TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

Butantan anuncia teste pré-clínico de vacina contra Zika em 2024

Imunizante desenvolvido é voltado para gestantes.

Por Paula Laboissière / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Butantan anuncia teste pré-clínico de vacina contra Zika em 2024
ONU/Aiea

O Instituto Butantan anunciou nesta quinta-feira (7) que está desenvolvendo uma vacina contra o vírus Zika, que pode causar microcefalia em bebês quando a infecção ocorre durante a gestação. O imunizante é composto pelo vírus inativado, plataforma classificada pelo instituto como ideal e mais segura para aplicação em gestantes.

A expectativa é que os testes em animais tenham início no segundo semestre de 2024. “Os pesquisadores têm se dedicado ao estudo da vacina desde 2015, quando o Brasil enfrentou uma epidemia do vírus”, destacou o Butantan. Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2015 e 2022, o país registrou quase 1,9 mil casos de microcefalia congênita.

“Estudos de prova de conceito feitos em animais, para avaliar a viabilidade do produto, já mostraram que a vacina é capaz de gerar anticorpos neutralizantes contra o Zika. A próxima etapa, prevista para agosto de 2024, é fazer testes pré-clínicos de segurança para verificar a tolerabilidade e possíveis reações adversas”, destacou o Butantan.

“Apesar de ainda estar em fase inicial, a expectativa em relação à nova candidata a vacina é positiva. Ela utiliza técnicas clássicas de produção, além de um adjuvante tradicional, o hidróxido de alumínio (composto responsável por potencializar a resposta e ajudar a mantê-la a longo prazo). São métodos conhecidos e considerados seguros pela comunidade científica.”

Vacina 

De acordo com o instituto, o processo de produção do imunizante funciona da seguinte forma: as células são cultivadas em frascos, multiplicadas em biorreator e inoculadas com o vírus; depois, o material é filtrado para eliminar contaminantes celulares. O passo seguinte é a inativação do vírus, utilizando um reagente químico clássico e, depois, ocorre a purificação. Por fim, o vírus inativado e purificado é concentrado e formulado. O produto final pode ser armazenado em refrigeração comum – entre 2 graus Celsius (°C) e 8°C.

Para chegar a duas formulações adequadas, foram testadas mais de 60 diferentes composições nos últimos anos. Neste momento, os pesquisadores trabalham na versão final, que será encaminhada para estudos pré-clínicos. Com a formulação estabelecida, o produto tem uma estabilidade de 100% por pelo menos quatro meses e atividade comprovada por até oito meses.

“A composição final envolve a adição do adjuvante antes do envasamento nos frascos de vacina, etapa que tende a melhorar ainda mais o perfil de estabilidade do produto”, destacou o Butantan.

“Vale ressaltar que, sem o vírus em circulação, não é possível fazer ensaios clínicos de eficácia (fase 3) para avaliar se os vacinados ficam menos doentes do que os não vacinados – outro motivo para o estudo estar em estágio inicial. Hoje, existem dois imunizantes contra o Zika de farmacêuticas estrangeiras sendo estudados em pacientes, que se encontram nas fases 1 (de análise de segurança) e 2 (de análise de imunogenicidade, ou seja, capacidade de induzir anticorpos) de ensaio clínico.”

Microcefalia 

A microcefalia é uma condição em que a cabeça do bebê é muito menor do que o esperado, exigindo acompanhamento médico para toda a vida. As crianças podem apresentar convulsões, atrasos no desenvolvimento, deficiência intelectual, problemas motores e de equilíbrio, dificuldade de se alimentar, perda auditiva e problemas de visão. Em quadros mais graves, a expectativa de vida pode variar de alguns meses até 10 anos.

A principal forma de evitar a doença é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor do vírus), ou seja, evitar acúmulo de água parada em vasilhas, vasos de plantas e pneus velhos; instalar telas em janelas e portas; usar roupas compridas (calças e blusas) ou aplicar repelente nas áreas do corpo expostas e dar preferência a locais com telas de proteção e mosquiteiros.

Covid-19 

No Brasil, a epidemia do zika durou aproximadamente um ano, o que, segundo o Butantan, desacelerou o estudo. Os cientistas, entretanto, continuaram trabalhando nas etapas de produção do vírus, inativação, análise de qualidade, purificação e formulação. O trabalho seguiu até 2020, quando todos os esforços das equipes de virologia precisaram se voltar para a covid-19 e foi preciso pausar o projeto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Manutenção da RO-370: governo reforça segurança viária

Manutenção da RO-370: governo reforça segurança viária

Serviços na manutenção da RO-370 garantem estabilidade da pista entre Parecis e Vila Bosco, com drenagem e melhorias que reforçam o tráfego no período chuvoso.
L
Chuvas intensas: Energisa alerta para riscos elétricos

Chuvas intensas: Energisa alerta para riscos elétricos

Concessionária orienta moradores de Rondônia a redobrar cuidados durante temporais, após aumento do risco de choques e acidentes causados por descargas elétricas.
L
PGE de Rondônia: posse reforça quadro jurídico

