Porto Velho, afastados da família de origem mediante medida protetiva, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

O serviço visa proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes a oportunidade de viver em um ambiente familiar enquanto estão temporariamente afastados de suas famílias de origem. A lei delineia os requisitos para as famílias acolhedoras, os direitos e deveres das partes envolvidas, bem como os procedimentos para implementação e acompanhamento do programa.

Para mais informações sobre o serviço, a Semasf disponibiliza o e-mail: familiaacolhedorapvh@gmail.com e o telefone (69) 98473-6021.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saiba como acionar atendimento em casos de risco de queda de árvores

Saiba como acionar atendimento em casos de risco de queda de árvores

Prefeitura orienta população sobre canal oficial para comunicar risco de queda de árvores e solicitar remoção urgente de galhos após chuvas.
L
Projeto Jovem Condutor prepara adolescentes para transformar o trânsito em Rondônia

Projeto Jovem Condutor prepara adolescentes para transformar o trânsito em Rondônia

Projeto inicia formação de estudantes na Escola Lydia Johnson de Macedo, focando na conscientização de futuros motoristas.
L
Governo de RO investe R$ 16,3 milhões em viaturas blindadas

Governo de RO investe R$ 16,3 milhões em viaturas blindadas

Aquisição de 46 veículos “escudo” deve reforçar operações policiais e ampliar a segurança no combate ao crime no estado.
L
TRT-14 alerta para prazo final de atualização do DJE

TRT-14 alerta para prazo final de atualização do DJE

Empresas e órgãos públicos têm até 31 de março para se adequar ao novo sistema e evitar perda de acesso às comunicações judiciais.
L
Pescador fisga pirarara de 1,40 metro no Rio Jaru e registra possível recorde

Pescador fisga pirarara de 1,40 metro no Rio Jaru e registra possível recorde

Exemplar de aproximadamente 44 quilos foi capturado nesta segunda-feira na zona rural de Theobroma; o pescador Josué Borges relatou grande esforço para retirar o peixe da água nas proximidades do Travessão 04 e desafia outros pescadores a comprovarem marcas maiores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bolsonaro deve receber alta nesta sexta e seguirá para prisão domiciliar

Bolsonaro deve receber alta nesta sexta e seguirá para prisão domiciliar

Ex-presidente trata pneumonia bacteriana em hospital de Brasília desde 13 de março; decisão do ministro Alexandre de Moraes autoriza permanência em residência por 90 dias após saída da unidade médica para continuidade da vigilância clínica.
L
STF inicia julgamento sobre prorrogação da CPMI do INSS em Brasília

STF inicia julgamento sobre prorrogação da CPMI do INSS em Brasília

Plenário da Corte decidirá se mantém liminar do ministro André Mendonça que obriga continuidade dos trabalhos; caso a decisão seja derrubada, comissão que investiga descontos indevidos em aposentadorias deve ser encerrada neste sábado.
L

Agenda News: Rock, feijoada e festa no Grego Pub

Happy Friday, Feijuka com Rock e Noite do Raio prometem agitar Porto Velho neste final de semana.
L
Entre o papel e a prática: reestruturação da UNIR gera críticas e incertezas na comunidade

Entre o papel e a prática: reestruturação da UNIR gera críticas e incertezas na comunidade

Transição na Universidade Federal de Rondônia é vista como positiva por parte da comunidade, mas enfrenta críticas por falta de planejamento e pela permanência de normas baseadas em uma estrutura já extinta.
L
SUS passa a oferecer teste rápido para diagnóstico da dengue

SUS passa a oferecer teste rápido para diagnóstico da dengue

Novo exame detecta a proteína do vírus logo no início da infecção e está disponível em postos de saúde e hospitais da rede pública; medida publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial visa acelerar o tratamento e monitorar a circulação viral no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

RESENHA POLITICA – Pesquisas eleitorais expõem disputa de narrativas em Rondônia: análise aponta cenário indefinido

RESENHA POLITICA – Pesquisas eleitorais expõem disputa de narrativas em Rondônia: análise aponta cenário indefinido

Levantamentos geram reação de aliados e críticos, mas dados indicam alto número de indecisos e reforçam caráter momentâneo da corrida pelo governo.
L

Deputada Gislaine Lebrinha garante investimentos e reforça saúde no município

Parceria com o vereador Vilson da Saúde viabiliza quase R$ 2 milhões em recursos, incluindo R$ 750 mil já destinados à compra de micro-ônibus para atendimento da população.
L
Amir Lando articula retorno ao Senado e avalia cenário político em Rondônia

