QUINTA-FEIRA, 19/02/2026

Em destaque

Prefeitura orienta população sobre baixa eficácia do fumacê no combate ao mosquito da dengue e malária

Pulverização tem resultado limitado, pois atua somente na fase adulta do mosquito.

Por Semusa / Secom/ALERO - 25

Publicado em 

Prefeitura orienta população sobre baixa eficácia do fumacê no combate ao mosquito da dengue e malária
Wesley Pontes/ Leandro Morais/ SMC

Popularmente conhecido como fumacê, a aplicação espacial do inseticida é utilizada para controle do mosquito transmissor da malária (Anopheles) e dengue (Aedes aegypti). No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforça que, apesar de serem aplicados apenas em situações de surto, cenário que não é encontrado no momento em Porto Velho, esse tipo de medida tem diferença.

INSETICIDA MALÁRIA

No caso da malária, a nebulização espacial, conhecida como fumacê, é utilizada em casos de surto da doença. Segundo a subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Semusa, Jussara Alves, esse serviço era aplicado, com frequência, anos atrás.

“Há muito tempo, a população da zona urbana presenciava aqueles carros emitindo uma fumaça branca e densa. Essa atividade era realizada nos bairros justamente porque Porto Velho é uma área endêmica para malária, e, também, porque nós tínhamos muitas áreas de mata dentro da cidade, mas a nossa capital cresceu. Hoje, os casos de malária estão concentrados mais na zona rural”, explica.

Ainda segundo Jussara, em caso de surto da doença na zona urbana, essa medida poderá ser adotada novamente.

INSETICIDA DENGUE

Utilizado para casos de surto de dengue, o Ultra Baixo Volume (UBV), que também é conhecido como fumacê, possui diferença do inseticida aplicado em casos de malária.

A subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Semusa, explica que o UBV emite uma fumaça mais discreta, sem muita cor. “Esse inseticida, que as pessoas conhecem como fumacê, também é aplicado em casos de surto, mas ele é como se fosse uma neblina. O carro passa emitindo a fumaça, mas ela quase não aparece e os horários de aplicação também são diferentes do da malária”, relata.

A subgerente destaca ainda que, caso o município se enquadre no cenário de surto para a dengue, esta medida pode ser adotada.

EFICIÊNCIA LIMITADA

No entanto, a aplicação desses inseticidas só combate os mosquitos que estiverem sobrevoando no momento da pulverização. Por isso, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), sua eficácia é limitada.

Os mosquitos causadores da dengue e da malária, geralmente, vivem dentro dos domicílios da população, o que dificulta ainda mais a eficácia do fumacê. A aplicação do inseticida é considerada uma medida emergencial, destinada para locais de proliferação descontrolada do mosquito e com altos índices de casos e óbitos.

A utilização do fumacê deve ser realizada de forma estratégica, uma vez que seus resultados dependem da frequência, clima e aplicação correta do produto combinada de ações de conscientização da população.

PREVENÇÃO

A subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Semusa, Jussara Alves, explica que a principal forma de combater os insetos é com medidas simples dentro de casa.

A prevenção inicia na educação em saúde e conscientização da população na atenção a acúmulos de água nos quintais que possam se tornar criadouros, a exemplo: no lixo, telhado, calhas entupidas, piscina, em garrafas, pneus e qualquer outro item que possa acumular água.

“O fumacê atinge o mosquito somente em sua forma adulta e apenas naquele dia de aplicação. Por esse motivo possui eficácia limitada e não substitui outras medidas de controle. A conscientização da população é parte fundamental nesse processo, que precisa adotar ações preventivas que possam combater criadouros do mosquito em suas residências. São medidas simples, mas que se somadas e realizadas em conjunto se tornam eficazes na redução da proliferação dos mosquitos causadores de dengue e malária”, frisa a subgerente.

Dentre as principais medidas para evitar a proliferação do mosquito da dengue estão:

  • Evitar o acúmulo de água em calhas e outros recipientes;
    • Destinar de maneira correta o lixo e outros resíduos;
    • Limpar regularmente os quintais e piscinas;
    • Cobrir caixas d’água;
    • Utilizar areia nos vasos de plantas;
    • Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;
    • Retirar a água dos pneus e reservá-los em ambientes protegidos.

Alguns dos cuidados necessários para controle e combate da malária:

  • Uso de mosquiteiros para dormir;
    • Evitar criadouros naturais do mosquitos como: beira de rio, igarapés e córregos, ao anoitecer;
    Usar repelentes e roupas que protejam braços e pernas quando estiver em contato com regiões alagadas;
    Inserir telas em portas e janelas de sua residência.