PGE de Rondônia: posse reforça quadro jurídico

Posse de três procuradores amplia a atuação da PGE de Rondônia, fortalecendo a segurança jurídica, o suporte às políticas públicas e a estrutura institucional do estado.
L
Ministro do STJ vira alvo de nova denúncia de importunação sexual

Ministro do STJ vira alvo de nova denúncia de importunação sexual

Conselho Nacional de Justiça abre segunda investigação contra Marco Buzzi após depoimento de suposta vítima, enquanto magistrado segue afastado por licença médica.
L
Ministros defendem ampliação de parcerias privadas para destravar investimentos em infraestrutura

Ministros defendem ampliação de parcerias privadas para destravar investimentos em infraestrutura

BNDES aponta defasagem bilionária e destaca papel do Novo PAC e do mercado de capitais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Deputados declaram medicamentos para emagrecimento como de interesse público; medida visa facilitar o acesso, enquanto Anvisa alerta para riscos do uso indevido.
L

Prosa & Pesquisa: Thalyta Karina Correia Chediak fala sobre “Do medo ao método” na escrita acadêmica

Parte de experiências comuns na vida universitária, como insegurança, bloqueio de escrita, perfeccionismo e a chamada síndrome do impostor.
L
Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde para ampliar atendimento com 160 profissionais na rede municipal, fortalecendo equipes em Porto Velho e distritos com foco assistencial.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Abertura do ano letivo destaca investimentos, entrega de materiais e melhorias estruturais que beneficiam mais de 170 mil alunos da rede estadual em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Articulações entre Hildon, Flori e Léo redesenham alianças para o governo, revelando disputas estratégicas, negociações partidárias e impactos eleitorais em Rondônia.
L
RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

A filiação de Marcos Rocha ao PSD reforça a influência de Expedito Júnior, mostrando a capacidade de articulação e apostas estratégicas que moldam a política estadual.
L
Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Ministra do STF entende que alteração na pontuação de desempenho de servidores ativos não garante paridade automática para aposentados e pensionistas do órgão.
L
Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Senador ficou quatro dias internado após apresentar mal-estar associado a um quadro de desidratação e seguirá em recuperação com orientações médicas em casa.
L
Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Presidente brasileiro destaca fortalecimento da democracia e afirma que Brasil seguirá atuando em parceria com o novo governo português para ampliar relações bilaterais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Motociclista fica em estado grave após colisão na Avenida Aracaju

Vítima sofreu fraturas e foi socorrida pelo Samu após atingir a traseira de um automóvel que, segundo testemunhas, saía de uma garagem no momento do impacto.
10
Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Reginaldo compareceu espontaneamente ao local após ser intimado, mas acabou detido por policiais militares durante consulta de rotina aos sistemas.
16
PATAMO cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo em residência

PATAMO cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo em residência

Homem de nome Carlos foi detido em casa após equipe policial confirmar ordem judicial; no local, militares encontraram rifle e munições de diversos calibres.
14
Homem é baleado e polícia descobre oficina de armas artesanais em RO

Homem é baleado e polícia descobre oficina de armas artesanais em RO

Vítima inicialmente relatou ter sofrido um atentado por motociclistas, mas investigação no local revelou fabricação caseira de armamentos e munições.
12
Polícia Militar recupera duas motocicletas furtadas em RO

Polícia Militar recupera duas motocicletas furtadas em RO

Veículos foram localizados durante patrulhamentos no Centro e no bairro Boa Esperança; um dos condutores foi detido e levado para prestar esclarecimentos.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ferramenta promove educação financeira para famílias do CadÚnico

Ferramenta promove educação financeira para famílias do CadÚnico

Programa Bate-Bola Financeiro utiliza a linguagem do futebol para ensinar planejamento e controle de gastos de forma gratuita e interativa.
L
Carro colide com animal solto na RO-010 em RO

Carro colide com animal solto na RO-010 em RO

Motorista seguia em direção ao município quando foi surpreendido por um cavalo na pista; animal morreu com o impacto e o condutor saiu ileso.
10
Colisão fatal entre carro e moto mobiliza equipes na BR-364

Colisão fatal entre carro e moto mobiliza equipes na BR-364

Acidente ocorrido no início desta terça-feira em Pimenta Bueno deixa uma vítima morta e gera interdições no tráfego sentido Vilhena para perícia.
14
Colisão entre carro e moto deixa ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa ferido em RO

Motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com queixas de tontura após batida transversal em cruzamento movimentado na manhã desta terça-feira.
14
Policial de folga impede tentativa de feminicídio em boate

Policial de folga impede tentativa de feminicídio em boate

Homem armado com pistola .380 ameaçou funcionária após ser expulso do local por causar transtornos; suspeito foi imobilizado por militar que estava no recinto.
16
Caminhoneiro foge após causar acidente com duas mortes na BR-364

Ultrapassagem em curva termina em tragédia com dois mortos na BR-364

Vítimas eram socorristas da concessionária que administra a rodovia e seguiam para o trabalho quando foram atingidas por carreta em ultrapassagem proibida.
18

Requerimento de Mudança de Titularidade de Outorga: CARNES TAURANO LTDA

PEDIDO DE MUDANÇA DE TITULARIDADE DE OUTORGA DE POÇO “AMAZÔNICO”.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.