Amir Lando articula retorno ao Senado e avalia cenário político em Rondônia

Com uma carreira iniciada em 1982, Amir Lando é considerado um dos nomes mais experientes da política rondoniense.
L
Cláudia de Jesus assume CPI do Leite e mira crise no setor

Cláudia de Jesus assume CPI do Leite e mira crise no setor

Comissão na Assembleia de RO vai ouvir produtores e investigar fatores que impactam a cadeia produtiva.
L
Sílvia Cristina convida para evento com Tereza Cristina em Vilhena

Sílvia Cristina convida para evento com Tereza Cristina em Vilhena

Encontro nesta sexta (27) reúne lideranças, debate avanços no agro e marca filiação de produtor rural ao Progressistas.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTRAN da PM de Rondônia amplia apreensões e aponta alta de crimes com veículos em 2026

BPTRAN da PM de Rondônia amplia apreensões e aponta alta de crimes com veículos em 2026

Comparativo do primeiro trimestre mostra aumento nas ocorrências e reforça alerta sobre golpes na compra de automóveis no estado.
12
Operação Mulher Segura: Governo de RO intensifica combate à violência

Operação Mulher Segura: Governo de RO intensifica combate à violência

Foram realizadas palestras e abordagens de conscientização que alcançaram 176 pessoas, buscando fortalecer a rede de proteção estadual.
L
Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Suspeito já era monitorado por câmeras de segurança devido a furtos anteriores no mesmo estabelecimento da T-4; Polícia Militar realizou a abordagem após flagrante de nova subtração de peça de carne nesta quinta-feira.
12
BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

Comparativo do 1º trimestre mostra alta nos casos envolvendo veículos adulterados e reforça alerta à população.
L
Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Família denuncia negligência após morte de bebê em hospital de Ji-Paraná

Caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira (25) na maternidade municipal; pai da criança relata espera de nove horas por atendimento e afirma que houve demora excessiva, enquanto a Secretaria de Saúde investiga se fatalidade foi causada por nó no cordão umbilical.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru abre vagas para triagem de catarata nos dias 1º e 2 de abril

Prefeitura de Jaru abre vagas para triagem de catarata nos dias 1º e 2 de abril

Atendimentos serão realizados por ordem de chegada na Unidade de Saúde Carlos Chagas, com possibilidade de encaminhamento para cirurgia gratuita.
L
Google Maps apresenta instabilidade global e usuários relatam falhas no acesso

Google Maps apresenta instabilidade global e usuários relatam falhas no acesso

Picos de reclamações e aumento nas buscas indicam possível pane na plataforma, que pode ter afetado milhões de usuários.
L
Olimpíadas Madeirão 2026 promove integração histórica entre servidores de Porto Velho

Olimpíadas Madeirão 2026 promove integração histórica entre servidores de Porto Velho

Abertura no Ginásio Dudu reúne mais de mil participantes e marca o início de uma programação esportiva e recreativa até o dia 29 de março
L
Colheita do cacau em Rondônia inicia nesta sexta-feira com evento oficial em Jaru

Colheita do cacau em Rondônia inicia nesta sexta-feira com evento oficial em Jaru

Abertura da colheita acontece na Propriedade Tiengo, em Jaru, celebrando o estado como o 4º maior produtor nacional da amêndoa.
L

Requerimento de Inclusão de Atividade: PORTO LIMPO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA-ME

Requerimento de Inclusão de Atividade na Licença Ambiental de Operação.
L

Requerimento da Licença e Outorga: Gildete Francisca da Silva

Licenciamento Simplificado – Termo de Outorga
L
Trump pressiona Irã por cessar-fogo e alerta para consequências graves

Trump pressiona Irã por cessar-fogo e alerta para consequências graves

Presidente dos EUA exige rapidez na aceitação de proposta de 15 pontos para encerrar guerra iniciada em fevereiro; Teerã nega negociações diretas enquanto ataques mútuos com Israel deixam vítimas e impactam o fornecimento global de combustível.
L
Justiça condena 14 pessoas por envolvimento em facção criminosa em Rondônia

Justiça condena 14 pessoas por envolvimento em facção criminosa em Rondônia

Decisão da 1ª Vara Criminal de Ouro Preto do Oeste atinge grupo com atuação nacional que operava no interior do estado; penas aplicadas pelo Poder Judiciário chegam a 18 anos de prisão em regime fechado após denúncia do Ministério Público.
14
Publicidade