SINTOMAS

Segundo o Ministério da Saúde (MS), entre os principais sintomas da malária está a febre alta, podendo ser associada ou não a calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça e dores no corpo. Convulsões, diarréia, dor abdominal, falta de apetite, tontura e sensação de cansaço estão entre outros sintomas graves da doença.

Ainda segundo o MS, são sinais de dengue: febre alta, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, dores de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

SERVIÇO

A Semusa disponibiliza diagnóstico e tratamento para pacientes com sinais e sintomas de dengue e malária. Qualquer pessoa com suspeita pode buscar atendimento médico imediatamente nas unidades de saúde de Porto Velho.

Em casos graves, o atendimento de urgência e emergência está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Leste ou Sul, e nas policlínicas José Adelino ou Ana Adelaide.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Igreja foca no direito à moradia digna na Campanha da Fraternidade

Com o lema “Ele veio morar entre nós”, a CNBB lança iniciativa para debater o déficit habitacional e a habitação como porta de entrada para a cidadania.
L
Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Ex-presidente do BRB aguarda convocação para novo depoimento

Defesa de Paulo Henrique Costa solicitou oitiva para esclarecer pontos da acareação realizada no STF; fraude investigada pode chegar a 17 bilhões de reais.
L
Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Candidatas devem consultar local e data no site oficial para realizar exames e entrevistas da fase final antes da incorporação nas Forças Armadas.
L

Bombeiros salvam 348 de afogamento no litoral de SP

Resgates ocorreram entre sábado (14) e terça (17) no carnaval; Baixada Santista concentrou maior número de ocorrências.
L

Lula sanciona reajuste do Legislativo e veta penduricalhos

Presidente mantém recomposição salarial para 2026 na Câmara, Senado e TCU, mas barra trechos que poderiam ultrapassar o teto constitucional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Instabilidade atmosférica avança sobre Rondônia com risco de chuvas intensas, descargas elétricas e ventos fortes, mantendo o estado em atenção para acumulados elevados.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira, 18/02/2026: equilíbrio, ajustes e atenção às relações

Dia favorece reorganização de prioridades, decisões ponderadas e diálogo equilibrado.
L
CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

Na CLIOM – Clínica Odontológica Moderna, cada sorriso carrega uma história. E a história da própria clínica começa com coragem, propósito e vocação.
L
Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Blocos tradicionais como Kachorras e Porto Maria animam ruas e avenidas da capital, com programação oficial do Carnaval Bera Folia 2026.
L
Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução

Ministro acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República que apontou falta de provas suficientes sobre suposta coação e interferência em investigações.
L
Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Solicitação ao DER prevê cascalhamento, drenagem e vistoria na RO-144 para garantir trafegabilidade, segurança viária e escoamento da produção regional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

Cenário de 2026 reúne debate sobre economia, eleições, segurança pública e embates políticos que devem marcar o pós-Carnaval em todo o país.
L
Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Ex-governador condenado em 23 processos da Lava Jato ainda não cumpre pena definitiva, evidenciando falhas estruturais do Judiciário brasileiro
L
Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Presidente do Brasil participa de cúpula sobre Inteligência Artificial e agenda bilateral entre 18 e 21 de fevereiro em Nova Delhi.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após sofrer diversos golpes de facão na Rua Teodora Lopes
14
Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Perseguição do batalhão de fronteira terminou com prisão em Guajará-Mirim; veículo seria enviado ilegalmente ao país vizinho.
12
Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Homem ficou gravemente ferido após acidente entre Vilhena e Juína; caso mobilizou forças policiais de Rondônia e Mato Grosso.
14
Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Dupla foi atingida a tiros enquanto trafegava de bicicleta; polícia investiga autoria e motivação do ataque.
16
PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

Operação conjunta resulta em prisão em flagrante e apreensão de arma e escavadeira usada na exploração irregular de recursos naturais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAMP, LP, LI): ANTONIO SENA LOPES

Licença Ambiental de Médio Porte –  LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI
L

Requerimento da Licença Ambiental: SHEVET BARUCH HASHEM SPE LTDA

LICENÇAS AMBIENTAIS: PREVIA e de INSTALAÇÃO
L
Energisa abre edital para impulsionar flexibilidade energética no Brasil

Energisa abre edital para impulsionar flexibilidade energética no Brasil

Inscrições para o FlexLab seguem até 25 de fevereiro e devem selecionar até 10 projetos voltados à modernização do setor elétrico.
L

Requerimento da Licença Ambiental: JP Jardinagem LTDA

Licença Ambiental de Operação
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.